Atualização: 26/01/2017
Dica rápida: Você pode interagir com o blog e também com a página no Facebook. Sugestões e críticas são bem vindas, afinal são propostas que interferem diretamente em nosso cotidiano.
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Pontes e viadutos são construções importantes e única nas grandes cidades. Talvez por isso sejam chamadas de "obras de arte" entre os profissionais da engenharia. Quando bem executadas e planejadas, podem reduzir ou até mesmo eliminar problemas de congestionamentos na região onde ele for implantado.
Em Ribeirão Preto existem 11 viadutos dentro do perímetro urbano. Não estou incluindo os viadutos que fazem parte do Trevão e pontes:
- Viaduto Papa João Paulo II (para veículos e pedestres)
- Viaduto sentido Centro-Bairro na Via Norte (apenas veículos)
- Viaduto sentido Bairro-Centro na Via Norte (apenas veículos)
- Viaduto Dep. Ricardo C. Ribeiro e viaduto Nicolau Spineli (para veículos e pedestres)
- Viaduto Franklin de Souza Meirelles Netto e viaduto Eloy Pimenta Pereira (apenas veículos)
- Viaduto Prof. Julio Cesar Voltarelli (para veículos e pedestres, possui ciclovia)
- Viaduto Ayrton Senna (apenas veículos)
- Viaduto Jandyra de Camargo Moquenco (ex José Sarney) (apenas veículos)
- Complexo Viário Dr. Leão (dois viadutos e trincheira, uma espécie de "túnel a céu aberto").
Viaduto Ayrton Senna, acesso as avenidas Constabile Romano e Nove de Julho. Via: Mapio.net |
Viaduto Prof. Julio Cesar Voltarelli (zona Leste) ligando a avenida Henry Nestlé com a rotatória da Praça Sir Winston Churchil Via: Jornal da Clube |
Saiba mais: Lei obriga implantar ciclovias ao criar ou reformar avenidas, pontes e túneis em São Paulo
Seria impossível imaginar estas ruas e avenidas sem este tipo de obra de arte. E conforme a cidade cresce, novos viadutos são sendo necessários. Alguns contam no pacote de obras do PAC 2 (federal) e Pacto pela Mobilidade (municipal), ambos denominados Obras de Mobilidade Urbana, mas enquanto as licitações apresentarem problemas, estas pontes e viadutos ainda permanecerão no papel.
Bairros antigos, trânsito intenso
Enquanto o número de veículos em Ribeirão sobe ano apos ano, muitas ruas e avenidas e cruzamentos não evoluíram na mesma velocidade. Por isso é função da Secretaria de Infraestrutura e Transerp fazerem estudos ágeis e elaborarem projetos modernos e eficientes para o tráfego. Como eu já disse muitas vezes: semáforo não resolve todos os problemas de trânsito.
Por isso vou falar sobre um trecho que ao meu ver, merece mais atenção por parte da prefeitura: a região da Via Norte com a avenida Antônio e Helena Zerrener,
Vista geral da região Foto via: Google Maps |
Vista térrea da região Foto via: Google Street View |
Esta região da Vila Tibério possui um tráfego intenso pelos seguintes motivos:
- Início/término da avenida Zerrener;
- Via de saída do Sumarezinho;
- Veículos que entram na Via Norte (pela rotatória Amim Calil);
- Presença do supermercado Carrefour ao lado da Via Norte Centro-Bairro.
Originalmente a Via Norte deveria ser uma via expressa, com poucos ou nenhum cruzamento em nível. Mas conforme a cidade foi crescendo sem planejamento, esta região ficou bastante densa, impedindo até mesmo a construção de vias marginais. Assim, parte do comércio acaba ficando com a testada diretamente na Via Norte. Acompanhe na legenda:
1- Nesta saída da Zerrener se concentram veículos que precisam entrar na Via Norte (Centro-Bairro), os que precisam ir ao Centro e os que precisam ir ao Carrefour. Futuramente, também será acesso para os futuros moradores de um condomínio que está sendo construído ao lado do Carrefour. Desta maneira, a grande maioria dos motoristas vão precisar cruzar a Via Norte até o retorno próximo ao semáforo do supermercado.
