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Ligação da rodovia Duarte Nogueira com Anhanguera (via São José)

Dica rápida: na pagina Ribeirãotopia no Facebook você poderá acompanhar as notícias, considerações, analises e citação de propostas de forma mais dinâmica em com atualizações quase que diárias. Curta e comente lá.

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Readequações viárias muitas vezes são necessárias para agilizar o fluxo de veículos tanto na área urbana quanto rural. Desde uma simples rotatória até mesmo um complexo de viadutos podem eliminar congestionamentos em pontos considerados críticos.

No blog algumas das sugestões como a readequação da rotatória na Vila Virgínia, encontro das avenidas Caramuru com Jerônimo Gonçalves e duplicação da avenida Thomaz Alberto Whately sentido bairro são alguns exemplos de obras necessárias para que o sistema viário ribeirãopretano possa eliminar gargalos que num futuro próximo possam causar grandes transtornos.

Em situações mais extremas, as readequações viárias podem acabar se estendendo alem da mancha urbana. Em específico no anel viário que circunda Ribeirão Preto.

Anel Viário

Considerado um dos primeiros do país, nosso anel viário é formado pelas rodovias Anhanguera, Antônio Machado Sant'Anna, Prefeito Antônio Duarte Nogueira e Alexandre Balbo.

Até meados de 1984 os bairros Recreio Anhanguera, Vila Abranches e Recreio Internacional (um conjunto fechado de chácaras) eram os poucos que cruzavam os limites destas rodovias. No final das décadas de 90 e 2000 houve uma explosão de novos empreendimentos imobiliários na zona sul estimulados pelo Plano Diretor da época. Bairros como Cândido Portinari e Complexo Ribeirão Verde foram um dos primeiros a despontarem na zona leste.

A instalação das primeiras edificações no Distrito Empresarial em 2003 marcaram o início de expansão da zona norte alem do anel viário. Contudo o crescimento da zona sul se tornou mais intenso a partir dos anos 2010 com o surgimento de novos condomínios e grandes empreendimentos como o Iguatemi Shopping em 2013.

Ribeirão Preto - 1984

Ribeirão Preto - 2002

Ribeirão Preto - 2013

Ribeirão Preto - Atual
Em fatos recentes, em 2019 o bairro Cristo Redentor foi o primeiro loteamento residencial a ultrapassar os limites da rodovia Alexandre Balbo, com mais de 7 mil unidades planejadas entre imóveis residenciais, comerciais e industriais.

Todo esse crescimento nas últimas décadas mostra que as regiões Leste e Sul tiveram maior desenvolvimento em comparação com as regiões Norte e Oeste (esta última pouco evoluiu no surgimento de novos loteamentos). Se por um lado o crescimento da cidade é um sinal que mais pessoas acreditam que seja interessante viverem em Ribeirão Preto, temos que ficar atentos em relação ao crescimento desordenado, evitando o surgimento de vazios urbanos.


Isso pode fazer com que algumas regiões fiquem mais sobrecarregadas que as outras em vários sentidos, principalmente em relação ao uso do solo e sistema viário. E assim chegamos em um problema constante na zona sul: os congestionamentos rodoviários.

Anel viário sul de Ribeirão Preto
Via: G1 Ribeirão e Franca

Congestionamento na saída da rodovia Duarte Nogueira para o bairro Nova Aliança
Via: CBN Ribeirão

Frequentemente a mídia local noticia casos de acidentes nesta região que acabou transformando a rodovia Duarte Nogueira em uma "grande avenida rápida" e mesmo a redução de velocidade adotada em 2017 reduziu parcialmente o problema. A construção de vias marginais na região do Nova Aliança também tem o objetivo de tirar grande parte do tráfego local das vias expressas.

