Uma placa toponímica é uma sinalização que indica o nome de espaços públicos, como ruas, avenidas, praças, parques, entre outros. Trata-se de uma peça muito importante no mobiliário urbano da cidade, afinal é a forma mais básica de orientação de ruas e avenidas para pedestres e condutores.
Placas toponímicas instaladas em São José do Rio Preto-Sp. Via: G1 SJRP e Araçatuba |
Apesar de ser bastante comuns em muitas cidades, em Ribeirão Preto este tipo de sinalização tem sido totalmente ignorada pelo poder público. Foram várias as tentativas de licitações para a implantação das placas e sempre terminaram sem nenhuma conclusão ou plano de ação. Na época da gestão Darcy Vera foi anunciado um projeto que prometia a troca de mais de 40 mil placas toponímicas, o que considerando o porte de Ribeirão, ainda seria considerado um projeto bastante tímido.
Mais uma vez a falta de vontade política acabou falando mais alto, o que resultou na desistência do projeto na época.
Projetos para as "futuras" placas de Ribeirão Preto para a região central Fonte: Prefeitura de Ribeirão Preto |
Atitude voluntária
Neste período até a poucos anos atras, foram surgindo placas em PVC na cor branca com caracteres em preto, indicando não somente o nome das ruas como polos de interesse como hospitais e shoppings.
Trata-se de um trabalho voluntário realizado pelo senhor Nelson Stefanelli, mais conhecido como "Nelson das Placas", que utilizava de verba própria para confeccionar e instalar as placas nos locais mais requisitados. Até hoje é possível encontrarmos várias vias com esta sinalização improvisada, porem bastante funcional.
Senhor Nelson Stefanelli, o "Nelson das Placas". Via G1 Ribeirão |
Atualização 01/10/2024: Em 2019 a prefeitura de Ribeirão Preto anunciou a instalação de 28 mil novas placas toponímicas na cidade (fundo azul e letras brancas), inclusive com padrão diferenciado para o quadrilátero central (fundo preto, letras brancas e grafismo diferenciado).
Porem em 2022 o contrato com a empresa responsável foi rescindido após a mesma pedir reajuste de preços, o que foi negado pela prefeitura na época. Atualmente a instalação das novas placas está suspensa na cidade.
Ideia utópica de hoje
A sugestão para uma verdadeira melhora da sinalização de logradouros de Ribeirão Preto, não seria apenas a colocação de novas placas, mas também atualiza-las. Seguem projeções de como as novas placas poderiam ser.
Primeira projeção - Placas coloridas por região |
A cidade seria dividida em cinco regiões principais (norte, sul, leste, oeste e central) e cada região teria uma cor em especifico. As cores seriam primarias justamente para o pedestre ou condutor possa localiza-las com maior facilidade.
Já na região central, seria utilizado algo mais neutro e clássico para combinar com a arquitetura da região (tanto no uso das cores como na fonte usadas nos caracteres). O padrão dividido por nome resumido, nome completo, bairro e CEP já são usados em outras cidades maiores.
Segunda projeção - Placas coloridas apenas na faixa com nome do bairro e CEP. Seria bem parecida com o modelo proposto pela prefeitura. |
Neste outro modelo, as cores primarias ficariam apenas na parte posterior da placa com a identificação do bairro e CEP. Ficam mais discretas sem deixarem de serem chamativas, pois seu ideal é a fácil localização.
Projeção de placas modelo 2 para zona norte, avenida Dom Pedro I e rua Bahia |
Projeção de placas modelo 1 para zona central, rua Florêncio de Abreu e Visconde de Inhaúma |
Evidente que outras melhorias podem ser adicionadas. Em cruzamentos de avenidas com grande fluxo de veículos e pedestres, folhas maiores e com iluminação (fiação subterrânea) trariam destaque a placa.
Se o problema for custo para implantação, modificações na lei Cidade Limpa poderiam ser feitas. Placas de publicidade em tamanho proporcional e que não desviem o foco principal da placa, (indicar o nome da rua). Com isso, as empresas de publicidade ficariam encarregadas da manutenção periódica (desgastes por ação no tempo, acidentes e vandalismo) enquanto teriam um local estratégico para divulgarem suas marcas e parceiros.
Placas com propaganda. Via: Rizzo Propaganda |
Placas abauladas de esquina com propaganda. Via: MG Outdoor |
Por mais que a tecnologia nos permita localizar endereços em tempo real de forma bastante prática, é fato que as placas físicas ainda são importantes para a identificação das vias da cidade. Esperamos que uma próxima licitação seja realizada para que assim todas as ruas e avenidas de Ribeirão Preto possam ter uma sinalização prática e eficiente.
Obrigado pela audiência e nos vemos na próxima publicação.
Links para pesquisa
Comentários
Postar um comentário