terça-feira, 26 de maio de 2015

Semáforos com temporizador

Atualização: 07/05/2020

Semáforo (também conhecido popularmente como sinal, sinaleira e farol) é um instrumento utilizado para controlar o tráfego de veículos e de pedestres (português brasileiro) nas grandes cidades em quase todo o mundo. Utiliza uma linguagem simples e por isso de fácil assimilação. É composto geralmente por três círculos de luzes coloridas. (Origem e adaptação: Wikipédia, a enciclopédia livre)


Esquema de mudança de um semáforo
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre
Saiba mais: O primeiro semáforo e A Origem do Semáforo

Hoje é impossível imaginar o cruzamento de alguma rua com grande fluxo de veículos ou uma avenida sem o semáforo. Ele passou a ser um dispositivo muito importante para ajudar na organização do trânsito. Mas com o tempo, os semáforos precisaram passar por atualizações, e uma delas que vem sendo implantada aos poucos, são os semáforos com temporizadores.

Semáforo com temporizador em Juiz de Fora - MG
Foto via: G1.com
Semáforo com temporizador em Presidente Prudente - SP
Via: G1 Prudente e região

O primeiro semáforo de Viradouro - SP instalado com temporizador
Foto via: EA1.com
Saiba mais: Multas por avanço de semáforo caíram mais de 80% em Juiz de Fora

A função destes semáforos é simples: mostrar para o motorista e para o pedestre, quanto tempo falta para a mudança de sinal. Isso diminui a "ansiedade" causada em motoristas e pedestres que querem avançar o cruzamento, mesmo quando o sinal ainda está vermelho. Em um estudo feito em 2011 pela USP de São Carlos, os semáforos reduziram significativamente o numero de acidentes nos locais onde foram instalados.

Semáforo com temporizador oferece mais segurança




Ou seja, o dispositivo alem de organizar melhor o fluxo de veículos, previne acidentes e pode salvar vidas. Atualmente, somente semáforos para pedestres possuem um timer indicando o tempo que falta para a travessia e os que possuem radares (Ribeirão não se enquadra neste último).

Semáforo para pedestres na esquina da Duque de Caxias com
Visconde de Inhaúma em Ribeirão Preto
Fonte: Google Street View
Claro que não seriam todos os semáforos de uma cidade que receberiam os temporizadores (que segundo o mesmo estudo da USP, possuem um custo maior de manutenção). Os cruzamentos mais movimentados teriam prioridade.

Ideia utópica de hoje

Em Ribeirão Preto, o semáforo passou a ser o dispositivo mais usado (pra não dize o único) no transito. A única tecnologia que eles receberam nos últimos anos foi a troca das lampadas por leds, que são mais econômicas e possuem uma vida útil maior. É válido, mas não é suficiente.

Como diz na pesquisa da USP São Carlos, Ribeirão chegou a testar os semáforos com temporizadores, mas os modelos utilizados não possuíam um timer com números e sim com luzes, que iam se apagando de cima para baixo, indicando o "tempo" que faltava para o semáforo verde acender. Grande parte deles ficavam na região central de Ribeirão

Cruzamento com semáforos temporizados
Rua Cerqueira Cesar com Américo Brasiliense, centro de Ribeirão
Fonte: Google Street View
Mas para variar, os poucos semáforos que possuem os temporizadores já apresentam lampadas queimadas e que não são trocadas a tempos. Em uma reportagem vista a algum tempo (perdoem-me por não ter o link) a Transerp, órgão que deveria zelar pelo transito de Ribeirão, alegou que "não compensaria manter ou instalar novos semáforos com timer, por "eles custarem mais e não valerem a pena". Como assim não compensar? Como uma cidade com mais de 600 mil habitantes e mais de 400 mil veículos rodando pode ter um sistema semaforizado tão ultrapassado?

Atualização 07/05/2020: Até o momento, os poucos semáforos com temporizadores foram desativados. Ou seja, em uma cidade com frota ativa de 500 mil veículos não possui nenhum semáforo com dispositivo de timer acoplado.

Este é o intuito do blog: mostrar novas soluções já adotadas em muitas cidades e que Ribeirão Preto precisa urgentemente! Cruzamentos de avenidas importantes como Dom Pedro I, Saudade, Nove de Julho, Independência, Treze de Maio e tantas outras, precisam ter sua sinalização atualizada. O semáforo por si só não ajuda mais a evitar acidentes em Ribeirão! São muitos os casos de acidentes acontecidos por conta de motoristas que não aguardaram o sinal vermelho. 

Câmera flagra acidente entre motoqueiros (cruzamento da rua Pernambuco com Luiz Barreto)

Então faça a sua parte: cobre de seu vereador, da Transerp e da prefeitura. Exija a modernização de nosso trânsito. Seja você que usa carro, moto, ônibus, bicicleta ou anda a pé.

Obrigado e até o próximo post!


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4 comentários:

  1. Bacana, seria uma boa até pra economizar combustível andando num modo mais direção defensiva, antevendo o que vem pela frente.

    Mas, se nem sincronizam os semáforos aqui, não mantém a "onda verde" funcionando, infelizmente esta ótima ideia tem pouca chance de virar realidade.

    Ainda estou esperando uma central de controle de tráfego automatizada, que deveria ser implantada com verbas de algum dos PACs. =/

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  2. Acho um absurdo não haver, no centro da Ribeirão Preto, semáforos para pedestre e semáforos de 3 tempos. A desculpa de que a implantação do terceiro tempo (pausa de 5 segundos ou mais) causaria caos no trânsito, segundo a "velha guarda". Vejam o caso da Avenida Pedro I: sempre disseram que nao havia como e após a implantação do terceiro tempo muitas vidas foram poupadas e o trânsito não ficou mais caótico.

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  3. Impressionante como a prefeitura, ao longo dos anos, mantém um forte preconceito pela construção de viadutos. Quem sabe agora o novo prefeito tenha a mente aberta e busque os recursos necessários para tal tarefa.

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  4. onde não puder se erguer viadutos, pode-se perfurar tuneis. Fica até mais barato.

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