terça-feira, 18 de abril de 2017

Programa Via Norte Segura

Proposta sugerida por Felipe Gustavo

-----------------------------------------------

No final da década de 1990 foram iniciados os procedimentos para a privatização de diversas rodovias existentes na região sudeste do país. Com isso, estas que antes eram administradas pelo estado, passaram a ser de responsabilidade da iniciativa privada via concessão. Desta forma as concessionárias passaria a ser responsáveis pela manutenção do pavimento, implantação de sinalização e demais serviços que fossem necessários. Um deles seria o serviço de socorro aos usuários da rodovia.

Qualquer motorista que necessite de apoio (seja mecânico ou médico) pode solicitar a presença de uma viatura de apoio responsável pela concessão da rodovia. Normalmente estas equipes ficam em ronda pela rodovia ou posicionadas em bases com infraestrutura completa e veículos adequados como ambulâncias ou caminhões guincho.


Veículos de serviço da concessionária ECO 101
Via: Site Eco 101
Observação: todo este serviço, assim como a manutenção da rodovia, é mantido com os valores arrecadados via praças de pedágios instalados ao longo dos trechos sob concessão de determinada concessionária.

Sempre durante uma ocorrência, as equipes realizam todos os procedimentos de segurança para preservar a integridade dos solicitantes do serviço e sinalizam o local para os motoristas na rodovia, para fim de evitar novos acidentes. Estamos falando de um ambiente onde veículos costumam ultrapassar os 100 km/h, por isso sinalizar o local de forma correta é muito importante.

Mas este serviço poderia ser implantado dentro do perímetro urbano, de forma mais específica, dentro da cidade?


Programa Marginal Segura

A cidade de São Paulo possui vias marginais importantes como Tietê e Pinheiros, por onde passam centenas de veículos todos os dias. As marginais são compostas por via expressa, central e local; devidamente sinalizadas para trazer o máximo de fluides ao tráfego. 


Marginal Tietê em São Paulo - SP
Foto via: Via Trólebus
Com os novos limites de velocidade implantados na marginal recentemente, surge uma preocupação com o aumento no número de acidentes, que podem ser causados tanto pela imprudência de motoristas quanto por ação de veículos parados com problemas mecânicos. Normalmente a função de organizar e monitorar a ação destes veículos cabe a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), mas foi elaborado em janeiro de 2017 algo mais específico para as marginais e intitulado pelo prefeito João Dória de Programa Marginal Segura.
Pick-ups da CET adaptadas para o programa Marginal Segura
Via: Fotos públicas

A intenção do programa é trazer maior segurança aos motoristas, transporte coletivo e pedestres das imediações. Alem dos veículos como ambulâncias, guinchos e motocicletas de apoio já utilizados, a prefeitura por meio de uma parceria com concessionárias de veículos, também recebeu a doação de 10 veículos Mitsubishi L200 devidamente equipados para atenderem os motoristas que precisem de socorre mecânico.

As novas viaturas tem chamado bastante a atenção por conta da quantidade de equipamentos presentes; possuem guincho, ganchos e para-choques com impulsão para que possam fazer a remoção de qualquer veículo de forma rápida e ágil, de forma a não prejudicar o transito da região.  


Exclusivo! Dirigimos a Mitsubishi L200 "do Dória" (CET-SP)
Vídeo original: Canal Carplace

O Marginal Segura acaba atuando como uma espécie de "elite da CET", pois atende casos específicos das vias marginais, deixando os demais agentes da companhia de engenharia livres para as demais ocorrências na cidade.

Vias marginais em Ribeirão Preto

Em postagens posteriores foi feita menção da via Eduardo Andréia Matarazzo, ou como todos costumamos chamar, a Via Norte. Foram várias propostas onde a via foi citada de forma direta ou indiretamente, tamanha a importância dela para a mobilidade urbana da região norte de Ribeirão Preto.

Mesmo com toda esta importância, a via tem recebido pouquíssima atenção dos últimos gestores desde a sua inauguração. A cidade cresceu ao seu redor e sua infraestrutura não acompanhou todo este progresso. 


Via Norte em Ribeirão Preto
Foto via: G1.com
Entre os maiores problemas apontados por motoristas que utilizam a via estão:

  • Má qualidade do asfalto: buracos e desníveis no pavimento são responsáveis por danos mecânicos aos veículos e iminente risco de acidente;
  • Sinalização precária: tanto horizontal (pinturas de solo) quanto vertical (placas de orientação e destino) são bastante deficitárias;
  • Riscos de assaltos: regiões onde o patrulhamento costuma ser menor acabam deixando os motoristas sob risco da ação de criminosos.
O sentimento de impotência é tamanho ao ver que tais problemas podem ser resolvidos com uma boa dose de vontade política e parcerias adequadas. Se uma via expressa como esta é tratada de tal forma, imagine demais vias locais existentes nos extremos de vários bairros?


