Pular para o conteúdo principal

Viaduto da Av. Zerrener com Via Norte (Centro-Bairro)

Atualização: 26/01/2017

Dica rápida: Você pode interagir com o blog e também com a página no Facebook. Sugestões e críticas são bem vindas, afinal são propostas que interferem diretamente em nosso cotidiano.

Pontes e viadutos são construções importantes e única nas grandes cidades. Talvez por isso sejam chamadas de "obras de arte" entre os profissionais da engenharia. Quando bem executadas e planejadas, podem reduzir ou até mesmo eliminar problemas de congestionamentos na região onde ele for implantado.

Em Ribeirão Preto existem 11 viadutos dentro do perímetro urbano. Não estou incluindo os viadutos que fazem parte do Trevão e pontes:
Viaduto Ayrton Senna, acesso as avenidas
Constabile Romano e Nove de Julho.
Via: Mapio.net
Viaduto Prof. Julio Cesar Voltarelli (zona Leste)
ligando a avenida Henry Nestlé com a rotatória da
Praça Sir Winston Churchil
Via: Jornal da Clube

Seria impossível imaginar estas ruas e avenidas sem este tipo de obra de arte. E conforme a cidade cresce, novos viadutos são sendo necessários. Alguns contam no pacote de obras do PAC 2 (federal) e Pacto pela Mobilidade (municipal), ambos denominados Obras de Mobilidade Urbana, mas enquanto as licitações apresentarem problemas, estas pontes e viadutos ainda permanecerão no papel.

Bairros antigos, trânsito intenso

Enquanto o número de veículos em Ribeirão sobe ano apos ano, muitas ruas e avenidas e cruzamentos não evoluíram na mesma velocidade. Por isso é função da Secretaria de Infraestrutura e Transerp fazerem estudos ágeis e elaborarem projetos modernos e eficientes para o tráfego. Como eu já disse muitas vezes: semáforo não resolve todos os problemas de trânsito.

Por isso vou falar sobre um trecho que ao meu ver, merece mais atenção por parte da prefeitura: a região da Via Norte com a avenida Antônio e Helena Zerrener, 

Vista geral da região
Foto via: Google Maps
Vista térrea da região
Foto via: Google Street View
Esta região da Vila Tibério possui um tráfego intenso pelos seguintes motivos:
  • Início/término da avenida Zerrener;
  • Via de saída do Sumarezinho;
  • Veículos que entram na Via Norte (pela rotatória Amim Calil);
  • Presença do supermercado Carrefour ao lado da Via Norte Centro-Bairro.
Originalmente a Via Norte deveria ser uma via expressa, com poucos ou nenhum cruzamento em nível. Mas conforme a cidade foi crescendo sem planejamento, esta região ficou bastante densa, impedindo até mesmo a construção de vias marginais. Assim, parte do comércio acaba ficando com a testada diretamente na Via Norte. Acompanhe na legenda:

1- Nesta saída da Zerrener se concentram veículos que precisam entrar na Via Norte (Centro-Bairro), os que precisam ir ao Centro e os que precisam ir ao Carrefour. Futuramente, também será acesso para os futuros moradores de um condomínio que está sendo construído ao lado do Carrefour. Desta maneira, a grande maioria dos motoristas vão precisar cruzar a Via Norte até o retorno próximo ao semáforo do supermercado.

Veículos costumam parar no bordo esquerdo, aguardando a travessia.
Risco para ciclistas e outros motoristas
2- A ciclovia Via Norte termina neste semáforo de retorno e de acesso aos bairros, fazendo o ciclista encarar um trecho bastante perigoso da via, incluindo a saída da Zerrener. Para quem vem da Amim Calil de bicicleta, também terá problemas ao tentar entrar na ciclovia, que fica no canteiro central da via;

Ao fundo, final da ciclovia, obrigando o ciclista
a enfrentar um trecho de trafego intenso.
3- Os pedestres não tem nenhuma segurança ao tentarem atravessar a Via Norte. Não existem faixas de segurança e nem ao menos rampas de acessibilidade. Já nos pontos próximos a Zerrener, os pedestres ficam em pontos cegos da via e junto com a alta velocidade que os veículos desenvolve, o riscos de acidentes são bastante altos.



Com base nestas informações, temos vários pontos de conflito e tempo de deslocamento levemente aumentado.


Ideia utópica de hoje

A proposta de hoje visa melhorar o deslocamento de veículos, ciclistas e pedestres neste trecho da Via Norte com avenida Zerrener: a construção de um viaduto, extensão da ciclovia e implementação de sinalização para pedestres. Clique nas imagens para ampliar:




Viaduto

O viaduto de uma ou duas pistas sentido único começaria na avenida Zerrener, atravessaria as duas pistas, canteiro e terminaria depois do retorno semafórico. A continuação da Zerrener passaria a ser de apenas uma faixa, levando em consideração que o número de carros que a utilizaria seria reduzido. Dependendo da demanda, o viaduto poderia ter uma ciclovia no bordo direito e com ligação para a ciclovia Via Norte. Parte das palmeiras junto ao córrego precisariam ser removidas, alem da construção de uma estrutura sobre parte do córrego. No trecho onde o viaduto se finalizaria, podem ocorrer algumas desapropriações.





