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Revitalização de Semáforos

Atualizada em 03/03/2024

Dica rápida: envie sua sugestão de proposta para o e-mail do blog: ribeiraotopia@gmail.com

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Em maio de 2015 publicamos uma postagem ilustrando os benefícios dos semáforos com temporizador e porque Ribeirão Preto deveria instala-los. Passados exatamente um ano, a única benfeitoria que os semáforos da cidade receberam foi a troca de 100% das lampadas tradicionais dos equipamentos pelas lâmpadas LED, que possuem melhor visibilidade e menor gasto de energia e manutenção.


Apesar de ser uma boa notícia, a situação dos semáforos em Ribeirão ainda está longe de ser a ideal. Frequentemente é possível ver condutores desrespeitando-os em qualquer horário do dia, seja em ruas mais calmas ou mesmo em cruzamentos com extremo fluxo de veículos. Em suma, não é dificil flagrar tais infrações ao longo do dia. O resultado destas imprudências todos já conhecem: acidentes de trânsito constantes e alguns com vítimas fatais.

No momento que escrevo esta postagem, a aproximadamente uma semana atras, um motoqueiro morreu ao ultrapassar um sinal vermelho, no cruzamento das ruas Rio Maroni com Porto Seguro no Ipiranga. Outro acidente igualmente trágico aconteceu em outubro de 2015, no cruzamento da Avenida Jerônimo Gonçalves com rua Guatapará. onde um mototaxista não respeitou o sinal vermelho e veio a colidir com um ônibus de fretamento. A passageira que o acompanhava morreu no local.

Alem das imprudências cometidas por motoristas e motoqueiros, com frequencia regular muitos destes semáforos apresentam defeitos e assim ficando totalmente desligados, prejudicando o trânsito e aumentando o risco de acidentes. Isso quando alguns apresentam problemas no mínimo bizarros, como este semáforo no cruzamento das avenidas Presidente Vargas com João Fiúsa, que ficou com as luzes verde e vermelhas acessas ao mesmo tempo.

Outro ponto que merece infeliz destaque são os semáforos dessincronizados. Em cruzamentos com dispositivos imediatamente próximos, está sendo bastante comum que os tempos de abertura e fechamento estejam fora de sincronia. Tal falha pode resultar em acidentes graves por conta de veículos que acabam fechando as vias adjacentes ou por motoristas pegos de surpresa com um semáforo que deveria ficar verde, mas que na verdade continua vermelho, sem falar na lentidão causada que prejudica o fluxo da via. 

Semáforo desligado no cruzamento da Francisco Junqueira
com Cerqueira Cesar em Ribeirão
Foto via: Vai e Vem da Vida
Semáforo com defeito em cruzamento de Ribeirão Preto
Foto via: G1.globo.com
Outro problema crônico são os constantes furtos de fios, deixando os equipamentos totalmente inoperantes em plena luz do dia. Um destes furtos aconteceu no cruzamento da alameda Botafogo com avenida do Café, um dos locais com maior fluxo de veículos da cidade. Os maiores culpados por estes furtos são usuários de drogas, que retiram o cobre presente nos cabos e os vendem em ferros velhos.

Cruzamento das ruas Martinico Prado
com Paraíso na Vila Tibério
Foto via: G1.globo.com
Resumindo, os principais problemas apontados são:
  • Desrespeito por parte dos motoristas;
  • Falta de energia;
  • Falta de manutenção;
  • Furtos constantes;
  • Falta de sincronismo entre os dispositivos.

Custos de manutenção e licitações

A RP Mobi (antiga Transerp) é o órgão responsável pela gestão do trânsito de Ribeirão Preto, apesar de nunca ter prestado contas sobre seus gastos mensais e de como é investido o dinheiro arrecadado pelas multas aplicadas na cidade. Em uma reportagem da revista Revide, o órgão alega ter gastado aproximadamente cerca de R$ 1,100 milhão apenas com o reparo de semáforos. Isso levando em conta apenas o primeiro trimestre de 2016. Segundo a Transerp, cada semáforo tem um custo estimado de R$ 37.000,00, um valor no mínimo bastante alto. Outro fato que chama a atenção é a abertura de licitação para a compra de 16 novos semáforos realizada pela prefeitura e não pela RP Mobi.


Nota RT: Isso faz com que a existência da RP Mobi seja bastante questionada perante sua função inicial. Quando utiliza os semáforos como única alternativa de curto prazo para tentar resolver os problemas de trânsito local, mostra total desconhecimento sobre as demandas em relação a melhorias no sistema viário. Alternativas como transformar a Transerp em uma secretaria de trânsito ou a criação da CET Ribeirãopretana poderiam minimizar os problemas de gestão da autarquia.

