Pular para o conteúdo principal

O projeto

O blog foi criado em 2015 com o objetivo de apresentar, de forma simples e com algumas pitadas de informações técnicas, melhorias e ideias realistas que poderiam ser adotadas em nossa cidade, estimulando diálogos que vão além dos discursos "achistas" e populistas.

Com isso, apresentamos e ilustramos ideias e sugestões de melhorias viárias e urbanísticas para a cidade de Ribeirão Preto, por meio de textos explicativos e diretos, links para referência, edições gráficas, maquetes eletrônicas e projeções em 3D, facilitando a compreensão de todos. Essas sugestões vão desde projetos simples até os mais utópicos, mas que ainda tenham um pé na realidade. Nossos conceitos-base podem ser definidos como:

  • Missão: Explicar e demonstrar, de forma didática, prática e realista, os conceitos básicos de mobilidade e planejamento urbano voltados para Ribeirão Preto.
  • Visão: Permitir que mais pessoas tenham conhecimento sobre os temas relacionados ao planejamento das cidades, para que possam ter maior embasamento em suas cobranças e sugestões perante o poder público.

  • Valores:
  1. Ideias realistas;
  2. Sinceridade com seus seguidores;
  3. Assuntos focados de forma direta;
  4. Simplificação de temas complexos.
A liberdade de pensar em projetar uma cidade boa para todos

Se você possui alguma ideia que mereça ser debatida e que ache interessante, ela poderá ter espaço aqui no blog. Esperamos que estas possam ser discutidas em grande escala entre nós moradores e encaminhadas para as autoridades competentes, para que um dia possam se tornar realidade.

Sendo assim, nosso principal lema é definido como "Menos discussão de problemas, mais busca por soluções".

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vias marginais paralelas à Via Norte

Atualização: 31/01/2017 Dica sugerida por André Targa (via fórum Skyscrapercity) ------------------------------------- Dica rápida: Alguns links que levam a sites de prefeituras podem estar fora do ar por conta da Legislação Eleitoral . Mas caso encontre outros links que estejam quebrados, por favor comunique pelo e-mail ribeiraotopia@gmail.com Planejamento é algo muito importante no desenvolvimento e crescimento de uma cidade. Através de instrumentos como o Plano Diretor do Município , o chefe do executivo e profissionais ligados a infraestrutura poderão traçar como a cidade será nos próximos anos. O planejamento viário é uma destas importantes peças. Com ele serão definidas as principais vias de acesso, avenidas comerciais e industriais, estrutura para transporte público, espaço para pedestres e ciclistas, dentre outros pontos. Segundo o Código de Transito Brasileiro, as vias urbanas se subdividem em quatro principais tipos: Via de trânsito rápido : são aquelas que nã...

Modernização e padronização de praças

As praças urbanas são espaços públicos abertos, geralmente localizados em áreas centrais ou residenciais das cidades. Tradicionalmente, são áreas verdes com elementos como árvores, bancos, playgrounds e, por vezes, monumentos ou fontes. Elas podem ser projetadas para fins específicos, como lazer, encontros sociais, atividades culturais e esportivas, além de eventos públicos. Os benefícios das praças urbanas são múltiplos. Elas proporcionam locais de descanso e recreação para os moradores, promovendo a qualidade de vida e o bem-estar físico e mental. Contribuem para a socialização e o fortalecimento da comunidade, ao funcionarem como pontos de encontro para pessoas de diferentes origens e idades. Além disso, ajudam a melhorar o microclima urbano, oferecendo sombra e diminuindo a temperatura das áreas adjacentes. Outro benefício relevante é o impacto positivo na saúde urbana e na mobilidade. As praças incentivam a prática de exercícios físicos e funcionam como pontos de descanso para pe...

Mini rotatórias

Uma rotatória é uma interseção circular onde os veículos circulam em torno de uma ilha central, com o tráfego fluindo em um único sentido (no Brasil, geralmente no sentido anti-horário). Em uma rotatória, os veículos que já estão dentro da área circular têm preferência, enquanto os que desejam entrar devem aguardar até que haja espaço. Principais funções de uma rotatória: Organização do fluxo de veículos : Facilita o movimento contínuo dos veículos, reduzindo a necessidade de paradas frequentes em cruzamentos. Redução de acidentes : Diminui o número de pontos de conflito (locais onde ocorrem colisões) em comparação com cruzamentos tradicionais. Além disso, reduz o risco de acidentes graves ao encorajar os veículos a transitarem em velocidades mais baixas. Melhoria na fluidez do trânsito : Evita o acúmulo de veículos, reduzindo o congestionamento, especialmente em áreas onde o tráfego é denso e há múltiplas direções de circulação. Sobre as suas vantagens podemos destacar: Ótima alternat...