Existem muitos sites, blogs e páginas de Facebook que costumam falar sobre os problemas das cidades. Em Ribeirão Preto não é diferente. Mas a questão não é o fato de estarem reclamando, já que esta é uma forma de manifestação válida, mas sim por apenas se concentrarem nas reclamações e não mostrarem soluções para os problemas apresentados. Soluções estas que vão desde ideias mais simples porem eficientes até as mais complexas e que exigem um maior diálogo com o poder público e sociedade.
Ideias de cunho mais fantasiosos ou utópicos também costumam entrar nestas discussões, mas os que as divulgam precisam ter consciência que nem todas as pessoas as aceitarão, por diversos motivos como alta complexidade, custos altíssimos para implantação ou total falta de visão no desenvolvimento da ideias.
O primeiro passo é reunir estas ideias e divulga-las. Muitos optam por fazer de forma individual e anônima; outros se reúnem em grupos de pessoas que possuam os mesmos ideias. E a postagem desta semana fala exatamente sobre isso.
Um grupo de profissionais de diversas áreas tem se esforçado para divulgar suas ideias para Ribeirão Preto. Este grupo criou um instituto, o Instituto Paulista de Cidades Criativas, também conhecido como IPCCIC.
Reunião entre os membros do IPCCIC Foto via: IPCCIC |
A ideia do instituto é a divulgação de propostas de desenvolvimento e estratégias para curto, médio e longo prazo para Ribeirão Preto. Os projetos são focados em áreas como educação, preservação do patrimônio, planejamento urbano, economia sustentável entre outros assuntos. O grupo não possui interesses políticos e tem como principal objetivo a troca de ideias para a cidade.
Recentemente no último dia 8 de setembro de 2016, no centro de eventos do RibeirãoShopping, o IPCCIC fez o lançamento dos cadernos, onde são ilustradas as propostas com maiores detalhes e suas soluções.
Apresentação do trabalho no centro de convenções RibeirãoShopping Foto via: ACidade |
O projeto é denominado Seja Comunidade Cidade Humana. Para quem tem interesse em conhecer o material, basta acessar o site do instituto e na aba Seja Comunidade, você poderá baixar os cadernos com todas as informações, que vão desde levantamentos históricos da cidade e estatísticas, até as propostas de fato apresentadas. São no total três cadernos (sendo o caderno 1 dividido em duas partes):
- Caderno 1 - Referências Identitárias
- Caderno 1b - Referências Identitárias
- Caderno 2 - Planejamento Estratégico a partir das Potencialidades
- Caderno 3 - Projetos e Programas
Saiba mais: página do IPCCI no Facebook
O material é uma peça muito importante para que possamos discutir novas soluções para a cidade de Ribeirão Preto, sendo de leitura obrigatória principalmente entre os candidatos a prefeito e vereadores que concorrem as eleições de 2016, visto que estes terão que tomar decisões sobre o futuro da cidade, tendo os cidadãos ribeirãopretanos como aliados e parceiros.
Decidi fazer a divulgação destes materiais por acreditar que boas ideias devem ser compartilhadas. Estamos vivendo dias com muitas incertezas, principalmente na esfera municipal devido aos últimos acontecimentos da Operação Sevandija coordenada pela Polícia Federal. Por isso este é o momento para refletirmos sobre escolhas do passado e pensarmos como queremos uma Ribeirão para o futuro. A frase pode parecer piegas, mas ela é a que melhor se adequá ao momento.
Conheçam o projeto e vamos multiplicar boas ideias e trabalharmos para que elas um dia se tornem algo real e concreto.
Até a próxima postagem!
Links para pesquisa
Instituto apresenta estratégias de desenvolvimento para Ribeirão Preto
Comentários
Postar um comentário