Dica rápida: ao final da proposta, a seção Links para Pesquisa conta com vários artigos e reportagens mais detalhadas que possuam relação com a publicação. Ótima forma de se aprofundarem sobre o assunto debatido.
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As cidades continuam crescendo a medida que novos habitantes vão surgindo. Moradias e empregos são fundamentais para que uma sociedade possa crescer com mais equilíbrio. Com a falta de espaço nos grandes centros, muitas vezes imóveis antigos acabam sendo demolidos e dando lugar a novos prédios muito mais modernos.
Felizmente muitos povos tem aprendido a preservarem parte do seu passado ao manterem edifícios considerados históricos e que tenham sidos significativos para seus pais e avós. Racionalmente falando, imóveis são "apenas" grandes pilhas de tijolos, cimento e argamassa feitos para nos proteger do sol e da chuva; porem o seu significado emocional faz com que cada edifício seja único e ajude a nos contar parte de uma história que insiste em não ser esquecida.
Em muitas cidades da Europa ainda é comum encontrarmos centenas de edifícios construídos séculos atras e que ainda são mantidos revitalizados, servindo de atração para turistas todos os anos.
Bolonha, Itália Via: Qual Viagem |
Heidelberg, Alemanha Via: Qual Viagem |
No Brasil é comum encontrarmos grandes construções datadas ainda dos tempos do império em excelente estado de conservação. Verdadeiras histórias vivas feitas em pedra e concreto. Centro Histórico de Olinda, Praça São Francisco em São Cristóvão, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - SP, entre tantos outros.
Infelizmente também temos casos daqueles que por inúmeros motivos acabaram se deteriorando ou mesmo sendo destruídos por incêndios como é o caso do Museu da Língua Portuguesa e museu do Ipiranga em São Paulo.
Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA) - BA Via: Quero Bolsa |
Edifício Matarazzo (Banespinha) - SP Via: FL |
Saiba mais: Brasil tem 14 Patrimônios Históricos e Culturais da Humanidade
Utilização do patrimônio histórico
Contudo sabemos que a restauração de um imóvel histórico depende de vários fatores como altos investimentos financeiros, atração de investidores, interesse do poder público e pesquisa detalhada sobre o imóvel em questão. Isso tudo acaba incentivando que diversos prédios considerados antigos acabem sendo demolidos e seus terrenos utilizados para a construção de novos imóveis.
Uma vez restaurados, alem do turismo, muitos destes patrimônios tem sido utilizados pela iniciativa privada para novos negócios (principalmente em grandes centros), aliando a demanda por produtos e serviços com a originalidade de um antigo imóvel adaptado com dispositivos de segurança e acessibilidade mais modernos.
Prédio do Mappin em São Paulo, atualmente utilizado por uma unidade das Casas Bahia. Via: UOL Economia |
Prédio da Light em São Paulo, atualmente Shopping Center Light. Via: UOL Economia |
Saiba mais: Veja o antes e o depois de prédios famosos
No link anterior, dos 29 edifícios antigos citados, três são de Ribeirão Preto. Porem não estamos nada bem nesta lista, tendo em vista que apenas o portal e casa dos empregados da antiga Cerâmica São Luiz se encontram restaurados. Os demais (antiga Cianê e cervejaria Antárctica) estão em situação completa de abandono e aguardando novas oportunidades ou destinação adequada.
Antigo prédio da fábrica Cianê nos Campos Elíseos. Atualmente sem uso e abandonado. Via: UOL Economia |
Nota do RT: em 2016 foi publicada uma proposta no blog sugerindo um novo terminal rodoviário na região da antiga fábrica da Cianê. Alem disso, um grupo empresarial havia anunciado em 2015 a construção de um shopping no terreno da antiga cervejaria. Porem a mesma empresa acabou desistindo do empreendimento em 2019.
