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Nova perimetral Norte - Córrego dos Campos (especial avenidas)

Quando comparamos Ribeirão Preto com cidades de porte semelhante, um dos fatores que conseguimos nos sobressair é sobre nosso sistema viário. Características como nosso anel viário Norte/Sul (um dos primeiros do Brasil) e grandes avenidas fazendo ligações entre regiões distantes da cidade ajudam com que o tráfego urbano possa fluir de forma rápida e ágil, reduzindo congestionamentos e o tempo de viagem.

A abertura da avenida Fernando Ferreira Leite é um exemplo recente as vantagens em termos um sistema viário integrado com as demais vias. Anteriormente um grande fluxo de veículos precisava passar por vias locais no Jardim Califórnia para chegarem a avenida Presidente Vargas ou Independência. Com a duplicação, agora é possível um acesso quase que direto entre as regiões Oeste e Sul de Ribeirão Preto.

Com isso, a discussão sobre novas avenidas que liguem regiões distantes da cidade precisa voltar a pauta, consideramos que este é o segredo para um crescimento urbano mais organizado e evitando problemas futuros em relação a mobilidade. Aqui no blog propostas como a criação da Avenida do Tanquinho e Perimetral Leste já foram citadas e são de suma importância para planejarmos a urbanização de Ribeirão.

Sendo assim, a publicação e proposta de hoje nos leva para a região norte de Ribeirão; região esta bastante carente em vários aspectos, principalmente em grandes avenidas.

Córrego dos Campos

Com aproximadamente 20 quilômetros de extensão, o córrego dos Campos abrange bairros como Jardim Heitor Rigon, Geraldo de Carvalho, José Sampaio, Planalto Verde e Jardim Paiva, formando uma microbacia hidrográfica. Sua definição é semelhante a de uma bacia hidrográfica: são regiões criadas pela natureza onde ocorre o desague das águas de um córrego secundário, geralmente águas pluviais. Assim esta água pode formar pequenos lagos ou se infiltrando no solo até chegarem ao lençol freático.

Sugestão de traçado para uma avenida junto
ao córrego dos Campos

Arquivo original: Unesp - Rio Claro (em PDF)

Saiba mais: Monitoramento da qualidade da água do córrego dos Campos em Ribeirão Preto - SP (em PDF)

Infelizmente trata-se de um córrego bastante estreito onde seria impossível sua utilização para navegação, mas suas margens suficientemente largas podem ser utilizadas para a implantação de vias que teriam ligação com vários bairros da região norte.


Ideia utópica de hoje

A proposta desta semana será voltada justamente para esta ideia: a criação de uma nova avenida perimetral Norte que poderia trazer diversos benefícios para a região. Seguem alguns:

  1. Acesso direto entre Via Norte e Dom Pedro I: atualmente são poucas vias que conseguem fazer uma ligação tão dinâmica e direta na zona norte. Com a nova via arterial será possível cruzar uma distancia aproximada de 6 quilômetros em pouquíssimos minutos e com poucas construções em seu caminho, assim reduzindo custos com desapropriações;
  2. Ligação com demais avenidas não-finalizadas: na proposta Readequação e continuação de avenidas publicada em 2016 foram citadas várias vias da zona norte que atualmente não estão completamente integradas com o sistema viário urbano;
  3. Novo acesso ao Simioni / viaduto sobre a Via Norte: novamente os trechos com vazios urbanos podem ser usados em nosso favor, assim tento a possibilidade para a construção de um viaduto sobre a Via Expressa Norte, evitando assim novos cruzamentos em uma via rápida, alem de trazer um novo acesso aos moradores dos bairros Simioni e Quintino II;
  4. Nova ligação da Rio Pardo com o bairro José Sampaio: a princípio este acesso pode ser algo um tanto incomum e desnecessário, mas uma vez realizado permitirá que os moradores do Ipiranga possam seguir via José Sampaio sem a necessidade de acessarem a avenida Dom Pedro I;
  5. Desestimulação no descarte irregular de lixo: uma vez tendo uma nova avenida devidamente implantada, a região passaria a ser atendida pelo serviço da Coordenadoria de Limpeza Urbana e em conjunto com a Guarda Civil Ambiental coibir atos que possam trazer poluição ao córrego;
  6. Implantação de uma Via Parque: uma via parque seria uma avenida onde seu entorno possui paisagismo e mobiliário urbano a fim de incentivar a presença de pessoas para práticas de esportes. Academias ao ar livre em pontos estratégicos e ciclovias poderiam incentivar estas práticas, alem de ser mais um instrumento importante para melhoria na mobilidade urbana e qualidade de vida;
  7. Preservação do córrego: plantio de árvores nativas as margens do córrego (mata ciliar) podem reduzir os riscos de erosão e ajudar na preservação da região.
Descrição do projeto

