terça-feira, 27 de outubro de 2015

Linha de ônibus turismo

Atualização: 27/01/2022

Toda cidade possui pontos turísticos que merecem ser visitados. Eles ajudam a contar a história do município e são uma boa opção de lazer para crianças e adolescentes. É possível encontrar na internet (principalmente nos sites das prefeituras) uma relação dos pontos turísticos mais populares e visitados da cidade. Mas como chegar até eles? Nem todas as famílias tem condições de organizar um programa cultural destes. 

"A melhor maneira de conhecer uma cidade é pegando a sua principal linha circular". Esta citação pode parecer algo bastante simplista, mas que faz todo sentido. Linhas circulares costumam ter como itinerário os mais diversos pontos de interesse de uma cidade, sejam eles comerciais, públicos ou até mesmo turísticos. O que uma linha turística faz é justamente focar nos principais pontos turísticos mais conhecidos de uma cidade, de uma maneira parecida com uma linha circular convencional.

Linha Turismo em Porto Alegre
Via: Tripadvisor
Algumas cidades como o Rio de Janeiro, organizaram linhas que passassem por estes atrativos; já outras como Curitiba, Porto Alegre, Paranaguá, Belo Horizonte e em breve São Paulo, usam um ônibus próprio e rotas pré-definidas que levam para os pontos turísticos mais conhecidos e famosos da cidade.

Sem dúvida a mais famosa é a Linha Turismo de Curitiba. Conhecida por seu moderno e eficiente sistema de transporte público, a capital paranaense utiliza ônibus de dois andares (conhecidos como double deck), sendo o andar superior panorâmico, totalmente adaptado para deficientes físicos e com sistema de caixas de som, com áudio em português, inglês e espanhol.

O curioso é que a linha funciona todos os dias da semana e a pessoa pode embarcar no ônibus em qualquer ponto de seu trajeto. Mobilidade total para os turistas que visitarem Curitiba.

Saiba mais: Linha Turismo passa por 24 pontos de Curitiba com ônibus de 2 andares

Linha turismo de Curitiba - PR
Foto via: Guia Turismo Curitiba
Projeto Roda SP

No estado de São Paulo temos o Roda SP, um projeto que tem o objetivo de promover o turismo itinerante, levando os usuários para conhecer as cidades da região metropolitana, de acordo com sua programação mensal. Ribeirão Preto já foi uma das cidades beneficiadas pelo projeto que aconteceu de 14 a 23 de agosto de 2015. Alem de Ribeirão, cidades como São Simão, Batatais, Altinópolis, Brodowski, Franca e Dumont também fizeram parte da rota turística.

Ônibus utilizado pelo Roda SP
Via: Studio Eduardo Thomaello

Saiba mais: Secretaria de Turismo promove treinamento para guias do projeto Roda SP

Ideia utópica de hoje

Ribeirão Preto atualmente é conhecida como "capital do agronegócio", uma cidade onde são feitas inúmeras negociações financeiras e sua economia focada no comércio e serviços. Mas o município nunca teve tradição em organizar programas turísticos para seus cidadãos e visitantes de outras cidades. O máximo que as administrações anteriores conseguiram criar em benefício a promover o turismo, foi a instalação de 55 totens em diversos pontos da cidade, com os principais cartões postais para visitação.

Totem instalado na Praça XV, centro de Ribeirão PretoFoto via: G1

Apesar da ideia ser válida, ela ainda se mostra bastante tímida. Os totens não possuem sequer iluminação interna (tornando-os inúteis a noite) e se mostram um pouco confusos por não mostrar o ponto que o turista ou cidadão está no momento. Alem disso, muitos foram colocados em regiões onde até mesmo o pedestre apresenta dificuldade em visualiza-los.

Também foi anunciado na época o Guia Turístico Digital, que mostraria os principais pontos turísticos da cidade; uma espécie de TripAdvisor voltado para Ribeirão Preto. Mas não foi dada nenhuma data para o lançamento do tal aplicativo.

Portal Ribeirão Turismo (site fora do ar)


A proposta desta semana seria a criação de uma Linha de ônibus Turismo, que passasse pelos principais pontos turísticos da cidade. Muitas pessoas mal conhecem pontos importantes como o Museu do Café, Santuário das Sete Capelas, Bosque Municipal ou mesmo o teatro Pedro II. 

Abaixo segue um print diretamente do site da prefeitura, com descrição dos diversos pontos visitáveis de Ribeirão. Basta clicar no link e saber um pouco mais sobre eles:

Acesse os pontos turísticos pelo link
Ribeirão Preto - Atrativos turísticos
A linha turismo poderia sair de cinco pontos diferentes da cidade, sendo o principal no Centro, em frente ao teatro Pedro II, de acordo com uma programação semanal já pré-definida. A ideia de criar pontos de saída e chegada em outras regiões da cidade, é facilitar o acesso para pessoas que nunca tiveram acesso a estes pontos turísticos.

Devido as condições de nossas ruas e grande concentração de fios baixos em muitos pontos da cidade, talvez não seja viável utilizar os double-decks (apesar de ser uma proposta mais interessante). Neste caso seriam utilizados ônibus turismo ou microonibus totalmente adaptados, com o máximo de conforto e praticidade para os turistas.

Abaixo criei duas projeções para ônibus que poderiam ser usados na linha turismo, um deles é o padron Millennium BRT, já usado pela empresa Rápido D'Oeste (inspirado na pintura criada pelo Felipe Gustavo) e um microonibus usado nas linhas Alimentadoras da Transcorp. Montagem feita no Photoshop.

Projeção de Linha Turismo usando nova pintura
Millennium BRT da Rápido D'Oeste com nova numeração
Foto usada via: Tudo sobre Ônibus
Projeção de Linha Turismo usando nova pintura
Microonibus Marcopollo com nova numeração
Foto usada via: Marland
Claro que podem ser usados outros modelos de ônibus, assim como outras pinturas. O que estou querendo mostrar é a possibilidade da criação de uma linha desta natureza em Ribeirão Preto. Um setor tão pouco explorado na cidade (turismo) receberia uma grande modernização e atualização, o que futuramente pode ser usado como referencia para outras cidades.

Atenção: nada adianta a criação de linhas turismo, se os próprios pontos turísticos da cidade não receberem o devido cuidado e manutenção. E não é de hoje que o patrimônio histórico de Ribeirão é deixado de lado pelas autoridades. Museus do Café e da Imagem do Som e o Arquivo Municipal por exemplo, estão literalmente desabando devido a falta de manutenção. Por isso a prefeitura e a secretaria da Cultura precisam fazer o dever de casa antes para somente depois pensarem em implantarem as Linhas Turismo.

Gostou da proposta? Ajude a compartilhar! Vamos fazer o poder público olhar para esta área tão esquecida de Ribeirão Preto.

Até a próxima semana!

Links para pesquisa:

Painéis informativos de Ribeirão estão em situação precária
Portal Ribeirão Turismo
Ônibus de turismo começa a circular por pontos turísticos da capital
'Rota da cerveja' explora produção de bebidas artesanais em Ribeirão Preto
A importância do turismo para o desenvolvimento econômico
Rota cultural caipira passa por Ribeirão Preto

Nenhum comentário:

Postar um comentário