terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Parcerias Público-Privadas (PPP)

Administrar uma cidade pode ser comparado com administrar uma empresa (nas devidas proporções) por conta de todos os desafios, problemas e oportunidades que possam surgir. O objetivo principal de uma empresa é gerar lucro, pois é através dele que a mesma poderá se expandir, adquirir novos equipamentos, contratar novos funcionários, entre outros. Para gerar lucro ela deve montar uma estratégia de mercado eficiente para que seus produtos e serviços possam ser vendidos; do contrário, uma má estratégia pode comprometer os ganhos e levar esta mesma empresa a falência.

No setor público, a diferença é que o dinheiro para mante-lo vem diretamente dos impostos. Considerando que o país vem ano a ano batendo recordes de arrecadação, seria irracional dizer que o governo "não tem dinheiro" para realizar tais obras e manter serviços. O resultado todos nós conhecemos: estruturas precárias, falta de materiais e qualidade ruim no atendimento à população.

Toda prefeitura deve reconhecer suas limitações e uma forma de continuar prestando serviços a cidade de forma indireta é realizando parcerias entre o setor privado. Dai surge uma alternativa que pode minimizar ou mesmo eliminar os problemas existentes: a formação de uma PPP - Parceria Público Privada.

Metrô de Salvador, construído por meio de PPP
Via: Blog Stefano Dias
Saiba mais: O que são Parcerias Público-Privadas (PPP)? - recomendado

As PPPs são contratos, geralmente de longo prazo, estabelecidos entre poder público e empresas privadas para a construção de determinadas infraestruturas e sua respectiva manutenção e prestação de serviços.

Como infraestrutura podemos considerar a construção de estradas, linhas de metrô, manutenção de parques ou quaisquer atividades complexas que necessitem de mão de obra técnica e especializada. Os contratos normalmente são de longo prazo para que a empresa tenha tempo de recuperar todo o capital investido em determinada obra.

Obs: não se utiliza PPPs para contratos de curto prazo como serviços de vigilância ou fornecimento de alimentação. Para estes casos o mais adequado seriam contratos de terceirização.

Habitações populares em São Paulo - SP
Via: Blog do Zitto

Uma vez que um contrato de PPP seja firmado, a empresa responsável poderá obter o dinheiro investido por meio de cobrança de tarifas ou mesmo por subsídios públicos. Todo o risco envolvido deve ser calculado tão qual acontece no setor privado: risco de construção, risco de demanda, risco político, entre outros que podem surgir em determinados momentos. Nenhum investidor ou empresa gosta de perder dinheiro e só assumem riscos controlados depois de avaliarem todo o contexto da situação.


"Apenas" construir X Construir e administrar

Este ponto é muito importante pois pode determinar a qualidade dos serviços prestados depois das estruturas já prontas e entregues. Quando uma empresa assume a função de construir a infraestrutura e manter sua operação, a tendência é de que sejam utilizados materiais de melhor qualidade e durabilidade, afim de reduzir gastos com manutenção ao longo dos anos.

Por outro lado, quando o contrato envolve apenas a construção da estrutura e a entrega da mesma ao governo, a qualidade da mesma pode ser comprometida por questão na economia de custos. Muitas vezes a prefeitura ou setor público responsável pouco acompanha o processo de construção, assim ignorando possíveis problemas futuros que podem ocorrer.

Shoppings em terminais de ônibus em SP via PPP
Via: Diário do Transporte
A questão da viabilidade também é importante. Entre elas se destacam:

- Viabilidade financeira: trata-se do lucro que a empresa obterá com a PPP e envolve as receitas e despesas geradas no processo. Pode parecer egoismo insistir neste ponto, mas o lucro é fundamental para a empresa decidir se deve ou não investir em determinado negócio.

- Viabilidade econômica: trata-se dos custos e benefícios sociais envolvidos. Exemplo: uma nova rodovia pode reduzir o tempo de viagem dos motoristas e atrair novas empresas para a região (benefícios), como também pode aumentar a poluição e trazer pedágios com valores muito acima do esperado (custos).

Um último ponto e não menos importante, seria toda a transparência envolvida no processo. Um contrato do tipo PPP precisa ser muito bem detalhado para evitar erros de interpretação e trazer uma relação ganha-ganha benéfica. Caso um dos lados saia prejudicado, os prejuízos financeiros e econômicos podem ser desastrosos.


PPPs em Ribeirão Preto

Infelizmente um dos casos mais conhecidos em Ribeirão seria a polêmica PPP do Lixo. O que poderia ser uma alternativa para resolver os problemas relacionados a coleta de lixo e resíduos sólidos na cidade, acabou se tornando um longo caso debatido nos tribunais e meios policiais.

Caminhão de lixo da empresa de coleta atual
Via: G1

A situação vem se arrastando desde a gestão municipal passada e o governo atual ainda não conseguiu resolver todos os impasses.

Felizmente existem casos onde as PPPs tem demonstrado bons resultados e pode se estender por demais regiões na cidade. Um deles é a revitalização do Cristo Redentor no Parque das Oliveiras, realizada pela construtura Pacaembu. Outro exemplo bem sucedido é o Parque das Artes, restaurado pelo RibeirãoShopping do grupo Multiplan.

Morro do Cristo no parque das Oliveiras
Via: Revide
Parque das Artes, zona sul de Ribeirão Preto
Via: Varal Diverso
A mesma construtura anunciou que irá realizar a manutenção e revitalização do parque Tom Jobim, região norte de Ribeirão.



