terça-feira, 13 de junho de 2017

Revitalização da Avenida Nove de Julho

Normalmente toda as cidades possuem uma avenida que seja mais lembrada que as demais, seja por rota viária mais conveniente, forte comércio local ou importância histórica. Várias avenidas foram mencionadas em publicações posteriores no blog, e hoje gostaria de falar sobre uma das mais tradicionais avenidas de Ribeirão Preto; estamos falando da Nove de Julho.

Inaugurada em 1922, esta avenida faz divisão do Centro (quadrilátero central) com a zona sul e leste da cidade. Inicialmente chamada de avenida Independência, o nome Nove de Julho foi oficializado em 1939 em homenagem a data de início da Revolução Constitucionalista de 1932.

Avenida Nove de Julho, década de 50
Via: grupo Lembranças Ribeirãopretanas

Saiba mais: Avenida Nove de Julho - Dados históricos

Atualmente a avenida fica entre as ruas Amador Bueno e o viaduto Ayrton Senna que passa sobre a avenida Francisco Junqueira / Maurílio Biagi, tendo aproximadamente 2,4 km de extensão, onde 1,07 km são pavimentados com paralelepípedos. Maiores detalhes adiante.

Cruzando outras duas importantes avenidas de Ribeirão - Independência e Presidente Vargas - a Nove de Julho era muito conhecida por seus grande casarões construídos no auge da época do café na cidade. Aos poucos os mesmos foram dando lugar para novos imóveis tomando a configuração abaixo:

- Nove de Julho; entre Amador Bueno e Presidente Vargas: comércio diversificado, prédios públicos, vasta rede bancária e farmacêutica, alem do clube da Recra - Sociedade Recreativa e de Esportes de Ribeirão Preto existente desde 1906.

Avenida Node de Julho próximo a Sete de Setembro
Foto via: Patrimônio Ribeirão
- Nove de Julho; entre Presidente Vargas e Portugal / Viaduto Ayrton Senna: predominância em imóveis destinados a clinicas e consultórios particulares e restaurantes tipo fast food, alem de um supermercado da rede Savegnago inaugurado recentemente.

Avenida Nove de Julho próximo a Vicente de Carvalho
Foto via: Arquivo Pessoal

Raio X sobre a Nove de Julho

A avenida possui 8 metros de largura sendo duas faixas de rolamento sendo uma para estacionamento junto ao canteiro central e calçadas de 9 metros de largura; levando em conta que o recuo frontal dos lotes tem 4,5 metros (lembrando que tratam-se de medidas aproximadas).


Outro detalhe é que apesar de ser proibido o estacionamento paralelo a canteiros centrais (artigo 181, capítulo XV - VIIII), existe a regulamentação permitindo por meio da placa R-6b - Estacionamento regulamentado.

Ainda sobre o canteiro central, o mesmo possui 6,5 metros de largura, tendo seu piso pavimentado com antigos ladrilhos portugueses e o plantio de dezenas de Sibipirunas em toda sua extensão, formando um corredor verde bastante denso nesta região da cidade.

Avenida Nove de Julho
Foto via: Folha
Obelisco no centro do cruzamento das avenidas
Independência e Nove de Julho
Foto via: Tripadvisor
Corredor verde na Nove de Julho
Foto via: Folha
Portanto a avenida Nove de Julho possui uma importância histórica muito importante para a cidade, alem de ser um forte corredor de serviços, tanto que foi tombada pelo Condephaat em 2008 como patrimônio histórico do município. Mas mesmo com este título, a via tem recebido pouca atenção do poder público nos últimos anos.


Os "problemáticos" paralelepípedos

Uma das maiores reclamações de motoristas e pedestres são os paralelepípedos. Este tipo de pavimento é presente entre as ruas Tibiriçá e avenida Independência e começaram a ser calçados por volta de 1949. O maior problema não seriam os paralelepípedos em si (já que na proposta de Revitalização do Quadrilátero Central foram citadas suas vantagens) mas sim a sua falta de manutenção.

Blocos mal posicionados trazem perigo para motoristas e motociclistas
Foto via: Folha
Carro passando em grande poça d'água na Nove de Julho
Foto via: ACidade ON
Saiba mais: Falta de manutenção em avenida histórica irrita motoristas em Ribeirão

Como a via não recebe reparos significativos desde seu calçamento, o trânsito de veículos ao longo dos anos tem feito com que buracos e desníveis fossem surgindo no pavimento. Em 2013 a prefeitura chegou a anunciar um projeto de recuperação do piso da Nove de Julho. Quatro anos se passaram e nada foi feito até o momento.