Patrimônio histórico em Ribeirão Preto
A história ribeirãopretana é bastante rica e isso reflete diretamente na antiga arquitetura do denominado Quadrilátero Central. Teatro Pedro II, Centro Cultural Palace e Praça XV são os mais conhecido e foram construídos numa época onde o café era o produto mais valioso do interior do estado de São Paulo.
Outras construções importantes como o edifício Diederichsen, catedral metropolitana e mercadão municipal também ajudam a formar um cenário que define como era Ribeirão Preto do passado.
Quarteirão paulista, Centro de Ribeirão Preto Via: Aerok Drones (Youtube) |
Edifício Diederichsen Via: ACidade ON |
Infelizmente ainda temos muitos edifícios importantes aguardando sua restauração. Prédios como o palacete Camilo de Matos, Hotel Brasil e palacete Albino de Camargo sequer possuem projetos de restauração e aos poucos vão se deteriorando ao ponto de no médio prazo serem impossíveis de serem restaurados.
Talvez o destino mais "cruel" que um imóvel deste possa ter é ser completamente demolido e transformado em mais um estacionamento na região central, fazendo com que uma região sem maiores atrativos fique ainda mais depreciativa para pedestres e consumidores.
Mas nem tudo está perdido. Imóveis como o antigo palacete Jorge Lobato, casa da memória italiana e biblioteca Sinhá Junqueira (anteriormente Altino Arantes) passaram por um complexo processo de restauração e hoje atentem aos moradores de Ribeirão Preto e região.
Casa da Memória Italiana Via: site oficial Casa da Memória Italiana |
Biblioteca Sinhá Junqueira Via: Revide |
Todos estes fatos se concentram na região central, mas nem por isso que seus arredores tenham imóveis históricos. E quando falamos de ferrovias, esta história fica ainda mais interessante.
Estações e ferrovias de Ribeirão
Em 1883 com a chegada da companhia Mogiana, Ribeirão viveu um período econômico bastante prospero e por muitos anos titulada como "A Capital do Café". A grande malha ferroviária e as várias estacões distribuídas no município indicavam que o modal trem seria o futuro por muitos anos ao transportar o chamado "ouro verde". Infelizmente a história nos mostra que isso não aconteceu de fato.
Locais onde onde encontram-se a câmara municipal de vereadores e parque Maurílio Biagi, já tiveram um dos maiores depósitos de locomotivas do interior do estado, incluindo uma rotunda; tudo isso em 1927. Hoje pouquíssimas estacões ainda resistem ao tempo e praticamente não vem sendo utilizadas para função alguma. Todas as demais (Bonfim, Santa Teresa, Guimarães, entre outras) foram completamente destruídas.
kk
Antiga estação Ribeirão e rotunda. Via: Estações Ferroviárias do Brasil |
Estação Silveira do Val Via: Estações Ferroviárias do Brasil |
Saiba mais: Série "Sobre Tilhos"
As estações Barracão, Silveira do Val, Evangelina e Joaquim Firmino são as únicas que ainda existem, sendo a Barracão a única dentro da área urbana.
Sobre locomotivas, atualmente a cidade possui duas remanescentes: a 420 da Mogiana e U.S. Amália. Destes veículos, a Amália foi enviada para Campinas em 2019 onde passará por um processo de restauração para assim ser mantida de forma estática no interior do parque Maurílio Biagi. Já a 420 quase teve um destino parecido em 2017 quando seria transportada para Salto, porem na última hora a justiça acabou impedindo a saída da locomotiva ao lado da estação ferroviária no Jardim Independência.
Nota do RT: Ribeirão Preto nunca foi grata as ferrovias. As mesmas que ajudaram a trazer desenvolvimento e sonhos de imigrantes em terem uma vida melhor, hoje agonizam enquanto aguardam debates demagogos de políticos e "especialistas" e sem profundidade sobre o que fazer com este "monte de velharias". Criam dificuldades e empecilhos desnecessários ignorando todo o valor histórico destas estruturas, enquanto a população precisa suportar imóveis deteriorados que acabam servindo de abrigo para moradores de rua e bandidos.
