O mês de maio marca a campanha Maio Amarelo, iniciativa global de conscientização para a redução de acidentes no trânsito. Em Ribeirão Preto, a adesão ao movimento é fundamental, já que a cidade ocupa a quarta posição no estado de São Paulo em número de mortes no trânsito, segundo dados recentes do Infosiga-SP.
Embora o mês de maio traga ações educativas e mobilizações por parte da prefeitura e da RP Mobi — autarquia responsável pela mobilidade urbana —, é essencial que os esforços de fiscalização e punição aos infratores sejam contínuos ao longo de todo o ano. A impunidade contribui para a repetição de comportamentos perigosos, enquanto a presença efetiva da autoridade nas ruas pode salvar vidas.
Campanhas de conscientização são importantes, mas não substituem a necessidade de uma fiscalização rigorosa, estratégica e permanente. É preciso ir além das ações pontuais: investir em inteligência no trânsito, ampliar a sinalização, utilizar tecnologias como radares em pontos críticos e garantir que o condutor imprudente seja penalizado com firmeza.
Neste Maio Amarelo, Ribeirão Preto deve refletir não apenas sobre o que pode ser feito agora, mas sobre como transformar a segurança viária em uma prioridade permanente. Que o alerta não se apague com o fim do mês — o trânsito mais seguro começa com responsabilidade, fiscalização efetiva e compromisso público contínuo.
As colunas #considerações e #questionamentos são publicadas todas as quartas-feiras primeiramente em nosso Facebook e Instagran e posteriormente aqui no blog.
Textos gerado com auxílio de IA (GPT-3.5). Imagem via G1.Globo - Ribeirão e Franca
Comentários
Postar um comentário