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Duplicação da avenida Capitão Salomão (Ribeirão 2001)

Foram várias as vezes que foi destacada e ilustrada a importância das avenidas em Ribeirão Preto. Muitas delas caso fossem devidamente interligadas com outras avenidas incompletas situadas em bairros mais afastados, reduziriam drasticamente o tempo de viagem de um ponto a outro na cidade e ajudariam a trazer desenvolvimento para estes mesmos bairros.

O projeto Ribeirão 2001 apresenta soluções e alternativas voltadas para vários setores da cidade, em destaque para a mobilidade urbana. Durante o mês de maio serão publicados alguns destes projetos divulgados na época.


Sobre o Ribeirão 2001

Foi criado na antiga gestão do ex-prefeito Antônio Palocci (1993-1996). Nele constam informações sobre projetos voltados para o crescimento econômico, politicas administrativas e programa de urbanização para a cidade de Ribeirão Preto. O arquivo está disponível na seção Downloads com link direto para o site oficial. Leitura recomendada para especialistas e simpatizantes das áreas de logística, mobilidade urbana e planejamento urbano.

Aviso: o blog Ribeirãotopia mantem uma posição totalmente apartidária, não fazendo nenhum apoio ao lado A, lado B, lado C ou qualquer outro lado da política. Todos os fatos apontados são para fins de conhecimento de projetos voltados para mobilidade urbana e planejamento viário que poderiam (ou podem) ser implantados em nossa cidade.


Avenida Capitão Salomão

Trata-se de uma rua e avenida (maiores detalhes em breve) com aproximadamente 2,70 km de extensão, tendo início na entrada do bairro Ipiranga, cruzando os bairros Campos Elíseos e Vila Tamandaré e terminando no complexo viário Dr. Leão (inaugurado em 1992), com acesso as avenidas Meira Júnior, Treze de Maio e aos bairros Jardim Paulista e Jardim Paulistano.

Com base nas poucas informações de época, existem registros com citação da Capitão Salomão em mapas da década de 30. Este em questão mostra as entradas e saídas de Ribeirão Preto, alem de algumas das vias principais e antigos ramais ferroviários.

Mapa de 1930 com as principais vias de Ribeirão Preto
Foto via: Luiz Verri Barros - Lembranças Ribeirãopretanas
Avenida Capitão Salomão.
As linhas duplas indicam os trechos duplicados
Foto via: Google Maps (coordenadas no link)
Conforme dito a pouco, a via possui mais da metade de sua extensão formada por pista simples em mão única sentido Ipiranga / Jardim Paulista, sendo que o restante é formada de pista em mão dupla com canteiro central. Para título de praticidade a via será denominada nesta proposta como avenida.

Avenida Capitão Salomão sentido Costa e Silva
Foto via: Google Street View
Rua Capitão Salomão cruzamento com rua XI de Agosto
Foto via: Panoramio
Início da mão dupla na Capitão Salomão
Foto via: Panoramio
A Capitão Salomão é um dos mais importantes corredores Leste / Oeste de Ribeirão, mesmo possuindo uma infraestrutura bastante defasada. Entre os pontos de interesse próximos estão o clube do Palestra, avenida da Saudade, hospital Santa Casa, faculdade Moura Lacerda, ETEC Centro Paula Souza, Morro do São Bento e santuário Sete Capelas. A configuração da avenida é formada da forma a seguir:

- Fim da avenida Dom Pedro II até avenida Costa e Silva: via de mão dupla com canteiro central;
- Entre rua Silveira Martins (paralela a Costa e Silva) até a rua Dr. Roberto Mange: via de mão única com duas faixas de rolamento e vagas de estacionamento à esquerda, (com exceção do trecho entre avenida da Saudade com rua São Paulo, onde o estacionamento é proibido);
- Entre a rua Dr. Roberto Mange finalizando no complexo viário Dr. Leão: via de mão dupla com canteiro central.


Principais problemas existentes

- Via saturada e desgastada: assim como muitas ruas do centro, a Capitão Salomão era pavimentada com paralelepípedos e com o passar dos anos recebeu recapeamento. Desta forma é possível ver vários trechos da via com desníveis e buracos revelando o antigo pavimento. Mesmo sendo uma rua com duas faixas de rolamento, as mesmas são bastante estreitas, fazendo com que muitos motoristas apenas uma das faixas por questões de segurança;

Trecho da Capitão com asfalto desgastado e
nenhuma sinalização de solo
Foto via: pessoal
- Acessos inadequados: o motorista que desce a avenida Dom Pedro e segue pela parte duplicada da Capitão Salomão, precisa desviar mais de 200 metros até um retorno na Costa e Silva / Silveira Martins para acessar a continuação da Capitão. Já para quem desce a Capitão vindo da Meira Júnior, vai precisar converter a direita para acessar a paralela rua Goias até a rua Silveira Martins.

Setas verdes indicam o desvio de rota que o motorista
precisa executar ao seguir por vias paralelas ou
com cruzamentos inadequados. O simbolo vermelho indica
local com número frequentes de acidentes.
Proximidade da Capitão Salomão com rua Roberto Mange.
Sinalização intensiva alertando sobre a conversão a direita
Observação 1: mesmo com sinalização altamente reforçada, é grande o número de acidentes na esquina da Capitão Salomão com Roberto Mange, muitos deles causados por imprudência por parte de motoristas e motociclistas. O fato de tratar-se de uma curva acentuada ao final de um grande trecho em declive também colabora para o grande número de acidentes.

Observação 2: em 2015 foi apresentada uma proposta de readequação viária na Silveira Martins, Capitão Salomão e Costa e Silva. Confira maiores detalhes aqui.