Apesar dos antigos trilhos já não serem mais usados para o transporte de passageiros ou de carga, pelo menos nossas antigas estações e locomotivas deveriam ser restauradas para que sirvam de guias as futuras gerações e assim possam entender como o transporte ferroviário foi importante para Ribeirão Preto. Ignorar as ferrovias, é ignorar o nosso próprio passado.
Estação Barracão
Considerada uma das mais importantes para Ribeirão (atras apenas da já extinta estação Ribeirão Preto) a estação Barracão foi fundamental para o surgimento dos bairros Ipiranga e Campos Elíseos (antes chamados de Barracão de Cima e Barracão de Baixo, vindo dai o nome que originou a estação) por conta do grande número de imigrantes que ali chegavam.
Localizada na junção das avenidas Dom Pedro I e Capitão Salomão, a estação Barracão foi construída em 1900 (data aproximada) e desativada oficialmente em 2011. Por estar bastante próxima da linha-tronco principal, acabou servindo como ramal principal até Sertãozinho. Em algumas situações, as manobras de composições cargueiras acabam fechando temporariamente o tráfego da avenida Dom Pedro I, o que causavam certa curiosidade e alguns transtornos aos motoristas na época.
Estação Barracão Via: Estações Ferroviárias do Brasil |
Estação Barracão Via: ACidade ON Ribeirão |
Saiba mais: Estações ferroviárias do Brasil - Barracão
Por muitos anos tem sido discutido o destino para a antiga estação. Umas das hipóteses mais citadas seria transformar o local em um museu ferroviário, aliado a uma restauração completa do prédio. Algo bastante justo considerando a importância histórica do Barracão.
Porem na proposta desta semana, gostaria de sugerir mais um uso para esta estação. Algo que ajudaria a manter parte da história ribeirãopretana viva e que traria melhor qualidade de vida aos moradores da região.
Ideia utópica de hoje
O título da publicação diz tudo: restaurar a antiga estação ferroviária e adapta-la para dois usos: uma base de apoio da GCM - Guarda Civil Metropolitana - e um pequeno museu da ferrovia focado na história do Barracão.
- As texturas usadas são apenas para ilustração, portanto não significam que devam ser utilizadas em uma restauração realista. O mesmo se aplica ao tamanho do prédio e seus detalhes pormenores. O projeto é apenas visual e com medidas aproximadas para melhor ilustrar a proposta e discussão sobre o assunto;
- Restauração e adaptação são dois projetos diferentes. Assim como foi feito com a biblioteca Sinhá Junqueira, o prédio deve manter seus aspectos originais desde que sua infraestrutura predial seja moderna e atualizada (sistemas de energia, água, proteção contra incêndio, internet, entre outros).
Agentes da GCM em patrulhamento Via: G1.com |
Placa identificando a existência de uma base de apoio da GCM |
Acesso facilitado as principais vias arteriais da zona norte |
Edifício passaria por restauração e nova identificação da GCM sem perder suas características principais |
Acesso direto para a Via Norte (sentido Centro) e Capitão Salomão |
Área de convivência no antigo pátio de manobras de cargas e locomotivas |
Estacionamento para acesso a base e museu ferroviário |
Espaço para serviços como lanchonete e sanitários |
Centro de convivência ao lado da antiga estação |
Nova fachada revitalizada com identificação da estação Barracão e base da GCM |
Links para pesquisa
13 patrimônios históricos que sediam universidades no Brasil
Prédios históricos e culturais caem no esquecimento por falta de investimentos
Conheça 10 prédios históricos de São Paulo
Quarteirão Paulista - história (em PDF)
História ferroviária de Ribeirão Preto (SP) está 'esquecida'
Estações Ferroviárias do Brasil - Ribeirão Preto - Mogiana
Audiência Técnica - Sobre Trilhos (em PDF)
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