Durante o crescimento e desenvolvimento das cidades, a iluminação pública foi um dos fatores que contribuíram bastante para que os cidadãos pudessem continuar parte de suas rotinas também no período noturno. Também foi importante para que a sensação de segurança ao dirigir aumentasse consideravelmente, reduzindo o número de acidentes por conta da falta de iluminação.
No entanto a eletricidade como nós conhecemos ainda não existia. Assim desta forma, os primeiros postes de iluminação tinham lampiões que eram abastecidos com querosene, gás, azeite e até mesmo óleo de baleia (tudo isso em meados do século XVIII). Também era comum a presença de um antigo profissional: os acendedores de lampião, que "ligavam" os postes de forma manual por meio de uma vara comprida com a ponta embebida com platina. Desta forma, eram estes acendedores que garantiam a iluminação das ruas das cidades.
Acendedor de lampião Via: Brasil, meu Brasil Brasileiro |
Com o avanço das tecnologias no setor de energia elétrica, logo os postes de iluminação passaram a ser ligados diretamente em redes próprias sem a necessidade de intermediários. Hoje a iluminação pública é algo bastante padrão e básico como a infraestrutura básica de uma cidade (asfalto e redes de água e esgoto). E esta tecnologia continua em pleno avanço.
Todos os governos (federais, estaduais e municipais) passaram a ser responsáveis em criar regulações para o setor, com a criação de taxas de iluminação pública que garantiriam que não faltasse recursos para manutenções de postes ou expansão do sistema. Atualmente a ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica - é a responsável em regular, fiscalizar e implementar políticas relacionadas ao uso da energia elétrica no Brasil.
Avenida Cardoso de Sá em Petrolina - PE Via: blog Waldiney Passos |
Avenida em Curitiba - PR Via: Prefeitura de Curitiba |
Saiba mais: Serviço Público de Distribuição de Energia Elétrica
No estado de São Paulo, a empresa CPFL é uma das principais distribuidoras e com maior participação de mercado. No mapa da ANEEL é possível conhecer todas as demais que atual no estado.
Distribuidoras da região Sudeste, em destaque CPFL Paulista Via: ANEEL |
A partir de 2010, a ANEEL estabeleceu que as prefeituras passariam a ser as responsáveis pelos serviços de iluminação pública de seus municípios. Tal discussão resultou em muitas ações na justiça tentando reverter a decisão. Em Ribeirão Preto por exemplo, a administração na época consegui vencer tal ação e assim o serviço de iluminação pública voltou a ser de responsabilidade da CPFL.
Porem isso acabou gerando uma queda na qualidade do serviço prestado, resultando em longas filas de prioridade para a troca de postes antigos, manutenção de lâmpadas e transformadores, entre outras reclamações relatadas por cidadãos.
Saiba mais: Prefeituras são responsáveis pela manutenção da iluminação pública
Isso acabou prejudicando inclusive a modernização do sistema em relação a sistemas de fiação subterrânea e troca dos modelos de lâmpadas por outras de tecnologia mais econômicas e eficientes.
Foram criadas alternativas para tentar diminuir os custos deste serviço para as prefeituras, como a abertura de linhas de crédito para cidades ou Parcerias Público-privadas focadas na iluminação pública.
E isso nos traz até o tema desta proposta.
Iluminação pública em LED
Atualmente a grande maioria das lâmpadas nos postes das vias ribeirãopretanas são do tipo vapor de sódio (luz amarelada) e vapor metálico (brancas) proporcionando uma iluminação de tom amarelada bastante característica em vias locais e uma iluminação mais branca em algumas das principais avenidas. Por isso muitas cidades tem realizado a troca destas lâmpadas pelas de LED de cor branca. Estas por sua vez possuem muitas vantagens perante as tradicionais de sódio como:
- Luz mais forte: as lâmpadas de LED possuem um faixo de luz mais amplo, iluminando uma maior área e reduzindo o número de postes ao longo da via;
- Melhor identificação de objetos: por terem um tom mais claro, fica mais fácil a visualização de pessoas, veículos, mobiliário urbano e demais objetos ao longo da via;
- Ampliação da sensação de segurança: vias com iluminação deficitária acabam sendo locais onde criminosos acabam praticando crimes como furtos, roubos e assaltos, com a vantagem de não serem identificados facilmente. Com a iluminação em LED, os pontos de sombra são eliminados e ajudam desestimular ações de bandidos mantendo todo o ambiente com visualização bastante clara e limpa;
- Maior tempo de vida útil: com menos manutenção e facilidade na instalação, estas lampadas costumam ter uma durabilidade maior em relação as lâmpadas de sódio, reduzindo o número de manutenções dos postes de iluminação. Estas lâmpadas não costumam esquentar, o que garantem maior durabilidade no equipamento, consequentemente reduzindo o número de trocas.
- Custo menor de energia: a tecnologia LED permite que seja gerada mais iluminação com menor custo na produção de energia, gerando uma grande economia aos cofre públicos.
- Menos danos ao meio ambiente: os materiais que as lampadas LED são fabricados não emitem radiação, o que evita que caso sejam descartadas em locais inadequados, não poluam o meio ambiente;
- Maior conforto visual: o tom mais claro proporcionado pelas lampadas LED permitem que a visão fique mais confortável ao visualizar os objetos no ambiente.
