terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Estação Barracão - restauração e implantação de base de apoio da GCM

Dica rápida: ao final da proposta, a seção Links para Pesquisa conta com vários artigos e reportagens mais detalhadas que possuam relação com a publicação. Ótima forma de se aprofundarem sobre o assunto debatido.

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As cidades continuam crescendo a medida que novos habitantes vão surgindo. Moradias e empregos são fundamentais para que uma sociedade possa crescer com mais equilíbrio. Com a falta de espaço nos grandes centros, muitas vezes imóveis antigos acabam sendo demolidos e dando lugar a novos prédios muito mais modernos.

Felizmente muitos povos tem aprendido a preservarem parte do seu passado ao manterem edifícios considerados históricos e que tenham sidos significativos para seus pais e avós. Racionalmente falando, imóveis são "apenas" grandes pilhas de tijolos, cimento e argamassa feitos para nos proteger do sol e da chuva; porem o seu significado emocional faz com que cada edifício seja único e ajude a nos contar parte de uma história que insiste em não ser esquecida.

Em muitas cidades da Europa ainda é comum encontrarmos centenas de edifícios construídos séculos atras e que ainda são mantidos revitalizados, servindo de atração para turistas todos os anos.

Bolonha, Itália
Via: Qual Viagem
Heidelberg, Alemanha
Via: Qual Viagem

No Brasil é comum encontrarmos grandes construções datadas ainda dos tempos do império em excelente estado de conservação. Verdadeiras histórias vivas feitas em pedra e concreto. Centro Histórico de Olinda, Praça São Francisco em São Cristóvão, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - SP, entre tantos outros.

Infelizmente também temos casos daqueles que por inúmeros motivos acabaram se deteriorando ou mesmo sendo destruídos por incêndios como é o caso do Museu da Língua Portuguesa e museu do Ipiranga em São Paulo.

Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA) - BA
Via: Quero Bolsa

Edifício Matarazzo (Banespinha) - SP
Via: FL

Saiba mais: Brasil tem 14 Patrimônios Históricos e Culturais da Humanidade

Utilização do patrimônio histórico

Contudo sabemos que a restauração de um imóvel histórico depende de vários fatores como altos investimentos financeiros, atração de investidores, interesse do poder público e pesquisa detalhada sobre o imóvel em questão. Isso tudo acaba incentivando que diversos prédios considerados antigos acabem sendo demolidos e seus terrenos utilizados para a construção de novos imóveis.

Uma vez restaurados, alem do turismo, muitos destes patrimônios tem sido utilizados pela iniciativa privada para novos negócios (principalmente em grandes centros), aliando a demanda por produtos e serviços com a originalidade de um antigo imóvel adaptado com dispositivos de segurança e acessibilidade mais modernos.

Prédio do Mappin em São Paulo, atualmente utilizado
por uma unidade das Casas Bahia.
Via: UOL Economia

Prédio da Light em São Paulo, atualmente
Shopping Center Light.
Via: UOL Economia

Saiba mais: Veja o antes e o depois de prédios famosos

No link anterior, dos 29 edifícios antigos citados, três são de Ribeirão Preto. Porem não estamos nada bem nesta lista, tendo em vista que apenas o portal e casa dos empregados da antiga Cerâmica São Luiz se encontram restaurados. Os demais (antiga Cianê e cervejaria Antárctica) estão em situação completa de abandono e aguardando novas oportunidades ou destinação adequada.

Antigo prédio da fábrica Cianê nos Campos Elíseos.
Atualmente sem uso e abandonado.
Via: UOL Economia

Nota do RT: em 2016 foi publicada uma proposta no blog sugerindo um novo terminal rodoviário na região da antiga fábrica da Cianê. Alem disso, um grupo empresarial havia anunciado em 2015 a construção de um shopping no terreno da antiga cervejaria. Porem a mesma empresa acabou desistindo do empreendimento em 2019.

Patrimônio histórico em Ribeirão Preto

A história ribeirãopretana é bastante rica e isso reflete diretamente na antiga arquitetura do denominado Quadrilátero Central. Teatro Pedro II, Centro Cultural Palace e Praça XV são os mais conhecido e foram construídos numa época onde o café era o produto mais valioso do interior do estado de São Paulo.

Outras construções importantes como o edifício Diederichsen, catedral metropolitana e mercadão municipal também ajudam a formar um cenário que define como era Ribeirão Preto do passado.

Quarteirão paulista, Centro de Ribeirão Preto
Via: Aerok Drones (Youtube)

Edifício Diederichsen
Via: ACidade ON

Infelizmente ainda temos muitos edifícios importantes aguardando sua restauração. Prédios como o palacete Camilo de Matos, Hotel Brasil e palacete Albino de Camargo sequer possuem projetos de restauração e aos poucos vão se deteriorando ao ponto de no médio prazo serem impossíveis de serem restaurados.

