O sistema viário de uma cidade pode apresentar conceitos de acordo com a região ou empreendimentos a serem estabelecidos, conforme definidos no Plano Diretor. Vias expressas, arteriais, coletoras e locais são algumas das denominações que urbanistas e engenheiros de tráfego costumam utilizar para desta forma definirem como determinado bairro irá crescer e se desenvolver nos próximo anos.
Um destes conceitos que aparentam ser simples, porem bastante eficiente quando bem implantado é o de vias binárias. A melhor definição para este tipo de intervenção foi citado em um estudo apresentado no 7º Congresso Luso Brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável realizado em 2016. Segue abaixo entre aspas:
"As vias binárias de trânsito surgem como uma solução operacional que consiste em transformar vias paralelas e próximas, de mão dupla, em vias de sentido único, podendo vir a contribuir no melhor uso do espaço da via e na diminuição de conflitos entre veículos, pedestres e ciclistas."
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Rua General Câmara, binário com a rua Tapajós, bairro Ipiranga Via: Google Street View |
Basicamente quando temos duas vias paralelas, sendo ambas mão única e sentido de circulação opostos, forma-se um binário. Trata-se de uma solução mais viável e imediata para resolver o deslocamento de uma quantidade considerável de veículos entre duas regiões de um bairro ou mesmo entre bairros, sem a necessidade de uma avenida ser construída.
Muitas cidades possuem vias neste tipo de configuração viária, em especial a capital Curitiba, que implantou uma variação deste mesmo sistema chamado Sistema Trinário. O objetivo seria priorizar o transporte coletivo por ônibus rápidos (BRT) em uma via central, margeada por duas vias paralelas calmas, acompanhadas de duas vias expressas paralelas.
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Sistema trinário em Curitiba - PR Via: URBS |
Saiba mais: Sistema Trinário de Vias
Entre as vantagens de vias binárias são o melhor direcionamento do fluxo de veículos entre as regiões dos bairros, diluição do tráfego motorizado por vias antes subutilizadas, estimular o comércio local e trazer maior segurança para ciclistas e pedestres.
Binários em Ribeirão Preto
Algumas vias de Ribeirão possuem características de binários e que ajudam para uma melhor organização de veículos nos bairros. Seguem alguns exemplos:
- Ruas São Francisco e Américo Batista - Ipiranga - zona norte;
- Ruas General Câmara e Tapajós - Ipiranga - zona norte;
- Ruas Dr. João Guião e Abílio Sampaio - Vila Virgínia - zona oeste;
- Ruas Florêncio de Abreu e Lafaiete - Centro;
- Ruas Henrique Dumont e Camilo de Mattos - Jardim Paulista - zona leste
Claro que existem algumas dezenas de vias nesta configuração, contudo as citadas permitem uma ligação direta e preferencial entre dois extremos dos bairros.
Por conta da ausência de avenidas que estejam totalmente integradas ao sistema viário local, o número de binárias na região norte acaba tendo mais destaque e em alguns casos pequenas intervenções poderiam criar binários ainda mais eficientes e úteis.
Contudo na região norte existes dois grandes obstáculos que acabam dificultando a criação de novos acessos: dois naturais (córrego dos Campos e Retiro Saudoso) e um artificial (linha férrea da antiga Fepasa).
E o objeto de estudo da proposta desta semana possui problemas em ambas as situações. Vejamos mais detalhes.
Acessos aos bairros Ipiranga e Campos Elíseos
Com poucas alternativas entre estas duas importantes regiões da zona norte, muitas vezes o tráfego de veículos e até mesmo o de pedestres acaba ficando limitado a poucas alternativas de travessia. No caso do binário das ruas Américo Batista / Pernambuco e Dom Pedro II / São Francisco, o problema foi citado em uma
proposta de 2015 e felizmente adicionada ao futuro pacote de obras via
FINISA - Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento. Brevemente a obra terá seu anuncio de licitação liberado.
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Projeto na page oficial na época do anuncio das obras via FINISA |
Outro acesso que tem apresentado problemas a muitos anos seria o da rua Aliados com a Via Norte. Por ser uma via de pista simples e mão única, os congestionamentos nos horários de pico tornaram-se constantes nas imediações do cruzamento, o que acaba prejudicando centenas de condutores todos os dias. Todo o tráfego acaba sendo direcionado para uma ponte de pista simples e mão dupla; solução esta que já demonstra sinais de esgotamentos bastante nítidas.
Já a distribuição do trânsito no Ipiranga através da Aliados e Via Norte também se mostra bastante problemática por conta da falta de acessos sobre o terreno da antiga linha férrea. Desta forma as ruas Jaboatão e Rio Madeira ficam como sendo as únicas alternativas de transição disponíveis para os motoristas.
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Os poucos e complexos acessos disponíveis ajudam na formação de congestionamentos nos horários de pico. |
Trata-se de uma região em franca expansão e que necessita de readequações viárias urgentes para desta forma minimizarmos os transtornos causados.
