Quando comparamos Ribeirão Preto com cidades de porte semelhante, um dos fatores que conseguimos nos sobressair é sobre nosso sistema viário. Características como nosso anel viário Norte/Sul (um dos primeiros do Brasil) e grandes avenidas fazendo ligações entre regiões distantes da cidade ajudam com que o tráfego urbano possa fluir de forma rápida e ágil, reduzindo congestionamentos e o tempo de viagem.
A abertura da avenida Fernando Ferreira Leite é um exemplo recente as vantagens em termos um sistema viário integrado com as demais vias. Anteriormente um grande fluxo de veículos precisava passar por vias locais no Jardim Califórnia para chegarem a avenida Presidente Vargas ou Independência. Com a duplicação, agora é possível um acesso quase que direto entre as regiões Oeste e Sul de Ribeirão Preto.
Com isso, a discussão sobre novas avenidas que liguem regiões distantes da cidade precisa voltar a pauta, consideramos que este é o segredo para um crescimento urbano mais organizado e evitando problemas futuros em relação a mobilidade. Aqui no blog propostas como a criação da Avenida do Tanquinho e Perimetral Leste já foram citadas e são de suma importância para planejarmos a urbanização de Ribeirão.
Sendo assim, a publicação e proposta de hoje nos leva para a região norte de Ribeirão; região esta bastante carente em vários aspectos, principalmente em grandes avenidas.
Córrego dos Campos
Com aproximadamente 20 quilômetros de extensão, o córrego dos Campos abrange bairros como Jardim Heitor Rigon, Geraldo de Carvalho, José Sampaio, Planalto Verde e Jardim Paiva, formando uma microbacia hidrográfica. Sua definição é semelhante a de uma bacia hidrográfica: são regiões criadas pela natureza onde ocorre o desague das águas de um córrego secundário, geralmente águas pluviais. Assim esta água pode formar pequenos lagos ou se infiltrando no solo até chegarem ao lençol freático.
Sugestão de traçado para uma avenida junto ao córrego dos Campos |
Arquivo original: Unesp - Rio Claro (em PDF) |
Saiba mais: Monitoramento da qualidade da água do córrego dos Campos em Ribeirão Preto - SP (em PDF)
A proposta desta semana será voltada justamente para esta ideia: a criação de uma nova avenida perimetral Norte que poderia trazer diversos benefícios para a região. Seguem alguns:
- Acesso direto entre Via Norte e Dom Pedro I: atualmente são poucas vias que conseguem fazer uma ligação tão dinâmica e direta na zona norte. Com a nova via arterial será possível cruzar uma distancia aproximada de 6 quilômetros em pouquíssimos minutos e com poucas construções em seu caminho, assim reduzindo custos com desapropriações;
- Ligação com demais avenidas não-finalizadas: na proposta Readequação e continuação de avenidas publicada em 2016 foram citadas várias vias da zona norte que atualmente não estão completamente integradas com o sistema viário urbano;
- Novo acesso ao Simioni / viaduto sobre a Via Norte: novamente os trechos com vazios urbanos podem ser usados em nosso favor, assim tento a possibilidade para a construção de um viaduto sobre a Via Expressa Norte, evitando assim novos cruzamentos em uma via rápida, alem de trazer um novo acesso aos moradores dos bairros Simioni e Quintino II;
- Nova ligação da Rio Pardo com o bairro José Sampaio: a princípio este acesso pode ser algo um tanto incomum e desnecessário, mas uma vez realizado permitirá que os moradores do Ipiranga possam seguir via José Sampaio sem a necessidade de acessarem a avenida Dom Pedro I;
- Desestimulação no descarte irregular de lixo: uma vez tendo uma nova avenida devidamente implantada, a região passaria a ser atendida pelo serviço da Coordenadoria de Limpeza Urbana e em conjunto com a Guarda Civil Ambiental coibir atos que possam trazer poluição ao córrego;
- Implantação de uma Via Parque: uma via parque seria uma avenida onde seu entorno possui paisagismo e mobiliário urbano a fim de incentivar a presença de pessoas para práticas de esportes. Academias ao ar livre em pontos estratégicos e ciclovias poderiam incentivar estas práticas, alem de ser mais um instrumento importante para melhoria na mobilidade urbana e qualidade de vida;
- Preservação do córrego: plantio de árvores nativas as margens do córrego (mata ciliar) podem reduzir os riscos de erosão e ajudar na preservação da região.
Sugestão de traçado para a perimetral norte e possíveis novas junções e cruzamentos. Notem que muitas avenidas, hoje fora do sistema viário, poderiam ter suas ligações concluídas. |
5- Rua Palmiro Bim, via já existente que faria cruzamento com a perimetral. 6- Ligação da avenida Estevão Nomelini com a Pres. João Goulart, criando novo cruzamento com a perimetral |
9- Ligação da avenida Rio Pardo / rua Vila Nova com as ruas Elpídio Faria / José Valente Sobrinho cruzando com a perimetral. A duplicação da Rio Pardo alem de sido tratada em proposta aqui no blog voltou a ser discutida recentemente em nossa página no Facebook. 10- Ligação já existente com a Av. Dom Pedro I. 11- Ligação já existente com a rua Maria Tereza Braga Cerri. 12- Complementação da perimetral com a rua Sen. Teotonio Vilela e finalização da perimetral na rua Dr. Galdos Angulo |
Algumas considerações sobre o projeto:
- Grande parte dos imóveis na região são predominantemente residenciais, portanto ao contrário de outras vias como a Via Norte, a construção voltada para comércio ou mesmo edifícios de apartamentos poderiam não ser os públicos alvo para ocuparem a perimetral. Poderiam ser realizados estudos para saber a viabilidade destes empreendimentos;
- A princípio não sugeri a canalização do córrego. Apesar de ser um processo que traria uma melhor infraestrutura para a região, trata-se de uma obra com custos bastante elevados e que tornariam inviável a construção da via;
- Novas linhas de transporte coletiva do tipo Expressas poderiam utilizar a avenida, trazendo uma modal até antes impossível por conta da ausência de vias arteriais nos bairros.
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