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Readequação Viária - avenidas Silveira Martins, Costa e Silva e Capitão Salomão

Muitas regiões de Ribeirão Preto precisam de readequações viárias para se adaptarem ao constante aumento no fluxo de veículos diários, alem de trazer agilidade no transporte coletivo e maior segurança para os pedestres.

O foco do projeto desta semana é um dos cruzamentos mais movimentados da região dos Campos Elíseos: trata-se das avenidas Costa e Silva, Silveira Martins e Capitão Salomão.

Região da Costa e Silva, Silveira Martins e Capitão Salomão - outubro/2012

Este é um dos principais acessos para as pessoas que saem da região do Ipiranga, Vila Mariana, Vila Elisa e Campos Elísios e seguem em direção ao Centro (e vice-versa). O volume de veículos só aumentou nos últimos anos (mais carros nas ruas e novos bairros na região norte) deixando o cruzamento cada vez mais problemático.

Quem vem da Dom Pedro I e precisar ir em direção à Treze de Maio terá que entrar na Costa e Silva, seguir 200 metros sentido Centro, fazer o retorno em frente ao Savegnago supermercados e voltar 200 metros para só então poder seguir pela continuação da Capitão Salomão.

Capitão Salomão, sentido bairro-centro

Por algum motivo as avenidas Costa e Silva e Silveira Martins ainda possuem apenas duas faixas de rolamento. Na Costa e Silva (bairro-centro) à partir do posto de gasolina, a concentração de carros fica intensa e confusa por causa da faixa da direita, maior que o normal. Com isso os motoristas acabam gerando uma "terceira faixa" para poderem converter a Capitão Salomão (sentido Dom Pedro I).

O mesmo se repete no trecho que segue até a rotatória Amin Calil.

Faixa mais larga à direita na Costa e Silva

Faixa mais larga à direita na Costa e Silva

Já para quem vem do Centro e segue pela Silveira Martins, o problema é o mesmo: duas faixas de rolamento (sendo a direita mais larga) e vagas para estacionamento à partir do posto de gasolina ao lado do Savegnago do lado direito e dos dois lados ao chegar na Capitão.

Algumas destas vagas são ocupadas por funcionários que trabalham nas lojas frente a avenida e as vezes são utilizadas como "vitrine", com veículos postos a venda parados durante o dia todo.

A faixa à direita mal comporta dez carros ao longo da via.

Como o retorno para quem for subir a Capitão sentido à Dom Pedro I é muito pequeno, é normal se acumularem carros na Silveira Martins. Vale lembrar que muitos ônibus também viram neste retorno. Alem disso, os pedestres ficam completamente acuados e inseguros para realizarem a travessia, mesmo tendo uma faixa de segurança nesta esquina.

Retorno usado para os motoristas que queiram seguir ruma a Dom Pedro

Resumindo, o cruzamento não acompanhou o desenvolvimento da cidade com cada vez mais carros, motos e bicicletas passando por esta região e nenhuma melhoria foi realizada. Até mesmo o asfalto está danificado e à anos não recebe um recapeamento de qualidade.


Ideia utópica de hoje

Atualização 30/10/2024: em outubro de 2022 foi finalizado parte do corredor estrutural de transporte coletivo, trecho Leste/Oeste 1, e com isso a região citada na proposta passou por readequações como a abertura da segunda pista sentido Dom Pedro.

Região da Costa e Silva, Silveira Martins e Capitão Salomão - março/2024

Região da Costa e Silva nos dias atuais - Renato Rezende Drones

Projeto executivo divulgado na época de parte do corredor Leste/Oeste 1.

