Pular para o conteúdo principal

Uma cidade tomada por Senhores Volantes - #questionamentos

Motor Mania (Pateta no Trânsito) é o desenho mais conhecido entre as autoescolas pois nele é contada a história do senhor Andante e senhor Volante em suas desventuras no trânsito. Na verdade ambos são as mesma pessoa, porem ao assumir a direção de seu carro ele sofre uma transformação que faria o conto de terror O Médico e o Monstro parecer um mero livro infanto-juvenil.

"CAI FORA DA MINHA ESTRADA! ME DEIXA PASSAR Ô CARA!"

Que o trânsito brasileiro é um ambiente hostil não é novidade para ninguém, ainda mais quando o foco é o trânsito ribeirãopretano. Bastam observamos por cinco minutos qualquer esquina ou cruzamento para flagrarmos no mínimo uma infração de trânsito que poderia facilmente resultar em um acidente fatal. Carros, motos, ônibus, caminhões, bicicletas... todos disputando um pedaço de asfalto de forma selvagem custe o que custar, mesmo que isso resulte em prejudicar o amigo do veículo ao lado.

Muitas vezes o ato da infração resulta em um acidente de trânsito (ou sinistro de trânsito como alguns especialistas tem se referido) que pode ter desde um dano material custoso até a morte de um inocente que apenas estava seguindo seu caminho e por destino acabou cruzando com um assassino motorizado. Para piorar, nosso sistema de fiscalização ainda é bastante deficiente, seja pela falta de agentes de trânsito (os chamados Amarelinhos) quanto pela ausência de radares para registro de excesso de velocidade ou avanço de sinal. Isso torna nossas ruas um ambiente perfeito para que os irresponsáveis ao volante tenham liberdade total para cometerem infrações e saírem impunes.

O respeito ao próximo no trânsito é fundamental para que nossa sociedade possa viver de forma civilizada e, consequentemente, ajudando a preservar vidas. Enquanto a humanidade ainda não inventar o teletransporte, o automóvel ainda será o meio de transporte mais utilizado em nosso dia-a-dia. Desta forma, ser responsável é o principal quesito para quem deseja se tornar um condutor.

E para aqueles que já possuem o discurso de "industria da multa" na ponta da língua para serem contra uma fiscalização mais intensiva, fica o nosso mais sincero CALE A SUA BOCA. 

As colunas #considerações e #questionamentos são publicadas todas as quartas-feiras primeiramente em nosso Facebook e Instagran e posteriormente aqui no blog.

Textos corrigidos com auxílio de IA (GPT-3.5). Imagem via Correio Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vias marginais paralelas à Via Norte

Atualização: 31/01/2017 Dica sugerida por André Targa (via fórum Skyscrapercity) ------------------------------------- Dica rápida: Alguns links que levam a sites de prefeituras podem estar fora do ar por conta da Legislação Eleitoral . Mas caso encontre outros links que estejam quebrados, por favor comunique pelo e-mail ribeiraotopia@gmail.com Planejamento é algo muito importante no desenvolvimento e crescimento de uma cidade. Através de instrumentos como o Plano Diretor do Município , o chefe do executivo e profissionais ligados a infraestrutura poderão traçar como a cidade será nos próximos anos. O planejamento viário é uma destas importantes peças. Com ele serão definidas as principais vias de acesso, avenidas comerciais e industriais, estrutura para transporte público, espaço para pedestres e ciclistas, dentre outros pontos. Segundo o Código de Transito Brasileiro, as vias urbanas se subdividem em quatro principais tipos: Via de trânsito rápido : são aquelas que nã...

Modernização e padronização de praças

As praças urbanas são espaços públicos abertos, geralmente localizados em áreas centrais ou residenciais das cidades. Tradicionalmente, são áreas verdes com elementos como árvores, bancos, playgrounds e, por vezes, monumentos ou fontes. Elas podem ser projetadas para fins específicos, como lazer, encontros sociais, atividades culturais e esportivas, além de eventos públicos. Os benefícios das praças urbanas são múltiplos. Elas proporcionam locais de descanso e recreação para os moradores, promovendo a qualidade de vida e o bem-estar físico e mental. Contribuem para a socialização e o fortalecimento da comunidade, ao funcionarem como pontos de encontro para pessoas de diferentes origens e idades. Além disso, ajudam a melhorar o microclima urbano, oferecendo sombra e diminuindo a temperatura das áreas adjacentes. Outro benefício relevante é o impacto positivo na saúde urbana e na mobilidade. As praças incentivam a prática de exercícios físicos e funcionam como pontos de descanso para pe...

Mini rotatórias

Uma rotatória é uma interseção circular onde os veículos circulam em torno de uma ilha central, com o tráfego fluindo em um único sentido (no Brasil, geralmente no sentido anti-horário). Em uma rotatória, os veículos que já estão dentro da área circular têm preferência, enquanto os que desejam entrar devem aguardar até que haja espaço. Principais funções de uma rotatória: Organização do fluxo de veículos : Facilita o movimento contínuo dos veículos, reduzindo a necessidade de paradas frequentes em cruzamentos. Redução de acidentes : Diminui o número de pontos de conflito (locais onde ocorrem colisões) em comparação com cruzamentos tradicionais. Além disso, reduz o risco de acidentes graves ao encorajar os veículos a transitarem em velocidades mais baixas. Melhoria na fluidez do trânsito : Evita o acúmulo de veículos, reduzindo o congestionamento, especialmente em áreas onde o tráfego é denso e há múltiplas direções de circulação. Sobre as suas vantagens podemos destacar: Ótima alternat...