Readequação viária - Avenida Caramuru e Alvaro de Lima / Rua Guatapará e Rui Barbosa / Rua José Bonifácio e Felipe Camarão
Atualização: 31/01/2017
Qualquer um que utilize carro, motocicleta ou ônibus devem ter notado que a frota de veículos de Ribeirão Preto parece ter aumentado nos últimos anos. E isso não é apenas impressão. Nos últimos treze anos, a frota de veículos da cidade mais que dobrou em comparação com a última medição realizada em 2003. Só de carros são quase 300 mil que circulam pelas ruas e avenidas de Ribeirão.
Qualquer um que utilize carro, motocicleta ou ônibus devem ter notado que a frota de veículos de Ribeirão Preto parece ter aumentado nos últimos anos. E isso não é apenas impressão. Nos últimos treze anos, a frota de veículos da cidade mais que dobrou em comparação com a última medição realizada em 2003. Só de carros são quase 300 mil que circulam pelas ruas e avenidas de Ribeirão.
Apesar de termos uma frota com o porte de metrópole, não podemos dizer o mesmo da malha viária, que evoluiu pouco nos últimos anos. A cidade não investiu na construção de novas avenidas, pontes, viadutos, túneis, ciclovias, corredores para ônibus, o que deixa o transito de Ribeirão em uma situação a beira do colapso. As obras do PAC da Mobilidade, que foram bastante anunciadas em 2012, até hoje não saíram do papel.
Entrada do bairro Ribeirão Verde, aguardando duplicação da avenida Antônio Mugnato Manincek Foto via: G1 |
As novas estruturas fazem muita falta, mas as antigas também precisam de atualizações. Em postagens anteriores, lancei propostas que ajudariam a desafogar algumas regiões da cidade como a readequação do cruzamento da Av.Silveira Martins, Costa e Silva e Capitão Salomão, Prolongamento da rua Dom Pedro II e São Francisco, Conversão da Av. Dom Pedro I em mão única entre outras.
Hoje gostaria de falar de uma das regiões que tem apresentado bastante problemas de circulação, principalmente nos horários de pico. Como ela não possui um nome específico, chamarei-a de rotatória da Caramuru com Guatapará.
Vista aérea da região da rotatória da Caramuru Foto via: Revista Agenda Ribeirão 2016 |
Parte da rotatória da Caramuru, visão da Saldanha Marinho Foto via: Google Street View |
A avenida Caramuru é um importante acesso que liga o Centro a vários bairros da zona oeste e sul como Jardim Sumaré, Alto da Boa Vista, Vila Virgínia (via João Fiúsa), Delboux e a diversos condomínios que margeiam a avenida. Já a rua Guatapará é uma das saídas da avenida Bandeirantes, entrada da cidade. Outras ruas que tem ligação com esta rotatória são José Bonifácio, Felipe Camarão e Rui Barbosa.
Este emaranhado de ruas e avenidas podem parecer confuso a princípio, mas todos eles foram construídos numa época onde o trânsito da cidade era muito menor que os dias atuais. Para finalizar a região, temos parte da avenida Jerônimo Gonçalves e e Alvaro de Lima.
Região da Caramuru, José Bonifácio e Jerônimo Gonçalves Foto via: Google Maps |
Rotatória de acesso as avenidas Caramuru e Álvaro de Lima Via: canal Aldo Passalacqua |
Raio X da região
A explicação parecerá confusa, mas será a mais prática para que o leitor possa entender os problemas e mais adiante entender sobre o que se trata a proposta.
Origem 1: Rodoviária / Terminal de ônibus / avenida do Café
Destino: Avenida Caramuru
Rota: vira a direita pela Jerônimo Gonçalves, passando a Câmara dos Vereadores, vira a esquerda na Guatapará e a direita na Caramuru.
Origem 2: Avenida Caramuru / rua Itatiaia / Alto da Boa Vista
Destino: Avenida do Café, Francisco Junqueira, Rodoviária
Rota: segue até próxima as plataformas de embarque do lado direito, onde irá virar a esquerda e seguir pela Jerônimo Gonçalves.
