Pular para o conteúdo principal

Modernização dos abrigos nos pontos de ônibus

Os abrigos nos pontos de ônibus são peças do mobiliário urbano que muitas vezes passam despercebidos no dia a dia, entretanto aqueles que dependem do transporte coletivo diariamente, sabem bem a diferença entre aguardarem em um local coberto e confortável e de ficarem em pé debaixo do sol.

A composição dos materiais e layout de um abrigo podem variar: uns possuem apenas o poste indicando a parada, outros possuem um quadro com as linhas correspondentes, alguns tem o abrigo coberto, com ou sem bancos. Enfim, os pontos de ônibus precisam ter o minimo de conforto e praticidade, afinal, eles foram construídos com o dinheiro da sua passagem de ônibus (ou via subsídio da prefeitura).


Novo padrão dos pontos de ônibus de São Paulo - Via: Mobilize

Ponto de ônibus de Guaíra - Via: guairanews.com

Ponto de ônibus em Dourados-MS - Via: Dourados Agora

Isso nos leva a seguinte dúvida: será que os responsáveis que projetam estas estruturas realmente sabem o que o usuário precisa? O que vemos muitas vezes são abrigos que não protegem as pessoas do sol ou da chuva, não possuem bancos ou informações sobre as linhas que por ali passam ou até mesmo um espaço reservado para usuários de cadeiras de rodas. Muitas vezes aqueles que projetam os pontos pensam em algo moderno e chamativo mas se esquecem de deixa-los funcionais e seguros ao usuário.

Em 2010 o Jornal da Tarde publicou o que seria o "Ponto de ônibus ideal", e acredito que muitos passageiros concordariam com o projeto. O problema seriam as prefeituras e empresas de ônibus, que veem algo assim como um "mero gasto" ao invés de investimento.

Ponto de ônibus ideal - Via: Arquitetura Sustentável

Pontos de ônibus em Ribeirão Preto

Atualmente os abrigos nos pontos de Ribeirão são de metal, com uma cobertura para proteger os usuários do sol forte e chuvas (mesmo modelo adotado na capital paulista na década passada). Ainda é possível encontrarmos coberturas feitas de concreto pré moldado e telhas de amianto (construídas na época de circulação dos trólebus nas décadas de 80 e 90) que, apesar de serem mais antigas, proporcionam um bom conforto térmico para quem está a espera o ônibus.

Mas nem toda a cidade é assim; alguns pontos contam apenas com um poste de madeira sinalizando sua função e em casos de maior descaso, uma mera placa de Proibido Estacionar, acompanhada dos dizeres "Parada de Ônibus". Sem contar os abrigos instalados nas plataformas em frente ao terminal rodoviário, que simplesmente não oferecem nenhuma proteção ao usuário.

Estruturas atuais e antiga placa informativa - Via: G1.globo.com

Poste de madeira azul indicando ponto de parada - Via: G1.globo.com

Abrigos que ficavam em frente ao terminal rodoviário - Via: Google Street View

Com o edital do transporte vencido em 2012, as empresas permissionária se comprometeram (está em contrato) a colocação de 500 abrigos nos pontos de parada, processo que vem sendo feito de forma lenta, pois nos bairros mais afastados, o usuário ainda continua esperando ônibus em pé debaixo do sol. O contrato ainda exige a colocação de placas informativas nos pontos, processo que só começou em julho de 2014. As placas informam as linhas, mapa resumido, telefone da Ritmo (nome da rede adotada em Ribeirão na época, atual Ribeirão Mobilidade) e... apenas isso.

As informações ficam espalhadas pela placa sem nenhum layout, não possui horários, suas letras são pequenas e sua estrutura tubular foi adaptada de um antigo suporte para lixeiras usado na cidade a alguns anos. As chapas são presas com pequenos rebites, muito frágeis, o que explica a grande quantidade de placas vandalizadas e furtadas. Uma delas chegou até a ser colocada a venda no site Mercado Livre.

Placas informativas - Via: RP Mobi / Prefeitura de Ribeirão Preto

Painel caído e encostado em um ponto de ônibus na rua Américo Brasiliense - Via: Arquivo pessoal de época

Nota RT: Não achamos justo o usuário do transporte coletivo pagar cinco reais na tarifa e não ter direito nem ao menos a uma estrutura decente para aguardar o ônibus. Mas o que me motivou criar esta proposta, foi uma declaração dada na época pelo analista de transporte da RP Mobi, Reynaldo Lapate, durante o lançamento de um guia de bolso das linhas do transporte coletivo urbano em 2015:

“Não é possível afixarmos os horários em todos os pontos porque, além da falta de espaço – há locais onde passam 16 linhas –, existe vandalismo nas placas. Nos terminais do RibeirãoShopping e da Jerônimo os horários estão disponíveis”


Projetaram uma estrutura limitada que não pode nem sequer ser atualizada. Pois na publicação de hoje vamos apresentar a proposta de um ponto de ônibus que pode sim, ser implantado em Ribeirão Preto.