Talvez o destino mais "cruel" que um imóvel deste possa ter é ser completamente demolido e transformado em mais um estacionamento na região central, fazendo com que uma região sem maiores atrativos fique ainda mais depreciativa para pedestres e consumidores.

Mas nem tudo está perdido. Imóveis como o antigo palacete Jorge Lobato, casa da memória italiana e biblioteca Sinhá Junqueira (anteriormente Altino Arantes) passaram por um complexo processo de restauração e hoje atentem aos moradores de Ribeirão Preto e região.

Casa da Memória Italiana
Via: site oficial Casa da Memória Italiana

Biblioteca Sinhá Junqueira
Via: Revide

Todos estes fatos se concentram na região central, mas nem por isso que seus arredores tenham imóveis históricos. E quando falamos de ferrovias, esta história fica ainda mais interessante.

Estações e ferrovias de Ribeirão

Em 1883 com a chegada da companhia Mogiana, Ribeirão viveu um período econômico bastante prospero e por muitos anos titulada como "A Capital do Café". A grande malha ferroviária e as várias estacões distribuídas no município indicavam que o modal trem seria o futuro por muitos anos ao transportar o chamado "ouro verde". Infelizmente a história nos mostra que isso não aconteceu de fato.

Locais onde onde encontram-se a câmara municipal de vereadores e parque Maurílio Biagi, já tiveram um dos maiores depósitos de locomotivas do interior do estado, incluindo uma rotunda; tudo isso em 1927. Hoje pouquíssimas estacões ainda resistem ao tempo e praticamente não vem sendo utilizadas para função alguma. Todas as demais (Bonfim, Santa Teresa, Guimarães, entre outras) foram completamente destruídas.

kk

Antiga estação Ribeirão e rotunda.
Via: Estações Ferroviárias do Brasil

Estação Silveira do Val
Via: Estações Ferroviárias do Brasil


Saiba mais:
Série "Sobre Tilhos"

As estações Barracão, Silveira do Val, Evangelina e Joaquim Firmino são as únicas que ainda existem, sendo a Barracão a única dentro da área urbana.

Sobre locomotivas, atualmente a cidade possui duas remanescentes: a 420 da Mogiana e U.S. Amália. Destes veículos, a Amália foi enviada para Campinas em 2019 onde passará por um processo de restauração para assim ser mantida de forma estática no interior do parque Maurílio Biagi. Já a 420 quase teve um destino parecido em 2017 quando seria transportada para Salto, porem na última hora a justiça acabou impedindo a saída da locomotiva ao lado da estação ferroviária no Jardim Independência.

Nota do RT: Ribeirão Preto nunca foi grata as ferrovias. As mesmas que ajudaram a trazer desenvolvimento e sonhos de imigrantes em terem uma vida melhor, hoje agonizam enquanto aguardam debates demagogos de políticos e "especialistas" e sem profundidade sobre o que fazer com este "monte de velharias". Criam dificuldades e empecilhos desnecessários ignorando todo o valor histórico destas estruturas, enquanto a população precisa suportar imóveis deteriorados que acabam servindo de abrigo para moradores de rua e bandidos. 

Apesar dos antigos trilhos já não serem mais usados para o transporte de passageiros ou de carga, pelo menos nossas antigas estações e locomotivas deveriam ser restauradas para que sirvam de guias as futuras gerações e assim possam entender como o transporte ferroviário foi importante para Ribeirão Preto. Ignorar as ferrovias, é ignorar o nosso próprio passado.

Estação Barracão

Considerada uma das mais importantes para Ribeirão (atras apenas da já extinta estação Ribeirão Preto) a estação Barracão foi fundamental para o surgimento dos bairros Ipiranga e Campos Elíseos (antes chamados de Barracão de Cima e Barracão de Baixo, vindo dai o nome que originou a estação) por conta do grande número de imigrantes que ali chegavam.

Localizada na junção das avenidas Dom Pedro I e Capitão Salomão, a estação Barracão foi construída em 1900 (data aproximada) e desativada oficialmente em 2011. Por estar bastante próxima da linha-tronco principal, acabou servindo como ramal principal até Sertãozinho. Em algumas situações, as manobras de composições cargueiras acabam fechando temporariamente o tráfego da avenida Dom Pedro I, o que causavam certa curiosidade e alguns transtornos aos motoristas na época.

Estação Barracão
Via: Estações Ferroviárias do Brasil
Estação Barracão
Via: ACidade ON Ribeirão

Saiba mais: Estações ferroviárias do Brasil - Barracão

Por muitos anos tem sido discutido o destino para a antiga estação. Umas das hipóteses mais citadas seria transformar o local em um museu ferroviário, aliado a uma restauração completa do prédio. Algo bastante justo considerando a importância histórica do Barracão.

Porem na proposta desta semana, gostaria de sugerir mais um uso para esta estação. Algo que ajudaria a manter parte da história ribeirãopretana viva e que traria melhor qualidade de vida aos moradores da região.


