Atualização: 30/01/2017
Na proposta sobre Readequação e Continuação de Avenidas publicada no começo de Maio, citei a importância de avenidas como Francisco Junqueira e Independência receberem atualizações em toda sua extensão como sistema Onda Verde, ciclovias no canteiro central, recapeamento entre outros, alem de citar aquelas que precisar ser estendidas até outras ruas e avenidas, para que possam servir de novos corredores viários.
Na proposta sobre Readequação e Continuação de Avenidas publicada no começo de Maio, citei a importância de avenidas como Francisco Junqueira e Independência receberem atualizações em toda sua extensão como sistema Onda Verde, ciclovias no canteiro central, recapeamento entre outros, alem de citar aquelas que precisar ser estendidas até outras ruas e avenidas, para que possam servir de novos corredores viários.
Talvez possam ter percebido que deixei algumas avenidas de fora desta lista, pois são casos específicos que precisam de projetos únicos. Este é o caso da avenida Thomaz Alberto Whately, localizada na região norte de Ribeirão Preto.
Avenida Thomaz Alberto Whately Foto via: Google Maps |
Trecho na região próxima ao Aeroporto Foto via: Google Street View |
Trecho na região próxima a avenida Costa e Silva Foto via: Google Street View |
A Thomaz Alberto é uma via bastante importante para a cidade, pois permite o acesso da rodovia Anhanguera, cruzando por outras avenidas como Brasil e Costa e Silva, chegando até a Av. Eduardo Andréia Matarazzo (mais conhecida como Via Norte), que por sua vez segue até a rotatória Amin Calil, próxima ao Centro. Alem disso, é o principal acesso ao aeroporto Leite Lopes.
Mesmo com tamanha importância, A Thomaz Alberto é completamente esquecida pela prefeitura de Ribeirão Preto. Os maiores problemas relacionados a via são os inúmeros buracos e a total ausência de calçadas e ciclovias na região próxima ao bairro Jardim Aeroporto. Vale lembrar que este trecho em questão é também uma das entradas para Ribeirão.
Trecho fechado devido aos buracos na via
no bairro Vila Albertina
Foto via: ACidade ON
|
Seria uma avenida com perfil para a proposta já apresentada em Maio, se não levarmos em conta um acesso "alternativo" bastante utilizado por motoristas.
Acesso à Vila Albertina
Os bairros de Vila Albertina, Jardim Presidente Dutra, Jardim Jandaia (bairros tipicamente residenciais) e os bairros Parque Industrial Tanquinho e Vila Elisa (em sua maioria industriais) são separados pela Via Norte. Mas isso não significa que o acesso entre eles seja algo rápido e ágil. A avenida Thomaz Alberto seria a via perfeita de ligação entre eles se não fosse o acesso mal projetado próximo aos dois viadutos na Via Norte.
Quem precisa sair da Vila Albertina por exemplo, vai precisar cruzar todo o bairro até chegar na rua Rio Madeira e só assim entrar na Via Norte. Já para quem sai do Tanquinho por exemplo, precisa passar por baixo dos viadutos, entrar na Via Norte até chegar na mesma Rio Madeira. O desvio nos dois casos é de quase 1 quilômetro de distancia.
Este caminho seria seguido pela maioria dos motoristas se não fosse um pequeno acesso próximo a alça de acesso para a Via Norte (no mapa com um círculo vermelho). O desvio passa por um trecho de linha férrea da antiga Fepasa, atual FCA e mesmo com os grandes buracos, terra nos dias secos e lama nos dias chuvosos, o acesso é bastante utilizado pelos moradores desta região.
O caderno Meu Bairro do jornal A Cidade, publicado em novembro de 2013, chegou a alertar sobre o tal desvio e em nota a prefeitura na época informou que o terreno é particular e só pode fazer adequações caso o mesmo fosse doado ao município. Dois anos e meio depois, nada mais foi falado sobre o assunto.
