Na publicação sobre a implantação de mão única parcial na rua Porto Seguro (entre as ruas São Francisco e Guatapará), foram passados alguns detalhes e informações sobre a via, sua importância para a região do Complexo do Ipiranga e algumas sugestões de melhorias para o viário daquela região.
No entanto, outro trecho da Porto Seguro também necessita de atenção e de alguma intervenção a fim de reduzir os problemas de trânsito. Conforme o título da postagem, este trecho fica entre as ruas José Pedro de Faria e Rio Verde.
Representação das vias envolvidas Via: Google Maps |
Em fevereiro de 2015 uma importante foi realizada nesta região: a conversão das ruas Rio Maroni e Rio Verde em mão única, sendo a primeira sentido Centro-Bairro e a segunda sentido Bairro-Centro. Isso fez com que as duas vias se tornassem um binário eficiente ligando os bairros Vila Albertina e Alto do Ipiranga, com acesso até a rua Javari, trazendo maior segurança aos motoristas e agilidade para os ônibus que fazem as linhas da região.
Obs: Infelizmente o acesso do binário até a Via Norte ainda é bastante confuso e precário; o que levará a uma futura proposta que será publicada nas próximas semanas aqui no blog.
Contudo, um dos trechos da rua Porto Seguro ainda apresenta problemas de trânsito, bem parecidos com os apontados em publicação posterior; o estreitamento da via prejudica o fluxo de veículos de ambos os sentidos.
Rua Porto Seguro esquina com Rio Maroni A linha amarela representa a diferença de largura entre os dois segmentos da via. |
Cruzamento da Porto Seguro com Rio Maroni O estacionamento é permitido em ambos os lados da via, mesmo com o tráfego de ônibus. |
Como este trecho ainda comporta linhas de ônibus como a binárias R 380 - Geraldo de Carvalho, R 308 - Manincek e a perimetral V 217 - Quintino-HC, fica impossível em determinados momentos que dois veículos possam passar paralelamente pela via. Lembrando que o estacionamento é permitido em ambos os lados da Porto Seguro, mesmo com este estreitamento existente.
Para evitar acidentes, a faixa de recuo na esquina da Porto Seguro com Rio Maroni (sentido bairro-centro) é recuada para que os ônibus possam realizar a conversão de forma segura sem correrem o risco de colidirem com quaisquer veículos que aguardam a abertura do semáforo.
Cruzamento das ruas Porto Seguro com Rio Maroni. Destaque para o trecho em recuo por conta dos ônibus que realizam conversão na via. |
Rua Porto Seguro e rua José Pedro de Faria (a direita). O fluxo de veículos e ciclistas é bastante alto na via. |
Ideia utópica do dia
A proposta de hoje visa ilustrar uma sugestão que pode ser implantada neste trecho da Porto Seguro, que poderá beneficiar motoristas e usuários do transporte coletivo, trazendo maior agilidade e segurança a todos.
A ideia seria implantar mão única entre as ruas Rio Verde e Cel. José Pedro de Faria sentido centro bairro. Entre as vantagens estão:
- Redução das chances de colisão no cruzamento da Rio Maroni com Porto Seguro, sendo que agora ambas as vias passariam a ser mão única, eliminando parte das conversões em comparação com o sistema anterior;
- Facilidade na conversão de ônibus, pois agora não teríamos mais veículos no sentido contrário aguardando a travessia no semáforo;
- Redução nos pequenos congestionamentos, que antes eram causados por veículos que aguardavam para passarem pela via, que de tão estreita impedia que ambos passassem de forma paralela;
- Maior segurança ao pedestre, que teria maior segurança em sua travessia em uma rua de mão única.
A linha amarela indica o trecho que seria implantada a mão única. A marcação em vermelho se refere a readequação no cruzamento. |
Projeção do cruzamento da Porto Seguro com Rio Maroni com as devidas alterações. |
Projeção do cruzamento da Porto Seguro com José Pedro de Farias com as devidas alterações. |
Para os ônibus que subissem a Rio Maroni, tudo continuaria como está e sem nenhuma alteração no trajeto. Já para a única linha que segue pela Porto Seguro (sentido bairro-centro) a mudança aconteceria no cruzamento com a rua José Pedro de Faria com uma conversão a direita, seguindo até a rua Tocantins onde fará conversão a esquerda. Cruzará a Rio Maroni e fará uma nova conversão a esquerda para a Rio Verde.
Esta modificação não exigiria o remanejamento de pontos de parada. Contudo a inversão de preferencial em alguns dos cruzamentos talvez possa se tornar necessária.
Sugestão de alteração da linha R 380 - Geraldo de Carvalho. A mudança não implicaria na remoção ou deslocamento dos pontos de parada |
Com a implantação de mão única, a remoção de vagas em um dos lados da via ou até mesmo a possibilidade de uma ciclofaixa bidirecional na Porto Seguro poderia ser revistas, pois com duas faixas de rolamento, o trânsito fluiria de forma mais ágil.
A sinalização nas imediações será necessária, principalmente no cruzamento da Porto Seguro com a José Pedro de Farias, com pinturas de solo adequadas e placas de orientação e regulamentação.
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Nem todas as alterações viárias precisam ser complexas e dificultosas. Algumas são relativamente simples, mas seu impacto positivo pode beneficiar centenas de motoristas que utilizam estas vias em seus deslocamentos diários.
Cobre da Transerp, gestora do transito de Ribeirão Preto. Não aceite respostas vagas como "estaremos enviando sua ideia para ser estudada", pois as chances dela ser simplesmente perdida em alguma gaveta da repartição são enormes. Órgão de transito eficiente é órgão com obras realizadas na prática.
Obrigado e até a próxima postagem!
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