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Mão única - rua João Bim (complemento a proposta #75)

A proposta de readequação da rua João Bim semana passada (20/04) trouxe um feedback bastante positivo, mostrando que a via realmente necessita de intervenções urgentes para que possa beneficiar motoristas e moradores daquela região.

No entanto um outro ponto muito importante foi levantado e que caso seja possível sua implantação, poderá trazer ainda mais benefícios a mobilidade da zona leste. Trata-se da conversão da rua João Bim em mão única (sentido bairro-centro).

Rua João Bim, zona leste de Ribeirão. Veículos estacionados
em ambos os lados prejudicam o fluxo da via.
Via: Jornal da Clube

Esta medida poderia revolver antigos problemas como o transito intenso nos horários de pico e até mesmo reduzir os riscos de acidentes.

Para que isso possa ser realizado, a principal regra seria termos uma via paralela próxima o suficiente para assim formarmos um binário entre as avenidas Meira Júnior e Clóvis Bevilacqua. Infelizmente pela disposição de algumas quadras, a ligação direta seria algo muito complexo, por isso seguem abaixo duas sugestões de binários, com suas vantagens e desvantagens:

Sugestão 1: João Bim com João Clapp

  • Vantagens
    • Proximidade de paralelo com a João Bim;
    • Facilidade em retornos entre as avenidas;
  • Desvantagens
    • Necessárias desapropriações em dois locais identificados;
    • Será preciso adentrar no terreno da atual Secretaria de Infraestrutura;
    • Recapeamento necessário;
    • Readequações necessárias nas ruas Juscelino Kubitschek e Miguel Barachini;
    • Não teria acesso direto com a Meira Júnior.
A linha verde indica a rota do binário.
As marcações em vermelho indicam imóveis existentes
no traçado original da João Clapp
Rua João Clapp com Iguape

Por mais que a João Clapp seja bastante paralela com a João Bim, alguns pontos citados poderiam inviabilizar o binário nesta situação, alem de podermos acabar gerando novos gargalos de tráfego nas extremidades da via.

Sugestão 2: João Bim com Patrocínio
  • Vantagens
    • Acesso desde a rua Frei Santo a Miguel Barachini;
    • Sem necessidade de desapropriações;
    • Mínimo de intervenções possíveis;
    • Pavimento em boas condições;
    • Alteração de sentido da João Bim entre Meira Júnior e Frei Santo, conforme proposta original;
  • Desvantagens
    • Paralelo com a João Bim não muito próximo (aproximadamente 200 metros entre elas);
    • Necessárias readequações na rua Miguel Barachini.
A linha verde indica a rota do binário.
Rua Patrocínio com Guarujá

Apesar da distância entre as ruas vias ser um tanto quanto elevada, o binário ainda seria válido, pois já seria levada em consideração o futuro fechamento do canteiro da avenida Meira Júnior com Tereza Cristina por conta das cobras do corredor Norte/Sul 1.

Alem disso, a ideia de número sete da proposta anterior (Mão única - trecho entre Meira Júnior e Frei Santo) seria melhor aproveitada.

Com a eliminação da mão dupla na João Bim, a travessia
pela rua Tereza Cristina seria mais facilitada. Uma sinalização
de solo (marcas de canalização) ajudaria a controlar o fluxo
de veículos no retorno.

Cruzamento com as ruas João Bim, Frei Santo e Patrocínio.

Infelizmente nenhuma das vias sugeridas se encontram com a avenida Clóvis Bevilacqua, obrigando que o tráfego do binário sentido centro-bairro termine na rua Miguel Barachini. Desta forma o tráfego na João Bim neste pequeno segmento de 150 metros ainda continuaria sendo de mão dupla, porem com estacionamento proibido em ambos os lados.

Linha vermelha: sugestão 1 - João Clapp
Linha verde: sugestão 2 - Patrocínio
Linha amarela: João Bim

Por que a rua Tereza Cristina não foi acrescentada como alternativa?

Infelizmente por motivos que desconhecemos, existe um edifício residencial no encontro com a rua Itapura e que na época foi autorizada sua construção. Desta forma seria bastante inviável um processo de desapropriação de um imóvel deste porte enquanto existem alternativas menos custosas. Fica como alerta para as secretarias de obras e infraestrutura sobre o quão importante é o planejamento antecipado em relação as permissões de novas edificações que possam prejudicar o sistema viário.

NotaRT: entre as sugestões, acredito que a segunda seja a melhor de ser aplicada por apresentar menos transtornos e o mínimo de intervenções viárias a serem realizadas. Mesmo assim fica a cargo da Traserp em estudar as alternativas e decidir por aquela que seja a mais vantajosa.

Bônus: binário para as ruas Miguel Barachini e Ângelo Belloni

Sempre exaltei a necessidade de explorarmos melhor nossas vias arteriais (avenidas) de forma que sejam realmente eficientes em nosso sistema viário. Contudo outras vias podem ser exploradas e assim servirem como alternativas para um ágil deslocamento no bairro. É o caso das citadas Miguel Barachini e Ângelo Belloni no Jardim Paulistano.


Tornando estas vias como mão única, poderiam ser boas alternativas de vias coletoras entre a rua João Bim e avenida Treze de Maio, ajudando a diluir o tráfego de regiões mais complexas como a rotatória da praça Aristófanes Prudente Corrêa.

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Esta proposta foi um anexo a proposta de readequação da rua João Bim e pode ser acrescentada como uma importante melhoria para aquela região.

Se você acredita que ela possa ser benéfica, ajude a compartilha-la com sua associação de bairro e vereadores com maior representatividade nesta região. Somente assim poderemos ser ouvidos e participar de demais debates sobre o futuro de Ribeirão Preto.

Obrigado e até a próxima postagem.

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