Pular para o conteúdo principal

Faixas de segurança recuadas

Dica rápida: se você conhece o blog a pouco tempo, verifique as postagens antigas. São propostas que envolvem mobilidade urbana, planejamento viário e sustentabilidade. 

Sempre enfatizamos que o trânsito não é formado apenas de veículos motorizados individuais (em sua grande maioria carros e motocicletas), mas também de não motorizados (bicicletas), transporte público e pedestres, afinal, no fundo todos nós somos pedestres. E a segurança deles será novamente o assunto de mais uma publicação no blog

Motorista ignorando pedestres durante a travessia
Foto via: IG Ultimo Segundo
Saiba mais: Brasil é o quinto país no mundo em mortes por acidentes no trânsito

Quem nos acompanha sabe que já foram apresentadas duas propostas para melhorar a segurança do pedestre durante a travessia. Uma delas foi a faixa de segurança elevada (mais conhecida como lombofaixa) e a outra foi a faixa iluminada para pedestres. Mecanismos que tem se mostrado bastante eficientes em muitas cidades e que ainda não foram instalados aqui em Ribeirão Preto.

Felizmente algumas cidades tem testado uma nova maneira de deixar as faixas para pedestres mais seguras para quem for fazer a travessia, através de uma mudança de layout absolutamente simples. Nada mais é do que recuar as faixas em relação a esquina que elas estiverem.

Faixa de pedestres recuada em Araras-SP
Via: blog repórter Beto Ribeiro

A principio esta ideia pode não fazer muito sentido, mas a iniciativa funciona da seguinte forma: a grande maioria das faixas para pedestres ficam localizadas muito próximas as esquinas dos cruzamentos (uma vez que o argumento utilizado seria que o pedestre não precisaria sair de sua rota para efetuar a travessia), assim quando um veículo precisar parar para o pedestre atravessar, ele interromperá o tráfego da faixa da qual está saindo, provocando os chamados "congestionamentos fantasmas", provocando lentidão e até mesmo riscos de colisões. Alem disso, quando um veículo precisar entrar na via perpendicular, terá que parar sobre a faixa, dificultando a travessia dos pedestres que precisarem usa-la.

Esquema de travessia convencional
Já com as faixas recuadas, o fluxo da via da qual o veículo está saindo ficará livre, dando mais segurança para o motorista que precisar parar para permitir a travessia de pedestres. Isso também facilitaria para os veículos que precisarem entrar na via, já que a faixa ficará atras do carro, dando uma segurança a mais para o pedestre.


Esquema de travessia recuada

Faixa de pedestres recuada em Jaraguá do Sul - SC
Via: Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul

Vale lembrar que o Manual de Sinalização de Trânsito - Volume IV especifica que as faixas para pedestres devem ficar 1 metro do alinhamento da pista transversal, ou seja, 1 metro da esquina do cruzamento. Portanto, este tipo de adaptação não iria contra as normas estabelecidas no manual de sinalização.

Ideia utópica de hoje

Simplificando, a proposta de faixas recuadas poderia ser muito bem implementada em Ribeirão Preto. Os motoristas locais raramente respeitam e dão passagem para os pedestres. Em situações específicas, o veículo que tentar dar esta preferencia, estará sujeito a ser "repreendido" com buzinas vindas do veículo que estiver atras. Infelizmente este tipo de comportamento selvagem é uma realidade em nossa cidade. Alguns exemplos de cruzamentos onde as faixas são praticamente alinhadas as calçadas, não dispondo de nenhum espaço para que um carro aguarde a travessia.

Cruzamento das ruas São José com Florêncio de Abreu - Centro
Foto via Google Street View
Cruzamento da avenida Independência com
rua Eliseu Guilherme - Jd. Sumaré
Foto via Google Street View
Cruzamento da avenida Treze de Maio com
rua Cravinhos - Jd. Paulista
Foto via Google Street View

=================================================================

Como podem ver, as faixas ficam exatamente alinhadas com as calçadas perpendiculares. Isso dá uma falsa sensação de segurança ao pedestre e nenhuma área de aguardo para o motorista.

Muitas vezes os projetos mais simples se tornam os mais eficientes. Quando foi a última vez que a Transerp trouxe para Ribeirão Preto novos dispositivos para melhorar a malha viária? Eu pelo menos não me lembro de nenhum recentemente. Alias, nunca soube de nenhum motorista que fora multado por não dar preferência ao pedestre. Todos devemos cobrar por isto! 

Obrigado e até a próxima postagem.

Links para pesquisa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vias marginais paralelas à Via Norte

Atualização: 31/01/2017 Dica sugerida por André Targa (via fórum Skyscrapercity) ------------------------------------- Dica rápida: Alguns links que levam a sites de prefeituras podem estar fora do ar por conta da Legislação Eleitoral . Mas caso encontre outros links que estejam quebrados, por favor comunique pelo e-mail ribeiraotopia@gmail.com Planejamento é algo muito importante no desenvolvimento e crescimento de uma cidade. Através de instrumentos como o Plano Diretor do Município , o chefe do executivo e profissionais ligados a infraestrutura poderão traçar como a cidade será nos próximos anos. O planejamento viário é uma destas importantes peças. Com ele serão definidas as principais vias de acesso, avenidas comerciais e industriais, estrutura para transporte público, espaço para pedestres e ciclistas, dentre outros pontos. Segundo o Código de Transito Brasileiro, as vias urbanas se subdividem em quatro principais tipos: Via de trânsito rápido : são aquelas que nã

Novo Terminal Rodoviário de Ribeirão Preto - Antiga Cianê

Atualização: 27/02/2021 Em algum momento da vida, qualquer pessoa pode sentir necessidade de se deslocar até alguma cidade vizinha, seja para trabalho, para estudos, para turismo ou qualquer outro motivo. Mesmo que a pessoa não possua um veículo próprio, ela tem a disposição diversos modais para realizar este deslocamento. Entre os existentes temos o modal ferroviário (trens), aeroviário (aviões), hidroviário (navios e balças) e o rodoviário (ônibus). No Brasil o transporte rodoviário é o mais utilizado, seja para o transporte de cargas, quanto para passageiros. E quando um indivíduo precisa ir de uma cidade a outra, uma das opções com melhor custo benefício disponível são por meio de ônibus rodoviários. Ônibus rodoviário com destino a Juiz de Fora - RJ Foto via: Notícias Fora do Ar Como todo modal, era necessário um local onde estes veículos pudessem parar para pegar seus passageiros com agilidade e segurança. Na década de 50, foi implantada uma forte "cultura ro

Travessia elevada para pedestres (lombofaixa)

As faixas de pedestres são áreas demarcadas nas vias públicas, geralmente com listras brancas pintadas no asfalto, que indicam o local onde os pedestres têm prioridade para atravessar a rua. Elas são um elemento essencial de segurança no trânsito, fazendo parte do sistema de sinalização viária. Entre as principais funções das faixas de pedestres podemos citar: Segurança : As faixas indicam um local seguro para a travessia de pedestres, reduzindo o risco de acidentes ao alertar motoristas para diminuírem a velocidade ou pararem. Prioridade : Elas garantem que os pedestres tenham prioridade sobre os veículos, especialmente em áreas sem semáforos, onde a responsabilidade de parar e permitir a travessia é dos motoristas Organização do trânsito : As faixas ajudam a organizar o fluxo tanto de pedestres quanto de veículos, evitando conflitos e reduzindo a desordem no tráfego urbano. Acessibilidade : Faixas de pedestres muitas vezes vêm acompanhadas de outros recursos, como rampas e sinais so