Atualização: 21/01/2017
A rua Goias é um dos principais acessos para quem vem da avenida Treze de Maio e precisa "subir" a avenida Dom Pedro I. Mesmo assim, a rua Goias apresenta vários problemas, como a falta de recapeamento e sinalização de solo desatualizada, fazendo com que os motoristas não consigam posicionar-se de forma correta e segura ao longo da via. Alem disso, a Goias é itinerário do futuro corredor Leste/Oeste, previsto no PAC 2 da mobilidade.
A rua Goias é um dos principais acessos para quem vem da avenida Treze de Maio e precisa "subir" a avenida Dom Pedro I. Mesmo assim, a rua Goias apresenta vários problemas, como a falta de recapeamento e sinalização de solo desatualizada, fazendo com que os motoristas não consigam posicionar-se de forma correta e segura ao longo da via. Alem disso, a Goias é itinerário do futuro corredor Leste/Oeste, previsto no PAC 2 da mobilidade.
Rua Goias Via Google Maps |
Mas quando o motorista chega no encontro da avenida Silveira Martins, enfrenta uma dificuldade extra: não é possível entrar diretamente na avenida Costa e Silva. Assim, o motorista precisará se deslocar mais de 200 metros sentido oposto, até encontrar a rua Anita Garibaldi, onde poderá fazer o retorno, entrar a Costa e Silva e finalmente entrar na Capitão Salomão sentido Dom Pedro I.
Retorno que o motorista precisa fazer para acessar a Dom Pedro I Via Google Maps, editado no Photoshop |
Nesta pequena área da Goias entre a Silveira Martins e Costa e Silva, existe um lance de escadas e rampas para acesso de cadeirantes, garantindo o acesso até a continuação da Goias, onde o pedestre faz a travessia por uma faixa de segurança.
Passarela que começa na Silveira Martins (foto acima) e termina a Costa e Silva (foto abaixo). Via Google Street View |
Entretanto, esta região existe a muito tempo e sua manutenção não vem sendo realizada de forma adequada. O local tem constante acumulo de lixo e iluminação deficiente, o que aumentam os riscos de assaltos as pessoas que precisarem usar a passagem.
Ideia utópica de hoje
A proposta não poderia ser mais simples: a abertura desta rua até o encontro da Costa e Silva, aliviando um gargalo complicadíssimo para quem precisa passar pela região (clique na imagem para ampliar).
Com a abertura da rua, seriam liberadas duas faixas de tráfego, acabando com a necessidade de ir até a Anita Garibaldi fazer o retorno. A Costa e Silva a partir deste trecho até a Costa e Silva, passaria a ser de três faixas, conforme já apresentei na proposta da Readequação Viária - av.Silveira Martins, Costa e Silva e Capitão Salomão.
Claro que na abertura da Goias, o estacionamento seria proibido dos dois lados. Os novos cruzamentos passariam a ter semáforo e as faixas para pedestres seriam readequadas. Apesar da abertura do cruzamento, as conversões à esquerda seriam proibidas, mesmo porque, se o motorista precisa ir sentido a Dom Pedro I, ela teria o acesso pela Capitão Salomão. As calçadas seriam aumentadas na largura, dando mais conforto para as pessoas que as usarem, alem de uma nova iluminação.
Como podem ver, a proposta é simples, mas de vital importância para o melhor fluxo da região. Ajude a divulgar esta ideia, principalmente se você usa este cruzamento com frequencia! Encaminhem a proposta para a Transerp, departamento de infraestrutura ou até mesmo para os vereadores! Os Campos Elíseos é um dos bairros mais antigos de Ribeirão e raramente recebeu atualizações viárias ao longo dos anos.
Grato pela atenção e até a próxima postagem!
Comentários
Postar um comentário