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Travessia elevada para pedestres (lombofaixa)

As faixas de pedestres são áreas demarcadas nas vias públicas, geralmente com listras brancas pintadas no asfalto, que indicam o local onde os pedestres têm prioridade para atravessar a rua. Elas são um elemento essencial de segurança no trânsito, fazendo parte do sistema de sinalização viária.

Entre as principais funções das faixas de pedestres podemos citar:
  1. Segurança: As faixas indicam um local seguro para a travessia de pedestres, reduzindo o risco de acidentes ao alertar motoristas para diminuírem a velocidade ou pararem.
  2. Prioridade: Elas garantem que os pedestres tenham prioridade sobre os veículos, especialmente em áreas sem semáforos, onde a responsabilidade de parar e permitir a travessia é dos motoristas
  3. Organização do trânsito: As faixas ajudam a organizar o fluxo tanto de pedestres quanto de veículos, evitando conflitos e reduzindo a desordem no tráfego urbano.
  4. Acessibilidade: Faixas de pedestres muitas vezes vêm acompanhadas de outros recursos, como rampas e sinais sonoros, para garantir que pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência visual também possam atravessar a rua com segurança.
Pedestres atravessando avenida em Campo Grande - MS
Via: Campo Grande News

Saiba mais:
 Ingleses inventaram as faixas de pedestres

Com o  tempo, foram criados outros dispositivos que permitiam que a travessia do pedestre fosse realizada de forma mais segura, ao mesmo tempo que força a redução da velocidade dos veículos. Tratam-se das faixas elevadas, ou também conhecidas como lombofaixas

Elas fazem parte de um conjunto de dispositivos chamados de Traffic Calmings e são comuns em países como Alemanha, Holanda e Inglaterra. Aqui no Brasil lombofaixas são dispositivos recentes e até então eram instalados sem nenhum critério específico. Desta forma, em 05 de junho de 2014 o CONTRAN estabeleceu critérios para a implantação de lombofaixas no território nacional, e assim, todas passariam a seguir uma norma padrão, evitando a construção de faixas que acabem trazendo mais riscos do que segurança para todos.

Faixa de pedestres elevada (ou lombofaixa) na cidade de Vinhedo - SP
Via: Prefeitura de Vinhedo
Lombofaixa na cidade de Franca - SP
Via: Câmara Municipal de Franca 
Faixa elevada para pedestres em Anápolis - GO
Via: Prefeitura de Anápolis


Na prática, a faixa elevada para pedestres nada mais é do que a faixa para pedestres tradicional em nível, ou seja, na mesma altura da calçada. Isso trás mais segurança para o pedestre e facilidade para a travessia de cadeirantes e idosos. Por ser elevada, acaba também tendo a função de redutor de velocidade, algo que as lombadas já fazem atualmente. É comprovado que os motoristas respeitem mais as faixas elevadas do que as faixas tradicionais.


Faixas em Ribeirão Preto

Infelizmente as faixas para pedestres em Ribeirão costumam ser ignoradas tanto pelos condutores, quanto pelos próprios pedestres. Uma das manifestações mais egoístas vista no nosso trânsito é esta falta de respeito com um direito que o pedestre tem de atravessar a rua com segurança. Para piorar, é comum encontrarmos várias destas com pintura apagada, o que prejudica ainda mais o pedestre no seu dia a dia.

Travessia de pedestres na avenida Brasil
Fonte: Google Street View

Travessia de pedestres na rua Tamandaré
Fonte: Google Street View
Em Ribeirão existem poucos lugares que possuem as travessias elevadas, como nos exemplos a seguir: área da USP (uma próxima ao Hospital das Clínicas em frente ao terminal HC e outra próxima a entrada pela avenida do Café), e locais particulares como Novo Shopping e RibeirãoShopping.

Lombofaixa próxima á USP
Fonte: Google Street View

Lombofaixa em uma das entradas do Novo Shopping
Fonte: Google Street View

Lombofaixa interna no RibeirãoShopping
Fonte: Google Street View

Ideia utópica de hoje

Ribeirão Preto precisa urgentemente destas faixas elevadas, vista a falta de educação dos motoristas perante o pedestre, mostrando total desrespeito ao código de trânsito e ainda aproveitando da falta de fiscalização por parte dos agente de trânsito da RP Mobi, os amarelinhos.

Abaixo algumas projeções ilustrando as duas situações possíveis:

Simulação de uma rua com faixa convencional

Note que a faixa em si não é suficiente para o motorista dar preferencia ao pedestre. Cadeirantes e idosos não tem nenhuma facilidade na travessia.

Simulação de faixa em nível para pedestres

A faixa fica no mesmo nível da calçada, com sinalização extra (pintura de solo e placas). Lombofaixa acaba atuando também como lombada.

Contudo, é importante que as faixas elevadas sejam implementadas conforme a norma a seguir: 

Art. 4º A faixa elevada para travessia de pedestres pode ser implantada somente em trechos de vias que apresentem características operacionais adequadas para tráfego em velocidade máxima de 40 km/h, seja por suas características naturais, seja por medidas para redução de velocidade.

Ou seja, vias alimentadoras (avenidas) não poderiam ter as faixas elevadas, ficando restritas apenas para vias locais. O que não é uma situação de todo mal, pois são nestas vias locais que ficam escolas, unidades de saúde, creches... enfim, locais com grande fluxo de pedestres ao longo do dia.


Conclusão

Vale lembrar que não importa se a faixa de segurança é elevada ou diretamente no solo, mas sim a sua efetividade real em garantir que o pedestre possa realizar uma travessia segura até o outro lado da via. Campanhas de conscientização massivas com o envolvimento da imprensa local poderiam estimular que os condutores passassem a respeitar mais o pedestre, alem de uma intensa fiscalização para com aqueles que insistem em desrespeitar esta lei de trânsito.

Por isso é importante que todos ajudem a compartilhar esta ideia. Vamos ajudar a deixar o transito de Ribeirão mais moderno e seguro!

Obrigado pela audiência e nos vemos na próxima publicação.


Links para pesquisa:

Atualizado em 2/10/2024
Artigo criado com a ajuda de IA (GPT-3.5)

Comentários

  1. Muito bacana o blog, parabéns pelo ótimo nível do conteúdo !

    Ainda não sei como a prefeitura consegue deixar de aproveitar tantas oportunidades de arrecadação e não aumenta a fiscalização do transito por agentes e sequer pensa em campanhas educativas pro assunto (mas isso quase nenhuma prefeitura pensa).

    O que mais disso tudo é a aparente falta de capacidade/vontade da engenharia de trânsito da cidade em implementar projetos tão simples como este, sendo que nós, cidadãos comuns e sem estudo na área, conseguimos pensar em N sugestões com facilidade.

    Blog favoritado. =)

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