terça-feira, 6 de outubro de 2015

Conversão da Av. Dom Pedro I em mão única (descontinuada)

Nota RT: esta proposta não se mostra mais viável para ser discutida ou implementada. Contudo ela permanecerá publicada para futuras consultas sobre o assunto.

Atualização: 24/01/2017

A Dom Pedro I é uma das avenidas mais importantes e conhecidas de Ribeirão Preto e a segunda mais movimentada (ficando atras apenas da avenida Francisco Junqueira). Principal acesso a diversos bairros da zona norte e oeste como Ipiranga, Sumarezinho, Jardim Paiva, José Sampaio, Planalto Verde, Parque das Andorinhas, entre outros. A avenida que até antigamente era fortemente residencial, foi se transformando em um dos corredores comerciais mais frequentados desta região da cidade.
Avenida Dom Pedro I em 2012
Foto via: Folha.com
Atualmente na área comercial podemos encontrar farmácias, revendas de automóveis, lojas de roupas, móveis, sapatos, eletrodomésticos e materiais de construção; já em serviços é possível encontrar uma variedade de postos de combustíveis, vasta rede bancária, escola municipal e dois postos de saúde. Com tudo isso a Dom Pedro I tem um fluxo grande de pedestres e veículos durante o horário comercial.

Dom Pedro mesmo aos domingos, possui um grande fluxo de veículos
Foto via: Acervo pessoal
Alem disso a avenida possui aproximadamente 17 linhas de ônibus ativas passando ao longo do dia. Trata-se de um importante corredor de transporte público.

Por isso nos últimos anos, o transito da Dom Pedro I tem aumentado bastante e ao mesmo tempo se tornado perigoso. Não existem radares ou sinalização alertando sobre a velocidade máxima. Assim carros, motos, bicicletas, ônibus, caminhões e pedestres tentam disputar por um espaço na avenida, que fica menor a cada dia. 

Transito pesado durante horário comercial
Foto via: G1.globo.com.br
Pouquíssimas intervenções foram realizadas na avenida, a mais recente foi a instalação de semáforos de tempo exclusivo para pedestres, recurso que alguns motoristas ainda insistem em não respeitar.

Raio X da Dom Pedro

Estarei usando medidas aproximadas com base de observação e comparação. A Dom Pedro I possui duas faixas em cada sentido com 2,70 metros e o bordo para estacionamento com 2,40. Vou considerar a calçada tendo 2,50 metros. Podemos perceber que as faixas são mais estreitas comparadas com outras avenidas da cidade. Isso faz com que muitos motoristas prefiram dirigir na faixa da esquerda, prejudicando quem precisa fazer ultrapassagens. Alem disso, os ônibus tem uma largura maior, fazendo que os mesmos tenham que ocupar duas faixas para poderem se locomover.

Simulação aproximada da Dom Pedro I
Software usado: Google SketchUp
Objetos via: Armagem 3D 
Isso sem contar que com faixas tão estreitas, é quase impossível a formação de corredores entre as filas de carros, espaço muitas vezes usados por motoqueiros e ciclistas. E se algum veículo mais largo ou mesmo um caminhão estaciona na avenida, a faixa da direita fica totalmente comprometida.


Enquanto isso, ruas como a André Rebouças possuem um asfalto já bastante desgastado e sem nenhum tipo de manutenção, desestimulando motoristas a usarem a via como alternativa à Dom Pedro... até agora.

Curiosidade: Para os mais novos talvez seja dificil imaginar, mas a Dom Pedro já possuiu canteiro central com muitas árvores, removido posteriormente. Uma de suas primeiras construções era o posto de saúde Dr. Edgar Achê, construído na década de 50, junto com o antigo depósito de gás, próximo a rua General Câmara. Agradeço ao pessoal do grupo Lembranças Ribeirãopretanas no Facebook pelas informações e fotos.

