terça-feira, 2 de junho de 2015

Lombadas eletrônicas

Atualização: 19/01/2017

A lombada é um dispositivo de traffic calming usado para reduzir a velocidade dos veículos em vias onde o motorista pode desenvolver maior velocidade e podendo assim, colocar a vida de pedestres e outros motoristas em risco. Praticamente toda cidade brasileira possui este redutor de velocidade.

Lombada convencional
Via: Blog Auto Serviços

Mas infelizmente, muitas lombadas não seguem os critérios técnicos ao serem instaladas. O resultado é que temos um dispositivo que pode danificar o veículo e até provocar novos acidentes, ao contrário de sua proposta inicial. Alias, foi na época onde não existia um padrão definitivo, que surgiram dispositivos ainda mais bizarros como os tachões chamados de "quebra-molas". Felizmente este tipo de redutor está proibido de ser instalado em ruas e avenidas, apesar de ser comum encontra-los em condomínios fechados ou estacionamento de shoppings.

Alias, foi baseada nas lombadas, que um outro dispositivo surgiu e que já foi citado aqui no blog, as faixas de travessia em nível para pedestres (lombofaixas).


Lombada eletrônica - Uma invenção brasileira

Mas foi em 20 de agosto de 1992, na cidade de Curitiba-PR, que surgiu a primeira lombada eletrônica e em 2017 esta tecnologia estará completando 25 anos. A pioneira foi instalada em frente a uma escola no bairro de Xaxim, com a ideia de reduzir a velocidade e proporcionar mais segurança aos pedestres, neste caso, a maioria crianças. As lombadas eletrônicas foram homologadas junto com a atualização do Código de Transito Brasileiro em 1994.

No caso da lombada de Curitiba, foi criado um canteiro central por conta da via ser de mão dupla; fator este que ajuda na redução de velocidade dos veículos que por ela cruzarem.

Primeira lombada eletrônica em Curitiba
Fonte da foto: G1 Paraná
A lombada eletrônica seria um hibrido entre radar, lombada e faixa de segurança, programada para autuar motoristas que passem o limite máximo, que neste caso é de 40 km/h. Ao contrário do radar, que pega a velocidade média do veículo ao longo da via, a lombada eletrônica foca apenas o ponto onde ela é instalada. Não possui elevações, o que evita o desgaste em veículos que passem por ela e possíveis acidentes.

As lombadas eletrônicas podem ser configuradas
conforme a velocidade da via
Fonte da foto: Soluções Industriais/
Saiba mais: Como funciona a lombada eletrônica?

Ideia utópica de hoje

Em Ribeirão Preto, nem todas as lombadas seguem critérios técnicos. Muitas são altas demais, possuem pintura desgastada e até mesmo buracos. Alem disso, acabam se tornando ineficientes para motoqueiros, já que muitos acabam passando entre a lombada e a sarjeta em alta velocidade.

Lombadas irregulares na avenida Patriarca
(pouca distancia entre elas e medidas fora do padrão)
Fonte: Google Street View
Lombada irregular na avenida Pio XII
(medida fora do padrão)
Fonte: Google Street View
O que se tem visto são lombadas muito próximas à faixas de pedestres, como uma forma de induzir o motorista a dar preferencia ao pedestre, pelo simples fato de reduzir a velocidade. Isso simplesmente não funciona. Neste caso, que seja instalada uma lombo-faixa.

Os radares em Ribeirão são do tipo móveis, ou seja, ele pode estar hoje em uma avenida e amanhã estarem em outra. Agora veja a ideia da prefeitura: os radares não são fixos e junte isso a desobrigação de sinalização alertando sobre os radares em 2011 e... o leitor deste blog pense o que quiser.

Atualização: até o momento da atualização desta postagem, a Transerp (órgão responsável pela gestão do trânsito de Ribeirão Preto) voltou a instalar placas alertando os motoristas sobre a existência de fiscalização eletrônica na via.

Não é desta maneira que se resolvem os problemas de transito em Ribeirão Preto!

Não são com radares escondidos e mal sinalizados! São com tecnologias novas e atuais! É dever do cidadão exigir da administração atual tais dispositivos, que ajudam a reduzir o numero de acidentes e infrações. Todos devem cobrar!

Atualização 09/03: as marcações sugeridas para lombadas eletrônicas foram removidas do mapa Obras de Mobilidade e serão acrescentadas em um outro mapa específico para propostas. Aguarde.

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O post de hoje fica por aqui. Sempre confira os links no final da postagem! Acompanhe o blog e compartilhe com seus amigos, vizinhos e com o vereador que você votou na ultima eleição. Até mais!


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Um comentário:

  1. Muito boa ideia, tem n avenidas que se beneficiariam disso ou de um semáforo eletrônico que fecha se o camarada vem em alta velocidade, como tem em Portugal.

    Eu só acho estranho que o sistema apareceu por aqui (no estado de SP) uns 15-20 anos atrás e não se popularizou, tendo sido cada vez mais raro de ser visto.

    Será que é ineficiência em reduzir acidentes ou o lucro operacional que é baixo ?

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