Iluminação em LED em ciclovia na cidade de Sinop - MS Via: Só Notícias |
Antes e depois da troca de iluminação em avenida de Caxias do Sul - RS Via: Prefeitura de Caxias do Sul |
Avenida em Boa Vista - RR Via: pagina Romero Jucá |
Faixa de pedestres iluminada em Manaus-AM Via: Blog do Hiel Levy |
As vantagens da iluminação em LED são bastante evidentes e podem ser ainda mais potencializadas com outras melhorias como a fiação subterrânea ou geração de energia por fontes sustentáveis como placas fotovoltaicas (energia solar).
Os locais onde estas lampadas podem ser instaladas é bastante variado. Seguem alguns exemplos:
- Vias diversas;
- Faixas de pedestres adaptadas;
- Abrigos para pontos de ônibus;
- Áreas externas de prédios públicos;
- Praças e parque públicos;
- Pontes e viadutos;
- Pistas de caminhada e ciclovias;
Santa Terezinha - SC Via: O Presente |
Largo em cidade na Paraíba Via: Blog do Marcelo José |
Avenida em São Paulo - SP Via: Pedra pequena |
Na região de Ribeirão Preto, São Carlos iniciou em fevereiro de 2021 a troca das tradicionais lâmpadas de sódio pela tecnologia LED que, segundo a própria prefeitura, não irá gerar gastos para a administração pública. Aos poucos todas as principais vias da cidade passarão a ter sua iluminação renovada.
Poste em avenida de São Carlos recebendo lampadas de LED Via: Prefeitura de São Carlos |
Sabia mais: São Calor recebe nova iluminação pública com luzes de LED
Ideia utópica de hoje
Com tantos exemplos e argumentos positivos, este seria o momento para Ribeirão Preto passar por uma atualização e modernização no sistema de iluminação pública trocando as atuais lâmpadas de vapor de sódio pelas eficientes lâmpadas em LED.
Atualmente apenas a área da USP de Ribeirão Preto e os calçadões do Centro contam com este tipo de iluminação. Recentemente o parque Maurílio Biagi também passou a ser iluminado com lampadas LED.
Região da zona oeste durante a noite. A diferença na iluminação branca na região da USP e HC Campus se faz bastante nítida. Via: acervo pessoal |
Calçadão da rua General Osório, Centro de Ribeirão Via: Tripadvisor |
Parque Maurílio Biagi com nova iluminação interna em LED. Via: Prefeitura de Ribeirão Preto |
Em nível de cidade, apesar da decisão da ANEEL em obrigar as distribuidoras a passarem a responsabilidade na manutenção de iluminação pública para Ribeirão, em 2015 por uma apelação apresentada pela prefeitura, foi decidido que a CPFL Paulista continuasse como responsável pela manutenção do sistema.
Para que possa acontecer a troca das lâmpadas de LED, seria preciso uma modernização na rede de iluminação atual da cidade. Contudo a CPFL não manifestou sinais que isso possa ser feito nos próximos anos. A melhor forma de insistir para que a rede de Ribeirão seja atualizada seria a prefeitura apresentar projetos e orçamentos, alem de citar exemplos de cidades que conseguiram iluminação em LED por meio de PPPs, mesmo sendo a CPFL a concessionária responsável.
Rua em Ribeirão Preto com iluminação amarelada Via: ACidade ON |
Região da avenida João Fiúsa em Ribeirão com iluminação com lampadas de sódio Via: Clacri |
Avenida Fernando Ferreira Leite em Ribeirão. Inaugurada em 2020 porem com iluminação convencional. Via: Multiplan |
No curto prazo, o projeto poderia privilegiar as principais avenidas, praças e parques públicos da cidade, como uma espécie de "piloto" para assim podermos planejar novas ações para que toda Ribeirão Preto tenha sua iluminação trocada por LED.
Em um momento que a administração atual prega o slogan "Global e Acolhedora", este tipo de intervenção poderia trazer bons frutos no futuro para a cidade. Alem disso a troca da iluminação pública por LED foi citada na última campanha eleitoral de 2020 pelo atual prefeito reeleito Antônio Duarte Nogueira, ou seja, este seria o momento ideal para trazer esta promessa a tona e torna-la realidade.
Menos custos com energia, aumento na sensação de segurança e valorização da paisagem urbana para investidores e turistas. São vantagens que valeriam a pena para todos nós.
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Gostou da proposta? Ajude a compartilha-la com seus amigos e vizinhos. Cobre de seu vereador e deputado estadual eleito uma posição sobre este assunto; seja na forma de verbas quanto em alternativas de negociação com a concessionária de energia.
Não podemos perder mais este bonde da evolução. O momento para cobrarmos por melhorias é agora.
Obrigado a todos que seguiram a publicação até aqui e nos vemos na próxima!
Links para pesquisar:
Como funciona a iluminação pública?
Que excelente matéria e um grande incentivo à modernização, pensando além da qualidade de vida bem como uma redução expressiva do gasto energético!
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