Em suma, as PPPs são uma contrapartida interessante entre prefeitura e empresas privadas, que incentivam que novos investimentos sejam realizados na cidade, mantem o setor público focado nas demais regiões da cidade e traz qualidade de vida e bons serviços para a população. Quando realizadas de forma transparente, podem trazer inúmeros benefícios a todas as partes envolvidas.


Ideia utópica de hoje

Aproveitando a lenta retomada da economia e a situação razoavelmente favorável das contas públicas de Ribeirão Preto, a proposta de hoje ilustra algumas possíveis PPPs que poderiam ser firmadas em diversas áreas que necessitem de atenção imediata. 

A contrapartida envolvida seria a empresa ter autorização para anunciar sua marca na forma de placas de publicidade na devida proporção de acordo com a região instalada. Seguem abaixo:

1- Placas de logradouros (toponímicas)

A primeira proposta publicada no blog foi a criação de placas personalizadas de logradouros de acordo com a região a serem instaladas. A ideia seria as empresas investiram na instalação e manutenção destas placas, de acordo com configuração pré-determinada e em troca a empresa teria liberdade para explorar a publicidade das mesmas. Talvez sejam necessárias algumas alterações básicas na lei Cidade Limpa devam ser realizadas para que as placas possam ser instaladas de forma correta.

Placas com anúncios de publicidade em Ouro Branco - MG
Via: Site Prefeitura de Ouro Branco
2- Manutenção de praças e área públicas

Assim como o Parque das Artes e Parque Tom Jobim, outros parques e praças poderiam receber manutenção via PPPs. Assim como as placas de logradouros, as empresas poderiam explorar parte do canteiro das praças para publicidade, em troca de se comprometerem com a manutenção da área.

Parque aquático em Iratí - PR
Via: Rádio Najuá
3- Iluminação pública em LED

As lâmpadas de LED possuem maior durabilidade, maior facho de luz e custo de manutenção menor em comparação com as tradicionais lâmpadas de sódio. Uma PPP poderia ser firmada para que todos os postes das avenidas e áreas públicas possam receber este tipo de iluminação.

Iluminação de avenida em Caraguatatuba - SP
Via: G1
4- Aluguel de bicicletas (Bike Sharing)

Proposta já mencionada em 2016, o serviço de bike sharing tem se popularizado em todo o mundo, inclusive no Brasil. Parcerias com os bancos Bradesco e Itaú permitiram que este tipo de serviço fosse implantado em várias capitais como São Paulo e Rio de Janeiro. Para maiores detalhes sobre o bike sharing, conheça a proposta completa.

Bike BH em Belo Horizonte - MG
Via: Mobilize
Obs: para que o projeto tenha sucesso de fato, é preciso desengavetar o Plano Cicloviário de Ribeirão Preto, parado desde 2007 e prometido de forma parcial junto com as obras do PAC da Mobilidade, anunciado em 2012.

5- Bosque e zoológico Fábio Barreto

Maior cuidado com os animais preservados, manutenção de placas e limpeza do local seriam algumas das responsabilidades da empresa que ficasse responsável pelo local. Antes mesmo poderia ser interessante a remoção do zoológico para uma área maior onde os animais possam ter um melhor tratamento e atenção, como a região da mata de Santa Teresa. Isso também ajudaria a preservar esta importante área verde da cidade.

Entrada do bosque e zoológico Fábio Barreto
Via: TripAdvisor
6- Abrigos nos pontos de ônibus

A divisão da manutenção poderia ser de acordo com a região ou priorizando determinadas ruas e avenidas de interesse das empresas. Esta ideia ainda precisaria de mais discussão, pois recentemente a prefeitura teria anunciado um edital para a concessão de publicidade nestes mesmos abrigos. Um novo formato poderia ser projetado, conforme já publicado em proposta aqui no blog.

Sugestão de abrigo para ponto de ônibus em Curitiba por meio de uma PPP
Via: Blog Carlos Brito
7- Lixeiras (sugestão de André Targa)

As poucas lixeiras existentes na cidade estão localizadas apenas na região do hipercentro e algumas poucas avenidas. Uma PPP poderia ser elaborada onde as empresas poderiam explorar a publicidade na própria estrutura de coleta e priorizar avenidas e vias de grande circulação com alta concentração de pedestres, alem poderem ser criadas regras específicas para a instalação das mesmas em praças e parques. O trabalho de limpeza ficaria a cargo da Coordenadoria de Limpeza Urbana. As lixeiras funcionais já foram citadas na proposta de Modernização de Praças e pode ser conferida de forma completa neste link.

Lixeira com espaço para publicidade em Ubaitaba - BA
Via: Diário de Camamu
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As PPPs podem ser aplicadas nas mais diversas áreas e setores públicos onde se façam necessárias. Caso tenha alguma sugestão, a página do Ribeirãotopia no Facebook está a disposição. Por isso a proposta ainda está aberta para novas adições ou modificações.

Ajude a divulgar esta ideia. Faça reuniões com sua associação de bairros, cobre de seu vereador, questione o prefeito. Ribeirão Preto precisa deste tipo de evolução.

Grato por acompanhar e até a próxima postagem!



Links para pesquisa
O que são Parcerias Público-Privadas (PPP)?
O que são parcerias público-privadas, as famosas PPPs?
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PPPs para a gestão de parques funcionam?
PPPs para iluminação pública com tecnologia Led nacional

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