terça-feira, 28 de julho de 2015

Painéis de mensagens variáveis (PMV)

Atualização: 21/01/2017

A comunicação é algo muito importante no trânsito. Normalmente motoristas se comunicam por sinais como o ligar das setas, um rápido toque na luz alta, uma buzinada curta, sinais de braço, entre outros. Mas como um órgão de trânsito pode passar uma mensagem para um grande número de veículos? Um dispositivo que tem sido usado em grande centros são os Painéis de Mensagens Variáveis (ou PMV).

PMV em São Paulo
Fonte: Diário de Pernambuco
Saiba mais: Uso técnico dos Painéis de Mensagens Variáveis (em PDF)

Muito usados nas estradas, sua função básica é orientar e alertar os motoristas sobre eventos que aconteçam em uma via, podendo evitar a formação de congestionamentos e até mesmo acidentes dentro das cidades. Os PMV não são apenas grandes outdoors para divulgação de noticias ou propagandas, sua função é bem prática e definida. Dentre os avisos possíveis são:
  • Alertar sobre acidentes
  • Informar sobre a situação atual do tráfego
  • Direcionamento de tráfego
  • Avisos de obras viárias
  • Faixas de uso regulamentado
  • Condições climáticas adversas
A mensagem passada precisa ser clara e objetiva, para não gerar confusão no motorista que a lê ou que tentar ler. Para isso os PMVs precisam ficar em locais estratégicos de vias rápidas ou avenidas.

PMV em Belo Horizonte
Via: Visual
PMV em Belo Horizonte
Via: Visual
PMV do tipo móvel
Via: researchgate
Veja que uma vez passada a informação, o painel deixa de funcionar, permanecendo desligado e só voltando a informar em casos que realmente necessite. Todas estas informações podem ser passadas através de uma central de monitoramento, que acompanha o transito em tempo real e pode passar a mensagem em tempo hábil.

PMV desligado em Curitiba - PR
Fonte: Site da Prefeitura de Curitiba
Cidades como Belo HorizonteCuritiba, Rio de Janeiro e Guarulhos já usam os PMV e Recife prepara uma licitação para a implantação para 2016. Os resultados tem sido satisfatórios para com o trânsito.

Ideia utópica de hoje

Em Ribeirão Preto, a Transerp costuma utilizar faixas de lona para alertar sobre obras que acontecerão no dia seguinte, alem de faixas educativas para épocas específicas.

Faixa próxima à Catedral avisando sobre o Dia Mundial sem Carro
Fonte: acervo pessoal

Faixa pregada em passarela para pedestres sob o viaduto Ayrton Senna
Fonte: acervo pessoal 
A minha proposta está clara: Ribeirão precisa ter os Painéis de Mensagens Variáveis incorporados no transito da cidade. Muitos congestionamentos desnecessários poderiam ser evitados com estes painéis e colocados em pontos estratégicos. Seguem algumas montagens de locais que poderiam ter os PMVs instalados. Clique nas imagens para ampliar:

Projeção de PMV na Francisco Junqueira

Projeção de PMV na Nove de Julho

Projeção de PMV na Presidente Vargas

Projeção de PMV na Via Norte
Para referência, acrescentarei os PMVs como sugestão no mapa de Obras de Mobilidade, que já apresentei outras vezes para projetos já expostos aqui no blog. Basta procurar pelos totens em forma de painéis e conferir. Vou atualizando o mapa aos poucos.


Confesso que fiquei bastante surpreso com a praticidade e simplicidade destes painéis e ao mesmo tempo me perguntando: como que a Transerp nunca pensou em utilizar este tipo de tecnologia na cidade? Ou será que os motivos vão alem de dificuldade técnica? A resposta fica ao seu critério.

Compartilhem e divulguem esta proposta com seus amigos, familiares, colegas de trabalho. Ribeirão já passou da hora de ter um trânsito organizado e eficiente à altura de muitas capitais! Espero que tenham gostado da proposta. Por hora fico por aqui. Até a próxima postagem.

Links para pesquisa:

Uso técnico dos Painéis de Mensagens Variáveis (em PDF)
Painéis de Mensagens Variadas - Visão geral
Painéis informam motoristas sobre situação do trânsito
Painéis do Anel Central terão mensagens educativas sobre a bicicleta no trânsito

2 comentários:

  1. Boa !

    Eu fico pasmo como este sistema é pouco usado em rodovias, haja visto as N possibilidades deles nas Autobahns Alemãs.

    Acho que aqui não os usam pois "daria muito trabalho", assim como dá sincronizar semáforos e criar rotas alternativas pra desafogar as vias principais.

    Fico na esperança deste tipo de solução ser integrado à central inteligente de controle de tráfego, prometida com as verbas do PAC, anos atrás.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho super valido esse sistema. https://www.innovia.net.br/painel-de-sinalizacao-variavel/

    ResponderExcluir