terça-feira, 24 de novembro de 2015

Readequação das ruas Javari, Japurá e Tupinambá (mão única)

Atualização: 25/01/2017

Recentemente algumas ruas do Ipiranga e Vila Albertina tiveram o sentido de direção alterados. Ruas como Bahia, Rio Verde e Rio Maroni passaram a ser de mão única na maior parte de sua extensão. A medida ajuda a distribuir o trânsito desta região de forma a causar menos transtornos e riscos de acidentes. As mudanças podem causar uma certa estranheza no início (principalmente para motoristas que sempre passam por estas ruas), mas no médio e longo prazo estes mesmos motoristas a entenderão e poderão se questionar: Por que não fizeram isto antes?


Desconsiderando a já tradicional "choradeira" dos comerciantes, motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres terão mais segurança e agilidade ao passarem por esta região. Mas muitas outras ruas precisam ser convertidas em mão única e ao mesmo tempo não possuem alternativas fáceis para isso. É o caso da polêmica rua Javari.

Principal via arterial dos bairros

Rua Javari na altura do número 4336
Foto via Google Street View
A rua Javari é um dos principais acessos aos bairros Jardim Presidente Dutra, Jardim Jandaia, Geraldo de Carvalho, Manincek entre outros. A rua tem fluxo constante e intenso de veículos ao longo do dia, alem de ter diversas linhas de ônibus que a utilizam. Quem segue a Rio Maroni (centro-bairro) terá a Javari como única alternativa para estes bairros. O mesmo vale para quem mora no Simioni e precisa ir para o Ipiranga. Claro que a Via Norte poderia servir de alternativa, mas a volta que o motorista precisaria fazer é muito grande.

Rua Javarí e alguns bairros próximos
Foto via WikiMapia
Mas então por que a Javari não pode ser mão única? Porque ela é a única via que cruza estes bairros "de fora a fora". As poucas ruas paralelas a ela, não são contínuas (terminam em becos sem saída) ou ficam muito afastadas. Atualmente a Javari possui uma faixa de cada lado da via, alem de ser permitido estacionar sentido bairro-centro.

É um claro caso de falta de planejamento. Considerando que muitos condomínios foram construídos nas imediações da rua, o número de pessoas que a utilizam é alto. Autorizar edificações deste porte sem ao menos fazem estudos de impacto nas vias locais é um erro gravíssimo, e os bairros que dependem desta via estão pagando um preço caro por isso: congestionamentos, tempo de deslocamento maior, falta de segurança para pedestres e ciclistas, poluição excessiva concentrada etc.

Um dos inúmeros acidentes que acontecem na Javari
Foto via: G1.globo.com.br
Por isso a proposta desta semana é controversa, não sei se é possível, mas não consigo ver outra maneira de amenizar os problemas desta região.

Ideia utópica de hoje

A proposta é a seguinte; a rua Javari passaria a ser de sentido único Bairro-Centro. Com isso passaríamos a ter duas faixas de rolamento e dobrando a capacidade da via. Os estacionamentos à direita da rua poderiam ser mantidos, mas como é uma região com elevado fluxo de ciclistas (o Plano de Mobilidade Urbana de Ribeirão alega que a maior parte dos deslocamentos de bicicleta se concentram na zona norte. Consultar página 27), a criação de uma ciclovia bidirecional seria bastante interessante.

Projeção simplificada da rua Javari sentido Bairro-Centro
com ciclovia bidirecional
Foto via Google Street View / Montagem: Photoshop
Mas e qual rua comportaria a trânsito sentido centro-bairro? A saída seria a rua Japurá, a partir da rua Rio Verde. Por que ela seria uma alternativa polêmica? Porque isso envolveria desapropriações ao longo do percurso. Vamos a elas:

Legenda com os locais de mudança.
Clique em Localização nas descrições para
saber os pontos de conflito.
  1. A rua Japurá tem uma largura suficiente para acomodar este novo tráfego. Alem disso, ela passaria a ser totalmente preferencial, o que envolveria um trabalho de conscientização e fiscalização dos agentes da Transerp nas primeiras semanas. Estamos falando de um dos principais acessos a diversos bairros. Localização.
  2. Ao chegar no cruzamento com a Rio Paraguaçú temos o primeiro problema: a Japurá não fica mais paralela com a Javarí. A saída seria a criação de um acesso por este terreno e assim continuaríamos pela rua Tupinambá, que é a paralela mais próxima da Javari. Localização.
  3. Segundo problema: a Tupinambá termina em uma espécie de chácara, mostrando que esta região não foi pensada de forma a privilegiar a mobilidade urbana. Seria a primeira expropriação. Assim a Tupinambá seria aberta até a rua Francisco Buonvicini. Localização.
  4. Terceiro problema: a Tupinambá termina na rua Domingos Russo. Aqui o processo de expropriação seria mais intenso, com a remoção de aproximadamente vinte e cinco residencias. Localização.
  5. A rua Tupinambá se encontraria com a Japurá, no cruzamento com a rua Vicente Della Ricci. Localização.
  6. A partir dai a rua Javari passaria a ser uma avenida com duas faixas cada lado e canteiro central. Isso envolveria na remoção de mais aproximadamente trinta residências, incluindo alguns comércios. Seria a intervenção mais polêmica e custosa financeiramente. Localização.
  7. A avenida Japurá continuaria até a avenida João Emboaba da Costa, onde seriam feitas novas intervenções que variam de um novo cruzamento ou rotatória, até a implantação de um viaduto ligando a Javari até a avenida José de Laurentis. Localização.
Tudo isso envolveria um trabalho de planejamento por parte da prefeitura e grande envolvimento da população que reside nas imediações. O projeto precisa ser apresentado de forma clara e objetiva, não deixando dúvidas quanto a sua execução. Informações erradas podem gerar entendimentos errôneos e a geração de boatos desnecessários.

Abaixo segue uma projeção com as alterações propostas:


Detalhe do novo cruzamento criado
e rua Javari com canteiro central
Vou ressaltar que não sou engenheiro de tráfego, engenheiro ou qualquer área do tipo. São sugestões vistas a nível de um mero cidadão com leve conhecimento no assunto. Não consegui visualizar nenhuma alternativa melhor para resolver o problema. Mas os comentários ficam a disposição de novas ideias.

Mas por favor, respostas como "Isso é impossível!", "Nunca vai dar certo!" ou "Não funciona" simplesmente não serão aceitas; a não ser que venha uma nova ideia em seguida. Temos que parar de sermos apenas meros reclamões e partir direto para a discussão de ideias e cobranças ao poder público responsável. Esta é a proposta do blog. Quer apenas "reclamar da situação da cidade"? Então sugiro procurarem alguma página no Facebook apenas de "resmungadores".

Agora caso sua contribuição seja boa, bem vindo ao blog!

Até a próxima postagem!

2 comentários:

  1. A tapajós não seria uma opção mais viável?

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    1. Até seria viável, pois ela se encontra com a avenida Maestro Hervé Cordovil. Mas a distancia paralela entre as vias (quase 500 metros) poderia atrapalhar.

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