Ideia utópica de hoje
Antes de começar, o projeto de uma ponte ligando a Via Norte até a rua Antônio Milena já foi citado e
acrescentado ao FINISA. Por isso a proposta desta semana seriam sugestões para que este tipo de intervenção se torne ainda mais eficiente e benéfica para todos.
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Projeção de todas as mudanças a serem realizadas. |
O objetivo desta proposta seria:
- Liberar o acesso do binário Rio Maroni e Rio Verde até a Via Norte;
- Definir a rua Antônio Milena como paralela da rua Aliados sentido Saudade;
- Definir a rua Aliados como mão única sentido Via Norte;
- Interligação entre os binários Ipiranga e Campos Elíseos.
O binário entre as ruas Rio Maroni e Rio Verde já existe, porem terminam justamente no encontro com a linha férrea. Com as demais readequações, seria possível um binário entre as ruas Javari e Guido Golfeto, interligando estes dois bairros.
1) Liberar o acesso do binário Rio Maroni e Rio Verde até a Via Norte.
A área da antiga linha férrea atualmente pertence a União, via ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres. Seria necessário acompanhar os detalhes de como andam os processos de repasse da área para a prefeitura de Ribeirão Preto, para desta forma outros projetos também terem andamento como a duplicação das avenidas Lafayete Costa Couto e Rio Pardo.
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Projeção de como seria a rua Rio Verde aberta alem da via férrea. |
Tão logo este problema seja resolvido em definitivo, será possível avançar ambas as vias alem da área da via férrea e assim seguirmos para o próximo passo.
2) Definir a rua Antônio Milena como paralela (binária) da rua Aliados sentido Saudade.
A paralela mais próxima à Aliados seria a rua Antônio Milena. Com isso a via passaria ser mão única em toda sua extensão (sentido Guido Golfeto) a partir da Via Norte, terminando exatamente a frente da maternidade Sinhá Junqueira (Vila Tamandare).
3) Definir a rua Aliados como mão única sentido Via Norte.
Nesta nova configuração, a rua Aliados passaria a ser mão única desde a rua Paris até a Via Norte (sentido Via Norte) desta forma concluindo o binário. Alterações viárias seriam necessárias nas proximidades da maternidade Sinhá Junqueira com a readequação da travessa Esmeralda, incluindo uma provável desapropriação nas imediações das ruas Juvenal de Sá e Onze de Agosto. Isso permitiria uma ligação entre a avenida Paris (Jardim Independência) até a Via Norte.
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Desta forma, teríamos o seguinte binário ligando as duas regiões |
Observação: caso a alteração de mão única das vias até as proximidades da avenida Guido Golfeto não sejam viáveis por questões operacionais, o binário seria mantido até a rua Luiz Barreto, eliminando as readequações na travessa Esmeralda.
Nota RT: O projeto para a construção da Via Expressa Contorno Norte (córrego do Tanquinho) ainda seria necessário, pois enquanto o binário atenderia o fluxo local de veículos, a via expressa atenderia veículos que precisassem de uma ligação direta entre zona norte e leste da cidade. Lembrando que as vias pertencentes ao binário devem ser vias preferenciais de circulação para que possa permitir melhor fluides entre as regiões do bairro.
4) Interligação entre os binários Ipiranga e Campos Elíseos
Com as vias pré-estabelecidas e readequadas, o último passo seria a junção dos binários Campos Elíseos com Ipiranga. A melhor alternativa até o momento seria:
- Rio Verde com Antônio Milena: ligação por meio de ponte em nível, conforme o projeto a ser disponibilizado via FINISA;
- Aliados com Rio Maroni: a princípio foi pensado em uma desapropriação em parte da quadra entre a Via Norte e rua Pará para a construção da via, porem a construção de uma nova ponte em angulo permitiria um acesso mais direto entre estas ligações.
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Novos retornos seriam definidos para evitar conversões diretas a esquerda em relação a Via Norte |
Nota RT: Um projeto utópico, porem necessário para longo prazo, seria a Via Norte passar por um completo processo transformando-a em uma via expressa de fato, eliminando todas as intercessões em nível com as ruas dos bairros adjacentes. Mas por hora, ter mais ligações por meio de pontes acaba sendo o melhor projeto apresentado até então.
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É gratificante ver que algumas das sugestões já apontadas pelo blog no passado puderam ser acrescentadas a um pacote de obras oficial da prefeitura. Isso mostra que estamos no caminho certo e que todo trabalho de divulgação de ideias é muito importante.
Vamos continuar com nossas sugestões e continuar cobrando o poder público para que estas sejam discutidas e, quem sabe um dia, implementadas. A população ribeirãopretana também é muito importante para que estas ideias possam sair do papel. Sejamos mais ativos nas rotinas de nossa cidade!
Obrigado e até a próxima publicação.
Links para pesquisa
ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE VIAS BINÁRIAS COMO SOLUÇÃO OPERACIONAL NO PLANEJAMENTO DO TRANSPORTE PÚBLICO URBANO (em PDF)
Estudo técnico de viabilidade para implantação de binário de trânsito nas Avenidas Regis Pacheco e Centenário - Vitória da Conquista - BA
Saiba a importância e o impacto dos binários no trânsito das cidades
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