terça-feira, 16 de junho de 2015

Readequação Viária - av.Silveira Martins, Costa e Silva e Capitão Salomão

Atualização: 20/01/2017

Até o momento as postagens do blog eram focadas em alternativas que podem ser implantadas em diversos pontos de Ribeirão. Mas também quero propor ideias para problemas específicos em pontos problemáticos da cidade. Volto a dizer que não sou especialista formado no assunto (apesar de ter curso técnico em Edificações) e todas as propostas foram feitas de forma empírica e até diria, amadoras.

O foco hoje é um dos cruzamentos mais movimentados da região dos Campos Elíseos: Av. Costa e Silva / Av. Silveira Martins / Av. Capitão Salomão.

Visualização geral do cruzamento atual
Via Google Maps
Este é um dos principais acessos para as pessoas que saem da região do Ipiranga, Vila Mariana, Vila Elisa e Campos Elísios e seguem em direção ao Centro (e vice-versa). O volume de veículos só aumentou nos últimos anos (mais carros nas ruas e novos bairros na região norte) deixando o cruzamento cada vez mais problemático.

Quem desce a Dom Pedro I e precisar ir em direção à av. Treze de Maio, terá que entrar na Costa e Silva, seguir 200 metros sentido Centro, fazer o retorno em frente ao Savegnago e voltar 200 metros para só então poder subir pela continuação da Capitão Salomão.

Obs: As fotos usadas pelo Google Street View são de 2011. Com exceção de algumas lojas, a avenida permanece da mesma maneira até então.

Capitão Salomão, sentido bairro-centro
Via Google Street View
Por algum motivo que eu ignoro, as avenidas Costa e Silva e Silveira Martins ainda possuem apenas duas faixas de rolamento. Na Costa e Silva (bairro-centro) à partir do posto de gasolina, a concentração de carros fica intensa e confusa por causa da faixa da direita, maior que o normal. Com isso os motoristas acabam gerando uma "terceira faixa" para poderem converter a Capitão Salomão (sentido Dom Pedro I). O mesmo se repete no trecho que segue até a rotatória Amin Calil.

Faixa mais larga à direita na Costa e Silva
Via Google Street View
Faixa mais larga à direita na Costa e Silva
Via Google Street View
Já para quem vem do Centro e segue pela Silveira Martins, o problema é o mesmo: duas faixas de rolamento (sendo a direita mais larga) e vagas para estacionamento à partir do posto de gasolina ao lado do Savegnago do lado direito e dos dois lados ao chegar na Capitão. Algumas destas vagas são ocupadas por funcionários que trabalham nas lojas frente a avenida e as vezes são utilizadas como "vitrine", com veículos postos a venda parados durante o dia todo.

A faixa à direita mal comporta dez carros ao longo da via.
Via Google Street View
Como o retorno para quem for subir a Capitão sentido à Dom Pedro I é muito pequeno, é normal se acumularem carros na Silveira Martins. Vale lembrar que muitos ônibus também viram neste retorno. Alem disso, os pedestres ficam completamente acuados e inseguros para realizarem a travessia, mesmo tendo uma faixa de segurança nesta esquina.

Retorno usado para os motoristas que queiram seguir ruma a Dom Pedro I
Via Google Street View
Resumindo, o cruzamento não acompanhou o desenvolvimento da cidade. Cada vez mais carros, motos e bicicletas passando por esta região e nenhuma melhoria foi realizada. Até mesmo o asfalto está danificado e à anos não recebe um recapeamento de qualidade.

