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Mini rotatórias

Uma rotatória é uma interseção circular onde os veículos circulam em torno de uma ilha central, com o tráfego fluindo em um único sentido (no Brasil, geralmente no sentido anti-horário). Em uma rotatória, os veículos que já estão dentro da área circular têm preferência, enquanto os que desejam entrar devem aguardar até que haja espaço.

Principais funções de uma rotatória:
  1. Organização do fluxo de veículos: Facilita o movimento contínuo dos veículos, reduzindo a necessidade de paradas frequentes em cruzamentos.
  2. Redução de acidentes: Diminui o número de pontos de conflito (locais onde ocorrem colisões) em comparação com cruzamentos tradicionais. Além disso, reduz o risco de acidentes graves ao encorajar os veículos a transitarem em velocidades mais baixas.
  3. Melhoria na fluidez do trânsito: Evita o acúmulo de veículos, reduzindo o congestionamento, especialmente em áreas onde o tráfego é denso e há múltiplas direções de circulação.
Sobre as suas vantagens podemos destacar:
  • Ótima alternativa para vias com fluxo de até 800 veículos por hora.
  • Vida útil da rotatória é bastante longa (aproximadamente 20 anos).
  • Baixo custo de manutenção: Exigem menos manutenção e infraestrutura do que semáforos.
  • Paisagismo e estética urbana: A ilha central pode ser usada para elementos de paisagismo, tornando o espaço visualmente mais agradável.
Rotatórias são uma alternativa eficaz para melhorar a segurança e o fluxo em cruzamentos, especialmente em áreas urbanas movimentadas.

Rotatória em Campo Grande-MS - G1.globo.com

Dispositivos adequados para uma rotatória
Foto via: Infraestrutura Urbana Pini (fora do ar)

No modelo acima a rotatória ideal teria faixas para pedestres recuadas e ilhas de refúgio (o que impediria o travamento da rotatória caso um motorista cedesse passagem para um pedestre). Por ser apenas uma faixa, o fluxo de veículos segue devagar porem uniforme, eliminando a possibilidade da instalação de semáforos. Também é possível encontrarmos rotatórias adaptadas para ciclovias.

No Brasil, muitas rotatórias são feitas de forma irregular e com sinalização extremamente deficiente, o que acaba gerando congestionamentos e até acidentes principalmente para motociclistas, ciclistas e pedestres. A troca da placa Dê a Preferência pela R-1 Parada Obrigatória acaba confundindo os condutores, levando a colisões devido a falta de atenção na via.



Situação em Ribeirão Preto

Na década de 80 foram construídas muitas rotatórias em Ribeirão, numa época que o numero de veículos nas ruas era bem menor. Algumas das mais conhecidas são a da Amim Calil, Tonico Said (rotatória da Thomas Alberto Whately), Aristófanes Prudente Corrêa (rotatória do Comercial) e Praça Aristófanes Prudente Corrêa (Fiúsa com Independência).

Na ordem: 1º rotatória Amim Calil, 2º rotatória da Tomas Alberto, 3º rotatória do Comercial e 4º rotatória da Fiúsa com Independência

Conforme a cidade foi crescendo, consequentemente a frota de veículos também foi aumentando, o que deixou as rotatórias altamente sobrecarregadas. Três grandes exemplos são as antigas rotatórias da avenida Castelo Branco (hoje readequadas com a abertura total da via rápida). Uma delas inclusive se tornou uma das maiores obras viárias do Brasil, o Trevo Waldo Adalberto da Silveira (Trevão da Anhanguera), principal acesso a rodovia Anhanguera e as cidades vizinhas Cravinhos e Serrana.

Mas isso gerou outro problema. Com exceção do Trevão, as rotatórias da Castelo já apresentam pontos de congestionamentos nos horários de pico por conta dos veículos que saem do Novo Shopping e bairro Lagoinha e após alguns anos a forma que a RP Mobi lidou com as rotatórias de Ribeirão é bastante questionável.