Veículos costumam parar no bordo esquerdo, aguardando a travessia. Risco para ciclistas e outros motoristas |
2- A ciclovia Via Norte termina neste semáforo de retorno e de acesso aos bairros, fazendo o ciclista encarar um trecho bastante perigoso da via, incluindo a saída da Zerrener. Para quem vem da Amim Calil de bicicleta, também terá problemas ao tentar entrar na ciclovia, que fica no canteiro central da via;
Ao fundo, final da ciclovia, obrigando o ciclista a enfrentar um trecho de trafego intenso. |
3- Os pedestres não tem nenhuma segurança ao tentarem atravessar a Via Norte. Não existem faixas de segurança e nem ao menos rampas de acessibilidade. Já nos pontos próximos a Zerrener, os pedestres ficam em pontos cegos da via e junto com a alta velocidade que os veículos desenvolve, o riscos de acidentes são bastante altos.
Com base nestas informações, temos vários pontos de conflito e tempo de deslocamento levemente aumentado.
Ideia utópica de hoje
A proposta de hoje visa melhorar o deslocamento de veículos, ciclistas e pedestres neste trecho da Via Norte com avenida Zerrener: a construção de um viaduto, extensão da ciclovia e implementação de sinalização para pedestres. Clique nas imagens para ampliar:
Viaduto
O viaduto de uma ou duas pistas sentido único começaria na avenida Zerrener, atravessaria as duas pistas, canteiro e terminaria depois do retorno semafórico. A continuação da Zerrener passaria a ser de apenas uma faixa, levando em consideração que o número de carros que a utilizaria seria reduzido. Dependendo da demanda, o viaduto poderia ter uma ciclovia no bordo direito e com ligação para a ciclovia Via Norte. Parte das palmeiras junto ao córrego precisariam ser removidas, alem da construção de uma estrutura sobre parte do córrego. No trecho onde o viaduto se finalizaria, podem ocorrer algumas desapropriações.
Outra mudança seria quanto a sinalização, pois não existe nenhuma placa de orientação de destino nas proximidades (avenidas, bairros e região).
Entrada do viaduto |
Antes do retorno semafórico |
Acesso à avenida Zerrener |
A ciclovia Via Norte seria estendida até a rotatória Amim Calil pelo canteiro central. Para evitar a derrubada de arvores, a ciclovia teria uma faixa para cada lado do canteiro. Semáforos e sinalização vertical seriam instaladas ao longo do trecho, alertando os motoristas da presença de ciclistas nos cruzamentos.
Sinalização para pedestres
Faixas para pedestres e rampas são equipamentos obrigatórios neste tipo de obra viária. As faixas seriam pintadas de forma a evitar deslocamento desnecessário do pedestre. Um semáforo do tipo botoeira seria colocado próximo ao retorno semafórico, funcionando de forma independente de todo o conjunto. Para evitar infrações, um radar poderia ser instalado junto ao semáforo e fotografar motoristas que insistirem em furar a luz vermelha. Mas para evitar transtornos, a noite depois das 22:00 este semáforo em específico não funcionaria por questão de segurança.
Como podem ver, seria uma grande transformação em todo o entorno, beneficiando quem usa carro, bicicleta ou se desloca a pé. Todo o terreno modelado na maquete assim como o viaduto foram feitos baseados em medidas aproximadas para que vocês tenham melhor entendimento do projeto. Pode ser que a proposta seja viável, pode ser que não seja. O importante é jogar a ideia para que possamos discuti-la. Abaixo mais algumas fotos em detalhe.
Ajudem a divulgar a proposta. Fico por aqui e até a próxima postagem!
Links para pesquisa
Governo de MT entrega viaduto da Sefaz
Faixas de tráfego
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