Origem 3: rua Rui Barbosa
Destino: Caramuru
Rota: Cruza a José Bonifácio, vira a esquerda e entra na Guatapará a esquerda e depois a direita na Caramuru
Rotas mais utilizadas na região da Rotatória da Caramuru / José Bonifácio |
Quem precisa ir a avenida Caramuru terá mais dificuldades, obrigando o motorista a dar mais voltas. E neste conjunto de avenidas, existe uma que permanece de forma subutilizada: a avenida Felipe Camarão, sendo que apenas parte dela é utilizada como retorno para quem precisa subir a rua Bernardino de Campos. O restante da via é pouco utilizada, sendo que muitos acabam preferindo seguir pela Jerônimo Gonçalves e fazendo uma conversão bastante acentuada a esquerda na Guatapará.
Outra avenida bastante subutilizada é a recém aberta Alvaro de Lima. A avenida que antes era uma das primeiras vítimas de enchentes, passou a ter mais valor depois da canalização do córrego. No sentido Centro-bairro ela é bastante utilizada, mesmo terminando na rua Primo Tronco. O mesmo não posso dizer da via sentido bairro-Centro, que permanece a maior parte do via vazia a ponto de andarilhos circularem e se instalarem nos arredores da rua Guatapará.
Avenida Álvaro de Lima Via: canal Aldo Passalacqua |
Observando estas questões, resolvi elaborar uma proposta de modernizar e readequar esta região baixa do Centro, com base de informações colhidas de forma empírica no local. Dentre as modificações estão:
- Duplicação da Felipe Camarão e José Bonifácio até a Caramuru;
- Inverter o sentido de direção das ruas Rui Barbosa (paralela ao córrego) e "antiga" Felipe Camarão;
- Cruzamento das ruas José Bonifácio, Felipe Camarão e Bernardino de Campos;
- Desativação do acesso da Saldanha Marinho à Caramuru;
- Desapropriação dos imóveis presentes na rotatória (opcional);
- Proibição de conversão a esquerda na Jerônimo Gonçalves com Guatapará;
- Reprogramação dos semáforos, eliminando e realocando os aparelhos conforme o novo traçado das avenidas;
- Implantação de ciclovia no canteiro da José Bonifácio.
A maquete volumétrica foi criada baseada em observações das imagens fornecidas pelo Google Maps e criada com o programa SketchUp. Seguem imagens da região atual e com as intervenções já realizadas:
1- Duplicação da Felipe Camarão e José Bonifácio até a Caramuru
Quando visualizamos as avenidas do alto, percebe-se que da região próxima as plataformas até a Caramuru existe a ausência de uma via sentido Centro-Bairro. A ideia seria estender a Felipe Camarão até a Caramuru com uma via de três faixas e canteiro com largura adequada para uma ciclovia. Com esta duplicação, os motoristas que descerem a Rui Barbosa, podem fazer a conversão a esquerda na própria avenida ao invés de irem até próximo ao córrego.
Assim os motoristas que precisarem acessar a Caramuru vindo da Alameda Botafogo ou Jerônimo Gonçalves, devem cruzar o córrego, virar a direita e seguir em frente.
2- Inverter o sentido de direção das ruas Rui Barbosa e "antiga" Felipe Camarão
Não faz sentido manter duas vias nas margens do córrego com o mesmo sentido de direção. Por isso os trechos correspondentes teriam inversão de sentido, dando maior propósito para a avenida Alvaro de Lima e ajudando a desafogar a avenida Caramuru.
3- Cruzamento das ruas José Bonifácio, Felipe Camarão e Bernardino de Campos
Este novo cruzamento exigirá uma nova programação nos semáforos, conforme esquema que apresentarei na ideia 7. Pinturas de solo e intervenções como tachões e barreiras irão ajudar a redimensionar o novo fluxo de veículos.