Outro lado que também merece ser repreendido são os motoristas, motoqueiros, ciclistas e pedestres de Ribeirão Preto. Muitos se aproveitam da falta de fiscalização e impunidade e insistem em desrespeitar o sinal vermelho. Semáforo não é mais garantia de transito seguro em Ribeirão Preto. Não estamos contando os casos e situações onde a pessoa os desrespeita na madrugada, alegando risco de assalto. Estamos focando nas infrações cometidas durante o dia, muitas vezes em horário de pico e em avenidas com grande fluxo de veículos. Continuem com este ato suicida e assim garantirão destaque nos principais jornais e telejornais, mais precisamente na seção acidentes de trânsito.

Desrespeito ao sinal vermelho no
Centro de Ribeirão Preto
Foto via: G1.globo.com
Lembrando que não existem apenas os semáforos como dispositivos de controle de tráfego disponível. Equipamentos como as mini-rotatórias, como já foram citadas na proposta de julho/2015 ajudariam a reduzir os riscos de acidentes e custos de manutenção da RP Mobi.

Enfim, a sinalização semafórica de Ribeirão precisa urgente de uma revitalização. E esta é a proposta de hoje.

Ideia utópica de hoje

Desta forma, seguem algumas mudanças que podem ser realizadas pra deixar o sistema de semáforos ribeirãopretano mais eficiente e que tragam benefícios e vantagens para o deslocamento diário de veículos e pedestres:
  1. Temporizadores;
  2. DNA Semafórico;
  3. Radares;
  4. Caixas de passagem reforçadas; 
  5. Sistema Onda Verde;
  6. Amarelo intermitente;
  7. Avisos sonoros;
  8. Tempo para pedestres;
  9. Adaptação para daltônicos.
1- Temporizadores

Proposta já apresentada em maio de 2015 aqui no blog. Em resumo, trata-se de contadores que indicam ao motorista quanto tempo falta para o semáforo libere o tráfego. Podem ser tanto em numerais quanto em pequenos sinais luminosos.

Semáforo com temporizador em Juiz de Fora - MG
Foto via: G1
2- DNA Semafórico

Este projeto foi lançado na capital paulista em 2012 e prevê a troca de toda a fiação antiga, instalação de nobreaks, criação de uma central de manutenção semafórica entre outros benefícios. Com isso, previne-se que semáforos fiquem desligados em casos de falta de energia e sejam detectados os que apresentarem defeitos, evitando em alguns casos o deslocamento de equipes até o local para realizar a manutenção. Alias este projeto foi usado de base para a criação deste proposta no blog.

Abaixo uma reportagem do Olhar Digital falando sobre a revitalização dos semáforos de São Paulo:



Nota RT: atualmente uma evolução do sistema de DNA Semafórico seriam os semáforos inteligentes, que permitiriam um melhor controle sobre os equipamentos baseados em sensores e câmeras nas principais avenidas.

3- Radares 

A mais polêmica de todas. Sinto informar que na atual situação do trânsito de Ribeirão, esta medida radical precisa ser adotada. O funcionamento é parecido com o de um radar convencional: são instalados dois fios com uma distancia média de 5 metros de distância. Baseado na velocidade que o veículo percorre entre um fio e outro, o sistema detecta que ouve ou não a infração. Cruzamentos com grande fluxo de veículos e os que apresentam grande numero de infrações teriam prioridade na instalação do dispositivo.

E para aqueles que alegarem o fator risco de assaltos, estes radares funcionariam das 6:00 até as 22:00.

Radares próprios para captar avanço de sinal vermelho
Via Jornal Cruzeiro do Sul


Saiba mais: Radares - Onde estão e como funcionam?


4- Caixas de passagem reforçadas

As caixas de passagem são recipientes metálicos onde são instalados todos os fios responsáveis pelo funcionamento do semáforo. Esta ideia visa diminuir a ocorrência de furtos da fiação dos equipamentos. Outra medida que previne tal crime seja a fiscalização de depósitos de sucata que compram este tipo de material. Depois do último surto de roubo a fios ocorrido em outubro de 2015, a policia civil tem intensificado a fiscalização em depósitos de sucatas que possam estar comprando estes fios de cobre.

Caixa de fiação para semáforos
Via: CBN Diário

5- Sistema Onda Verde

Ideia citada na proposta de Readequação e Continuação de Avenidas. A principal vantagem deste sistema é a melhor fluides do tráfego, evitando os constantes "anda e para" dos veículos. Uma vez programados para a velocidade específica da via, um motorista que a segue consegue pegar um grande número de sinais abertos.

