Atualização: 24/04/2021
O planejamento urbano é fundamental para que uma cidade possa crescer de forma organizada e já pensada em futuras expansões. Novas formas de deslocamento, novos tipos de comércios e até mesmo o surgimento de novos bairros podem influenciar no fluxo de veículos e pessoas.
Apesar de Ribeirão Preto ser, de certa forma, bem abastecida de vias arteriais com ligação a várias regiões distintas, algumas destas regiões ainda sofrem com a falta de readequações no sistema viário, o que podem acabar prejudicando moradores destes bairros e pessoas que precisem acessar esta região.
Novamente estaremos falando sobre a rua João Bim, uma das principais vias de acesso da zona leste de Ribeirão Preto, passando por bairros como Campos Elíseos e Jardim Paulistano.
A rua João Bim já foi citada em 2017 na proposta para a implantação da Via Expressa Contorno Norte - Tanquinho por conta de ser o principal acesso de motoristas dos bairros próximos até o anel viário leste ou para se deslocarem até o Centro. Trata-se de uma via estreita e que ainda permite o estacionamento de veículos em ambos os lados. Isso acaba ocasionando gargalos de tráfego principalmente quando ônibus e caminhões utilizam a via.
A partir da ponte que passa sobre o córrego, a via passa a ser denominada Barão do Bananal; via esta que tem o estacionamento proibido no sentido Centro - Anel Viário. Tal proibição elimina os gargalos formados por veículos aguardando passagem nos trechos mais estreitos, mas mesmo assim o trânsito continua demonstrando um grande volume em vários horários ao longo do dia. Esta situação também traz bastante prejuízo para ciclistas e pedestres que necessitam cruzar a via.
Rua João Bim, zona leste de Ribeirão. Veículos estacionados em ambos os lados prejudicam o fluxo da via. Via: Jornal da Clube |
Contudo quase nada foi realizado nos últimos anos e, enquanto o projeto da tão esperada Avenida do Tanquinho ainda não saia do papel, são necessárias algumas ações pontuais para que possamos transformar a rua João Bim em uma via mais segura e eficiente para todos.
Ideia utópica de hoje
A proposta desta semana trará algumas sugestões de mudanças que podem ser viáveis no curto prazo para a via. Segue lista abaixo:
- Proibição de estacionamento;
- Recapeamento;
- Faixas de pedestres elevadas (lombofaixas);
- Ilhas de segurança;
- Semáforo no cruzamento da João Bim com Clóvis Bevilacqua;
- Sinalização horizontal e vertical renovadas;
- Mão única - trecho entre Meira Júnior e Frei Santo;
- Readequação de cruzamento (João Bim, Frei Santo e Patrocínio);
- Melhorias no sistema de drenagem.
1) Proibição de estacionamento
Por mais impopular que seja esta medida, ela se faz necessária. Atualmente é impossível e inviável manter vagas de estacionamento em ambos os lados da via. A remoção aconteceria no lado sul da rua João Bim, sentido Anhanguera, assim seguindo o mesmo padrão já existente na rua Barão do Bananal. As vagas na via lado norte (sentido Centro) seriam mantidas.
Com isso, as faixas de rolamento poderão ser sua largura ampliada e trazendo maior agilidade no deslocamento de veículos, principalmente ônibus e bicicletas.
Estacionamento em ambos os lados acabam provocando gargalos na travessia de veículos. Via: Google Street View |
Simulação de situação, onde a rua João Bim teria aproximadamente 8 metros de largura. Site: streetmix.net |
Nota RT: Na prática o lado norte possui pouquíssimos cruzamentos, o que resultaria em mais vagas disponíveis ao longo da via, enquanto o lado sul se tornaria mais seguro nos encontros com vias perpendiculares.
2) Recapeamento
As últimas operações de recuperação do pavimento nos últimos anos ignoraram totalmente a rua João Bim e trechos da Barão do Bananal. Tal serviço seria de vital importância para eliminar desníveis causados por remendos mal executados e buracos que comprometem a segurança de veículos, alem de provocarem danos materiais aos mesmos.
Recapeamento de rua no Ipiranga Via: Mais Ribeirão |
3) Faixas de pedestres elevadas (lombofaixas)
Citadas no blog em 2015, as faixas para travessia elevada para pedestres (ou lombofaixas como são mais conhecidas) ajudariam na redução de velocidade na via em pontos com maior fluxo de pedestres que necessitem atravessar a via.
Faixa de pedestres elevada (ou lombofaixa) na cidade de Vinhedo - SP Via: Prefeitura de Vinhedo |
Trechos próximos as ruas Laguna e Cravinhos poderiam ser contemplados com o dispositivo, sendo este locais com maior necessidade de travessia.
4) Ilhas de segurança
Citadas na page como Ideia Minuto #12, as ilhas de segurança são pequenos canteiros instalados no centro das ruas para permitir que os pedestres possam atravessar a via em duas etapas, assim aguardando o melhor momento para realizar a travessia completa.
Ilha de segurança (destaque em vermelho) em São Paulo - SP Via: canal Carro Chefe |
Podem ser uma alternativa para as lombofaixas pois as ilhas acabam atuando como dispositivos de Traffic Calmin, desta forma ajudando na redução de velocidade na via sem causar danos imediatos aos veículos.
