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Mão única - rua Porto Seguro (entre Guaporé e São Francisco)

Um bom gestor de trânsito consegue acompanhar as demandas viárias de uma cidade. Cabe a ele fazer readequações e modificações de forma a trazer agilidade e segurança no trânsito. Algumas destas intervenções são relativamente simples e podem transformar para melhor (ou para pior caso os estudos tenham sido equivocados) toda a região onde ela é aplicada. 

No blog é possível acompanhar algumas propostas já publicadas aqui, aqui e aqui. Todas são modificações viárias que poderiam ser implantadas sem maiores esforços.

A região do conhecido Complexo do Ipiranga possui outros pontos que precisam de readequações. Um deles é o da rua Porto Seguro.

Diagramação - Rua Porto Seguro
Via: Google Maps



Esta importante via cruza e margeia vários bairros do entorno como Ipiranga, Vila Albertina, Jardim Presidente Dutra e Jardim Jandaia. Ela tem seu início na marginal da Via Norte e finaliza na avenida Rio Pardo. Grande parte dos lotes lindeiros são compostos por residências, apesar de ter pontos comerciais diversificados em locais específicos.

Entretanto a rua Porto Seguro possui um problema em relação quanto a sua largura. Em alguns pontos esta distancia pode variar entre 7,50 a 11 metros, obrigando em alguns casos que o motorista que estiver em uma das pistas tenha que esperar o veículo no sentido contrário passar. Lembrando que nos trechos abaixo da rua Rio Verde é rota de transporte coletivo (três linhas radiais e uma noturna). Para esta região será apresentada uma proposta para as próximas semanas.

O ponto problemático em questão, e tema da proposta desta semana, é o trecho da rua Porto Seguro entre as ruas Guaporé e São Francisco. A via é bastante estreita, sempre com veículos estacionados em ambos os lados e com um agravante: o trecho entre as ruas Américo Batista e São Francisco é comum a parada de caminhões que realizam carga e descarga no supermercado Mialich. Isso dificulta que dois veículos possam passar paralelamente ao mesmo tempo pela rua.

Diagramação - Rua Porto Seguro e arredores
Via: Google Maps
Outra questão importante são os cruzamentos da Porto Seguro com Américo Batista e mais adiante com a São Francisco. O motorista costuma ter muita dificuldade em visualizar os veículos que sobem pelas ruas preferenciais. No caso da Porto Seguro com São Francisco, o imóvel da esquina foi construído muito próximo à esquina, obrigando o motorista a parar o veículo quase no meio do cruzamento para poder aguardar o momento de travessia.

O cruzamento da Porto com a Américo também apresenta problema semelhante, neste caso para os veículos que vão sentido a Rio Pardo. Alem do motorista precisar avançar alem do cruzamento, as conversões a esquerda trazem um risco maior a todos.

Rua Porto Seguro, sentido Av. Rio Pardo.
Perceba a diferença na largura das vias à esquerda
Via: Google Street View
A pouca visibilidade obriga o motorista a avançar alem
da faixa de pedestres, fator este responsável por vários
acidentes no cruzamento.
Via: Google Street View
Em alguns horários é impossível que dois veículos
possam passar paralelamente.
Via: Google Street View
Cruzamento da Porto Seguro com Américo Batista.
Via: Google Street View
A situação ainda fica mais complexa com o grande fluxo de pedestres entre os cruzamentos, sobretudo no da Porto com São Francisco, já que bem próximo existe a EEPG Francisco Bonfim. Assim nos horários de entrada e saída de alunos, infelizmente é comum motoristas não respeitarem as faixas de segurança e ainda realizarem conversões perigosas em alta velocidade.

Na época um vereador eleito na administração anterior teria proposto um semáforo no cruzamento na Porto com São Francisco, alegando que o dispositivo traria mais segurança para todos. Assim como já afirmei no blog e page no Facebook, nem todos os problemas viários podem ser resolvidos com semáforos. Então qual seria a melhor opção?


Ideia utópica de hoje

A proposta seria transformar o trecho da rua Porto Seguro entre a São Francisco e Guatapará em mão única, sentido avenida Rio Pardo. Segue esquema abaixo:


As principais modificações seriam:

- Veículos na Porto Seguro sentido Rio Pardo: seguem normalmente e são alertados pelas placas A-25 - Mão dupla adiante e R-28 - Duplo sentido de circulação, alem da sinalização de solo correspondente.

- Veículos na Porto Seguro sentido Via Norte: seguem normalmente até o cruzamento com a Guaporé, onde serão alertados pela placa R-3 - Sentido proibido que estão impedidos de seguirem em frente. Podem ser utilizadas placas de Orientação de Destino auxiliando o motorista qual via seguir (neste caso o fluxo de veículos poderia ser direcionado para a rua Tocantins).

As vantagens na alteração:

1- Eliminação das conversões a esquerda em ambos os cruzamentos: essa mudança seria aplicada aos veículos que subissem a rua São Francisco e aos que descem a Américo Batista. Para melhorar a visualização dos motoristas no cruzamento com a Américo, seria proibido o estacionamento nesta esquina através de pintura de solo e sinalização vertical de Proibido Parar e Estacionar, melhorando a visualização dos veículos na via preferencial;

2- Redução nos riscos de acidentes: com a eliminação das conversões a esquerda, o número de pontos de conflito no cruzamento serão reduzidos, consequentemente reduzindo as chances de acidentes envolvendo motoristas e pedestres;

3- Direcionamento para vias mais calmas: o tráfego poderia ser direcionado para vias com trânsito quase que exclusivamente local, como a rua Tocantins por exemplo;

4- Melhor deslocamento do fluxo: com a redução no número de conversões, o transito irá fluir mais facilmente e reduzindo o tempo de espera nos cruzamentos.

Projeção - Visualização do motorista que descesse
a Américo Batista com alterações feitas.

Projeção - Visualização do motorista que seguisse pela Porto Seguro
sentido Via Norte com as alterações feitas.
Sugestões de acessos para as ruas São Francisco e
Américo Batista, com as alterações realizadas.
Por conta do fluxo maior de pedestres, outras medidas poderiam ser aplicadas como a instalação de lombadas ou mesmo lombofaixas nas imediações dos cruzamentos, que forçariam a redução de velocidade na região, alem do reforço de faixas de pedestres e placas alertando para sua presença. 

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São medidas simples que podem amenizar alguns dos problemas que vem acontecendo nos últimos anos. Toda mudança pode sofrer resistência e leva tempo para que todos possam se adaptar. Contudo elas sempre são necessárias para que todos possam conviver em harmonia e segurança.

Obrigado e até a próxima postagem!

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