Atualização: 06/12/2021
Dica rápida: caso encontre alguma imagem ou link quebrado nas postagens, por favor me comunique pelo blog ou na página Ribeirãotopia no Facebook.
Dica rápida: caso encontre alguma imagem ou link quebrado nas postagens, por favor me comunique pelo blog ou na página Ribeirãotopia no Facebook.
Em postagens posteriores como a proposta de readequação do parque Maurilio Biagi, mencionei a importância que as praças e parques tem para uma cidade. Dependendo da região onde uma praça será instalada, ela atrairá públicos diferentes: uma praça ao lado de uma escola servirá de ponto de encontro para as crianças e adolescentes que aguardam a abertura dos portões ou mesmo para se reunirem apos as aulas.
Já uma que seja construída num bairro tipo industrial ou comercial, atrairá funcionários que queiram descansar durante o horário de almoço. Por fim, praças em bairros residenciais atrairão todos os tipos de público; crianças, jovens, adultos, idosos, mães com bebês, praticantes de caminhadas, animais de estimação com seus donos... todos são bem vindos.
Piquenique realizado em uma praça de Belo Horizonte-MG Foto via: O Tempo |
Mas não basta apenas a prefeitura construir a praça e pronto. Assim como qualquer estrutura, uma praça precisa de cuidados e manutenção básicos corriqueiros. Profissionais que mantenham a grama sempre aparada, os mobiliários urbanos em condições adequadas de uso (bancos, lixeiras, parquinhos etc), calçada varrida constantemente. São estes cuidados que atraem as pessoas para as praças, seja para passarem o dia ou usa-la como lugar de passagem.
Uma praça mal cuidada afasta as pessoas, trás insegurança para o bairro (risco de assaltos aos frequentadores), perigo de acidentes para crianças (brinquedos do parquinho quebrados por exemplo) e até reduz o valor dos imóveis em seu entorno.
Praça abandonada em Canoas-RS Foto via: Diário Gaúcho |
Fato é que praças e áreas verdes precisam de manutenção constante. É ai que a prefeitura deveria entrar... ou pelo menos deveria.
Praças de Ribeirão Preto
Ribeirão possui 210 praças em toda a cidade e o serviço de zeladoria é de responsabilidade da Coordenadora de Limpeza Pública, realizando a poda de mato e recolhimento deste material. A manutenção de postes e bancos fica a cargo da Secretaria de Infraestrutura. Apesar do grande esforço, infelizmente muitas praças acabam se tornando alvo de um problema crescente em Ribeirão Preto: o descarte irregular de lixo e entulho.
Descarte irregular de lixo + Link Ao Vivo - Jornal da Clube (13/11/2015)
Via: YouTube
Nota RT: Uma parcela dos ribeirãopretanos perderam o respeito pela própria cidade em que vivem. Como alguém em sã consciência teria coragem de descartar lixo em uma área onde crianças costumam frequentar? O mais revoltante é que estas pessoas jamais admitem que fizeram algo errado, muitas vezes culpando a prefeitura. Ora, é mais fácil jogar o lixo aqui do que se preocupar em procurar um lugar adequado para ele não é? Tudo isso foi falado na postagem distopia.
Contudo a prefeitura possui sua parcela de culpa nesta situação. A limpeza de parques e praças precisa ser programada de forma a evitar que os problemas apareçam e se acumulem. Não é comum encontrar moradores reclamando de praças que não veem manutenção a muitos meses. Medidas como separar equipes por regiões (como já apontei na proposta de Divisão de Serviços por Região) ajudariam a diminuir o tempo entre uma manutenção e outra das praças. Se isso acontece em parques movimentados e conhecidos como o Maurilio Biagi e Curupira, imagina o que não acontece em parques da periferia?
Área verde abandonada na zona oeste de Ribeirão Preto Via: Revide |
Ideia utópica de hoje
Esta ideia foi inspirada em projetos já existentes na cidade de São Paulo e Volta Redonda e pode muito bem funcionar aqui em Ribeirão Preto: a função de Cuidadores de Praças.
Praça revitalizada em São Paulo-SP Via: site Governo do estado de São Paulo |
Os cuidadores de praça seriam pessoas contratadas pela prefeitura por meio de contratos pré-determinados e que ficariam responsáveis pela manutenção básica de uma praça. Serviços como troca de lâmpadas, varreção de canteiro, plantio de flores e mudas, tudo o que seria necessário para que uma praça esteja em boas condições. Serviços mais pesados como o corte de mato e manutenções mais complexas continuariam a cargo da Coordenadoria de Limpeza.
Este trabalho poderia ser executado por pessoas que já estejam aposentadas ou desempregados que procuram uma oportunidade de trabalho. A carga horária varia de acordo com o porte da praça em questão, sendo 4 ou 6 horas diárias. O cuidador não faria os serviços durante a noite e de preferência deve residir próximo a praça a ser cuidada. Ele também ficaria responsável por avisar a Coordenadoria sobre solicitações de reparos imediatos (uma arvore com risco de cair ou algum cano de água que esteja vazando de forma excessiva).
Praça XV de Novembro, Centro de Ribeirão Preto Via: ACidade ON |
Atualização 06/12/2021: a prefeitura da cidade de Matão-SP anunciou recentemente (06/12) o projeto Boa Praça Matão, onde idosos seriam remunerados para tomarem conta de praças e áreas verdes da cidade, com serviços básicos de zeladoria urbana.
Projeto Boa Praça Matão terá idosos como responsáveis pelas praças da cidade. Via: Jornal da Clube (YouTube) |
==============================================================
Concluindo, apenas a presença do cuidador já deixa os moradores do entorno da praça mais tranquilos e confiantes, pois saberão que o local contará com manutenção constante, incentivando moradores a também manterem o local limpo e denunciando casos de descarte irregular de lixo.
Ribeirão Preto já foi conhecida por ter praças bonitas e bem cuidadas no passado. Por que não podemos ter isso novamente? Uma ideia simples que pode ajudar a embelezar o bairro e cidade como um todo. Ajudem a compartilhar a proposta! Se você tiver alguma sugestão ou critica, ela será bem vinda. Apenas não seja omisso com os problemas de Ribeirão.
Até a próxima semana!
Links para pesquisa:
Comentários
Postar um comentário