terça-feira, 10 de março de 2020

Nova Perimetral Leste - especial avenidas

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Este mês estarei publicando 4 (quatro) propostas voltadas para a implantação de avenidas, que uma vez conectadas ao viário da cidade, poderão incentivar novos zoneamentos, desenvolver regiões e principalmente remover gargalos em vias locais e coletoras que já estejam com sinais claros de saturação.

Em 2016 (com atualização feita em 2019) foi publicada no blog a proposta titulada Readequação e continuação de avenidas, onde foram apontados 29 trechos cuja a duplicação não foi devidamente concluída e assim sugerida a sua conexão com o sistema viário. Todas foram divididas no mapa abaixo por regiões, alem de uma seção com as que já foram citadas no blog e em nossa página no Facebook.




Em continuação com o mês especial Avenidas, esta semana citarei sobre uma região onde o fluxo de veículos acaba sendo concentrado em apenas uma via de pista simples e que já demonstra claros sinais de saturação: região leste.

Zona Leste - observações

Os bairros Jardim Anhanguera, Jd. Palmares, Jd. Zara, Jd. Paulistano e Parque dos Bandeirantes são alguns dos bairros que compõem a região leste de Ribeirão Preto. Com aproximadamente 60 mil habitantes, os zoneamentos implantados ao longo do tempo são em maioria padronizados. Porem não foi pensada em nenhuma via arterial do porte de uma avenida para atender os moradores da região. O resultado disso é o fluxo pesado de veículos nas únicas vias que conseguem ligar a rodovia Anhanguera até a avenida mais próxima (Meira Júnior): estas vias são as ruas João Bim e Barão do Bananal.

Alguns dos bairros que compõem a região leste de Ribeirão
Via: Google Maps
Observação: estas ruas se encontram sobre a ponte do córrego que cruza a região.

A rua João Bim já foi citada em 2017 na proposta para a implantação da Via Expressa Contorno Norte - Tanquinho por conta de ser o principal acesso de motoristas dos bairros próximos até o anel viário leste ou para se deslocarem até o Centro. Trata-se de uma via estreita e que ainda permite o estacionamento de veículos em ambos os lados. Isso acaba ocasionando gargalos de tráfego principalmente quando ônibus e caminhões utilizam a via. 

A partir da ponte que passa sobre o córrego, a via passa a ser denominada Barão do Bananal; via esta que tem o estacionamento proibido no sentido Centro - Anel Viário. Tal proibição elimina os gargalos formados por veículos aguardando passagem nos trechos mais estreitos, mas mesmo assim o trânsito continua demonstrando um grande volume em vários horários ao longo do dia. Esta situação também traz bastante prejuízo para ciclistas e pedestres que necessitam cruzar a via.


Rua João Bim, zona leste de Ribeirão. Veículos estacionados
em ambos os lados prejudicam o fluxo da via.
Via: Jornal da Clube
Outra avenida que também ajuda a acrescentar mais veículos na saturada João Bim é a Clóvis Belivacqua, que possui ligação com a praça Aristófanes Prudente Corrêa, mais conhecida como rotatória próxima ao estadio Palma Travassos (Estádio do Comercial F.C.). Ainda sobre a avenida, esta possui uma característica bastante peculiar: seu excesso de curvas ao longo de sua extensão. Esta forma de construção foi implantada na época por conta das torres de alta tensão que cruzam o bairro Parque dos Bandeirantes.

Adicionando o excesso de curvas mais a declividade do terreno, a Clóvis Belivacqua costuma até ser evitada por motoristas, por ser considerada complicada, desconfortável e um tanto quanto perigosa. A via se afunila e termina em um dos pontos mais perigosos da rua João Bim, onde acidentes costumam acontecer com relativa frequencia.

A implantação da Avenida do Tanquinho poderia ajudar a diluir melhor o tráfego da região, pois esta atuaria como uma semi-expressa e assim direcionando motoristas para a avenida Antônio Gomes da Silva Júnior no bairro Lagoinha ou para a região da Via Norte.

Trecho de conflito com as avenidas Clóvis Belivacqua e João Bim.
A direita: ponte sobre o córrego e início da Barão do Bananal.
Via: Google Street View
Avenida Clóvis Belivacqua, principal divisão de bairros da zona leste.
O excesso de curvas pode dificultar a condução do motorista.
Via: ACidade ON
No entanto, ainda seria necessária uma avenida que permitisse um acesso ainda mais direto ao anel viário leste. E felizmente a região possui uma grande área onde tal projeto seria possível.


Ideia utópica do dia

A proposta do blog esta semana sugere a implantação de uma avenida perimetral ligando a Clóvis Belivacqua até a rotatória de acesso as marginais da rodovia Anhanguera. A princípio trata-se de uma ligação simples, mas sua proposta torna-se um pouco mais complexa e necessita de mais atenção para ser analisada e compreendida.

Uma via perimetral referente a perímetro. Diz-se de uma rua, avenida ou estrada que delimita uma área (via Dicionário Informal).

Entre as vantagens para a implantação desta avenida estão:
  1. Acesso facilitado para os moradores dos bairros Jardim Anhanguera e Palmares até as avenida Treze de Maio e Francisco Junqueira;
  2. Nova alternativa para os moradores do bairro Cândido Portinari, Parque dos Flamboyans, Vila Abranches e Ribeirão Verde;
  3. Redução no fluxo de veículos que acessam a rodovia Anhanguera nas proximidades do bairro Vila Abranches;
  4. Seis quilômetros de via arterial permitindo a ligação entre a avenida Presidente Vargas até o final da avenida Dina Rizzi, extremo leste de Ribeirão;
  5. Reduziria a quantidade de veículos que utilizam a rodovia Anhanguera para acesso local;
  6. Potencial para novos empreendimentos imobiliários na nova gleba entre os bairros da zona leste e Campus Moura Lacerda;
  7. Viabilidade para a implantação de uma nova rodoviária na região.