Outra mudança seria quanto a sinalização, pois não existe nenhuma placa de orientação de destino nas proximidades (avenidas, bairros e região).

Entrada do viaduto

Antes do retorno semafórico

Acesso à avenida Zerrener
Extensão da ciclovia

A ciclovia Via Norte seria estendida até a rotatória Amim Calil pelo canteiro central. Para evitar a derrubada de arvores, a ciclovia teria uma faixa para cada lado do canteiro. Semáforos e sinalização vertical seriam instaladas ao longo do trecho, alertando os motoristas da presença de ciclistas nos cruzamentos.




Sinalização para pedestres

Faixas para pedestres e rampas são equipamentos obrigatórios neste tipo de obra viária. As faixas seriam pintadas de forma a evitar deslocamento desnecessário do pedestre. Um semáforo do tipo botoeira seria colocado próximo ao retorno semafórico, funcionando de forma independente de todo o conjunto. Para evitar infrações, um radar poderia ser instalado junto ao semáforo e fotografar motoristas que insistirem em furar a luz vermelha. Mas para evitar transtornos, a noite depois das 22:00 este semáforo em específico não funcionaria por questão de segurança.




Como podem ver, seria uma grande transformação em todo o entorno, beneficiando quem usa carro, bicicleta ou se desloca a pé. Todo o terreno modelado na maquete assim como o viaduto foram feitos baseados em medidas aproximadas para que vocês tenham melhor entendimento do projeto. Pode ser que a proposta seja viável, pode ser que não seja. O importante é jogar a ideia para que possamos discuti-la. Abaixo mais algumas fotos em detalhe.






Ajudem a divulgar a proposta. Fico por aqui e até a próxima postagem!

Links para pesquisa
Governo de MT entrega viaduto da Sefaz
Faixas de tráfego

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vias marginais paralelas à Via Norte

Atualização: 31/01/2017 Dica sugerida por André Targa (via fórum Skyscrapercity) ------------------------------------- Dica rápida: Alguns links que levam a sites de prefeituras podem estar fora do ar por conta da Legislação Eleitoral . Mas caso encontre outros links que estejam quebrados, por favor comunique pelo e-mail ribeiraotopia@gmail.com Planejamento é algo muito importante no desenvolvimento e crescimento de uma cidade. Através de instrumentos como o Plano Diretor do Município , o chefe do executivo e profissionais ligados a infraestrutura poderão traçar como a cidade será nos próximos anos. O planejamento viário é uma destas importantes peças. Com ele serão definidas as principais vias de acesso, avenidas comerciais e industriais, estrutura para transporte público, espaço para pedestres e ciclistas, dentre outros pontos. Segundo o Código de Transito Brasileiro, as vias urbanas se subdividem em quatro principais tipos: Via de trânsito rápido : são aquelas que nã

Novo Terminal Rodoviário de Ribeirão Preto - Antiga Cianê

Atualização: 27/02/2021 Em algum momento da vida, qualquer pessoa pode sentir necessidade de se deslocar até alguma cidade vizinha, seja para trabalho, para estudos, para turismo ou qualquer outro motivo. Mesmo que a pessoa não possua um veículo próprio, ela tem a disposição diversos modais para realizar este deslocamento. Entre os existentes temos o modal ferroviário (trens), aeroviário (aviões), hidroviário (navios e balças) e o rodoviário (ônibus). No Brasil o transporte rodoviário é o mais utilizado, seja para o transporte de cargas, quanto para passageiros. E quando um indivíduo precisa ir de uma cidade a outra, uma das opções com melhor custo benefício disponível são por meio de ônibus rodoviários. Ônibus rodoviário com destino a Juiz de Fora - RJ Foto via: Notícias Fora do Ar Como todo modal, era necessário um local onde estes veículos pudessem parar para pegar seus passageiros com agilidade e segurança. Na década de 50, foi implantada uma forte "cultura ro

Travessia elevada para pedestres (lombofaixa)

As faixas de pedestres são áreas demarcadas nas vias públicas, geralmente com listras brancas pintadas no asfalto, que indicam o local onde os pedestres têm prioridade para atravessar a rua. Elas são um elemento essencial de segurança no trânsito, fazendo parte do sistema de sinalização viária. Entre as principais funções das faixas de pedestres podemos citar: Segurança : As faixas indicam um local seguro para a travessia de pedestres, reduzindo o risco de acidentes ao alertar motoristas para diminuírem a velocidade ou pararem. Prioridade : Elas garantem que os pedestres tenham prioridade sobre os veículos, especialmente em áreas sem semáforos, onde a responsabilidade de parar e permitir a travessia é dos motoristas Organização do trânsito : As faixas ajudam a organizar o fluxo tanto de pedestres quanto de veículos, evitando conflitos e reduzindo a desordem no tráfego urbano. Acessibilidade : Faixas de pedestres muitas vezes vêm acompanhadas de outros recursos, como rampas e sinais so