terça-feira, 12 de maio de 2015

Travessia elevada para pedestres (lombofaixa)

Atualização: 19/01/2017

Faixa de pedestresA área transversal ao eixo de uma via devidamente sinalizada, destinada à passagem de pedestres. É um elemento necessário nas ruas das cidades por ser a área na qual o pedestre tem prioridade sobre os veículos, visando a lhe oferecer o máximo de garantia no ato de atravessar a pista de rolamento. É também chamada passagem de pedestres ou faixa de segurança de pedestres.

Pedestres atravessando avenida em Campo Grande - MS
Via: Campo Grande News

Saiba mais:
 Ingleses inventaram as faixas de pedestres

Mas e as faixas elevadas? Elas fazem parte de um conjunto de dispositivos chamados de Traffic Calmings e são comuns em países como Alemanha, Holanda e Inglaterra. Aqui no Brasil as também chamadas "lombofaixas" são dispositivos recentes e até então eram instalados sem nenhum critério específico.

Faixa de pedestres elevada (ou lombofaixa) na cidade de Vinhedo - SP
Via: Prefeitura de Vinhedo
Lombofaixa na cidade de Franca - SP
Via: Câmara Municipal de Franca 
Faixa elevada para pedestres em Anápolis - GO
Via: Prefeitura de Anápolis
No dia 05 de junho de 2014, o CONTRAN estabeleceu critérios para a implantação de lombofaixas no Brasil. Agora, todas seguiriam uma norma padrão, evitando a construção de faixas que acabem trazendo mais riscos do que segurança para todos.

A faixa elevada para pedestres nada mais é do que a faixa tradicional em nível, ou seja, na mesma altura da calçada. Isso trás mais segurança para o pedestre e facilidade para a travessia de cadeirantes e idosos. Por ser elevada, acaba também tendo a função de redutor de velocidade, coisa que as lombadas já fazem atualmente. É comprovado que os motoristas respeitem mais as faixas elevadas do que as faixas tradicionais.

Faixas em Ribeirão Preto


Não sejamos hipócritas: o motorista ribeirãopretano não respeita faixas para pedestres e os pedestres ribeirãopretanos não as usam. Uma das manifestações mais egoístas vista no nosso trânsito é esta falta de respeito com um direito que o pedestre tem de atravessar a rua com segurança. Muitas destas faixas estão com pintura apagada, o que prejudica ainda mais o pedestre no seu dia a dia.

Travessia de pedestres na avenida Brasil
Fonte: Google Street View

Travessia de pedestres na rua Tamandaré
Fonte: Google Street View
Em Ribeirão, existem poucos lugares que implantaram as faixas elevadas, como a USP (uma próxima ao HC e outra próxima a entrada para quem vem pela avenida do Café), Novo Shopping e RibeirãoShopping.

Lombofaixa próxima á USP
Fonte: Google Street View

Lombofaixa em uma das entradas do Novo Shopping
Fonte: Google Street View

Lombofaixa interna no RibeirãoShopping
Fonte: Google Street View
Ideia utópica de hoje


Ribeirão Preto precisa urgentemente destas faixas elevadas, vista a falta de educação dos motoristas perante o pedestre, mostrando total desrespeito ao código de trânsito e sem nenhuma fiscalização por parte dos agente de trânsito, os marronzinhos.

Simulação de uma rua com faixa convencional

Note que a faixa em si não é suficiente para o motorista
dar preferencia ao pedestre. Cadeirantes e idosos não tem
nenhuma facilidade na travessia.

Simulação de faixa em nível para pedestres

A faixa fica no mesmo nível da calçada, com sinalização extra
(pintura de solo e placas). Lombofaixa acaba atuando
também como lombada.

Infelizmente as faixas possuem uma norma que pode atrapalhar na instalação: 

Art. 4º A faixa elevada para travessia de pedestres pode ser implantada somente em trechos de vias que apresentem características operacionais adequadas para tráfego em velocidade máxima de 40 km/h, seja por suas características naturais, seja por medidas para redução de velocidade.

Ou seja, avenidas não poderiam ter as faixas elevadas, ficando restritas apenas para vias locais (claro, caso sejam instaladas em avenidas, a prefeitura pode reduzir a velocidade do trecho da via que receberá a lombofaixa). O que não é ruim, pois são nestas vias locais que ficam escolas, postos de saúde, creches... locais com grande fluxo de pedestres.

No mapa que mostram todas as Obras de Mobilidade estão todos os pontos que, acredito eu, possam ter faixas elevadas implantadas. Basta procurar pelos totens azuis com a representação de um boneco caminhando. Esta lista está sendo atualizada aos poucos.


Alguns locais que poderiam ter as faixas elevadas. A frente dos nomes, seguem as coordenadas para quem quiser procurar no Google Mapas:

R. Tamandaré, 439 - Campos Elísios - Entre a ETEC e o hospital Santa Lídia
R. Martinico Prado, 101-169 - Vila Tiberio - Entre a Praça Schmidt
Praça Pedro Biagi, 2-132 - Ipiranga - Entre a escola e a praça

Existe outra forma de aumentar a segurança dos pedestres na faixa, que são as travessias iluminadas, mas este é assunto para outra postagem.

Compartilhem! Vamos ajudar a deixar o transito de Ribeirão mais moderno e seguro!


Links para pesquisa:

Um comentário:

  1. Muito bacana o blog, parabéns pelo ótimo nível do conteúdo !

    Ainda não sei como a prefeitura consegue deixar de aproveitar tantas oportunidades de arrecadação e não aumenta a fiscalização do transito por agentes e sequer pensa em campanhas educativas pro assunto (mas isso quase nenhuma prefeitura pensa).

    O que mais disso tudo é a aparente falta de capacidade/vontade da engenharia de trânsito da cidade em implementar projetos tão simples como este, sendo que nós, cidadãos comuns e sem estudo na área, conseguimos pensar em N sugestões com facilidade.

    Blog favoritado. =)

    ResponderExcluir