Semáforo com sistema Onda Verde em Santarém - Pa
Foto via: TV Tapajós
6- Amarelo intermitente

Normalmente os motoristas reduzem a velocidade ao cruzarem por semáforos com a luz amarela intermitente, resultado de um problema de manutenção. Mas a medida de manter alguns semáforos neste estado tem sido implantadas inclusive na capital paulista durante a madrugada. A ideia é que o motorista se aproxime com atenção do cruzamento, evitando parar no mesmo, prevenindo acidentes ou assaltos. Em Ribeirão o projeto chegou a ser indicado para votação, mas até hoje nada foi de fato implantado.

Semáforo com amarelo intermitente.
Via: Autoentusiastas

7- Avisos sonoros

São semáforos que emitem sinais sonoros voltados para deficientes visuais. O semáforo funciona da seguinte forma: um som intermitente, enquanto o verde para o pedestre estiver aceso e outro intermitente mais rápido, quando o vermelho piscante para o pedestre for ativado e indica que o tempo de pedestre está acabando. A medida não apenas traz mais segurança ao pedestre como é uma forma de integração social.

Outro dispositivo criado para acrescentar mais autonomia ao pedestre deficiente visual e idosos foi criado em Curitiba. O usuário aproxima um cartão junto ao sensor presente no semáforo, liberando sua passagem dentro de poucos segundos.

Sistema permite a travessia de idosos e
deficientes visuais mediante um cartão especial
Foto via: UOL Notícias Cotidiano

8- Tempo para pedestres

Em muitos cruzamentos o fluxo de veículos é tão intenso que os pedestres não conseguem realizar a travessia, visto que poucos motoristas acabam respeitam sua travessia. Por isso a instalação de semáforos de tempo único para os pedestres se faz necessária. Com isso o dispositivo passa a ter três tempos, sendo um deles apenas para os pedestres. As duas vias cruzantes permanecem com os semáforos fechados. Em Ribeirão Preto os semáforos da Avenida Dom Pedro I e alguns dos cruzamentos das ruas Florêncio de Abreu com José Bonifácio / Jerônimo Gonçalves já contam com este tempo extra.

Semáforo para pedestres em João Pessoa - PB
Foto via: Ônibus da Paraíba
Vale lembrar que os semáforos únicos para pedestres também devem ser instalados em pontos onde apenas a faixa de segurança não é suficiente para garantir uma travessia segura. São semáforos que possuem botoeiras que ao serem acionadas, em poucos segundos a luz verde libera a travessia. Agradeço ao frequentador da page Gabriel pela dica.


9- Adaptação para daltônicos

Entre todos os que cruzam com semáforos, existe um grupo de pessoas que apresentam mais dificuldade para conseguir interpreta-los. Estamos falando dos daltônicos. O Daltonismo é um distúrbio visual que provoca dificuldade de seu portador em reconhecer algumas cores, entre elas o verde e o vermelho. Adaptar os semáforos para que estas pessoas possam melhor entende-lo é questão de acessibilidade garantida.

Semáforo adaptado para daltônicos em
São Bernardo do Campo - SP
Via ABC do ABC


Saiba mais: CET adapta semáforos de São Paulo para daltônicos

A adaptação é simples: uma faixa refletiva branca é adicionada na altura da luz amarela. Assim é possível ver a luz refletida na faixa branca, facilitando o entendimento do motorista sobre qual sinal estará ativado. Existem outras adaptações onde são usadas letras ou formas geométricas, mas que demandam um custo maior de adaptação. Obrigado ao seguidor Evandro Semighini pela dica.

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Percebeu o quanto um simples semáforo pode ser modernizado e revitalizado? Considerando o porte de Ribeirão Preto, tais melhorias já passaram da hora de serem instalados. Então da próxima vez que um vereador divulgar de forma excessivamente comemorativa a implantação de um semáforo, não se empolgue e mostre este artigo para ele. Exija menos populismo e mais profissionalismo. Não entendeu? Pesquise por postagens antigas na página do Ribeirãotopia no Facebook e entenderá.

Obrigado pela audiência e nos vemos na próxima publicação.


Links para pesquisa
Sinalização semafórica (em PDF)

Comentários

  1. Uma coisa sobre o amarelo intermitente, ideia do Bob Sharp lá no autoentusiastas: que ele funcione como sinal de Pare.

    Outra que eu vi eles relatarem lá é que em Portugal, os radares percebem que o condutor vem em excesso de velocidade e fecham o semáforo para que ele reduza, se o cidadão resolver desrespeitar, leva uma multa pesada por furar o sinal. Ideia prática pra quem reclama da "indústria das multas".

    Uma vez eu reclamei com a secretaria de infraestrutura ou Transerp, não lembro, e me disseram que havia um sistema de comunicação da central com os semáforos da cidade, por fibra óptica.
    Nunca entendi o motivo deste sistema não se usado pra sincronizar os dispositivos.
    Este ponto de sincronização e onda verde tem me incomodado demais, pois está espalhado por toda a cidade e não tem custo de ser implementado, só falta vontade.

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