Fazendo uma breve observação na região, apresentamos esta proposta que visa melhorar o fluxo de veículos pelas avenidas. As principais modificações são:
  • Fim do estacionamento à direita na Silveira Martins até a Capitão Salomão. A partir dela, as vagas da esquerda que deverão ser removidas, possibilitando assim a abertura da 3ª faixa.
  • Fim do estacionamento à direita na Costa e Silva a partir da rua Goias, possibilitando também a abertura da 3ª faixa.
  • Recapeamento completo da Silveira Martins, Capitão Salomão e Costa e Silva.
  • Implantação de sinalização de sono atualizada (faixas de segurança, linhas de bordo, marcação de área de conflito e setas direcionais)
  • Criação do cruzamento no atual retorno Silveira Martins/Capitão Salomão, com a implantação de semáforos de três tempos, todos com temporizadores.
  • 3ª faixa à esquerda da Silveira Martins e Costa e Silva seriam de conversão obrigatória à direita, deixando as faixas 1 e 2 livres.
  • Encontro da Capitão Salomão com Costa e Silva passaria a ter semáforo para quem seguir rumo à 13 de Maio e conversão livre para quem seguir rumo ao Centro.
  • Implementação de novas placas de orientação de destino (bairros, avenidas, região e locais de interesse).
  • Criação de terceira faixa da Capitão Salomão por aproximadamente 60 metros.
Todas as alterações seguem em imagens abaixo.

Cruzamento modificado

Silveira Martins passaria a ter três faixas

Costa e Silva também passaria a ter três faixas

Visão do novo cruzamento

Visão do novo cruzamento

O retorno de acesso a Capitão (sentido Dom Pedro I) seria ampliado a partir da rua Padre Euclídes, ganhando duas faixas. Esta medida evitaria a concentração de carros aguardando a conversão e liberando a Silveira Martins.

Quem desce a Dom Pedro I seguiria reto pelo novo acesso sentido Treze de Maio ou ao Aeroporto. O antigo acesso teria a calçada ampliada e os cruzamentos teriam a pintura de faixas de marcação de conflito.

Semáforo de três tempos

O sistema semafórico seria modificado para que nenhuma via ficasse prejudicada com o novo acesso. Segue um breve esquema exemplificando:

1º Tempo: Verde para quem está na Silveira Martins e retorno rumo a Dom Pedro I.
Fechado para quem vem da Costa e Silva e Dom Pedro I
(Conversão a direita sempre estaria liberada)

2º Tempo: Continua verde para quem está na Silveira Martins e Costa e Silva.
 Fechado para o retorno e Capitão Salomão

3º Tempo: Verde para quem vem da Capitão Salomão.
Fechado na Silveira Martins e retorno.
Verde apenas para conversão de quem vem da Costa e Silva
para a Capitão Salomão.
Observações:
  • Pode ser implantado um tempo exclusivo para pedestres, de acordo com o fluxo do tráfego.
  • Os quatro novos semáforos do cruzamento não fechariam/abririam ao mesmo tempo, mas sim na ordem de "primeiro um, depois o outro", para evitar acumulo de veículos no cruzamento.
  • Placas devem ser colocadas para evitar conversões proibidas no cruzamento.
  • Orientação dos agentes de trânsito e campanhas informativas serão essenciais para a divulgação das alterações viárias.
  • Pode parecer que o cruzamento tenha semáforos exagerados, mas vale lembrar que existem muitos cruzamentos menores em Ribeirão que possuem semáforos, mesmo sem necessidade. E acredite, até mesmo algumas rotatórias possuem o aparelho!
Placas de destino

As placas seriam atualizadas indicando bairros, regiões e avenidas conforme estudo de origem-destino. As mesmas seriam confeccionadas da mesma forma que as presentes em rodovias, com material mais resistente e profissional. Desta vez não colocarei legenda para que vocês possam entender que locais elas ficariam posicionadas.










Conclusão

Apesar da região já ter passado por uma readequação recente por conta das obras dos corredores estruturais, a ideia de abrir o cruzamento da Capitão Salomão com as avenidas Costa e Silva / Silveira Martins poderia ter ajudado milhares de condutores que passavam pelo local. Esperamos que outros passem por este tipo de intervenção.

Obrigado pela audiência e nos vemos na próxima publicação.

Comentários

  1. Ótima proposta, acredito eu que iria melhorar o fluxo nessa parte por um tempo. Só faltou colocar mais veículos para simular as vias em horário de pico rsrs.

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  2. Muito boa a ideia, só uma sugestão ali na entrada que sai da costa e silva e vai sentido Dom pedro, teria que começar a faixa antes porque forma fila ali todo dia.

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