Atenção: para o melhor aproveitamento desta avenida, é necessário que a Via Expressa Contorno Norte saia em definitivo do papel e seja de fato implantada. Isso permitirá que as ruas João Bim e Barão do Bananal tenham seu fluxo de veículos reduzido e agilizando os deslocamentos entre as regiões da cidade.



Detalhes da implantação

Em um cenário onde a avenida do Tanquinho já esteja de fato construída, a solução que melhor se adequaria para a região seria a ligação das avenidas Leste e Clóvis Belivacqua por meio de um viaduto. Isso eliminaria o excesso de cruzamentos semaforizados na João Bim/Bananal com a semi-expressa.

Novos acessos aos bairros Jd. Anhanguera e Palmares
O relevo da região permitiria um traçado mais nivelado
em relação ao trecho mais baixo da região
Alças de acesso seriam criadas permitindo que os motoristas das ruas João Bim/Bananal e avenida do Tanquinho acessassem a avenida Leste de forma direta.

Outro ponto importante seria a retificação da avenida Clóvis Belivacqua, o que a tornaria mais atrativa para motoristas que precisarem acessar a zona leste. Trata-se de um processo complexo pois envolveria a participação da CPFL na questão das torres de alta tensão. Tal modificação está sendo feita nas avenidas Antônio Diederichsen e Maria de Jesus Condeixa por conta das obras do viaduto que fará a ligação direta entre as mesmas.

A retificação da Clóvis Belivacqua traria maior agilidade e segurança
aos motoristas que fosse acessar a região.
Os motoristas que antes precisavam acessar a Barão do Bananal até a marginal da rodovia Anhanguera, agora poderão seguir adiante pela Perimetral Leste. Isso criará uma melhor diluição no tráfego da região, trazendo maior fluides no trânsito e por sua vez trazendo maior segurança para ciclistas e pedestres.


Cândido Portinari e novos loteamentos

Com a nova avenida Leste, os moradores do Cândido Portinari e Parque dos Flamboyans terão acesso direto até a avenida Treze de Maio. Atualmente a única alternativa para os moradores da região é seguir pela marginal da Anhanguera até a Barão do Bananal.

Infelizmente por conta de um galpão logístico instalado nas proximidades do acesso ao bairro, seria impossível uma ligação ainda mais direta entre a Dina Rizzi e a avenida Leste sobre a rodovia Anhanguera. Por hora, o acesso ainda continuaria sendo feito sob a pista, conforme já existe atualmente.



Trecho urbano da rodovia Anhanguera. O aumento no fluxo de veículos
tem causado lentidão nos horários de pico
e aumentado o número de acidentes fatais.
Via: G1 Ribeirão
Não apenas os bairros próximos seriam beneficiados com a nova perimetral. Bairros como os "fundos" da Vila Abranches ou mesmo Ribeirão Verde poderiam utilizar a perimetral como acesso para as avenidas Treze de Maio e Francisco Junqueira. Isso também ajudaria a reduzir o número de veículos no anel viário leste que utilizam a rodovia para acesso local. Ou seja, a avenida seria benéfica também para a ARTESP - Agência de Transportes do Estado de São Paulo.

Com a abertura da avenida, seriam aproximadamente 700 km² de gleba para a implantação de novos loteamentos. Esta área localizada entre os bairros Jd. Anhanguera e Palmares e Campus do Moura Lacerda aguarda a anos para ser explorada e a Perimetral Leste poderia fomentar o crescimento da região.

Outra grande possibilidade seria a construção de um novo Terminal Rodoviário na região. Isso permitiria que os ônibus interestaduais utilizassem predominantemente o anel viário e acessassem a rodoviária pela Anhanguera. Com a avenida, seria possível a implantação de uma linha direta (ou expressa) de ônibus urbano entre a rodoviária e Centro de Ribeirão.



Observação: em novembro de 2016 foi publicada no blog uma proposta sugerindo a implantação de um novo terminal rodoviário na região onde atualmente se encontra os restos da antiga fábrica de tecidos Cianê. Clique no link e saiba mais.

Novo Terminal Rodoviário de Ribeirão Preto
Ideia publicada no blog em 2016.
A nova avenida Leste ainda permitiria a ligação com a avenida Dr. Oscár de Moura Lacerda, que faz ligação entre as avenida Mogiana / Pascoal Inechi e Dr. Luís Augusto Gomes de Matos no Jardim Iara. Desta forma os moradores poderão ter novos acessos entre as demais regiões da cidade.

Por fim também abriríamos a possibilidade para a duplicação da avenida Paris no Jardim Independência ate a avenida Leste. Pode parecer uma ligação um tanto quanto desnecessária, mas é preciso levar em conta uma estrutura que poderá ter suas obras inciadas nos próximos meses: o futuro Centro Administrativo Municipal.


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Espero ter conseguido explicar como esta "simples" avenida poderia beneficiar toda uma região que a tempos precisa de uma infraestrutura viária adequada. Novos acessos entre as regiões, desenvolvimento de novas áreas imobiliárias e até mesmo uma nova alternativa para a rodoviária de Ribeirão Preto.

Caberá aos moradores, associações de bairro e vereadores a cobrança junto ao executivo municipal, para que esta avenida seja incluída no sistema viário ribeirãopretano e assim trazer benefícios para todos. Fomente a discussão e ajude a torna-la conhecida.

Obrigado a todos pela audiência e até a próxima proposta.

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