5) Semáforo no cruzamento da João Bim com Clóvis Bevilacqua
Um dos cruzamentos mais perigosos da João Bim e com grande concentração de veículos em vários períodos do dia. O fato do cruzamento ficar próximo a uma curva que passa sobre o córrego do Tanquinho acaba contribuindo para que acidentes graves venham a acontecer.
Atualmente os motoristas que vem da Barão do Bananal não podem realizar a conversão direta a esquerda na Clóvis Bevilacqua, sendo orientados por sinalização vertical a converterem na rua Ângelo Belloni. A medida evita o represamento de veículos muito próximos a curva.
Cruzamento da rua João Bim com Clóvis Bevilacqua Via: Google Street View |
Apesar do blog ser contra a implantação desnecessária e indiscriminada de semáforos pela cidade, neste caso o dispositivo se faz necessário por pode ajudar na redução de velocidade na via e diminuindo as chances de colisão lateral causadas por conversões proibidas. Talvez a implantação de uma mini-rotatória poderia ser interessante, mas devido ao grande número de veículos por hora na via, o dispositivo acabaria se tornando inadequado.
6) Sinalização horizontal e vertical renovadas
O Manual de sinalização de trânsito brasileiro possui muitas alternativas de sinalização viária para os mais diversos casos e situações que o motorista pode encontrar nas ruas. Infelizmente a Transerp tem-se utilizado pouco deste manual e focando apenas na sinalização básica.
Seria uma ótima oportunidade da autarquia mostrar novos modelos de sinalização vertical e horizontal e assim implementa-las em mais regiões da cidade.
Marca de canalização de tráfego em Santa Maria - RS Via: prefeitura de Santa Maria |
Canteiro fictício em avenida Via: Recorra aqui |
Exemplo de sinalização horizontal e vertical a implantar na intercessão das ruas Jácomo Rossi com João Bim |
7) Mão única - trecho entre Meira Júnior e Frei Santo
Outra intervenção que poderá gerar insatisfações e descontentamentos aos comerciantes daquele trecho em específico. Atualmente não existe nenhuma sinalização de alerta próxima ao retorno da João Bim com a Patrocínio, acesso a Meira Junior; o que acaba causando congestionamentos em um cruzamento bastante perigoso, principalmente para pedestres.
A ideia seria manter a rua João Bim como mão única (sentido Centro) entre a Meia Júnior e rua Frei Santo. Desta forma os motoristas que vierem da rua Tereza Cristina terão apenas um lado para se atentarem quando forem acessar o cruzamento. Esta mudança também beneficiaria os pedestres da região. Desta forma os motoristas teriam acesso a João Bim mão dupla a partir da rua Frei Santo.
Linha verde: novo caminho até a João Bim Linhas amarelas: novo acesso à Meira Júnior Linha vermelha: trecho em mão única na João Bim |
Nota RT: esta mudança permitira uma pré-adaptação aos motoristas das futuras mudanças que ocorrerão na avenida Meira Júnior com as obras do corredor Norte/Sul 2 de transporte coletivo. No projeto já está previsto o fechamento do canteiro na rua Tereza Cristina, conforme a imagem abaixo:
Projeto executivo do corredor Norte/Sul 2 - trecho Meira Júnior Demais projetos na page do blog |
8) Readequação de cruzamento (João Bim, Frei Santo e Patrocínio).
Como dito no parágrafo anterior, a partir da rua Frei Santo a rua João Bim voltaria a ser mão dupla. Isso exigirá um reforço na sinalização horizontal e vertical para garantir que os motoristas possam passar pelo cruzamento sem maiores dificuldades.
Os motoristas que vem na João Bim sentido Meira Júnior, passariam a virar a direita na rua Patrocínio. Desta forma o fluxo de veículos seria melhor "diluído" em ruas que atualmente possuem menos tráfego e dando mais opções de acessos para a avenida. Na esquina da João Bim com Patrocínio um retorno poderia ser implantado, evitando que os motoristas precisassem adentrar mais nos Campos Elíseos para voltarem à Meira Júnior.
Projeções do cruzamento das ruas João Bim, Frei Santo e Patrocínio após as readequações |
9) Melhorias no sistema de drenagem (sugestão vinda da page do blog)
Considerando que a rua João Bim é uma via antiga, provavelmente muitos reparos já foram realizados nos últimos anos em relação ao sistema de água e esgoto. Com as operações de recapeamento, podem acontecer rompimento de canos e até mesmo dificuldade no escoamento de águas pluviais com o novo pavimento colocado
Portanto um trabalho em conjunto com o Daerp seria fundamental para que possam ser detectados pontos críticos e sujeitos a futuros vazamentos e até mesmo um novo projeto de drenagem pluvial com a instalação de novas bocas de lobo nos pontos mais propensos a alagamentos.
Bocas de lobo ajudam no melhor escoamento de águas pluviais e evitam alagamentos. Via: Blog do Projetista |
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Como pudemos ver, estas readequações viárias poderiam trazer bons resultados no curto prazo, enquanto intervenções maiores ainda estão em fase de discussão. Se você é morador das regiões citadas e gostou da proposta, ajude a compartilha-la com seus amigos, associação de bairro e cobre de seu vereador uma posição sobre o assunto.
Obrigado e até a próxima postagem.
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