Ideia utópica de hoje

Cruzamento modificado
Software usado: Google SketchUp
Fazendo uma breve observação na região, apresento esta proposta que visa melhorar o fluxo de veículos pelas avenidas. As principais modificações são:
  • Fim do estacionamento à direita na Silveira Martins até a Capitão Salomão. A partir dela, as vagas da esquerda que deverão ser removidas, possibilitando assim a abertura da 3ª faixa.
  • Fim do estacionamento à direita na Costa e Silva a partir da rua Goias, possibilitando também a abertura da 3ª faixa.
  • Recapeamento completo da Silveira Martins, Capitão Salomão e Costa e Silva.
  • Implantação de sinalização de sono atualizada (faixas de segurança, linhas de bordo, marcação de área de conflito e setas direcionais)
  • Criação do cruzamento no atual retorno Silveira Martins/Capitão Salomão, com a implantação de semáforos de três tempos, todos com temporizadores.
  • 3ª faixa à esquerda da Silveira Martins e Costa e Silva seriam de conversão obrigatória à direita, deixando as faixas 1 e 2 livres.
  • Encontro da Capitão Salomão com Costa e Silva passaria a ter semáforo para quem seguir rumo à 13 de Maio e conversão livre para quem seguir rumo ao Centro.
  • Implementação de novas placas de orientação de destino (bairros, avenidas, região e locais de interesse).
  • Criação de terceira faixa da Capitão Salomão por aproximadamente 60 metros.
Todas as alterações seguem em imagens abaixo. Clique para amplia-las:

Silveira Martins passaria a ter três faixas

Costa e Silva também passaria a ter três faixas

Visão do novo cruzamento

Visão do novo cruzamento
Como tentei mostrar nas imagens, o retorno de acesso a Capitão (sentido Dom Pedro I) seria ampliado a partir da rua Padre Euclídes, ganhando duas faixas. Esta medida evitaria a concentração de carros aguardando a conversão e liberando a Silveira Martins. Quem desce a Dom Pedro I seguiria reto pelo novo acesso sentido Treze de Maio ou ao Aeroporto. O antigo acesso teria a calçada ampliada e os cruzamentos teriam a pintura de faixas de marcação de conflito.

Semáforo de três tempos

O sistema semafórico seria modificado para que nenhuma via ficasse prejudicada com o novo acesso. Von tentar explicar com imagens:

1º Tempo: Verde para quem está na Silveira Martins e retorno rumo a Dom Pedro I.
Fechado para quem vem da Costa e Silva e Dom Pedro I
(Conversão a direita sempre estaria liberada)
2º Tempo: Continua verde para quem está na Silveira Martins e Costa e Silva.
 Fechado para o retorno e Capitão Salomão
3º Tempo: Verde para quem vem da Capitão Salomão.
Fechado na Silveira Martins e retorno.
Verde apenas para conversão de quem vem da Costa e Silva
para a Capitão Salomão.
Observações:
  • Pode ser implantado um tempo exclusivo para pedestres, de acordo com o fluxo do tráfego.
  • Os quatro novos semáforos do cruzamento não fechariam/abririam ao mesmo tempo, mas sim na ordem de "primeiro um, depois o outro", para evitar acumulo de veículos no cruzamento.
  • Placas devem ser colocadas para evitar conversões proibidas no cruzamento.
  • Orientação dos agentes de trânsito e campanhas informativas serão essenciais para a divulgação das alterações viárias.
  • Pode parecer que o cruzamento tenha semáforos exagerados, mas vale lembrar que existem muitos cruzamentos menores em Ribeirão que possuem semáforos, mesmo sem necessidade. E acredite, até mesmo algumas rotatórias possuem o aparelho!
Placas de destino

As placas seriam atualizadas indicando bairros, regiões e avenidas conforme estudo de origem-destino. As mesmas seriam confeccionadas da mesma forma que as presentes em rodovias, com material mais resistente e profissional. Desta vez não colocarei legenda para que vocês possam entender que locais elas ficariam posicionadas.






Seguem mais algumas imagens para ilustrar o projeto. Pode ser que eu faça um vídeo rápido ilustrando melhor, mas não prometo nada.





Gostou? Então compartilhe! Se você motorista, motociclista, ciclista ou mesmo pedestre passa por esta região, sabe que ela precisa de atenção urgente. Divulgue e converse com seus amigos, vizinhos. Cobre da prefeitura, dos vereadores e principalmente da Transerp mudanças na malha viária de Ribeirão!

Até a próxima postagem!

2 comentários:

  1. Ótima proposta, acredito eu que iria melhorar o fluxo nessa parte por um tempo. Só faltou colocar mais veículos para simular as vias em horário de pico rsrs.

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  2. Muito boa a ideia, só uma sugestão ali na entrada que sai da costa e silva e vai sentido Dom pedro, teria que começar a faixa antes porque forma fila ali todo dia.

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