Algumas chegaram ao absurdo de terem semáforos implantados, como no exemplo abaixo em 2017 a rotatória da avenida Castelo Branco com Presidente Kennedy recebeu os dispositivos numa tentativa de eliminar os congestionamentos nos horários de pico. Sete anos depois, os problemas ainda persistem e agora geram congestionamentos até mesmo fora dos horários de pico causados por paradas desnecessárias.

Em suma, o dispositivo mata totalmente a função original da rotatória.

Conjunto semafórico instalado na rotatória das marginais da Castelo Branco com Presidente Kennedy - Jornal da EPTV

Como foi dito pela engenheira Magaly Vasconcellos Romão no link já compartilhado do site Infraestrutura Urbana:

"Uma rotatória chega a atender em média de 700 a 800 veículos por hora, suportando até um máximo de 1.200 rodantes. "Mas aí estamos no limite do serviço". A partir disso, o mais indicado é a instalação de semáforos ou então cruzamentos em desnível, com a construção de viadutos."

Repetindo uma frase que constantemente dizemos no blog: Nem tudo no trânsito de Ribeirão se resolve com semáforos.

Rotatória com semáforos da avenida Caramuru com João Fiúsa

A única manutenção recebida em algumas rotatórias nos últimos anos em Ribeirão foi a pintura de guias com as cores da bandeira da França, durante sua hospedagem na copa do mundo de 2014 e a zeladoria urbana tradicional.

Ideia utópica de hoje

Não vou sugerir apenas a construção de rotatórias, mas sim um dispositivo de Traffic Calming muito usado em outras cidades: são as mini rotatórias.

Rotatória - locando e simulando - Canal Sérgio Barnabé

Mini rotatória instalada em cruzamento na cidade de Campina Grande-PB - O Dia PB

Mini rotatória instalada na cidade de Poços de Caldas-MG - Poços.com

As mini rotatórias são uma "versão reduzida" das rotatórias tradicionais. Podem ser implantadas em ruas com fluxo baixo de veículos, proporcionando segurança para pedestres e motoristas, alem de ajudar na distribuição de trafego entre as vias.

Em Ribeirão Preto a primeira mini-rotatória foi implantada no cruzamento das ruas Chile com Leais Paulista no bairro Jardim Macedo e se manteve por alguns anos. Porem com o aumento constante no fluxo de veículos na região, a RP Mobi preferiu por fim substituir a intervenção por um novo sistema semafórico e sinalização de solo de MAC (Marcação de Área de Conflito); sinalização esta até antes inédita na cidade.

Desde então, a cidade conta com diversas mini rotatórias implantadas, sendo os bairros Planalto Verde e Alto da Boa Vista as regiões que mais possuem estes dispositivos.

Mini rotatória no Jardim Irajá, atualmente removida e substituída  por semáforos

Ruas Casemiro Paturalski / Dr. Galdos Angulo com avenida Teotonio Vilela
Planalto Verde - zona oeste


Rua Maria Aparecida do Amaral com Genoveva Onófre Barban
Planalto Verde - zona oeste

Ruas Imigrantes Japoneses / Vereador Antônio Nogueira de Oliveira com avenida Luzitana
Parque Ribeirão - zona oeste

Ruas Dr. Jorge Tibiriçá / Padre Leopoldino Fernandes com as avenidas Anhanguera e Eduardo Lopes da Silva
Alto da Boa Vista - zona sul

Rua Dr. João Palma Guião com Garibaldi
Alto da Boa Vista - zona sul

Rua Paschoal Bardaro com Luciana Mara Ingácio
Jardim Botânico - zona sul - Prefeitura de Ribeirão Preto

Detalhe para o erro na sinalização R1 - Parada Obrigatória ao invés da adequada R2 - Dê a Preferência. Infelizmente este tipo de erro tem se repetido em grande parte das rotatórias de Ribeirão e apenas em casos de vias feitas pela iniciativa privada (em contrapartida para a construção de novos empreendimentos imobiliários) que a placa Dê a Preferência vem sendo instalada.