Os desníveis em alguns pontos da avenida tem se tornado bastante perigosos para motoristas, motociclistas e até mesmo para pedestres (seja por risco de queda na travessia ou de serem atingidos por água e lama por conta dos buracos na via). Outro fator que ajudou a deterioração da avenida é a falta de manutenção adequada e até mesmo falta de funcionários adequados para o serviço. Sendo assim tão logo um reparo na rede de água fosse realizado, os paralelepípedos são colocados de maneira incorreta, gerando desníveis e a formação de pontas causadas pelo mal posicionamento do bloco na via.

Detalhe para paralelepípedo solto na Nove de Julho
Foto via: ACidade ON
O canteiro central também possui problemas, que vão desde a queda de arvores que não foram devidamente vistoriadas, até mesmo ao calçamento do canteiro que pode provocar quedas de pedestres e dificuldades para idosos e cadeirantes.

Obs: mesmo com poucos recursos, o então secretário da Coordenadoria de Limpeza Urbana Marcelo Reis conseguiu realizar um trabalho de revitalização no calçamento do canteiro central da Nove de Julho.


Outro problema apontado são os carros estacionados junto ao canteiro central. Mesmo sendo permitidos, a total ausência de faixas tracejadas dividindo as pistas impede a formação de duas faixas de rolamento. Entre os problemas de segurança, a avenida costuma ser ocupada por guardadores de carros, ou como são mais chamados os flanelinhas, gerando insegurança e revolta dos motoristas, pois estão sendo cobrados de maneira ilegal por estacionarem em uma área devidamente autorizada pelo poder público.

A situação viária da avenida é complicada pois enquanto o PAC da Mobilidade anunciado em 2012 prevê a implantação do corredor estrutural Leste / Oeste 1, a mesma prefeitura inicia estudos para a implantação de Área Azul na Nove de Julho.

Dificilmente dois carros conseguem se posicionar de forma paralela na via.
A direita da foto, veículos estacionados junto ao canteiro
Foto via: ACidade ON
Nota-se que esta avenida histórica vem sendo tratada com bastante descaso pelas ultimas administrações e nada foi anunciado de novo pela atual. Costumamos nos maravilhar com prédios e ruas históricas de outras cidades da região e de outros estados, mas quando temos algo semelhante em nossa própria cidade, costumamos ser críticos e insensíveis, muitas vezes até desejando que a avenida seja destombada "em nome do progresso".
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Falta de manutenção da Av. Nove de Julho é alvo de reclamações

É possível mantermos um patrimônio histórico como este preservado. Mas é preciso responsabilidade e disciplina.

Ideia utópica de hoje

A proposta de hoje, em especial ao aniversário de 161 anos de Ribeirão Preto, foca na revitalização da avenida Nove de Julho, de maneira permanente a título de torna-la melhor transitável para todos, sem perder a ligação com o passado.

Abaixo as ideias foram divididas em sete tópicos:

1) Recuperação do pavimento;
2) Implantação de Zona 30;
3) Fiação subterrânea;
4) Acessibilidade (rampas e reparo de calçadas);
5) Proibição de conversões a esquerda;
6) Restrição de veículos pesados;
7) Remoção das vagas de estacionamento.

Lembrando que outras podem ser incluídas por sugestões nos comentários do blog ou Facebook.

1) Recuperação do pavimento

A ideia é remover temporariamente os paralelepípedos de maneira gradual (quadra a quadra) e realizar a devida manutenção, incluindo checagem do sistema de água e esgoto da via e refazer a compactação do solo. As bocas de lobo seriam refeitas e seu entorno tratada com concreto para maior resistência ao trânsito da via. Tão logo o aterro seja finalizado, os blocos seriam novamente colocados na via.

Rua recebendo calçamento de paralelepípedos em Sertânia - PE
Foto via: Blog do Finfa
2) Implantação da Zona 30

As Zonas 30 são vias onde a velocidade dos veículos é limitada a 30 km/h e implantadas em regiões com grande concentração de pedestres. Esta medida a princípio pode soar como polêmica, pois trata-se de um importante corredor viário de Ribeirão Preto. Mas sabendo que os paralelepípedos em si já estimulam a redução da velocidade da via, oficializar uma velocidade máxima passa a ser necessário. Isso diminuiria o número de acidentes causados por excesso de velocidade.

Zona 30 em avenida no bairro Santa Cruz - RJ
Foto via: Educação Para Trânsito
Desviar o trânsito para as vias paralelas neste caso não seria eficiente, já que estas ruas possuem diversas interrupções, impedindo que sejam utilizadas como rotas alternativas.

