Confesso que a início tive resistência ao tocar neste assunto. O foco do blog são ideias e propostas que podem ser aplicadas em Ribeirão Preto e a última coisa que o internauta quer ler são promessas de políticos folclóricos. Mas fique tranquilo, na postagem de hoje será apresentado algo bem mais amplo e prático.
Entramos de fato no período de campanha eleitoral, mais precisamente este ano teremos que escolher o futuro prefeito e vereadores que assumirão o pleito de janeiro de 2017 até dezembro de 2020. Todos tem total liberdade para não se envolverem no assunto, mas é necessário que pelo menos o básico, o eleitor precisa ter conhecimento. Por exemplo, todo candidato deve apresentar um plano de governo: um documento onde estarão todos os compromissos do prefeito para com a cidade e o eleitor precisa ter conhecimento da existência deste documento.
Cidade de Ribeirão Preto - SP Foto via: Wikipédia |
Estou lendo alguns já disponibilizados online, e particularmente falando, poucos apresentaram propostas empolgantes e realistas. Todos os planos de governos dos candidatos estão no link abaixo:
Os candidatos que estarão concorrendo as eleições deste ano são:
Alexandre Sousa (PTdoB)
Doutor Hermenegildo (PSOL)
Duarte Nogueira (PSDB/PPS)
Edmur Manfrin (PV)
Fábio Zan (REDE/PPL)
Gandini (PSB)
Ricardo Silva (PDT/PMDB)
Rodrigo Camargo (PTB)
Wagner Rodrigues (PCdoB/PT)
Alguns são conhecidos de eleições passadas e outros são novatos na política. E com a minirreforma eleitoral aprovada em 2015, as regras para as eleições de 2016 sofreram algumas mudanças, como o período da campanha eleitoral (de 90 para 45 dias) e o tempo da propaganda na TV e rádio (de 30 para 10 minutos). Ou seja, o tempo que o candidato terá para expor suas ideias será bastante reduzido. Apesar de parecer convidativo tal medida, o eleitor indeciso pode ter problemas para escolher o melhor candidato. Alem disso, os exaustivos efeitos visuais nas propagandas, os carros de som nas ruas e jingles dos candidatos acabam mais irritando do que ajudando o eleitor a decidir.
E é nesta hora que a internet se torna uma grande aliada.
Candidatos podem criar sites, blogs ou páginas no Facebook para divulgarem suas propostas. O poder de alcance não será o mesmo da propaganda na TV, mas na internet tais ideias podem ser lidas e discutidas independente do tempo disposto durante toda a campanha.
Por exemplo, a Revide em sua página no Facebook disponibilizou as entrevistas de todos os candidatos a prefeitura de Ribeirão de 2016 realizadas na mesma rede social e o jornal A Cidade promoverá um debate online para quem quiser acompanhar os candidatos, e que provavelmente estará disposto para que possa ser assistido posteriormente. Tal como um consumidor escolhe um determinado modelo de carro para trabalhar ou pesquisa um imóvel para morar, o eleitor também deve realizar este pequeno trabalho de pesquisa, para que no dia da votação não escolha o candidato através de algum santinho ou folheto jogado na calçada (fato que se mostra mais comum do que se imagina).
Com base nestes fatos, elaborei o projeto Pergunte ao Prefeito.
Como funcionará?
Será montado um questionário com 10 perguntas e este será enviado online para os nove candidatos a prefeito de Ribeirão Preto. Quem segue o blog ou página no Facebook poderá sugerir perguntas na postagem fixada na rede social do dia 30/08 até 06/09. Encerrado o prazo, enviarei as perguntas aos candidatos e fixarei um prazo de 15 dias para as devidas respostas sejam enviadas.
Os critérios
O seguidor da page e/ou blog poderá fazer até 1 (uma) pergunta para o questionário. Esta pergunta deverá ser feita de forma que TODOS os candidatos possam responde-la. Perguntas específicas para um candidato em específico não serão enviadas. Você pode enviar pelo própria postagem no Facebook, ou no inbox da página Ribeirãotopia. Os questionários terão uma breve introdução sobre o blog e logo abaixo as perguntas. Para título de privacidade, não estarei acrescentando os nomes junto as perguntas (a não ser que o internauta assim preferir). Não preciso lembrar que ofensas e xingamento simplesmente não serão enviadas aos candidatos.
Os resultados
Passados os 15 dias, as respostas serão postadas no blog e página oficial, para que os demais internautas possam avalia-las e assim ajuda-lo no processo de decisão.
------------------------------------------
Talvez a proposta não tenha agradado a todos desta vez, visto que muitos torcem o nariz para quando o assunto é política. Estamos passando por um processo complicado na política brasileira, que sai desde as administrações municipais e se estende até a presidência da república, e ignorar todos estes fatos não é a melhor solução. Muitas das ideias apresentadas no blog poderia ser aplicadas com bastante facilidade, mas se o fator "vontade política" conspirar contra, por melhor que seja a ideia, ela jamais irá sair do papel. Nada agrada mais um político corrupto do que um eleitor desinformado.
Também não acredito que o assunto seja debatido como um partida de futebol, onde discutimos e até brigamos para saber qual time é melhor. Todos estes problemas precisam ser debatidos com responsabilidade, propostas sérias e realmente viáveis e principalmente, para que não venhamos a cometer os mesmos erros no futuro.
Como o blog não possui um alcance muito grande, alguns candidatos podem até mesmo ignorar o questionário. Por isso ajudem a divulgar a proposta! Tem uma pergunta para os candidatos? Esta é a hora de faze-la! Mesmo que as respostas não sejam aquilo que quisermos ouvir, pelo menos sairemos com o sentido de que pelo menos, fizemos a nossa parte.
Reafirmando: o blog não faz e não está fazendo campanha para nenhum candidato a prefeito ou vereador de Ribeirão Preto. Todas as informações postadas são para título de pesquisa e ajudar o eleitor na escolha do candidato adequado.
Até a próxima postagem!
Links para pesquisa
Comentários
Postar um comentário