Quando comparamos Ribeirão Preto com cidades de porte semelhante, um dos fatores que conseguimos nos sobressair é sobre nosso sistema viário. Características como nosso anel viário Norte/Sul (um dos primeiros do Brasil) e grandes avenidas fazendo ligações entre regiões distantes da cidade ajudam com que o tráfego urbano possa fluir de forma rápida e ágil, reduzindo congestionamentos e o tempo de viagem.
A abertura da avenida Fernando Ferreira Leite é um exemplo recente as vantagens em termos um sistema viário integrado com as demais vias. Anteriormente um grande fluxo de veículos precisava passar por vias locais no Jardim Califórnia para chegarem a avenida Presidente Vargas ou Independência. Com a duplicação, agora é possível um acesso quase que direto entre as regiões Oeste e Sul de Ribeirão Preto.
Com isso, a discussão sobre novas avenidas que liguem regiões distantes da cidade precisa voltar a pauta, consideramos que este é o segredo para um crescimento urbano mais organizado e evitando problemas futuros em relação a mobilidade. Aqui no blog propostas como a criação da Avenida do Tanquinho e Perimetral Leste já foram citadas e são de suma importância para planejarmos a urbanização de Ribeirão.
Sendo assim, a publicação e proposta de hoje nos leva para a região norte de Ribeirão; região esta bastante carente em vários aspectos, principalmente em grandes avenidas.
Córrego dos Campos
Com aproximadamente 20 quilômetros de extensão, o córrego dos Campos abrange bairros como Jardim Heitor Rigon, Geraldo de Carvalho, José Sampaio, Planalto Verde e Jardim Paiva, formando uma microbacia hidrográfica. Sua definição é semelhante a de uma bacia hidrográfica: são regiões criadas pela natureza onde ocorre o desague das águas de um córrego secundário, geralmente águas pluviais. Assim esta água pode formar pequenos lagos ou se infiltrando no solo até chegarem ao lençol freático.
![]() |
Sugestão de traçado para uma avenida junto ao córrego dos Campos |
Arquivo original: Unesp - Rio Claro (em PDF) |
Saiba mais: Monitoramento da qualidade da água do córrego dos Campos em Ribeirão Preto - SP (em PDF)
A proposta desta semana será voltada justamente para esta ideia: a criação de uma nova avenida perimetral Norte que poderia trazer diversos benefícios para a região. Seguem alguns:
- Acesso direto entre Via Norte e Dom Pedro I: atualmente são poucas vias que conseguem fazer uma ligação tão dinâmica e direta na zona norte. Com a nova via arterial será possível cruzar uma distancia aproximada de 6 quilômetros em pouquíssimos minutos e com poucas construções em seu caminho, assim reduzindo custos com desapropriações;
- Ligação com demais avenidas não-finalizadas: na proposta Readequação e continuação de avenidas publicada em 2016 foram citadas várias vias da zona norte que atualmente não estão completamente integradas com o sistema viário urbano;
- Novo acesso ao Simioni / viaduto sobre a Via Norte: novamente os trechos com vazios urbanos podem ser usados em nosso favor, assim tento a possibilidade para a construção de um viaduto sobre a Via Expressa Norte, evitando assim novos cruzamentos em uma via rápida, alem de trazer um novo acesso aos moradores dos bairros Simioni e Quintino II;
- Nova ligação da Rio Pardo com o bairro José Sampaio: a princípio este acesso pode ser algo um tanto incomum e desnecessário, mas uma vez realizado permitirá que os moradores do Ipiranga possam seguir via José Sampaio sem a necessidade de acessarem a avenida Dom Pedro I;
- Desestimulação no descarte irregular de lixo: uma vez tendo uma nova avenida devidamente implantada, a região passaria a ser atendida pelo serviço da Coordenadoria de Limpeza Urbana e em conjunto com a Guarda Civil Ambiental coibir atos que possam trazer poluição ao córrego;
- Implantação de uma Via Parque: uma via parque seria uma avenida onde seu entorno possui paisagismo e mobiliário urbano a fim de incentivar a presença de pessoas para práticas de esportes. Academias ao ar livre em pontos estratégicos e ciclovias poderiam incentivar estas práticas, alem de ser mais um instrumento importante para melhoria na mobilidade urbana e qualidade de vida;
- Preservação do córrego: plantio de árvores nativas as margens do córrego (mata ciliar) podem reduzir os riscos de erosão e ajudar na preservação da região.
![]() |
Sugestão de traçado para a perimetral norte e possíveis novas junções e cruzamentos. Notem que muitas avenidas, hoje fora do sistema viário, poderiam ter suas ligações concluídas. |
![]() |
5- Rua Palmiro Bim, via já existente que faria cruzamento com a perimetral. 6- Ligação da avenida Estevão Nomelini com a Pres. João Goulart, criando novo cruzamento com a perimetral |
![]() |
9- Ligação da avenida Rio Pardo / rua Vila Nova com as ruas Elpídio Faria / José Valente Sobrinho cruzando com a perimetral. A duplicação da Rio Pardo alem de sido tratada em proposta aqui no blog voltou a ser discutida recentemente em nossa página no Facebook. 10- Ligação já existente com a Av. Dom Pedro I. 11- Ligação já existente com a rua Maria Tereza Braga Cerri. 12- Complementação da perimetral com a rua Sen. Teotonio Vilela e finalização da perimetral na rua Dr. Galdos Angulo |
Algumas considerações sobre o projeto:
- Grande parte dos imóveis na região são predominantemente residenciais, portanto ao contrário de outras vias como a Via Norte, a construção voltada para comércio ou mesmo edifícios de apartamentos poderiam não ser os públicos alvo para ocuparem a perimetral. Poderiam ser realizados estudos para saber a viabilidade destes empreendimentos;
- A princípio não sugeri a canalização do córrego. Apesar de ser um processo que traria uma melhor infraestrutura para a região, trata-se de uma obra com custos bastante elevados e que tornariam inviável a construção da via;
- Novas linhas de transporte coletiva do tipo Expressas poderiam utilizar a avenida, trazendo uma modal até antes impossível por conta da ausência de vias arteriais nos bairros.
Comentários
Postar um comentário