Pular para o conteúdo principal

Plano de Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto

Atualização: 23/01/2017

Quem acompanha o blog e a página no Facebook, sabe que desenvolvi um mapa com todas as obras previstas no PAC 2 e Pacto pela Mobilidade de Ribeirão Preto, com uma ajuda valiosa do pessoal do grupo Infraestrutura e Transportes, do fórum SkyscraperCity (recomendo para que gosta de informações diferentes da grande mídia). Muitos moradores nem faziam ideia da existência destes projetos. Mas semana passada, muitos ficaram sabendo delas por conta de uma péssima notícia: O TCE barrou novamente a abertura dos envelopes para as licitações.

O PAC 2 prevê a implantação de obras como viadutos, túneis, avenidas, corredores para transporte público, readequação de calçadas, recapeamento de ruas e ciclovias.


Esta não é a primeira vez que acontece este impedimento. Em março deste ano, a abertura dos envelopes também foi barrada. O principal motivo são as várias irregularidades presentes nos contratos, entre elas estão falta de transparência, mesma modalidade usada nas obras da copa do mundo, a RDC (Regime Diferenciado de Contratação) e o Plano de Mobilidade Urbana que ainda não foi entregue.

Não discutirei questões políticas nesta postagem, mas por conta do futuro incerto destas obras, hoje estou postando o link para a consulta do Plano de Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto. Nele constam informações importantes como demandas por tipo de modais e resultados de estudos feitos pela Transerp e projeções de futuras obras.

Se você se locomove por Ribeirão, seja por carro, ônibus, motocicleta, bicicleta ou mesmo a pé, deve ler pelo menos parte deste documento. Como vamos cobrar se não fazemos ideia do que é um plano de mobilidade?


Acesse o link abaixo e vamos discutir melhor o assunto e conhecer mais o trânsito de nossa cidade.




Links para pesquisa:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vias marginais paralelas à Via Norte

Atualização: 31/01/2017 Dica sugerida por André Targa (via fórum Skyscrapercity) ------------------------------------- Dica rápida: Alguns links que levam a sites de prefeituras podem estar fora do ar por conta da Legislação Eleitoral . Mas caso encontre outros links que estejam quebrados, por favor comunique pelo e-mail ribeiraotopia@gmail.com Planejamento é algo muito importante no desenvolvimento e crescimento de uma cidade. Através de instrumentos como o Plano Diretor do Município , o chefe do executivo e profissionais ligados a infraestrutura poderão traçar como a cidade será nos próximos anos. O planejamento viário é uma destas importantes peças. Com ele serão definidas as principais vias de acesso, avenidas comerciais e industriais, estrutura para transporte público, espaço para pedestres e ciclistas, dentre outros pontos. Segundo o Código de Transito Brasileiro, as vias urbanas se subdividem em quatro principais tipos: Via de trânsito rápido : são aquelas que nã

Novo Terminal Rodoviário de Ribeirão Preto - Antiga Cianê

Atualização: 27/02/2021 Em algum momento da vida, qualquer pessoa pode sentir necessidade de se deslocar até alguma cidade vizinha, seja para trabalho, para estudos, para turismo ou qualquer outro motivo. Mesmo que a pessoa não possua um veículo próprio, ela tem a disposição diversos modais para realizar este deslocamento. Entre os existentes temos o modal ferroviário (trens), aeroviário (aviões), hidroviário (navios e balças) e o rodoviário (ônibus). No Brasil o transporte rodoviário é o mais utilizado, seja para o transporte de cargas, quanto para passageiros. E quando um indivíduo precisa ir de uma cidade a outra, uma das opções com melhor custo benefício disponível são por meio de ônibus rodoviários. Ônibus rodoviário com destino a Juiz de Fora - RJ Foto via: Notícias Fora do Ar Como todo modal, era necessário um local onde estes veículos pudessem parar para pegar seus passageiros com agilidade e segurança. Na década de 50, foi implantada uma forte "cultura ro

Travessia elevada para pedestres (lombofaixa)

As faixas de pedestres são áreas demarcadas nas vias públicas, geralmente com listras brancas pintadas no asfalto, que indicam o local onde os pedestres têm prioridade para atravessar a rua. Elas são um elemento essencial de segurança no trânsito, fazendo parte do sistema de sinalização viária. Entre as principais funções das faixas de pedestres podemos citar: Segurança : As faixas indicam um local seguro para a travessia de pedestres, reduzindo o risco de acidentes ao alertar motoristas para diminuírem a velocidade ou pararem. Prioridade : Elas garantem que os pedestres tenham prioridade sobre os veículos, especialmente em áreas sem semáforos, onde a responsabilidade de parar e permitir a travessia é dos motoristas Organização do trânsito : As faixas ajudam a organizar o fluxo tanto de pedestres quanto de veículos, evitando conflitos e reduzindo a desordem no tráfego urbano. Acessibilidade : Faixas de pedestres muitas vezes vêm acompanhadas de outros recursos, como rampas e sinais so