A região por onde a perimetral Norte seguiria traria mudanças significativas nos bairros em seu entorno. Seguem algumas projeções com detalhes de novos cruzamentos e junções(clique nas imagens para ampliar:
Sugestão de traçado para a perimetral norte e possíveis novas junções
e cruzamentos. Notem que muitas avenidas, hoje fora do sistema viário,
poderiam ter suas ligações concluídas.
1- Duplicação da avenida Dr. Wilquem Manoel Neves
até a perimetral por meio de ponte ou viaduto.
2- Extensão das ruas Antônio Carlos de Pádua Rinhel
e José Roberto Arantes de Almeida até a perimetral.
3- Cruzamento com a avenida Maestro Alfredo Píres.
4- Ligação das avenidas Ernesto Guevara Lã Serna com
José Ferreira de Mello Nogueira fazendo cruzamento com a perimetral.

5- Rua Palmiro Bim, via já existente que faria cruzamento com a perimetral.
6- Ligação da avenida Estevão Nomelini com a Pres. João Goulart,
criando novo cruzamento com a perimetral

7- Ligação da avenida Jorn. Antonio C P Santanna
e ruas Jan Secaf / Elídio Viêira de Souza com as ruas
Álvaro de Lacerda Chaves e Av. Olinda Davide Morilha,
fazendo cruzamento com a perimetral.
8- Acesso já existente (rua Américo Batista).


9- Ligação da avenida Rio Pardo / rua Vila Nova
com as ruas Elpídio Faria / José Valente Sobrinho
cruzando com a perimetral. A duplicação da Rio Pardo
alem de sido tratada em proposta aqui no blog voltou a
ser discutida recentemente em nossa página no Facebook.
10- Ligação já existente com a Av. Dom Pedro I.
11- Ligação já existente com a rua Maria Tereza Braga Cerri.
12- Complementação da perimetral
com a rua Sen. Teotonio Vilela e finalização da
perimetral na rua Dr. Galdos Angulo

Algumas considerações sobre o projeto:

  • Grande parte dos imóveis na região são predominantemente residenciais, portanto ao contrário de outras vias como a Via Norte, a construção voltada para comércio ou mesmo edifícios de apartamentos poderiam não ser os públicos alvo para ocuparem a perimetral. Poderiam ser realizados estudos para saber a viabilidade destes empreendimentos;
  • A princípio não sugeri a canalização do córrego. Apesar de ser um processo que traria uma melhor infraestrutura para a região, trata-se de uma obra com custos bastante elevados e que tornariam inviável a construção da via;
  • Novas linhas de transporte coletiva do tipo Expressas poderiam utilizar a avenida, trazendo uma modal até antes impossível por conta da ausência de vias arteriais nos bairros.
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Trata-se de uma intervenção necessária para os moradores de uma região cujas poucas opções de deslocamento para outros bairros da cidade acabam sendo a Via Expressa Norte ou anel viário norte.

Não que estes acessos não devam ser utilizados, mas a via também está sendo pensada para ciclistas e pedestres. Muitas vezes a falta de um acesso direto entre os bairros próximos ao córrego tornam a caminhada muito mais demorada e dificultosa para todos. Até mesmo para quem usa algum tipo de veículo esta falta de opções acaba sendo um fator de dificuldade, assim jogando mais carros e motos em ruas já saturadas com o tráfego de outras regiões.

Caso seja morador de algum dos bairros próximo ao córrego dos Campos, ajude a compartilhar esta proposta. Cobre da prefeitura e vereadores por obras que beneficiam diretamente a todos e que consigam resolver antigos problemas de mobilidade. 

Obrigado a todos pela audiência e até a próxima proposta.

Links para pesquisa

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