- Rua paralela igualmente saturada e desgastada: a rua Goias é a via que faz o binário Leste / Oeste e assim como a Capitão Salomão, também está com seu pavimento bastante deteriorado e não suporta o tráfego excessivo de veículos vindos da Meira Júnior e Treze de Maio.

Rua Goias próxima a rua Tamandaré
Foto via: pessoal
Apesar dos problemas existentes, a avenida Capitão Salomão seria rota de um dos futuros Corredores Estruturais de Transporte Leste / Oeste 2, conforme firmado no PAC da Mobilidade Urbana. Mas no estado atual que encontra-se a via, é praticamente impossível visualizar um corredor de ônibus em sua extensão.

Isso apenas seria possível com alguma intervenção viária radical. E este tipo de problema foi previsto no Ribeirão 2001 e foi citado de forma bastante resumida.


Ideia utópica de hoje

Tendo em vista todos os problemas apontados, uma das soluções para a avenida Capitão Salomão seria a sua completa duplicação, interligando os dois trechos já existentes. A ideia do projeto é mencionada na página 67 do documento Ribeirão 2001.

Citação de duplicação da Capitão Salomão
Página 67 - Ribeirão 2001
Projeção da duplicação da Capitão Salomão
Clique na imagem para ampliar
Projeção da duplicação da Capitão Salomão
com base em edifício residencial recuado
De maneira resumida, os prós e contras desta obra:

Pontos positivos

- Redução no tempo de viagem: com uma avenida devidamente duplicada e faixas de rolamento com largura adequada, o trânsito seguiria com maior fluides entre os bairros. Em contrapartida, avenidas como a Francisco Junqueira sentiriam redução no tráfego por conta dos veículos que agora optariam pela nova Capitão;

- Implantação de ciclovia: mesmo sendo um canteiro central estreito, seria possível a construção de uma ciclovia na região, atualmente atendida sobretudo por instituições de ensino (escolas estaduais, técnicas e de ensino superior), o que poderia incentivar que mais estudantes possam utilizar a bicicleta em seus deslocamentos;

- Redução do trânsito da rua Goias: com a duplicação, todo o fluxo de veículos vindos da Treze de Maio agora desceriam a Capitão Salomão sem precisarem executar desvios para ruas paralelas, que seriam usadas apenas como pontos de retorno e tráfego local;

- Possibilidade de real implantação do corredor Leste / Oeste 2: com uma avenida devidamente adaptada para um tráfego mais pesado, a implantação de um corredor de ônibus seria melhor aceita e traria agilidade no transporte público da região;


Pontos negativos

- Desapropriações: assim como foi citado na proposta da semana passada (duplicação da Rodrigues Alves), o processo de desapropriação também seria mais complexo, envolvendo uma grande verba apenas para a indenização aos proprietários dos imóveis paralelos a via;

- Sem vagas para estacionamento: por conta de um edifício residencial existente na via (mais detalhes a seguir) a avenida teria largura suficiente apenas para acomodar duas faixas de rolamento cada lado e um canteiro central com largura suficiente apenas para uma ciclovia;

- Bairro histórico: os Campos Elíseos é um dos bairros mais tradicionais da cidade, e apresentar uma obra deste porte sem as devidas explicações e vantagens pode ser desastroso para futuras negociações com proprietários.


Lado a desapropriar

Por conta de um prédio residencial na altura do número 1280, a avenida poderia ter no máximo 23 metros (lembrando que são medidas aproximadas e por base de observação apenas pelo Google Maps e Street View), sendo assim possível duas pistas com duas faixas de rolamento de 3 metros e canteiro central de 3 metros para acomodar ciclovia e postes com iluminação subterrânea.

Projeção de trecho da Capitão Salomão atualmente
com base no edifício residencial em recuo

Projeção de trecho da Capitão Salomão com a duplicação
com base no edifício residencial em recuo. Com ciclovia
e iluminação no canteiro e fiação subterrânea
De certa forma, o prédio foi construído com um bom recuo, talvez prevendo uma futura duplicação desta via, mas que por motivos que desconheço não chegou a ocorrer. Assim as demais construções foram erguidas. Felizmente as de maior porte - como o clube Palestra, faculdade e parte do hospital Santa Casa - ficam do lado sul da avenida.

Assim o lado que teria as desapropriações é quase em sua totalidade de residências e comércios com estruturas semelhantes entre si.


As placas cinzas representam as construções que foram
desapropriadas para a duplicação da avenida.
Interação da projeção com visão do Google Street View
Obs: montagem final apresentou problemas no processamento

Considerações

- Ciclovia no canteiro central seria protegida por guarda corpo tipo grade, para dar maior segurança aos ciclistas. Nos trechos com grande fluxo de pedestres, pode ser estudada a implantação de faixas de segurança no meio da quadra;

- Proibição de conversões à esquerda, sendo necessária sinalização horizontal alertando os motoristas sobre os possíveis retornos;

- Parte do canteiro da avenida Costa e Silva / Silveira Martins seria desapropriado para a implantação de um novo cruzamento;

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Assim como o projeto anterior, a maior dificuldade não seria o custo da construção da avenida em si, mas o custo com as desapropriações e o diálogo com os moradores da região. Câmara de vereadores também deveriam estar atentos aos problemas apontados e ajudar nas negociações ou discussões sobre o projeto. Ideias populistas e pontuais seriam automaticamente descartáveis.

Gostou da proposta? Sugestões? Críticas? Então ajude a divulga-la e incentivar o diálogo de ideias. Pode não ser a melhor solução para o problema, mas nada impede que outras soluções possam surgir.


Obrigado e até a próxima postagem!

Comentários

  1. Legal hein gostei;
    Segundo uma licitação de uns anos atraz, existe uma possivel duplicação da rua roque nacarato partindo da zerrener até a av. do café

    ResponderExcluir

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