Ribeirão Preto possui uma vantagem em relação a grandes cidades de maior porte ou semelhante: espaço para futuras intervenções viárias que se façam necessárias.
Um exemplo seriam as grandes rotatórias espalhadas por toda a cidade ligando as principais avenidas as demais regiões. Por mais que elas possam parecer desnecessárias ou incômodas, este tipo de intervenção viária elimina a necessidade imediata de um cruzamento com semáforo e seu espaço "vazio" permite que sejam pensadas em novas soluções viárias caso a rotatória apresente sinais de saturação.
Outra situação interessante são avenidas que possuem grandes canteiros centrais. Isso permite que possamos planejar futuras ciclovias, calçadas centrais ou mesmo como uma área que seja possível o plantio de arvores de médio e grande porte.
Canteiro na avenida Ibirapuera em São Paulo Via: Prefeitura de SP |
Canteiro em avenida em Aracajú-SE Via: Vá de Bike |
Avenidas comerciais normalmente possuem recuos frontais para assim permitir o estacionamento de veículos que façam compras no comércio. No entanto, em avenidas que possuam uma grande quantidade de edifícios residenciais podem apresentar um outro problema: o fluxo intenso de veículos locais nos horários de pico.
Uma avenida possui velocidade mínima de 60 km/h e quando temos veículos circulando em velocidades baixíssimas para acessar os lotes, existe o risco eminente de congestionamentos e até mesmo acidentes envolvendo veículos que entram e saem dos prédios em questão.
Avenida Maurílio Biagi Via: Mapio |
Isso acontece porque um edifício residencial concentra uma quantidade maior de pessoas e, consequentemente, maior quantidade de veículos. Sabemos que o trânsito nestes locais é constante, principalmente nos horários de entrada e saída dos moradores ao trabalho.
Autorizar a construção de muitos prédios de apartamentos ao longo de uma via ou avenida pode trazer resultados desastrosos no sistema viário local. Um exemplo prático já conhecido por muitos ribeirãopretanos é a rua Niterói, zona leste da cidade. Em um curto espaço de 500 metros existem cinco condomínios residenciais, sendo um deles formados por edifícios com mais de 10 pavimentos. Tudo isso em uma via com aproximadamente 8 metros de largura.
Mesmo com diversas intervenções realizadas pela Transerp nos últimos anos, é fato que a via não foi projetada para suportar um tráfego tão intenso e constante. Lembrando que esta é a principal via daquela região e que os acessos aos demais bairros são bastante desconectados.
Rua Niterói, zona leste Via: Acidade On |
Saiba mais: Motoristas reclamam de trânsito 'caótico' na Rua Niterói em Ribeirão
Nota RT: O que acontece hoje na rua Niterói deve ser citado como exemplo de como NÃO se deve autorizar polos geradores de tráfego em vias que não estejam preparadas para tal. Esta falta de planejamento sempre sairá caro e punirá tanto os moradores daquela região, quanto o próprio setor público que precisará intervir com soluções que na prática não serão 100% eficientes.
Avenida Caramuru
Considerada uma importante via de ligação entre o Centro e bairros da zona sul e leste da cidade, a Caramuru possui um zoneamento urbano bastante mesclado entre comércio e residências, alem de muitos imóveis antigos na altura do Jardim Sumaré. Entre as ruas Guatapará e João Fiúsa grande parte dos imóveis existentes são do tipo comerciais, tendo alguns edifícios residenciais esparsados.
Avenida Caramuru - extensão e localização |
Avenida Caramuru Via: Aldo Passalacqua (YouTube) |
Avenida Caramuru próximo a João Fiúsa Via: acervo pessoal |
Porem entre a avenida João Fiúsa e rua Abílio Rebordões (Alto da Boa Vista), predominam os condomínios residenciais de apartamentos, em específico no sentido Centro-Bairro. São mais de oito destes empreendimentos dispostos de forma paralela ao longo da via.
Avenida Caramuru, região com diversos condomínios Via: acervo pessoal |
Acesso direto da avenida aos condomínios pode trazer risco a segurança viária e prejudicar o fluxo da via. Via: Google Street View |
Isso acaba proporcionando um grande fluxo de veículos que entram e saem constantemente deste imóveis. Mesmo que alguns possuem pequenas vias marginais de acesso, é fato que o grande número de carros estacionados ao longo da via torna esta região bastante perigosa em relação ao risco de acidentes e atropelamento de pedestres.
Sabemos que o adensamento de regiões podem trazer benefícios em relação aos custos operacionais públicos como manutenção de redes de água, esgoto e energia elétrica. Porem quando este adensamento é realizado sem nenhum planejamento, os resultados no longo prazo poderão ser desastrosos em relação ao urbanismo daquela região.
Ideia utópica da semana
A proposta sugerida poderia minimizar os impactos causados pelo excesso de veículos e trazer mais segurança para moradores do bairro. Trata-se a implantação de uma via marginal entre o Condomínio Porto Seguro e rua Abílio Rebordões, apenas sentido centro-bairro.
As vias marginais são vias paralelas que normalmente ficam entre as vias rápidas e/ou arteriais, permitindo um acesso mais seguro aos lotes lindeiros sem comprometer o fluxo de trânsito local. Para melhor exemplificar, em 2016 publiquei no blog uma proposta sugerindo a implantação de vias marginais na Via Norte, ilustrando os mesmos motivos citados nesta proposta. Confira:
Saiba mais: Vias marginais paralelas à Via Norte
Isso seria possível graças ao largo canteiro central da avenida Caramuru que em alguns trechos possui largura de até 40 metros. A ideia seria transformar parte da pista sentido bairro em via marginal e assim uma nova pista fosse construída aproveitando o canteiro central.
A via marginal teria aproximadamente 600 metros de comprimento e permitiria um acesso mais seguro aos moradores dos condomínios, pois desta forma o tráfego local ficaria separado do tráfego rápido da avenida, evitando conflitos viários e minimizando os riscos de acidentes de trânsito.
Situação atual: entrada e saída de veículos na avenida, redução da velocidade, risco de acidentes. Sugestão de melhoria: via marginal entre avenida e condomínios, maior segurança nos acessos aos lotes. |
Mesmo com a declividade do canteiro um pouco mais acentuada, acredito que seja possível que o mesmo possa ser adaptado para receber uma pista com duas faixas de rolamento com largura mínima de 3 metros. Outra vantagem seria a possibilidade de construção de uma nova ciclovia ligando a rotatória da João Fiúsa com a futura ciclovia da avenida Luzitana.
A saída da marginal seria na altura do "último retorno antes da curva" após a Videira Igreja em Células Ribeirão Preto. Isso porque a partir deste trecho, a avenida passa a ter um canteiro mais estreito e sem espaço para novas readequações.
A partir da curva a direita, trafego da marginal e avenida passariam a ser na mesma avenida. Foto via: acervo pessoal |
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A Caramuru foi apenas um exemplo de avenida que precisa de readaptação para garantir uma melhor ocupação urbana e melhor integração ao sistema viário. Vias marginais se fazem necessárias em locais de grande fluxo de veículos, garantindo assim que imóveis não fiquem diretamente paralelos as vias rápidas.
Caso tenha gostado da proposta, ajude a compartilha-la. Converse com seus vizinhos e cobre do poder público uma posição sobre o assunto. Muitas vezes algumas intervenções simples conseguem ser tão efetivas quanto as mais complexas.
Muito obrigado e até a próxima proposta.
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