As vias binárias tem como principal objetivo organizar o tráfego de passagem entre bairros da cidade onde não existam avenidas. Em Ribeirão existem muitas ruas que possuem esta configuração. Uma delas liga os extremos do Campos Elíseos: as ruas Capitão Salomão e Goias.
A rua Goias é um dos principais acessos para quem vem da avenida Treze de Maio e precisa seguir sentido a Dom Pedro I e zonas norte e oeste. Mesmo assim, a rua Goias apresenta vários problemas, como a falta de recapeamento e sinalização de solo desatualizada, fazendo com que os motoristas não consigam posicionar-se de forma correta e segura ao longo da via. Alem disso, a Goias é itinerário do futuro corredor Leste/Oeste, previsto no pacote de obras do Ribeirão Mobilidade (antigo PAC da Mobilidade).
Porem quando o motorista chega no encontro da avenida Silveira Martins, enfrenta uma dificuldade extra: não é possível entrar diretamente na avenida Costa e Silva. Assim, o motorista precisará se deslocar mais de 200 metros sentido oposto, até encontrar a rua Anita Garibaldi, onde poderá fazer o retorno, entrar a Costa e Silva e finalmente converter na Capitão Salomão sentido Dom Pedro I.
![]() |
Rua Goias |
![]() |
Retorno que o motorista precisa fazer para acessar a Dom Pedro I |
Nesta pequena área da Goias entre a Silveira Martins e Costa e Silva, existe um lance de escadas e rampas para acesso de cadeirantes, garantindo o acesso até a continuação da Goias, onde o pedestre faz a travessia por uma faixa de segurança.
![]() |
Passarela que começa na Silveira Martins (primeira foto) e termina a Costa e Silva (segunda foto) |
Entretanto, esta região existe a muito tempo e a os trabalhos de zeladoria urbana não vem sendo realizada de forma adequada. O local tem constante acumulo de lixo e iluminação deficiente, o que aumentam os riscos de assaltos as pessoas que precisarem usar a passagem.
Ideia utópica de hoje
Trata-se de uma proposta simples: a abertura desta rua até o encontro da Costa e Silva, aliviando um gargalo complicadíssimo para quem precisa passar pela região.
Com a abertura da rua, seriam liberadas duas faixas de tráfego até a Costa e silva, acabando com a necessidade de fazer a conversão na Anita Garibaldi. A Costa e Silva a partir deste trecho até a Capitão Salomão passaria a ser de três faixas, conforme já apresentamos na proposta da Readequação Viária - Silveira Martins, Costa e Silva e Capitão Salomão, mantendo a faixa da direita apenas para conversão a direita.
Claro que na abertura da Goias o estacionamento seria proibido em ambos lados e estes cruzamentos passariam a ter semáforo readequação das faixas para pedestres. Apesar da abertura do cruzamento, as conversões à esquerda seriam proibidas, mesmo porque, se o motorista precisa ir sentido a Dom Pedro I, ela teria o acesso pela Capitão Salomão. As calçadas seriam aumentadas na largura, dando mais conforto e segurança para as pessoas que as usarem, alem de uma novo projeto de iluminação em LED.
No entanto é importante que sejam feitos estudos mais detalhados sobre o grau de inclinação da área pois aparentemente o desnível entre as avenidas é alto e isso poderia comprometer a viabilidade do projeto.
Conclusão
Como podem ver, a proposta é simples, mas de vital importância para o melhor fluxo da região. Os Campos Elíseos é um dos bairros mais antigos de Ribeirão e raramente recebeu atualizações viárias ao longo dos anos. Este tipo de readequação viária poderia eliminar pontos de congestionamentos atuais e reduzir o tempo de viagem ao eliminar os retornos.
Obrigado pela audiência e nos vemos na próxima publicação.
Atualizado em 25/11/2024
Comentários
Postar um comentário