Um semáforo é um dispositivo de sinalização utilizado em vias públicas para controlar o fluxo de veículos e pedestres. Ele funciona através de luzes com três cores padrão: vermelho, amarelo e verde, cada uma com uma função específica:
- Vermelho: Indica que os veículos devem parar, permitindo a travessia segura de pedestres e o fluxo de tráfego cruzado.
- Amarelo: Sinaliza atenção, alertando os motoristas de que o sinal está prestes a mudar para vermelho, e que devem reduzir a velocidade e se preparar para parar.
- Verde: Autoriza os veículos a seguirem, permitindo o fluxo contínuo do trânsito.
Principais funções do semáforo:
- Organização do tráfego: Ajuda a coordenar o movimento de veículos e pedestres, evitando colisões e congestionamentos.
- Regulação do fluxo: Em interseções e cruzamentos movimentados, o semáforo facilita a alternância entre o tráfego de diferentes direções.
- Segurança: Reduz o risco de acidentes ao definir quando os veículos devem parar e quando os pedestres podem atravessar.
É uma ferramenta essencial para proporcionar eficiência e organização nas vias urbanas e rodoviárias.
Esquema de mudança de um semáforo Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre |
Saiba mais: O primeiro semáforo e A Origem do Semáforo
Hoje é impossível imaginar o cruzamento de alguma via com grande fluxo de veículos sem o semáforo. Se fossemos comparar o sistema de trânsito com um sistema de encanamento, os semáforos seriam equivalentes aos registros, ajudando no controle da passagem da água (ou no caso, dos veículos).
Com o tempo os semáforos precisaram passar por atualizações, e uma delas que vem sendo implantada aos poucos são os semáforos com temporizadores.
Saiba mais: Multas por avanço de semáforo caíram mais de 80% em Juiz de Fora
Semáforo com temporizador em Juiz de Fora - MG Foto via: G1.com |
Semáforo com temporizador em Presidente Prudente - SP Via: G1 Prudente e região |
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A função destes semáforos é simples: mostrar para o motorista e para o pedestre, quanto tempo falta para a mudança do ciclo de cores. Isso ajuda a diminui a "ansiedade" causada em motoristas e pedestres que querem avançar o cruzamento, mesmo quando o sinal ainda está vermelho. Em um estudo feito em 2011 pela USP de São Carlos, os semáforos reduziram significativamente o numero de acidentes nos locais onde foram instalados.
Saiba mais: A influência da temporização semafórica no comportamento dos motoristas (em PDF)
Ou seja, o dispositivo alem de ajudar a organizar melhor o fluxo de veículos, ajuda a prevenir e evitar acidentes e atropelamentos. Atualmente somente os semáforos para pedestres possuem um timer indicando o tempo que falta para a travessia, seja por um cronômetro decrescente ou um piscar intermitente da luz vermelha.
Semáforo para pedestres na esquina da Duque de Caxias com Visconde de Inhaúma em Ribeirão Preto |
Entretanto não seriam todos os semáforos da cidade que receberiam os temporizadores (que segundo o mesmo estudo da USP, possuem um custo maior de manutenção). Os cruzamentos mais movimentados com maior fluxo de veículos teriam prioridade na instalação da melhoria.
Ideia utópica de hoje
Em Ribeirão Preto o semáforo passou a ser o dispositivo mais usado (pra não dize o único) no transito. A única tecnologia que eles receberam nos últimos anos foi a troca das lampadas por leds, que são mais econômicas e possuem uma vida útil maior. É válido, mas não é suficiente.
Como diz na pesquisa da USP São Carlos, Ribeirão chegou a testar os semáforos com temporizadores, mas os modelos utilizados não possuíam um timer com números e sim com luzes, que se apagando de cima para baixo indicando o "tempo" que faltava para o semáforo verde acender. Grande parte deles ficavam na região central de Ribeirão, porem em 2020 todos foram desativados.