3) Fiação subterrânea

Trata-se de aterrar os fios de energia, telefone e internet sob a calçada, reduzindo a poluição visual e reduzindo custos de manutenção. Esta proposta já foi publicada em março de 2017. Clique e conheça maiores detalhes.

Projeção do cruzamento da Nove de Julho com
Independência com fiação subterrânea

4) Acessibilidade (rampas e reparo de calçadas)

Grande parte das esquinas da Nove de Julho possuem rampas para acesso de cadeirantes. O problema neste caso é o angulo entre a rampa e o pavimento, que costuma ser bastante acentuado e irregular, exigindo um grande esforço por parte do cadeirante, até maior do que se não tivessem tais rampas. A ideia da rampa é trazer agilidade ao usuário de cadeira de rodas para atravessar a via.

Rampa de acessibilidade adequada em Bonito - MS
Foto via: Site da Prefeitura de Bonito

5) Proibição de conversões a esquerda

Medida que deveria ter sido implantada a muito tempo. As conversões a esquerda muitas vezes acabam congestionando a via por conta do pouco espaço disponível para manobras. As conversões podem ser aplicadas nas vias paralelas e tachões de concreto deverão ser implantados, assim como já é realizado na avenida Independência.

Avenida em Curitiba onde a conversão e retorno a esquerda são proibidos
Foto via: Bem Paraná

6) Restrição de veículos pesados

Esta ideia precisa ser vista com cautela. A princípio apenas caminhões teriam restrição parcial de horário ou restrição total para tráfego de utilizarem a avenida. As vias paralelas (ruas João Penteado e Quintino Bocaiuva) poderiam não terem espaço suficiente para a passagem de veículos de grandes dimensões. Com a implantação da Zona 30, esta restrição poderia ser evitada. 

Quanto aos ônibus, são 4 linhas que utilizam a via e desvia-las também poderia trazer prejuízos aumentando o tempo de viagem.

Caminhão realizando descarga fora do horário
permitido em rua do Rio de Janeiro - RJ
Foto via: O Globo
7) Remoção das vagas de estacionamento

Implantar a Área Azul na Nove de Julho (assim como na Dom Pedro I) é uma medida completamente equivocada, entretanto manter os veículos estacionados também é algo controverso. Seria preciso estudo para verificar se as ruas próximas conseguiriam absorver as vagas suprimidas da avenida. Uma alternativa radical seria a construção de pequenos edifícios garagem em pontos estratégicos da avenida (proposta já publicada em 2015 no blog).

O espaço também poderia ser utilizado aos finais de semana pelos moradores para atividades de lazer e cultura, tão qual era a proposta do Ruas Abertas Nove de Julho, atualmente desativado pela administração municipal.

Trecho da Nove de Julho em um final de semana. Espaço extra
permitiria melhor fluxo de veículos e possível implantação de ciclovia
Via: Mapio.net

Programa Ruas Abertas Nove de Julho
durante o período que funcionava na cidade.
Via: Revide

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Infelizmente por conta da incompetência de governos anteriores, muitos moradores acabam se mostrando contrários ao tombamento da avenida. Esta solução também não irá resolver os problemas. Vimos que existem discussões sobre o problema desde 2013 e na prática nenhuma solução definitiva foi tomada.

Claro que existem outras avenidas de Ribeirão que merecem atenção tanto quanto esta. Mas neste caso estamos lidando com um patrimônio da cidade, e por mais que muitos sejam contrários, a história deste nosso cartão postal precisa ser preservada e readaptada para a atual realidade. 


Obrigado e até uma próxima postagem.


Links para pesquisa
O pavimento de paralelepípedo
Asfalto x Paralelepípedo

Um comentário:

  1. Transferir as linhas de ônibus para a João Penteado e Rui Barbosa não altera o tempo de viagem mesmo porque elas já foram utilizadas antes do tombamento da avenida. Também disciplinar o trânsito de veículos pesados que é raro naquele trecho, é algofácil de fiscalizar. Os veículos de serviço caminhões e Vans se funcionam numa cidade como São Paulo no centro da cidade então facilmente poderíamos resolver isso também na Nove de Julho. O que falta em toda região ali do Boulevard nas ruas paralelas à nove de julho com certeza é o melhor ordenamento do tráfego, alteração de vias preferenciais, talvez colocação de semáforos providências com custo irrisório que resolveria totalmente o problema. Quanto é o estacionamento também as opções estão nas vias paralelas no entorno da Avenida Nove de Julho onde vários Imóveis estão sendo transformados em estacionamentos particulares. E a manutenção do calçamento é visível que o problema é de boa vontade e não falta de mão de obra.

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