Atualização 5/10/2024: Muitos pontos ainda estão sem abrigos para pedestres, principalmente em locais cuja demanda por ônibus é menor. No entanto todos os que fazem parte dos corredores estruturais de transporte receberam um novo modelo de abrigo metálico com paredes de vidro, espaço para cadeirantes e com opção de serem expandidos.

Alem disso os totens começaram a receber um QRCode onde o usuário pode consultar em tempo real as linhas que passam por aquele ponto.




Ideia utópica de hoje

A proposta usa um pouco das estruturas já existentes e com novos elementos que tornariam o ponto mais funcional e seguro.





Seguem as especificações:
  1. Cobertura em policarbonato, material extremamente resistente, moldável e protege contra os raios UV, nocivos para a saúde;
  2. Laterais protegidas também em policarbonato, garantindo proteção contra ventos e chuvas;
  3. Painel de fundo com informações sobre as linhas, numero do ponto, horários, mapa e espaço publicitário;
  4. Espaço reservado para cadeirantes;
  5. Piso tátil na área destinada ao abrigo;
  6. Placas fotovoltaicas (serão explicadas a seguir;
  7. Placas informativas com horários e numero do ponto;
  8. Lixeira.
Os abrigos teriam 4,5 m de largura (50 cm maior que os atuais), 2 m de profundidade e aproximadamente 3 metros de altura. Produzidos em metal e policarbonato, um material mais resistente diminuindo os riscos de vandalismo ao abrigo e dando visibilidade para os passageiros que aguardam o ônibus. Alem de ter um assento a mais para os passageiros, a estrutura passaria a ter espaço para a acomodação de cadeira de rodas, que, junto ao material de policarbonato, dão uma segurança extra e maior conforto ao usuário.

Novas placas informativas


As novas placas contariam com o numero do ponto, endereço correspondente, nome do sistema atual, telefone, site, e nomes das linhas, separadas por tipo de modal (estrutural, convencional ou alimentadora), tipos de linha (radial, circular, perimetral e diametral) e categoria de linhas (regular, expressa, especial, eventual e noturna), todas por ordem da numeração. A lateral da estrutura teria a cor de acordo com a região da cidade, já apresentada na proposta de Novas Placas de Rua. Informações em braile seriam colocadas na superfície da placa.

Espaço para maiores informações


Atualmente alguns pontos de Ribeirão possuem esta área destinada para publicidade, assunto que até chegou a ser questionado pelo ministério público. Na minha proposta, os espaço para publicidade existira, mas em menor proporção. A maior parte do espaço seria para informar as linhas, mapa de itinerário resumido e horários referentes à este ponto (entende agora senhor Lapate, como é possível inserir horários?).

Alias, caso os pontos que tenham maior quantidade de linhas, poderiam adotar painéis eletrônicos simples, que exibem o numero da linha, nome e quanto tempo falta para o ônibus passar. Não precisa ser um monitor de LCD como os que foram usados no recém inaugurado Terminal Urbano da Jerônimo Gonçalves. Modelos como estes utilizados nos terminais de Curitiba já cumprem seu papel.

Painéis eletrônicos em terminal de Curitiba - Via: urbs.curitiba.pr.gov.br

Saiba mais: Painéis nos terminais informam previsão da próxima saída de ônibus

Exemplo de painel informativo

Modelo simples poderia ser implantado nos abrigos com maior fluxo de linhas
Painéis solares

Como explicamos na postagem sobre as Travessias Iluminadas para Pedestres, a ideia dos painéis é  a instalação de placas fotovoltaicas seriam sobre os abrigos, tornando-os autônomos de energia. Abrigos iluminados aumentam a sensação de segurança ao usuário, geram economia de energia para a prefeitura e são ecologicamente corretos. Esta energia gerada pode vir também a iluminar as placas informativas que ficam junto ao abrigo.

Proposta de painéis solares
Ampliação da calçada

Muitas vezes os ônibus acabam parando no meio da via por conta do pouco espaço para embarque e desembarque. Os motivos podem ser desde carros estacionados de forma irregular, até mesmo por preguiça do motorista de ônibus de realizar a parada para embarque junto ao meio fio. Parar longe da calçada pode ser perigoso para os pedestres, com risco de queda e até mesmo de algum veículo passar entre o coletivo e o meio fio.

Pouco espaço para embarque e desembarque obriga passageiros a andar no meio da rua.

