Pular para o conteúdo principal

Novas placas toponímicas para ruas

Uma placa toponímica é uma sinalização que indica o nome de espaços públicos, como ruas, avenidas, praças, parques, entre outros. Trata-se de uma peça muito importante no mobiliário urbano da cidade, afinal é a forma mais básica de orientação de ruas e avenidas para pedestres e condutores.

Placas toponímicas instaladas em São José do Rio Preto-Sp. Via: G1 SJRP e Araçatuba


Apesar de ser bastante comuns em muitas cidades, em Ribeirão Preto este tipo de sinalização tem sido totalmente ignorada pelo poder público. Foram várias as tentativas de licitações para a implantação das placas e sempre terminaram sem nenhuma conclusão ou plano de ação. Na época da gestão Darcy Vera foi anunciado um projeto que prometia a troca de mais de 40 mil placas toponímicas, o que considerando o porte de Ribeirão, ainda seria considerado um projeto bastante tímido. 

Mais uma vez a falta de vontade política acabou falando mais alto, o que resultou na desistência do projeto na época. 

Projetos para as "futuras" placas de Ribeirão Preto para a região central
Fonte: Prefeitura de Ribeirão Preto

Atitude voluntária

Neste período até a poucos anos atras, foram surgindo placas em PVC na cor branca com caracteres em preto, indicando não somente o nome das ruas como polos de interesse como hospitais e shoppings.

Trata-se de um trabalho voluntário realizado pelo senhor Nelson Stefanelli, mais conhecido como "Nelson das Placas", que utilizava de verba própria para confeccionar e instalar as placas nos locais mais requisitados. Até hoje é possível encontrarmos várias vias com esta sinalização improvisada, porem bastante funcional.

Senhor Nelson Stefanelli, o "Nelson das Placas". Via G1 Ribeirão


Atualização 01/10/2024: Em 2019 a prefeitura de Ribeirão Preto anunciou a instalação de 28 mil novas placas toponímicas na cidade (fundo azul e letras brancas), inclusive com padrão diferenciado para o quadrilátero central (fundo preto, letras brancas e grafismo diferenciado).

Porem em 2022 o contrato com a empresa responsável foi rescindido após a mesma pedir reajuste de preços, o que foi negado pela prefeitura na época. Atualmente a instalação das novas placas está suspensa na cidade.

Ideia utópica de hoje

A sugestão para uma verdadeira melhora da sinalização de logradouros de Ribeirão Preto, não seria apenas a colocação de novas placas, mas também atualiza-las. Seguem projeções de como as novas placas poderiam ser.

Primeira projeção - Placas coloridas por região

A cidade seria dividida em cinco regiões principais (norte, sul, leste, oeste e central) e cada região teria uma cor em especifico. As cores seriam primarias justamente para o pedestre ou condutor possa localiza-las com maior facilidade.

Já na região central, seria utilizado algo mais neutro e clássico para combinar com a arquitetura da região (tanto no uso das cores como na fonte usadas nos caracteres). O padrão dividido por nome resumido, nome completo, bairro e CEP já são usados em outras cidades maiores.
Segunda projeção - Placas coloridas apenas na faixa com nome do bairro e CEP.
Seria bem parecida com o modelo proposto pela prefeitura.

Neste outro modelo, as cores primarias ficariam apenas na parte posterior da placa com a identificação do bairro e CEP. Ficam mais discretas sem deixarem de serem chamativas, pois seu ideal é a fácil localização.

Projeção de placas modelo 2 para zona norte, avenida Dom Pedro I e rua Bahia

Projeção de placas modelo 1 para zona central, rua Florêncio de Abreu e Visconde de Inhaúma

Evidente que outras melhorias podem ser adicionadas. Em cruzamentos de avenidas com grande fluxo de veículos e pedestres, folhas maiores e com iluminação (fiação subterrânea) trariam destaque a placa.