4- Desativação do acesso da Saldanha Marinho à Caramuru
O semáforo existente neste cruzamento seria removido e o acesso a avenida Caramuru seria fechado, uma vez que os motoristas teriam uma nova opção mais rápida e segura para chegarem a avenida. Assim a rua Saldanha Marinho teria este trecho transformando em acesso local com placa de Parada obrigatória na esquina da Caramuru ou mesmo o fechamento da via, com avisos de placas de Rua Sem Saída na esquina da Rui Barbosa;
5- Desapropriação dos imóveis presentes na rotatória (opcional)
Existem aproximadamente seis construções existentes na rotatória, próximas ao córrego, divididas entre residencias e comércios. A princípio elas seriam removidas e assim implantada uma pequena praça ou bolsão de estacionamentos.
6- Proibição de conversão a esquerda na Jerônimo Gonçalves com Guatapará
Esta esquina possui tráfego intenso, inclusive de ônibus, que poderão acessar a Caramuru pela duplicação da José Bonifácio. Desta forma, ficariam proibidas as conversões a esquerda.
7- Reprogramação dos semáforos, eliminando e realocando os aparelhos conforme o novo traçado das avenidas
Com as readequações, alguns semáforos seriam desativados. Alem do presente na Caramuru com Saldanha Marinho, existe um outro semáforo na Jerônimo Gonçalves próximo a esquina da continuação da Felipe Camarão. Neste caso, seria mantido apenas um semáforo e o outro seria removido.
A grande maioria dos semáforos da região seriam adaptados para três tempos, sendo:
1º tempo: vias na "horizontal" em relação ao mapa;
2º tempo: vias na "vertical" em relação ao mapa;
3º tempo: vias de retorno e algumas na "vertical".
8- Implantação de ciclovia no canteiro da José Bonifácio
A ideia seria ligar uma ciclofaixa que sairia do acesso da Plataforma I, passando pelo canteiro central da José Bonifácio e seguiria até o início da Caramuru, para uma futura rota cicloviária que possa ser criada. O trecho de conflito próximo as plataformas de ônibus merecem atenção especial, com a instalação de dispositivos que reduzam a velocidade e placas de orientação.
Peço desculpas caso as montagens não estejam no mesmo padrão das propostas anteriores. Como sempre expliquei ao final de postagens como esta, pode ser que minhas colocações sejam erradas, inadequadas ou até mesmo inviáveis. Mas devido a falta de discussão sobre o assunto, sempre as coloco para debate. O que não podemos aceitar é que um problema continue lá e ninguém se prontifique a propor uma solução.
Até a próxima postagem!
Muito bom!!
ResponderExcluirEste trecho é bem complicado mesmo nos horários de pico, o tempo dos semáforos é apertado, a sinalização existente é pífia (não há sinalização horizontal adequada e tem muito espertinho na faixa do meio da Álvaro de Lima no sentido centro bairro querendo entrar na Caramuru sem pegar a fila da faixa da esquerda, pra citar um dos trechos) e o potencial da Álvaro de lima é muito mal explorado.
Quem quer ir pro final da Caramuru tem que escolher onde quer ficar atolado no semáforo, pois o da Primo Tronco tem tempos bem curtos e a via é demasiadamente estreita.
Acho que caberia na proposta também a extensão da Álvaro de Lima para, pelo menos, até a João Rossiti, desejável até a Fiúsa.
Sem querer abusar, ainda uma readequação de sinalização no acesso da Caramuru pra Jerônimo Gonçalves, onde duas faixas viram uma e já entram no terminal rodoviário com faixa de ônibus, o que atualmente tem sido incômodo, especialmente com os tempos dos semáforos completamente desalinhados.
Parte da sua proposta nem precisaria existir se aquele velho projeto ligando a Av. do Café à Lafaiete com uma Ponte tivesse saído do papel.
Sobre o acesso da Marcondes à Caramuru, se fechar aquilo vai virar uma cracolândia, infelizmente.
Mais uma vez, ótima proposta!!