Pular para o conteúdo principal

"E a mobilidade dos carros?" #considerações

Não é raro encontrar pessoas criticando as faixas exclusivas, alegando que "estreitaram as avenidas" ou "pioraram o trânsito". Algumas até dizem que "votariam em candidatos que eliminassem as faixas de ônibus", o que demonstra retrocesso e egoísmo em relação à mobilidade urbana de Ribeirão Preto.


Por décadas, nossas ruas foram "propriedade" do transporte individual, influenciado pela facilidade de crédito, má qualidade do transporte coletivo, crescimento urbano desordenado e até o status associado ao carro. Enquanto isso, os investimentos em ônibus e ciclovias foram negligenciados, mesmo com o aumento da frota e da população.

Agora, com a implementação das primeiras faixas exclusivas para ônibus e ciclovias integradas, muitos motoristas se sentem "ameaçados", como se estivessem perdendo espaço que, por tanto tempo, foi dominado pelos carros.

A convivência equilibrada entre os modais urbanos é possível, mas exige sacrifícios. Seja pela ocupação de espaços antes destinados ao estacionamento, pela reorganização do transporte coletivo (com o sistema tronco-alimentador focado na integração entre linhas) ou por mudanças inicialmente vistas com resistência, como a ampliação de calçadas nas esquinas.

Isso não quer dizer que o automóvel é o vilão da história e deva ser "extinto". Sabemos que nem todos podem utilizar outros modais, e investimentos na malha viária (como semáforos inteligentes e a ligação de avenidas) também são importantes para deslocamentos mais ágeis e curtos para todos. O que não podemos permitir é que Ribeirão continue crescendo sem levar a mobilidade urbana a sério. O deslocamento urbano vai além do uso do automóvel e deve beneficiar a todos. 

A palavra certa neste momento é EQUILÍBRIO. Afinal, é irônico que pedestres, ciclistas e usuários de ônibus, ignorados por tantos anos, tenham que suportar a resistência dos motoristas, que sempre tiveram as ruas à sua disposição, não é? 😉

As colunas #considerações e #questionamentos são publicadas todas as quartas-feiras primeiramente em nosso Facebook e Instagran e posteriormente aqui no blog.

Imagens e textos criados com auxílio de IA (GPT-3.5 e ImageFX)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vias marginais paralelas à Via Norte

Atualização: 31/01/2017 Dica sugerida por André Targa (via fórum Skyscrapercity) ------------------------------------- Dica rápida: Alguns links que levam a sites de prefeituras podem estar fora do ar por conta da Legislação Eleitoral . Mas caso encontre outros links que estejam quebrados, por favor comunique pelo e-mail ribeiraotopia@gmail.com Planejamento é algo muito importante no desenvolvimento e crescimento de uma cidade. Através de instrumentos como o Plano Diretor do Município , o chefe do executivo e profissionais ligados a infraestrutura poderão traçar como a cidade será nos próximos anos. O planejamento viário é uma destas importantes peças. Com ele serão definidas as principais vias de acesso, avenidas comerciais e industriais, estrutura para transporte público, espaço para pedestres e ciclistas, dentre outros pontos. Segundo o Código de Transito Brasileiro, as vias urbanas se subdividem em quatro principais tipos: Via de trânsito rápido : são aquelas que nã...

Modernização e padronização de praças

As praças urbanas são espaços públicos abertos, geralmente localizados em áreas centrais ou residenciais das cidades. Tradicionalmente, são áreas verdes com elementos como árvores, bancos, playgrounds e, por vezes, monumentos ou fontes. Elas podem ser projetadas para fins específicos, como lazer, encontros sociais, atividades culturais e esportivas, além de eventos públicos. Os benefícios das praças urbanas são múltiplos. Elas proporcionam locais de descanso e recreação para os moradores, promovendo a qualidade de vida e o bem-estar físico e mental. Contribuem para a socialização e o fortalecimento da comunidade, ao funcionarem como pontos de encontro para pessoas de diferentes origens e idades. Além disso, ajudam a melhorar o microclima urbano, oferecendo sombra e diminuindo a temperatura das áreas adjacentes. Outro benefício relevante é o impacto positivo na saúde urbana e na mobilidade. As praças incentivam a prática de exercícios físicos e funcionam como pontos de descanso para pe...

Novo Terminal Rodoviário de Ribeirão Preto - Antiga Cianê

Atualização: 27/02/2021 Em algum momento da vida, qualquer pessoa pode sentir necessidade de se deslocar até alguma cidade vizinha, seja para trabalho, para estudos, para turismo ou qualquer outro motivo. Mesmo que a pessoa não possua um veículo próprio, ela tem a disposição diversos modais para realizar este deslocamento. Entre os existentes temos o modal ferroviário (trens), aeroviário (aviões), hidroviário (navios e balças) e o rodoviário (ônibus). No Brasil o transporte rodoviário é o mais utilizado, seja para o transporte de cargas, quanto para passageiros. E quando um indivíduo precisa ir de uma cidade a outra, uma das opções com melhor custo benefício disponível são por meio de ônibus rodoviários. Ônibus rodoviário com destino a Juiz de Fora - RJ Foto via: Notícias Fora do Ar Como todo modal, era necessário um local onde estes veículos pudessem parar para pegar seus passageiros com agilidade e segurança. Na década de 50, foi implantada uma forte "cultura ro...