Pular para o conteúdo principal

Prolongamento da rua Goias até a Costa e Silva

As vias binárias tem como principal objetivo organizar o tráfego de passagem entre bairros da cidade onde não existam avenidas. Em Ribeirão existem muitas ruas que possuem esta configuração. Uma delas liga os extremos do Campos Elíseos: as ruas Capitão Salomão e Goias.

A rua Goias é um dos principais acessos para quem vem da avenida Treze de Maio e precisa seguir sentido a Dom Pedro I e zonas norte e oeste. Mesmo assim, a rua Goias apresenta vários problemas, como a falta de recapeamento e sinalização de solo desatualizada, fazendo com que os motoristas não consigam posicionar-se de forma correta e segura ao longo da via. Alem disso, a Goias é itinerário do futuro corredor Leste/Oeste, previsto no pacote de obras do Ribeirão Mobilidade (antigo PAC da Mobilidade).

Porem quando o motorista chega no encontro da avenida Silveira Martins, enfrenta uma dificuldade extra: não é possível entrar diretamente na avenida Costa e Silva. Assim, o motorista precisará se deslocar mais de 200 metros sentido oposto, até encontrar a rua Anita Garibaldi, onde poderá fazer o retorno, entrar a Costa e Silva e finalmente converter na Capitão Salomão sentido Dom Pedro I.

Rua Goias

Retorno que o motorista precisa fazer para acessar a Dom Pedro I

Nesta pequena área da Goias entre a Silveira Martins e Costa e Silva, existe um lance de escadas e rampas para acesso de cadeirantes, garantindo o acesso até a continuação da Goias, onde o pedestre faz a travessia por uma faixa de segurança.

Passarela que começa na Silveira Martins (primeira foto) e termina a Costa e Silva (segunda foto)

Entretanto, esta região existe a muito tempo e a os trabalhos de zeladoria urbana não vem sendo realizada de forma adequada. O local tem constante acumulo de lixo e iluminação deficiente, o que aumentam os riscos de assaltos as pessoas que precisarem usar a passagem.

Ideia utópica de hoje

Trata-se de uma proposta simples: a abertura desta rua até o encontro da Costa e Silva, aliviando um gargalo complicadíssimo para quem precisa passar pela região.


Com a abertura da rua, seriam liberadas duas faixas de tráfego até a Costa e silva, acabando com a necessidade de fazer a conversão na Anita Garibaldi. A Costa e Silva a partir deste trecho até a Capitão Salomão passaria a ser de três faixas, conforme já apresentamos na proposta da Readequação Viária - Silveira Martins, Costa e Silva e Capitão Salomão, mantendo a faixa da direita apenas para conversão a direita.

Claro que na abertura da Goias o estacionamento seria proibido em ambos lados e estes cruzamentos passariam a ter semáforo readequação das faixas para pedestres. Apesar da abertura do cruzamento, as conversões à esquerda seriam proibidas, mesmo porque, se o motorista precisa ir sentido a Dom Pedro I, ela teria o acesso pela Capitão Salomão. As calçadas seriam aumentadas na largura, dando mais conforto e segurança para as pessoas que as usarem, alem de uma novo projeto de iluminação em LED.

No entanto é importante que sejam feitos estudos mais detalhados sobre o grau de inclinação da área pois aparentemente o desnível entre as avenidas é alto e isso poderia comprometer a viabilidade do projeto.

Conclusão

Como podem ver, a proposta é simples, mas de vital importância para o melhor fluxo da região. Os Campos Elíseos é um dos bairros mais antigos de Ribeirão e raramente recebeu atualizações viárias ao longo dos anos. Este tipo de readequação viária poderia eliminar pontos de congestionamentos atuais e reduzir o tempo de viagem ao eliminar os retornos.

Obrigado pela audiência e nos vemos na próxima publicação.

Atualizado em 25/11/2024

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Infantilidade no trânsito #questionamentos

Quem circula por Ribeirão Preto já percebeu: o trânsito da cidade é caótico não apenas pela infraestrutura, mas pelo comportamento de muitos motoristas. A sensação é de que dirigir aqui virou uma brincadeira irresponsável, em que vale tudo para ganhar alguns segundos — mesmo que isso coloque a vida dos outros em risco. Avançar sinal vermelho, parar em fila dupla, estacionar sobre a calçada, não respeitar a faixa de pedestres, usar o celular ao volante… infrações como essas são flagradas diariamente. E, em vez de reconhecerem o erro, os condutores arrumam desculpas prontas: “a culpa é da prefeitura que não colocou semáforo”, “se a sinalização fosse melhor, eu não teria feito”, “os radares estão aí só para arrecadar”. Sempre existe um culpado externo, menos o verdadeiro responsável: o próprio condutor. Esse comportamento infantil revela uma incapacidade de assumir responsabilidades. É como se muitos condutores ainda estivessem na adolescência, sempre encontrando justificativas para não e...

Região Metropolitana de Ribeirão Preto

Atualizada  em 27/01/2017 Confesso que estava com uma proposta pronta e agendada para hoje, mas não podia deixar este fato passar em branco. No dia 14 de março de 2016 , inciou-se de forma definitiva os procedimentos para a criação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto. Saiba mais:   Audiência pública marca início da Região Metropolitana de Ribeirão Preto Muitas pessoas ficam um pouco confusas ao tentarem entender o que seria uma região metropolitana. Para isso voltemos um pouco para entender o significado de metrópole. Usando uma definição do site Info Escola : Metrópole é um termo que pode designar a cidade principal ou capital de um determinado país ou província, ou ainda, alguma cidade que, por algum motivo, exerce influência (cultural, social, econômica) sobre as demais cidades da região metropolitana. A definição mais antiga conhecida de metrópole vem da Grécia Antiga, para se referir a uma cidade-mãe, ou seja, uma cidade que influenciava nas cidade...

Vias marginais paralelas à Via Norte

Atualização: 31/01/2017 Dica sugerida por André Targa (via fórum Skyscrapercity) ------------------------------------- Dica rápida: Alguns links que levam a sites de prefeituras podem estar fora do ar por conta da Legislação Eleitoral . Mas caso encontre outros links que estejam quebrados, por favor comunique pelo e-mail ribeiraotopia@gmail.com Planejamento é algo muito importante no desenvolvimento e crescimento de uma cidade. Através de instrumentos como o Plano Diretor do Município , o chefe do executivo e profissionais ligados a infraestrutura poderão traçar como a cidade será nos próximos anos. O planejamento viário é uma destas importantes peças. Com ele serão definidas as principais vias de acesso, avenidas comerciais e industriais, estrutura para transporte público, espaço para pedestres e ciclistas, dentre outros pontos. Segundo o Código de Transito Brasileiro, as vias urbanas se subdividem em quatro principais tipos: Via de trânsito rápido : são aquelas que nã...