Se o problema for custo para implantação, modificações na lei Cidade Limpa poderiam ser feitas. Placas de publicidade em tamanho proporcional e que não desviem o foco principal da placa, (indicar o nome da rua). Com isso, as empresas de publicidade ficariam encarregadas da manutenção periódica (desgastes por ação no tempo, acidentes e vandalismo) enquanto teriam um local estratégico para divulgarem suas marcas e parceiros.

Placas com propaganda. Via: Rizzo Propaganda

Placas abauladas de esquina com propaganda. Via: MG Outdoor


Conclusão

Por mais que a tecnologia nos permita localizar endereços em tempo real de forma bastante prática, é fato que as placas físicas ainda são importantes para a identificação das vias da cidade. Esperamos que uma próxima licitação seja realizada para que assim todas as ruas e avenidas de Ribeirão Preto possam ter uma sinalização prática e eficiente.

Obrigado pela audiência e nos vemos na próxima publicação.


Links para pesquisa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Infantilidade no trânsito #questionamentos

Quem circula por Ribeirão Preto já percebeu: o trânsito da cidade é caótico não apenas pela infraestrutura, mas pelo comportamento de muitos motoristas. A sensação é de que dirigir aqui virou uma brincadeira irresponsável, em que vale tudo para ganhar alguns segundos — mesmo que isso coloque a vida dos outros em risco. Avançar sinal vermelho, parar em fila dupla, estacionar sobre a calçada, não respeitar a faixa de pedestres, usar o celular ao volante… infrações como essas são flagradas diariamente. E, em vez de reconhecerem o erro, os condutores arrumam desculpas prontas: “a culpa é da prefeitura que não colocou semáforo”, “se a sinalização fosse melhor, eu não teria feito”, “os radares estão aí só para arrecadar”. Sempre existe um culpado externo, menos o verdadeiro responsável: o próprio condutor. Esse comportamento infantil revela uma incapacidade de assumir responsabilidades. É como se muitos condutores ainda estivessem na adolescência, sempre encontrando justificativas para não e...

Região Metropolitana de Ribeirão Preto

Atualizada  em 27/01/2017 Confesso que estava com uma proposta pronta e agendada para hoje, mas não podia deixar este fato passar em branco. No dia 14 de março de 2016 , inciou-se de forma definitiva os procedimentos para a criação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto. Saiba mais:   Audiência pública marca início da Região Metropolitana de Ribeirão Preto Muitas pessoas ficam um pouco confusas ao tentarem entender o que seria uma região metropolitana. Para isso voltemos um pouco para entender o significado de metrópole. Usando uma definição do site Info Escola : Metrópole é um termo que pode designar a cidade principal ou capital de um determinado país ou província, ou ainda, alguma cidade que, por algum motivo, exerce influência (cultural, social, econômica) sobre as demais cidades da região metropolitana. A definição mais antiga conhecida de metrópole vem da Grécia Antiga, para se referir a uma cidade-mãe, ou seja, uma cidade que influenciava nas cidade...

Vias marginais paralelas à Via Norte

Atualização: 31/01/2017 Dica sugerida por André Targa (via fórum Skyscrapercity) ------------------------------------- Dica rápida: Alguns links que levam a sites de prefeituras podem estar fora do ar por conta da Legislação Eleitoral . Mas caso encontre outros links que estejam quebrados, por favor comunique pelo e-mail ribeiraotopia@gmail.com Planejamento é algo muito importante no desenvolvimento e crescimento de uma cidade. Através de instrumentos como o Plano Diretor do Município , o chefe do executivo e profissionais ligados a infraestrutura poderão traçar como a cidade será nos próximos anos. O planejamento viário é uma destas importantes peças. Com ele serão definidas as principais vias de acesso, avenidas comerciais e industriais, estrutura para transporte público, espaço para pedestres e ciclistas, dentre outros pontos. Segundo o Código de Transito Brasileiro, as vias urbanas se subdividem em quatro principais tipos: Via de trânsito rápido : são aquelas que nã...