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Mini rotatórias

Atualização: 16/04/2021

Dica rápida: sempre fique atento aos links presentes na postagem para não perder nenhuma informação importante!

As rotatórias são pequenas praças circulares onde se encontram várias ruas e o transito segue de forma circular. São dispositivos de muita importância no planejamento viário das cidades.

Rotatória em Campo Grande - MS
Fonte: G1.globo.com
Entre as vantagens da rotatória estão:
  • O número de pontos de conflito são muito menores em comparação com um cruzamento, o que reduz bastante o número de acidentes;
  • Ótima alternativa para vias com fluxo de até 800 veículos por hora;
  • Vida útil da rotatória é bastante longa (aproximadamente 20 anos);
  • Custo quase zero de manutenção, em comparação com os semáforos;
  • Redução da velocidade dos veículos, que também reduzem as chances de acidentes.

Dispositivos adequados para uma rotatória
Foto via: Infraestrutura Urbana Pini (fora do ar)

No modelo acima, a rotatória ideal teria faixas para pedestres recuadas, (o que impediria o travamento da rotatória caso um motorista cedesse passagem para um pedestre), alem de ilhas separadoras. Por ser apenas uma faixa, o fluxo de veículos segue devagar, porem uniforme, eliminando a possibilidade da instalação de semáforos. Algumas rotatórias foram adaptadas também para ciclistas.

Mas no Brasil, muitas rotatórias são feitas de forma irregular e com sinalização extremamente deficiente, o que acaba gerando congestionamentos e até acidentes, principalmente para motociclistas, ciclistas e pedestres, este último, a peça mais excluída e esquecida no planejamento das rotatórias.


Situação em Ribeirão Preto

Na década de 80, foram construídas muitas rotatórias em Ribeirão, numa época que o numero de veículos nas ruas era bem menor. Algumas das mais conhecidas são a da Amim Calil, Tonico Said (rotatória da Tomas Alberto), Aristófanes Prudente Corrêa (rotatória do Comercial) e Fiúsa com Independência.

Na ordem: 1º rotatória Amim Calil, 2º rotatória da Tomas Alberto,
3º rotatória do Comercial e 4º rotatória da Fiúsa com Independência
Via Google Maps
Conforme a cidade foi crescendo, consequentemente a frota de veículos também foi aumentando, o que deixou as rotatórias altamente sobrecarregadas. Três grandes exemplos são as antigas rotatórias da avenida Castelo Branco (hoje readequadas com a abertura total da via rápida). Uma delas inclusive se tornou uma das maiores obras viárias do Brasil, o Trevão, principal acesso a rodovia Anhanguera, Cravinhos e Serrana. Mas isso gerou outro problema, com exceção do Trevão, as rotatórias da Castelo já apresentam pontos de congestionamentos nos horários de pico por conta dos veículos que saem do Novo Shopping e bairro Lagoinha.

A forma que a Transerp lida com as rotatórias de Ribeirão é simplesmente lamentável. Algumas chegaram ao absurdo de terem semáforos implantados! Em 2017 a rotatória da avenida Castelo Branco com Presidente Kennedy recebeu os dispositivos numa tentativa de eliminar os congestionamentos nos horários de pico. Três anos depois, os os problemas ainda persistem e agora temos equipamentos que se tornam inúteis fora dos períodos de tráfego pesado.

Conjunto semafórico instalado na rotatória das marginais da
avenida Castelo Branco com Presidente Kennedy.
Via: Jornal da EPTV

O dispositivo mata totalmente a função da rotatória. Como foi dito pela engenheira Magaly Vasconcellos Romão no link já compartilhado do site Infraestrutura Urbana:

"Uma rotatória chega a atender em média de 700 a 800 veículos por hora, suportando até um máximo de 1.200 rodantes. "Mas aí estamos no limite do serviço". A partir disso, o mais indicado é a instalação de semáforos ou então cruzamentos em desnível, com a construção de viadutos."

Repetindo uma frase já dita aqui no blog: Nem tudo no trânsito de Ribeirão se resolve com semáforos.

Rotatória com semáforos da avenida Caramuru com João Fiúsa
Via Google Street View
A única manutenção recebida em algumas rotatórias nos últimos anos em Ribeirão foi a pintura de guias com as cores da bandeira da França, durante sua hospedagem na copa do mundo de 2014.

Ideia utópica de hoje

Não vou sugerir apenas a construção de rotatórias, mas sim um dispositivo de Traffic Calming muito usado em outras cidades: são as mini rotatórias.

Rotatória - locando e simulando

Mini rotatória instalada em um cruzamento na cidade de Campina Grande - PB
Via: O Dia PB
Mini rotatória instalada na cidade de Poços de Caldas - MG
Via: Poços.com

As mini rotatórias são uma "versão reduzida" das rotatórias tradicionais. Podem ser implantadas em ruas com fluxo baixo de veículos, proporcionando segurança para pedestres e motoristas, alem de ajudar na distribuição de trafego entre as vias.