Veja com a visão do Street View o ponto exato do desvio |
Publicações do jornal A Cidade caderno Meu Bairro. Acervo pessoal |
Ideia utópica de hoje
A proposta foi dividida em três partes:
- Duplicação da avenida Thomaz Alberto até próximo ao desvio;
- Implantação de rotatória de médio porte no encontro das avenidas Thomas Alberto e Lafayete Costa Couto com a rua Ambrósio Chaguri;
- Implantação de marginais de acesso à Via Norte;
Observação: este projeto não tem validade alguma caso a área de propriedade da FCA não seja doada ao município.
Abaixo seguem projeções criadas com o auxílio do SketchUp mostrando como a via é atualmente e como ficaria depois das intervenções:
Região atualmente
Projeção de como ficaria a região com as intervenções, em ângulos de visão parecidos:
Abaixo uma breve descrição das modificações:
Amarelo: O lado da avenida Centro/Bairro seria deslocado sobre a antiga linha férrea e seguiria até a rotatória. Já o lado Bairro/Centro em sua maior parte teria o sentido da via invertido e depois receberia uma nova intervenção. Repare que isso elimina uma curva perigosa bem na descida da avenida, o que por si só reduziria o risco de acidentes com arvores e postes.
Verde: Rotatória média de duas faixas e quatro alças de acesso, sendo três de entrada e saída e uma apenas para saída. A saída para a avenida Lafaiete Costa receberia uma via parcial, garantindo assim um acesso ao bairro futuramente.
Azul: Marginais de acesso para a Via Norte. O acesso seria pensado para uma futura via marginal que possa ser implantada, transformando a Via Norte em uma via expressa de fato. A alça de saída (a esquerda) seria a mais complexa devido a rua denominada "Estr. Rafael Defina" ser muito próxima ao viaduto. Seriam necessários redutores de velocidade para evitar que os veículos entrem pela rua em alta velocidade. Com isso a Rafael Defina passaria a ser mão única sentido Bairro/Centro.
Vermelho: Novos trechos de ruas que precisariam ser criados para se adequarem a avenida. No caso do trecho próximo a rua Rafael Defina, ele seria necessário para acesso local dos moradores.
Clique nas imagens para ampliar e observar os detalhes a seguir:
A pista antiga teria algumas leves modificações. A curva de acesso à avenida se transformaria uma alça de acesso. O cruzamento a princípio teria apenas sinalização de solo e vertical. |
Detalhes do novo cruzamento, que daria acesso a rotatória e a nova alça de acesso para uma futura via marginal junto à Via Norte |
Detalhe para o cruzamento de ciclovias e implantação de lombofaixas e barreiras junto ao córrego. |
Vista da avenida duplicada para a Vila Albertina |
Rotatória de porte médio devidamente sinalizada e com capacidade para duas faixas de tráfego. |
Visão geral da rotatória, avenida duplicada e viadutos |
Novo acesso a rua denominada "Estr. Rafael Defina" e criação de rua aos fundos da quadra, permitindo o acesso local das residências |
A ciclovia no canteiro central traria mais segurança aos ciclistas e permitiria acesso imediato a ciclovia da Via Norte. |
Vista tendo ponto base viaduto sentido bairro/Centro |
Cavaletes indicam que o acesso para a futura avenida Lafayete Costa Couto está pronto e precisa apenas de uma contra-partida da prefeitura. |
Com base de observação na região, a duplicação da avenida e implantação da rotatória seria um projeto de complexidade média (na minha visão), já que o local possui desníveis de solo, sendo necessário um complexo trabalho de terraplanagem. Alem disso, é necessário o trabalho de remoção de parte da linha férrea para a realização dos trabalhos.
Optei pela rotatória por ser um dispositivo mais prático para médias demandas de tráfego e que auxilia na redução de velocidade, trazendo mais segurança aos motoristas e pedestres.
Por fim, a proposta visa auxiliar e guiar os moradores que utilizam este acesso diariamente para que cobrem de sua associação de bairros e vereadores um posicionamento sobre o problema. Ribeirão Preto teve pouquíssimas obras de mobilidade entregues a população nos últimos anos. São melhorias que podem transformar o crescimento e desenvolvimento de uma cidade.
Até a próxima postagem!
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