Cruzamento com semáforos temporizados Rua Cerqueira Cesar com Américo Brasiliense, centro de Ribeirão Fonte: Google Street View |
Em reportagem na época (sem link) a RP Mobi (antiga Transerp) chegou a justificar a desistência do projeto alegando que "os semáforos com timer são mais caros de serem mantidos e o investimento não valeria a pena". Ou seja, um departamento de trânsito deixando de implementar algo que poderia ser benéfico para o trânsito por conta de mera redução de custos.
Nota RT: A inércia da RP Mobi em relação ao trânsito de Ribeirão Preto não é de hoje e muitos na autarquia se recusam a evoluir, tanto que a única alternativa que enxergam é apenas a instalação de mais e mais semáforos pela cidade.
Contudo este excesso de equipamentos já vem apresentando mais transtornos do que benefícios, como congestionamentos em locais onde antes não existiam os equipamentos, a falta de sincronismo em avenidas e até mesmo a bizarra intervenção de semáforos em rotatórias.
Em nossa página no Facebook este tema é debatido constantemente, seja questionando o excesso destes equipamentos, tanto com sugestões para que os problemas possam ser minimizados, porem é raro a RP Mobi se manifestar sobre o assunto e muitas vezes ignorando os questionamentos de motoristas e da imprensa.
Alem disso, o semáforo por si só não é suficiente para evitar acidentes na cidade. A prova disso são os contantes casos registrados pela imprensa local, onde muitas destas colisões acabam terminando com vítimas fatais.
Motorista não respeita semáforo fechado e causa acidente na zona Norte de Ribeirão Preto - Via: ACidade On |
Outros exemplos de casos semelhantes:
Vale lembrar que outras cidades da região metropolitana, que possuem um fluxo muito menor de veículos, costumam ter semáforos com temporizadores em seus principais cruzamentos. Isso significa que os responsáveis conhecem os benefícios dos mesmos e reconhecem sua importância para o trânsito local.
Semáforo com temporizador em Pitangueiras-SP |
Conclusão
É inevitável que os semáforos hoje façam parte do cenário urbano por sua importante função de organizar e dinamizar o fluxo de veículos. Entretanto de nada adiantará um dispositivo ultrapassado que mais está prejudicando do que ajudando os condutores e pedestres. O sistema de temporizadores pode parecer algo simples e até mesmo inútil, mas com certeza tem sua parcela de benefício ajudando a reduzir o estresse do nosso trânsito.
Por isso temos que insistir na cobrança junto as autoridades públicas para que esta e outras melhorias sejam adotadas em nossa cidade.
Obrigado pela audiência e nos vemos na próxima publicação.
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Atualizado em 4/10/2024
Artigo criado com a ajuda de IA (GPT-3.5)
Bacana, seria uma boa até pra economizar combustível andando num modo mais direção defensiva, antevendo o que vem pela frente.
ResponderExcluirMas, se nem sincronizam os semáforos aqui, não mantém a "onda verde" funcionando, infelizmente esta ótima ideia tem pouca chance de virar realidade.
Ainda estou esperando uma central de controle de tráfego automatizada, que deveria ser implantada com verbas de algum dos PACs. =/
Acho um absurdo não haver, no centro da Ribeirão Preto, semáforos para pedestre e semáforos de 3 tempos. A desculpa de que a implantação do terceiro tempo (pausa de 5 segundos ou mais) causaria caos no trânsito, segundo a "velha guarda". Vejam o caso da Avenida Pedro I: sempre disseram que nao havia como e após a implantação do terceiro tempo muitas vidas foram poupadas e o trânsito não ficou mais caótico.
ResponderExcluirImpressionante como a prefeitura, ao longo dos anos, mantém um forte preconceito pela construção de viadutos. Quem sabe agora o novo prefeito tenha a mente aberta e busque os recursos necessários para tal tarefa.
ResponderExcluironde não puder se erguer viadutos, pode-se perfurar tuneis. Fica até mais barato.
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