Em Ribeirão Preto a primeira mini-rotatória foi implantada no cruzamento das ruas Chile com Leais Paulista no bairro Jardim Macedo e se manteve por alguns anos. Porem com o aumento constante no fluxo de veículos na região, a Transerp preferiu por fim substituir a intervenção por um novo sistema semafórico e sinalização de solo de MAC (Marcação de Área de Conflito); sinalização esta até antes inédita na cidade.

Mini rotatória no Jardim Irajá, atualmente removida e substituída
por semáforos

Desde então, a cidade conta com 6 (seis) mini rotatórias implantadas, sendo os bairros Planalto Verde e Alto da Boa Vista as regiões que mais possuem estes dispositivos.

Ruas Casemiro Paturalski / Dr. Galdos Angulo
com avenida Teotonio Vilela
Planalto Verde - zona oeste

Rua Maria Aparecida do Amaral com
Genoveva Onófre Barban
Planalto Verde - zona oeste

Ruas Imigrantes Japoneses / Vereador Antônio Nogueira de Oliveira
com avenida Luzitana
Parque Ribeirão - zona oeste

Ruas Dr. Jorge Tibiriçá / Padre Leopoldino Fernandes
com as avenidas Anhanguera e Eduardo Lopes da Silva
Alto da Boa Vista - zona sul

Rua Dr. João Palma Guião com Garibaldi
Alto da Boa Vista - zona sul

Rua Paschoal Bardaro com Luciana Mara Ingácio
Jardim Botânico - zona sul
Via: Prefeitura de Ribeirão Preto

Detalhe para o erro na sinalização R1 - Parada Obrigatória ao invés da adequada R2 - Dê a Preferência. Infelizmente este tipo de erro tem se repetido em grande parte das rotatórias de Ribeirão e apenas em casos de vias feitas pela iniciativa privada (em contrapartida para a construção de novos empreendimentos imobiliários) que a placa Dê a Preferência vem sendo instalada.

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Novamente reforço que Ribeirão Preto precisa de uma estrutura viária adequada com a quantidade de veículos que circulam por ela diariamente. É muito comum encontrar ruas fora da realidade da cidade, enquanto o órgão responsável pelo transito apenas olha e não faz absolutamente nada a respeito.

Comentários

  1. Bacana o post, mas desse eu vou discordar em algumas coisas.

    Em cruzamentos de avenidas eu não sei até que ponto a instalação de semáforos é prejudicial.
    Na Caramuru x Fiúza isso fez uma diferença enorme nos horários de pico, e com a "rotatória" permite-se a conversão entre avenidas sem precisar de semáforos de 3 tempos (ou daqueles cruzamentos sofisticados que tem na Europa e EUA, com faixas exclusivas de conversão) e nem de desvios.

    Aqui em RP ainda tem vias que são inexploradas quanto a alternativas, como por exemplo, o cruzamento Independência x Fiúza, cuja rotatória tem "3 anéis" e a Transerp não reorganiza as coisas ali para o cruzamento ser fluido, o que eles poderiam fazer sem precisar de viadutos ou túneis.

    A mini rotatória cai bem em alguns lugares, mas do que vi na capital, se não for bem feito como você propôs, elas são inócuas e até perigosas, e depende bastante da largura da via, o que é um problemão aqui.
    Sua ideia, no entanto, é uma boa alternativa para cruzamentos que requerem este tipo de sinalização:

    https://www.google.com.br/maps/@-21.185335,-47.803572,3a,75y,137.19h,59.97t/data=!3m6!1e1!3m4!1s9dqyE2JwUQCBB541LbUQ2g!2e0!7i13312!8i6656?hl=pt-BR

    Ou a faixa zebrada, ambas constantemente ignoradas pelos condutores e pouco fiscalizadas pelas autoridades.

    Uma outra coisa que seria ótima aqui na cidade é a canalização de "valetas" em diversos pontos, dando fluidez ao trânsito e permitindo que algumas ruas sejam alternativas muito viáveis, como a Rua Nélio Guimarães à Av. João Fiúza, por exemplo, mas quando sugeri isso pra prefeitura, eles me disseram que as valetas servem pra controlar a velocidade da via..

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  2. Parabéns pelo trabalho.
    Sérgio Barnabé

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo trabalho.
    Sérgio Barnabé

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  4. Olá, Fiquei muito feliz com a leitura desta postagem! Eu fui o engenheiro que projetou uma das rotatórias citadas, a De Cascavel - PR, a foto que ilustra ela tbm é minha!

    Me coloco a disposição para mais esclarecimentos!
    engenharia@grupoaln.eng.br

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  5. Muito bacana. Parabéns pelo conteúdo.

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