Avenida Dom Pedro I na década de 70, altura no número 197
Cortesia de Itamar Pereira Vieira
Posto de saúde, uma das primeiras construções erguidas na Dom Pedro I
Cortesia de Luiz Verri Barros
Ideia utópica de hoje

A proposta da semana pode ser um tanto polêmica, mas não consigo visualizar outra alternativa: conversão da avenida Dom Pedro I em via de mão única. Abaixo segue uma projeção aproximada de como é a avenida atualmente: faixas de rolamento de 2,70 metros, duas para cada sentido da via e estacionamento dos dois lados, mesmo em locais com grande extensão de guias rebaixadas.


Esta proposta foi enviada para um vereador em 2012 junto com um conjunto de ideias para serem usadas na cidade. Mas assim como a proposta de extensão da rua Dom Pedro II com a rua São Francisco, nunca recebi uma resposta sequer.

Agora segue a proposta para a nova avenida Dom Pedro I:


Descrição das mudanças realizadas:
  • Mão única sentido bairro-Centro.
  • Implantação de faixa exclusiva para ônibus, com largura de 3,50 metros (o manual de sinalização da CET recomenda o mínimo de 3,30 m).
  • Readequação para três faixas de rolamento com largura de 3 metros.
  • Implantação de ciclovia bidirecional com 3 metros de largura (1,5 m para cada sentido).
Como demais mudanças seriam incluídas:
  • Reforço na sinalização vertical, alertando os motoristas sobre a proibição de estacionamento.
  • Redução da velocidade da via pra 40 ou 50 km/h.
  • Instalação de faixas para pedestres na distancia média das quadras, visto em se tratar de uma avenida com grande fluxo de pedestres.
  • Paisagismo renovado (plantio de árvores, instalação de bancos, lixeiras e placas de orientação.
Faixas exclusivas para ônibus

Faixas mais largas e limite de velocidade reduzido

Ciclovia bidirecional em toda a extensão da avenida
Com as estas mudanças, a avenida Dom Pedro I teria configuração muito próxima da avenida Saudade, com a vantagem de possuir uma faixa de rolamento a mais e ciclovia bidirecional. O número de acidentes seria reduzido, o trânsito fluiria de forma mais uniforme e a ciclovia geraria uma demanda já bastante reprimida de ciclistas.

No começo tinha criado uma projeção da Dom Pedro sem a ciclovia e com a permanência de carros estacionados à esquerda da via. Mas tendo visto o histórico de comerciantes que usam as vagas para benefício próprio e até mesmo como mostruário (caso de revendas de carros usados), resolvi não inseri-la na proposta.

Rua André Rebouças - alternativa sentido Centro-bairro

Esta com certeza seria a mudança mais radical e controversa. Os veículos e ônibus que viessem da rua Capitão Salomão, fariam conversão na rua Rio Grande do Sul (passando atras da antiga estação Barracão) e subiriam a rua André Rebouças até a antiga linha férrea. Ao chegar neste ponto, o transito seria deslocado para a esquerda e voltaria para o início da Dom Pedro I, começando a avenida Luiz Galvão Cesar.

Esquema de intervenções para Dom Pedro I
e André Rebouças
Fotos via: Google Maps
Rua André Rebouças, cruzamento com Piauí
Fotos via: Acervo pessoal
Rua André Rebouças, cruzamento com Piauí
Fotos via: Acervo pessoal
Simulação da rua André Rebouças
Explicando as mudanças que precisariam ocorrer - Alternativa 1:

Alternativa 1: Faixa preferencial e
estacionamento à esquerda
  • Raspagem total da rua André Rebouças e nova aplicação de asfalto.
  • Proibição de estacionamento no lado direito da via;
  • Criação de corredor preferencial para ônibus (largura de 3,30 m);
  • Criação de uma faixa de rolamento para demais veículos (aproximadamente 2,80 m).
  • Bordo esquerdo da via seria mantido para vagas de estacionamento.
  • André Rebouças passaria a ser preferenciam em todos os cruzamentos, incluindo se necessário semáforos nos cruzamentos mais críticos.
Alternativa 2:

Alternativa 2: Faixa exclusiva, duas pistas e
proibição de estacionamento.
  • Raspagem total da rua André Rebouças e nova aplicação de asfalto.
  • Proibição de estacionamento em ambos os lados da via;
  • Criação de corredor exclusivo para ônibus (largura de 3,30 m);
  • Criação de duas faixas de rolamento para demais veículos (aproximadamente 2,80 m).
  • André Rebouças passaria a ser preferenciam em todos os cruzamentos, incluindo se necessário semáforos nos cruzamentos mais críticos.
Eu optei na opção de faixa preferencial na alternativa 1, pois ela ficaria bem parecida com as vias do Centro que receberam os corredores recentemente. Alem disso, a André Rebouças é uma via mais larga que a rua São Paulo (alternativa Centro-bairro ao lado da av. Saudade) o que permite a criação de um corredor exclusivo.

Mas como antecipei, estas são alternativas polêmicas. Alguns problemas que podem ocorrer:
  • Parte dos comerciantes da Dom Pedro se manifestam contra a avenida ser mão única.
  • Resistência dos moradores da André Rebouças, por se tratar de uma rua quase em sua totalidade residencial.
  • Recape total da André Rebouças poderia se tornar empecilho para a prefeitura em razão de custos.
Um fato para destacar é sobre a insistência na criação de corredores para ônibus nas duas ruas. Faço isso pois segundo o edital do transporte público e licitação do PAC 2, a Dom Pedro I receberia o futuro corredor Leste/Oeste 1. Por isso, seria muito importante que as duas vias já fossem adaptadas para tal. 

Aviso: Para quem não percebeu, as faixas preferenciais possuem uma largura maior. Se as faixas exclusivas forem implantadas na Dom Pedro I, seria impossível manter duas faixas de rolamento em cada sentido como é hoje. Assim, passaríamos a ter uma faixa de ônibus e uma de rolamento em cada lado da via. Tente imaginar como tudo isso ficaria...

Outro detalhe seria para este trecho aonde terminaria a rua André Rebouças cruzamento com a Japurá. Existe um terreno onde atualmente não existe nenhuma construção. A prefeitura deveria entrar em negociação com o dono atual para que o mesmo seja declarado utilidade pública e assim estender a rua até a futura avenida na Rio Pardo.

Adaptações para a mudança de sentido da via
Via Google Maps

Abertura da rua André Rebouças
até a futura continuação da Rio Pardo
Via Google Maps
Desculpem se a proposta ficou confusa, acredito que devido a grande quantidade de informações deixe o leitor um pouco perdido. De fato é um projeto complexo que envolveria um grande esforço por parte da prefeitura, comerciantes e moradores. Esta pode não ser a alternativa correta e assim existam outras melhores, mas de momento não consigo visualizar outra proposta para resolver um problema que caso não for tratado e discutido, poderá aumentar nos próximos anos.

Ajude a discutir a proposta e a compartilha-la! Vamos fazer com que ela chegue aos ouvidos do poder público e câmara municipal! Se você usa a Dom Pedro com frequencia, está satisfeita com ela? Acha que ela poderia melhorar? Então vamos todos agir!

Até a próxima postagem!

Um comentário:

  1. Na minha opinião a Dom Pedro poderia ser mantida do modo que está, apenas com a adição de ciclovia. Mas em contrapartida, a avenida Rio Pardo deveria ser totalmente aberta, ligando-a as avenidas Capitão Salomão e Luiz Galvão Cesar, fazendo um complexo viário quando a mesma chegar na avenida Luiz Galvão. De tal forma seria criado uma via que seria um importante corredor ligando as zonas Leste a zona Norte da cidade. Quanto a avenida Dom Pedro, ela seria uma via secundária, com um fluxo bem reduzido.

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