Isso pode acabar confundindo o condutor, principalmente aqueles que desconhecem as regras de acesso e circulação de uma rotatória.

Observação: a implementação de uma mini-rotatória só deve ser aplicada após estudos por parte do departamento de trânsito responsável, que fará uma análise do local e medições de tráfego para então determinar se o dispositivo seria a melhor opção. Alem disso, com o tempo alguns cruzamentos podem ter um aumento no número de veículos, o que pode tornar a mini-rotatória obsoleta e assim será necessário um novo estudo para definir uma nova forma de sinalização mais eficiente.

Conclusão

Novamente reforço que Ribeirão Preto precisa de uma estrutura viária adequada com a quantidade de veículos que circulam por ela diariamente. É muito comum encontrarmos ruas fora da realidade da cidade, enquanto o órgão responsável pelo transito apenas faz vista grossa e continua inerte em relação a planos de ação.

As mini-rotatórias podem ser grande aliadas à segurança viária de Ribeirão, pois eliminam a necessidade imediata da instalação de semáforos. Por isso é importante que a população tenha conhecimento sobre sua importância e cobre do poder público para que mais vias possam ser dotadas deste equipamento viário.

Obrigado pela audiência e nos vemos na próxima publicação.

Comentários

  1. Bacana o post, mas desse eu vou discordar em algumas coisas.

    Em cruzamentos de avenidas eu não sei até que ponto a instalação de semáforos é prejudicial.
    Na Caramuru x Fiúza isso fez uma diferença enorme nos horários de pico, e com a "rotatória" permite-se a conversão entre avenidas sem precisar de semáforos de 3 tempos (ou daqueles cruzamentos sofisticados que tem na Europa e EUA, com faixas exclusivas de conversão) e nem de desvios.

    Aqui em RP ainda tem vias que são inexploradas quanto a alternativas, como por exemplo, o cruzamento Independência x Fiúza, cuja rotatória tem "3 anéis" e a Transerp não reorganiza as coisas ali para o cruzamento ser fluido, o que eles poderiam fazer sem precisar de viadutos ou túneis.

    A mini rotatória cai bem em alguns lugares, mas do que vi na capital, se não for bem feito como você propôs, elas são inócuas e até perigosas, e depende bastante da largura da via, o que é um problemão aqui.
    Sua ideia, no entanto, é uma boa alternativa para cruzamentos que requerem este tipo de sinalização:

    https://www.google.com.br/maps/@-21.185335,-47.803572,3a,75y,137.19h,59.97t/data=!3m6!1e1!3m4!1s9dqyE2JwUQCBB541LbUQ2g!2e0!7i13312!8i6656?hl=pt-BR

    Ou a faixa zebrada, ambas constantemente ignoradas pelos condutores e pouco fiscalizadas pelas autoridades.

    Uma outra coisa que seria ótima aqui na cidade é a canalização de "valetas" em diversos pontos, dando fluidez ao trânsito e permitindo que algumas ruas sejam alternativas muito viáveis, como a Rua Nélio Guimarães à Av. João Fiúza, por exemplo, mas quando sugeri isso pra prefeitura, eles me disseram que as valetas servem pra controlar a velocidade da via..

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  2. Parabéns pelo trabalho.
    Sérgio Barnabé

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  3. Parabéns pelo trabalho.
    Sérgio Barnabé

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  4. Olá, Fiquei muito feliz com a leitura desta postagem! Eu fui o engenheiro que projetou uma das rotatórias citadas, a De Cascavel - PR, a foto que ilustra ela tbm é minha!

    Me coloco a disposição para mais esclarecimentos!
    engenharia@grupoaln.eng.br

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  5. Muito bacana. Parabéns pelo conteúdo.

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