Ideia utópica de hoje 


São tantos problemas apontados que mereciam uma proposta específica apenas para a Via Norte. Por hora, a proposta de hoje irá aproveitar o gancho de euforia causado pelo programa lançado em São Paulo e desta forma implantar algo parecido em Ribeirão: o Programa Via Norte Segura.

O programa seria devidamente adequado para a nossa realidade e até implantado em outras vias como a Maurílio Biagi / Celso Charuli atuando como um braço da Transerp. Seriam adquiridos quatro veículos, devidamente equipados com acessórios que possam auxiliar o motorista, para que realizem o patrulhamento na via.

Assim como foi feito em São Paulo, os veículos poderiam ser conseguidos via acordo com concessionárias locais em troca de publicidade dos mesmos.


Sugestão de pintura para novos veículos da Transerp
Foto via: Felipe Gustavo
As principais vantagens do programa Via Norte Segura são:
  1. Auxílio aos motoristas - pane mecânica;
  2. Auxílio aos motoristas - acidente na via;
  3. Orientação aos motoristas nos horários de pico;
  4. Base de apoio extra da Transerp;
  5. Parceria com serviços de emergência;
  6. Aumento na sensação de segurança.


1) Auxílio aos motoristas - pane mecânica

As viaturas fariam a remoção ou deslocamento dos veículos que estejam com problemas mecânicos ou pane seca da via rápida, ou em casos extremos, de realizar a devida sinalização de modo a alertar os motoristas que estejam trafegando na via.

Carro com problemas mecânicos na marginal Tietê
Foto via: RecordTV
Observação: o programa não tem a menor função de substituir os serviços de um guincho convencional, sendo que o foco é remover o veículo danificado até um local onde esteja seguro e livre do risco de acidentes.


2) Auxílio aos motoristas - acidente na via


Como as viaturas estarão em patrulha, poderão chegar rapidamente ao local da ocorrência, antes mesmo da chegada da viatura do SAMU ou qualquer outro serviço de emergência. Novamente a intenção é sinalizar o local e prestar os primeiros atendimentos as vítimas.

Apoio de agentes da CET em acidente na marginal Tietê
Via: G1

3) Orientação aos motoristas nos horários de pico

As vezes o fluxo de veículos em determinados horários do dia podem gerar congestionamentos, e para isso as equipes do Via Norte Segura realizariam um patrulhamento ostensivo ou mesmo utilizarem de painéis luminosos de forma a orientar melhor o motorista, mantendo o fluxo constante de veículos. Também podem ser realizadas operações de fiscalizações específicas.


Operação de fiscalização de caminhões.
Parceria entre PM e CET
Foto via: Blog da Polícia Militar de SP

4) Base de apoio extra da Transerp

Assim como as concessionárias de rodovias possuem bases de apoio, o programa também contaria com uma base construída em um ponto devidamente estratégico da Via Norte como cruzamentos ou retornos próximos. Agentes manteriam contato com as viaturas que estão em serviço e podem receber chamadas por meio de algum telefone específico ou por redes sociais como Facebook ou Twitter. Como fluxo de veículos durante as madrugadas costuma ser muito baixo, ainda não seria a necessidade da base funcionar de modo 24 horas.

Agentes da Transerp em apoio em operação de recapeamento
Via: Site oficial prefeitura de Ribeirão Preto
5) Parceria com serviços de emergência

Base e viaturas teriam contato direto com os principais serviços de emergência como SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil. Desta forma os atendentes de cada serviço dariam as ordens de deslocamentos de acordo do que for passado pelos agentes do Via Norte Segura.

Equipe de resgate na Via Norte socorrendo moticiclista.
Via: ACidade ON
6) Aumento na sensação de segurança

Apesar do foco do programa ser proporcionar maior segurança na via na questão do trânsito, os agentes podem atuar como parceiros da polícia militar e GCM (Guarda Civil Metropolitana), informando para viaturas próximas sobre a presença de pessoas ou veículos suspeitos na via.

Viatura da GCM no calçadão de Ribeirão Preto
Via: Acidade ON
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Conforme expliquei alguns parágrafos atras, esta seria apenas uma das melhorias necessárias para a Via Norte. O importante é que a proposta seja divulgada, compartilhada e discutida com nossas autoridades. Cobre de seu vereador eleito ou reeleito. Cobre da prefeitura. Bons exemplos vindos de outras cidades devem ser replicados e incentivados.

Obrigado e até a próxima postagem!


Links para pesquisa
Programa Marginal Segura - Plano Operacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário