Quando falamos de segurança viária, a organização e disposição dos veículos em ruas e avenidas é fundamental para evitarmos congestionamentos desnecessários ou mesmo minimizar os riscos de acidentes de trânsito. Uma das situações que demandam maior atenção de todos os condutores é a travessia de cruzamentos.
Eles são inevitáveis no planejamento urbano das cidades. Mesmo que alternativas como rotatórias, alças de acesso e viadutos possam ser viáveis, os cruzamentos em nível fazem parte do sistema viário, seja ele semaforizado ou com sinalização de trânsito padrão correspondente.
Cruzamento em São Paulo - SP Via: Quatro Rodas |
No entanto, uma situação que pode ser bastante incômoda para os condutores seriam o momento antes de cruzarem uma via semaforizada. Uma má organização viária pode acabar gerando irritação e ansiedade aos envolvidos, aumentando as possibilidade de colisões.
Segue uma projeção dos principais tipos de problema que um cruzamento pode apresentar:
- Falta de sinalização adequada: a ausência de uma simples faixa divisora de fluxo acaba gerando uma fila de carros em uma área onde seria perfeitamente possível a disposição de dois veículos em paralelo;
- Falta de fiscalização: mesmo com placas indicando a proibição de estacionamento, sem o trabalho de agentes de trânsito muitos motoristas acabam sendo atraídos pelo comodismo e impunidade ao estacionarem seus veículos em um trecho com sinalização bastante clara alertando a norma de trânsito vigente;
- Falta de espaço para bicicletas e motocicletas: com a falta de definições de estacionamento específicos para estes veículos, muitos condutores acabam deixando-os em locais inadequados como entre carros ou juntos a postes e sinalizações de trânsito;
- Pedestres em risco: nos cruzamentos com trânsito intenso, é comum que muitos pedestres acabem preferindo atravessar entre os carros que aguardam para cruzarem a via ao inves de se deslocarem para a faixa de segurança mais próxima.
Projeção virtual de um cruzamento readequado de acordo com as propostas citadas abaixo. |
- Divisão clara de faixas de rolamento;
- Proibição de estacionamento;
- Reforço na sinalização horizontal e vertical;
- Bolsão de estacionamento para motocicletas;
- Paraciclo para bicicletas;
- Gradis de segurança;
- Deslocamento de pontos de parada para ônibus
Faixas de rolamento e ilha de segurança em Curitiba-PR Via: Prefeitura de Curitiba |
Sinalização horizontal em rua de Vacaria-RS Via: Prefeitura de Vararia |
Bolsão para motos no Centro de Penápolis-SP Via: Prefeitura de Penápolis |
Paraciclo em Fortaleza-CE Via: Prefeitura de Fortaleza |
7) Deslocamento de pontos de parada para ônibus
Em situações onde a via seja itinerário de linhas de ônibus urbanas, uma simples readequação no ponto de parada pode ser algo viável. Mantendo o abrigo antes do cruzamento, o coletivo fará apenas uma parada para embarque ou desembarque independentemente se o semáforo estiver aberto, desta forma, ganhando mais agilidade e evitando paradas excessivas.
Ponto de parada em Campinas-SP Via: Google Street View |
Observações extras:
- Serviços de infraestrutura básica como recapeamento ou verificação de possíveis pontos de vazamento de água devem ser feitos com antecedência para evitar futuras interdições desnecessárias;
- Uma campanha de conscientização seria bastante benéfica para alertar e orientar os motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre as mudanças na via;
- Não optei em inserir faixas recuadas para motocicletas pois acredito que este tipo de sinalização tenha mais efetividade em avenidas ou vias coletoras com maior fluxo de veículos;
- A quadra em continuidade do cruzamento poderá sofrer outras alterações para assim melhorar em conjunto as readequações aqui já citadas;
- Este tipo de projeto pode ser adotado como padrão em todas as vias que venham cruzar com corredores estruturais de transporte coletivo.
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Esta é uma daquelas propostas com temática mais simplificada, porem que podem trazer bons resultados em relação a segurança viária e organização do trânsito. Caso tenha achado-a interessante, compartilhe com seus amigos e representantes de entidades relacionadas ao urbanismo e mobilidade. Ajudem para que esta ideia seja ouvida, discutida e implantada pelo poder executivo.
Obrigado a todos e até a próxima postagem.
Links para pesquisa
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