Ideia utópica de hoje

O título da publicação diz tudo: restaurar a antiga estação ferroviária e adapta-la para dois usos: uma base de apoio da GCM - Guarda Civil Metropolitana - e um pequeno museu da ferrovia focado na história do Barracão.


Algumas observações sobre o projeto 3D:

  1. As texturas usadas são apenas para ilustração, portanto não significam que devam ser utilizadas em uma restauração realista. O mesmo se aplica ao tamanho do prédio e seus detalhes pormenores. O projeto é apenas visual e com medidas aproximadas para melhor ilustrar a proposta e discussão sobre o assunto;
  2. Restauração e adaptação são dois projetos diferentes. Assim como foi feito com a biblioteca Sinhá Junqueira, o prédio deve manter seus aspectos originais desde que sua infraestrutura predial seja moderna e atualizada (sistemas de energia, água, proteção contra incêndio, internet, entre outros).
Esclarecidos os pontos, vamos ao projeto.

Resumindo a situação, a principal função da Guarda Civil Metropolitana (antes municipal) é a guarda e proteção dos bens públicos do município como praças, escolas e postos de saúde. Em algumas cidades a GCM também tem a função de fiscalização de trânsito, auxiliando no direcionamento de tráfego e na aplicação de multas aos infratores. Em Ribeirão Preto alem da Guarda tradicional temos a divisão de Canil, ROMU e patrulha ambiental.

Sobre infraestrutura, a GCM conta com dois imóveis para a guarda de veículos de patrulhamento e equipamentos. Algo bastante tímido considerando o tamanho de Ribeirão Preto.

Agentes da GCM em patrulhamento
Via: G1.com

A ideia seria utilizar o local estratégico da estação como base de apoio da GCM na região do Ipiranga, Campos Elíseos e Sumarezinho. A área a frente do Barracão teria entradas adaptadas para viaturas e demais veículos públicos e com fácil acesso as avenidas Dom Pedro I, Capitão Salomão e uma alça de entrada e saída para a Via Norte sentido Centro. Com isso os agentes ganhariam maior agilidade em seus deslocamentos em caso de ocorrências que precisem atender urgentemente.

Reforço na iluminação do local ajudam a aumentar a sensação de segurança de uma região tão deficitária de patrulhamento ostensivo e preventivo. Alias a própria base auxilia neste aumento da segurança.

Placa identificando a existência de uma base
de apoio da GCM

Acesso facilitado as principais vias arteriais da zona norte

Edifício passaria por restauração e nova identificação
da GCM sem perder suas características principais

Acesso direto para a Via Norte (sentido Centro)
e Capitão Salomão

Nada impediria de demais serviços como polícia militar ou mesmo a Transerp de utilizarem a base como ponto de patrulhamento estratégico. Por estarem próximos de três vias arteriais importantes da região norte, toda parceria e apoio serão bem vindos.

Não optei em definir a disposição interna do prédio por justamente não saber os pontos estruturais que poderiam ser alterados. Basicamente metade do Barracão seria revitalizado e adaptado as necessidades dos agentes, com espaço para mesas de atendimento, sala de reuniões, sanitários e salas de serviços.

Área de convivência no antigo pátio de manobras
de cargas e locomotivas

Estacionamento para acesso a base e museu ferroviário

Espaço para serviços como lanchonete e sanitários

Centro de convivência ao lado da antiga estação

Nova fachada revitalizada com identificação da
estação Barracão e base da GCM

Contudo nem todo o imóvel precisa ser ocupado pela GCM. Parte dele ainda poderia ser convertido em um museu ferroviário focado na história da estação e dos bairros atendidos. Visitas monitoradas e palestras ajudariam aos moradores e estudantes a entenderem todo o contexto histórico deste imóvel.

A área externa da plataforma poderia ser adaptada com bancos, mesas e até a preservação de parte dos trilhos do antigo ramal ferroviário.

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Quando resolvemos os problemas de um bairro que se arrastam por anos sem solução, criamos confiança e esperança de que novas melhorias são possíveis. Ao reativar a antiga estação Barracão e dar uma nova função a mesma, novas oportunidades de negócios voltam a surgir e a qualidade de vida dos moradores se eleva.

No blog nós focamos ao máximo nas soluções destes problemas, pois apenas reclamar incessantemente, não traz beneficio algum a ninguém.

Caso tenha gostado da proposta, ajude a compartilha-la. Comente com seus vizinhos, sua associação de bairros, com seu vereador eleito. Cobre para que este projeto possa sair do papel e assim trazer benefícios para todos.

Obrigado pela audiência e até a próxima publicação.

Links para pesquisa

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Prédios históricos e culturais caem no esquecimento por falta de investimentos

Conheça 10 prédios históricos de São Paulo

Quarteirão Paulista - história (em PDF)

História ferroviária de Ribeirão Preto (SP) está 'esquecida'

Estações Ferroviárias do Brasil - Ribeirão Preto - Mogiana

Audiência Técnica - Sobre Trilhos (em PDF)

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