Não é raro encontrar pessoas criticando as faixas exclusivas, alegando que "estreitaram as avenidas" ou "pioraram o trânsito". Algumas até dizem que "votariam em candidatos que eliminassem as faixas de ônibus", o que demonstra retrocesso e egoísmo em relação à mobilidade urbana de Ribeirão Preto.
Por décadas, nossas ruas foram "propriedade" do transporte individual, influenciado pela facilidade de crédito, má qualidade do transporte coletivo, crescimento urbano desordenado e até o status associado ao carro. Enquanto isso, os investimentos em ônibus e ciclovias foram negligenciados, mesmo com o aumento da frota e da população.
Agora, com a implementação das primeiras faixas exclusivas para ônibus e ciclovias integradas, muitos motoristas se sentem "ameaçados", como se estivessem perdendo espaço que, por tanto tempo, foi dominado pelos carros.
A convivência equilibrada entre os modais urbanos é possível, mas exige sacrifícios. Seja pela ocupação de espaços antes destinados ao estacionamento, pela reorganização do transporte coletivo (com o sistema tronco-alimentador focado na integração entre linhas) ou por mudanças inicialmente vistas com resistência, como a ampliação de calçadas nas esquinas.
Isso não quer dizer que o automóvel é o vilão da história e deva ser "extinto". Sabemos que nem todos podem utilizar outros modais, e investimentos na malha viária (como semáforos inteligentes e a ligação de avenidas) também são importantes para deslocamentos mais ágeis e curtos para todos. O que não podemos permitir é que Ribeirão continue crescendo sem levar a mobilidade urbana a sério. O deslocamento urbano vai além do uso do automóvel e deve beneficiar a todos.
A palavra certa neste momento é EQUILÍBRIO. Afinal, é irônico que pedestres, ciclistas e usuários de ônibus, ignorados por tantos anos, tenham que suportar a resistência dos motoristas, que sempre tiveram as ruas à sua disposição, não é? 

As colunas #considerações e #questionamentos são publicadas todas as quartas-feiras primeiramente em nosso Facebook e Instagran e posteriormente aqui no blog.
Imagens e textos criados com auxílio de IA (GPT-3.5 e ImageFX)
Comentários
Postar um comentário