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Ponte ligando as ruas Dom Pedro II e São Francisco

Muitas vezes a falta de acesso entre as regiões pode causar gargalos no sistema viário, provocando congestionamentos principalmente nos horários de pico. E quanto essa região possui barreiras naturais como rios e córregos, o planejamento viário se torna ainda mais necessário.

Uma destas regiões que enfrenta este tipo de problema é do Ipiranga com o Campos Elíseos por conta do córrego Retiro Saudoso na Via Norte. Esta ponte que cruza a avenida Eduardo Andréa Matarazzo é um dos principais acessos entre os bairros e as duas regiões cresceram muito nos últimos anos, mas a malha viária não recebeu a mesma modernização.

Visão da região entre Ipiranga e Campos Elíseos
Via Google Maps

Ponte de ligação entre os bairros
Via Google Street View

Por ser o único acesso próximo, a ligação entre as ruas Américo Batista / Pernambuco, exatamente na ponte, se torna um ponto de grandes congestionamentos nos horários de pico. Os motivos são variados:
  • Grande fluxo de veículos vindos da Via Norte que entram nos bairros;
  • Fluxo alto de motociclistas e ciclistas;
  • Importante corredor de ônibus, incluindo as linhas estruturais 199 Circular 1 e 299 Circular 2;
  • Grande fluxo de veículos com estudantes indo e voltando da faculdade Anhanguera, que fica próxima ao cruzamento.
Quem desde a rua Américo Batista (Bairro/Centro) enfrenta um afunilamento da via ao chegar na Raul Pompéia, que mesmo sendo adaptada para duas faixas, a da esquerda acaba sendo mais utilizada para conversão na Via Norte sentido bairro.

Visão para quem desce a rua Américo Batista
Via Google Street View

Já para quem vem da rua Buarque a situação é ainda mais complexa, pois a Pernambuco não possui duas faixas, formando uma longa fila de carros que precisarão cruzar a Via Norte e assim fazer a conversão na rua Raul Pompéia e subir a São Francisco. 

Cruzamento da rua Buarque com Pernambuco
Via Google Street View

Visão para quem desce a Pernambuco. Infelizmente é "normal" veículos estacionados de forma irregular nesta rua
Via Google Street View

As pessoas que precisam passar por esta região nos horários de pico sabem bem como ela é problemática, seja quem usa carro, moto, bicicleta, ônibus e até mesmo a pé.

Atualização 11/06/2020: o problema deste cruzamento foi citado pela EPTV em junho de 2017 e no mês seguinte a RP Mobi fez uma alteração na região, proibindo a conversão a esquerda na Via Norte (sentido bairro) e orientando os motoristas a fazerem um retorno na rua Raimundo Correia.

Também foi proibida a conversão a esquerda na rua Pernambuco sobre a ponte da Via Norte para quem for sentido Centro. Alem disso as ruas Américo Batista e São Francisco foram recapeadas em 2017.

Projeção das alterações realizadas na região.
Postagem completa na page do blog.

Ideia utópica de hoje

A ideia deste projeto surgiu no fórum SkyscraperCity nos tópicos de Infraestrutura e Transporte e Brasil em Obras em 2012 e desde então tentamos divulga-lo. Na época enviamos a ideia por e-mail para um vereador, junto com outras ideias, porem infelizmente nunca obtivemos resposta.

Quem acompanha o mapa de Obras de Mobilidade, sabe que o projeto da ponte foi incluído em um pacote chamado Pacto pela Mobilidade ainda na gestão Darcy Vera. Vale lembrar que a região também conta com outra obra: a duplicação de 200 metros da avenida Costa e Silva, o que envolve a expropriação de imóveis na região.

Slide mostrando os locais das futuras obras do PAC 2 e Pacto pela Mobilidade. Nos itens 5 e 7 é possível ver as obras da ponte e duplicação da avenida
Fonte: fórum SkyscraperCity

Atualização 13/10/2024: Em 2018 foi anunciada na gestão Duarte Nogueira um conjunto de obras através do FINISA - Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento, e entre elas foi acrescentada a construção de ponte sobre o Córrego Ribeirão Preto, com prolongamento da Rua D. Pedro II até a Av. Eduardo Andréa Matarazzo (Via Norte), interligando à Rua São Francisco. Até o momento desta atualização a obra se encontra em processo de finalização de projeto e logo será lançada sua licitação.

Ou seja, mais uma proposta do blog que foi aceita pelo poder público.

Projeção na page do blog sobre a obra anunciada em 2017.
Confira as demais obras do FINISA na page.

Abaixo uma projeção sobre como seria a obra viária:

  1. Extensão da rua Dom Pedro II, passando atras da sede do SAERP e seguindo até a via Norte;
  2. Implantação de ponte cruzando a via Norte;
  3. Junção da ponte até a rua São Francisco;
  4. Conversão da rua Pernambuco em mão única, sentido Bairro/Centro.
  5. Abertura de rua a partir da via Norte, juntando-a com a rua Antônio Gouveia;
  6. Recape e atualização da sinalização em toda extensão da Pernambuco até a Costa e Silva;
  7. Conversão obrigatória à esquerda no cruzamento da rua Buarque com Pernambuco.
Felizmente a área que a extensão da Dom Pedro II ocuparia é parte do terreno do SAERP, o que teoricamente poderia facilitar o processo de apropriação. Com a extensão da rua, uma nova entrada para o SAERP poderia ser construída, não concentrando o transido de veículos e máquinas na entrada apenas na Pernambuco.

Final da rua Dom Pedro II
Via Google Street View
Região aos fundos da sede do Daerp, rua aberta de forma irregular e grande concentração de lixo - Via Google Street View

Transformando a Pernambuco em mão única, seria possível a implantação de três faixas de rolamento (ou duas mantendo estacionamento à esquerda) e uma ciclovia bidirecional que seria ligada com a ciclovia da via Norte. A sinalização semafórica e vertical também seriam atualizadas e otimizadas.

Risco de inviabilidade e boas notícias

Em 2017 nesta mesma publicação tinha feito um alerta para uma "futura construção" nas esquinas da rua Pernambuco com a via Norte, ao lado do clube Ipanema. O local foi terraplanado e cercado com tapumes já indicando o inicio de alguma obra.

Esquina usada na maior parte do dia como estacionamento e atualmente cercada por tapumes - Via Google Street View

Citamos na época:

"Se esta construção for mesmo erguida, ou pior, a prefeitura ter autorizado a construção, estará condenando uma região da cidade que já sofre a anos com constantes congestionamentos e acidentes diários ao caos. Todos sairiam prejudicados, o que deixaria a região ainda mais degradada, transformando-se em um corredor congestionado de carros sem vida e segurança."

Felizmente tudo não passou de uma mera especulação e o local continuou desocupado até então.

Conclusão

Mais uma importante sugestão foi aceita pela prefeitura e com certeza esta obra permitirá um acesso mais rápido e seguro entre as regiões do Ipiranga e Campos Elíseos. Outras obras como a ponte sobre o Córrego Ribeirão Preto, com prolongamento da Rua Antônio Milena e alça de acesso da Rua Maranhão à pista bairro-centro da Via Norte também ajudarão a trazer maior fluidez entre as regiões e logo terão suas obras iniciadas.

Por isso, é importante que todos continuem cobrando do poder público por melhorias em Ribeirão Preto. E o blog tem dado sua contribuição para estas melhorias.

Obrigado pela audiência e nos vemos na próxima publicação.


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