Esta ideia pode ser usada em ruas estreitas, com estacionamento ou mesmo em calçadas cujo o recuo da edificação seja muito pequeno. Trata-se da ampliação da calçada sentido a via. Alem de servir como um dispositivo de Traffic Calming, deixa o embarque e desembarque mais ágil e seguro, alem de acabar de vez com os problemas de veículos estacionados em frente ao ponto.

Extensão da calçada daria mais área para os usuários
aguardarem o ônibus

Conclusão

Boa parte destas iniciativas não são implantadas por problemas técnicos, falta de recursos ou falta de conhecimento, mas sim por conta de um mal muito presente em diversos setores, chamado falta de vontade. Enquanto isso existir, todas as boas ideias serão engavetadas e a população continuará sofrendo nas mãos de pessoas despreparadas e sem vontade de trabalhar. Mobiliário urbano de qualidade valoriza a cidade e traz uma melhora da autoestima de todos, pois acabam se sentido participativos dentro da cidade.

Gostou? Então ajude a divulgar esta ideia! Compartilhe em suas redes sociais mais ativas. Converse com seus vizinhos e cobre de nossos vereadores, nossa prefeitura e principalmente, cobrem do consorcio Pró-urbano.

Obrigado pela audiência e nos vemos na próxima publicação

Links para referência

Ultima atualização: 5/10/2024 

Comentários

  1. Muito bom !

    Mas eu acho que o ponto tem que ser ao contrário do que você propôs, com recuo da guia, justamente pro motorista ter onde enfiar o carro, pros automóveis se tocarem que não devem parar ali e o ônibus atrapalhar menos o trânsito.

    O seu conceito do ponto ficou sensacional !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vias marginais paralelas à Via Norte

Atualização: 31/01/2017 Dica sugerida por André Targa (via fórum Skyscrapercity) ------------------------------------- Dica rápida: Alguns links que levam a sites de prefeituras podem estar fora do ar por conta da Legislação Eleitoral . Mas caso encontre outros links que estejam quebrados, por favor comunique pelo e-mail ribeiraotopia@gmail.com Planejamento é algo muito importante no desenvolvimento e crescimento de uma cidade. Através de instrumentos como o Plano Diretor do Município , o chefe do executivo e profissionais ligados a infraestrutura poderão traçar como a cidade será nos próximos anos. O planejamento viário é uma destas importantes peças. Com ele serão definidas as principais vias de acesso, avenidas comerciais e industriais, estrutura para transporte público, espaço para pedestres e ciclistas, dentre outros pontos. Segundo o Código de Transito Brasileiro, as vias urbanas se subdividem em quatro principais tipos: Via de trânsito rápido : são aquelas que nã

Novo Terminal Rodoviário de Ribeirão Preto - Antiga Cianê

Atualização: 27/02/2021 Em algum momento da vida, qualquer pessoa pode sentir necessidade de se deslocar até alguma cidade vizinha, seja para trabalho, para estudos, para turismo ou qualquer outro motivo. Mesmo que a pessoa não possua um veículo próprio, ela tem a disposição diversos modais para realizar este deslocamento. Entre os existentes temos o modal ferroviário (trens), aeroviário (aviões), hidroviário (navios e balças) e o rodoviário (ônibus). No Brasil o transporte rodoviário é o mais utilizado, seja para o transporte de cargas, quanto para passageiros. E quando um indivíduo precisa ir de uma cidade a outra, uma das opções com melhor custo benefício disponível são por meio de ônibus rodoviários. Ônibus rodoviário com destino a Juiz de Fora - RJ Foto via: Notícias Fora do Ar Como todo modal, era necessário um local onde estes veículos pudessem parar para pegar seus passageiros com agilidade e segurança. Na década de 50, foi implantada uma forte "cultura ro

Travessia elevada para pedestres (lombofaixa)

As faixas de pedestres são áreas demarcadas nas vias públicas, geralmente com listras brancas pintadas no asfalto, que indicam o local onde os pedestres têm prioridade para atravessar a rua. Elas são um elemento essencial de segurança no trânsito, fazendo parte do sistema de sinalização viária. Entre as principais funções das faixas de pedestres podemos citar: Segurança : As faixas indicam um local seguro para a travessia de pedestres, reduzindo o risco de acidentes ao alertar motoristas para diminuírem a velocidade ou pararem. Prioridade : Elas garantem que os pedestres tenham prioridade sobre os veículos, especialmente em áreas sem semáforos, onde a responsabilidade de parar e permitir a travessia é dos motoristas Organização do trânsito : As faixas ajudam a organizar o fluxo tanto de pedestres quanto de veículos, evitando conflitos e reduzindo a desordem no tráfego urbano. Acessibilidade : Faixas de pedestres muitas vezes vêm acompanhadas de outros recursos, como rampas e sinais so