Por mais que estas rodovias consigam ajudar na fluides do trânsito através de trevos como o Trevo Waldo Adalberto da Silveira (mais conhecido como Trevão da Anhanguera), alguns pontos necessitam de intervenções urgentes. O trecho em questão é uma alça de acesso entre as rodovias Machado Sant'ana com Duarte Nogueira.

Acesso entre as rodovias Machado Sant'ana e Duarte Nogueira, região sul

Alça de acesso entre as rodovias Machado Sant'ana e Duarte Nogueira
Via: CBN Ribeirão
O número de acidentes na região acabou motivando o Ministério Público a julgar uma ação civil publica exigindo que o governo do estado, concessionária Via Norte e Artesp refizessem o acesso para assim eliminar o problema em definitivo. O MP alega que um erro de projeto na construção seria o principal fator para a quantidade de acidentes e congestionamentos constantes.

Com o constante crescimento na região sul e o aumento no fluxo de veículos da cidade e região, este acesso precisa ser readequado o quanto antes.


Ideia utópica de hoje

A proposta desta semana inclui uma readequação viária envolvendo as avenidas Dr. José Ribeiro Ferreira e José Canavaci, que fazem divisão com os bairros São José e Jardim Roberto Benedetti. Isso incluiria os tópicos abaixo:
  1. Eliminação do aclive entre o radar fixo e os viadutos;
  2. Novo acesso de entrada da rodovia Machado Sant'ana com Duarte Nogueira;
  3. Construção de uma via dupla expressa até a entrada dos bairros citados;
  4. Readequação das avenidas José Ferreira e José Canavaci.

A ideia seria ao mesmo tempo eliminar os pontos de lentidão nas proximidades dos viadutos e também criar um novo acesso até a rodovia Anhanguera envolvendo uma requalificação das duas avenidas que cruzam estes bairros da zona leste.

1) Eliminação do aclive entre o radar fixo e os viadutos

Este detalhe somente é percebido para os motoristas que "descem" sentido a rodovia Machado Sant'ana. Logo após o radar fixo de 80km/h a depressão na via torna-se bastante acentuada e assim os veículos que desdem em alta velocidade acabam agindo abruptamente quando já estão sobre o viaduto. Tanto o radar quanto os balizadores que dividem as faixas de rolamento foram instalados justamente para desestimular excessos de velocidade.

Visão lateral do trecho em aclive

Entre o veículo cinza e as placas de advertência é possível
visualizar a depressão ao fim do declive na via.


Na proposta este trecho precisaria ter seu aterro refeito e assim reduzir ou mesmo eliminar o declive acentuado, dando mais tempo do motorista poder reduzir a velocidade e assim evitar colisões com outros veículos já lentos.


Nota do blog: grande parte dos acidentes de trânsito são causados por falha humana (imperícia, imprudência e negligência), porem em situações específicas as falhas de projetos em vias também podem aumentar as chances de acidentes fatais.

Esta etapa pode ser considerada uma das mais complexas pois envolveria uma grande movimentação de terra e refazimento do pavimento. Seria necessário que fossem feitos estudos de cálculos para saber a real viabilidade do projeto.

2) Novo acesso de entrada da rodovia Machado Sant'ana com Duarte Nogueira

Ao continuar a rodovia sentido leste, seria possível a construção de uma nova via de acesso até a Duarte Nogueira sentido nordeste (semelhante com a existente sentido sudeste). A princípio não seria necessária uma alça lado sudoeste e por conta de imóveis já construídos no bairro City Ribeirão, seria bastante complexo a construção de uma alça lado noroeste por questões burocráticas a fim de desapropriações e distanciamento mínimo da rodovia. O antigo acesso seria desativado (marcado com um X vermelho na projeção).



3) Construção de uma via dupla expressa até a entrada dos bairros citados

A partir destas novas alças de acesso, seria possível a continuação das vias até a confluência da avenida Celso Charuli. Neste ponto seriam construídos dois viadutos que ligariam-se as avenidas que fazem a divisão dos bairros São José e Roberto Benedetti.


Trata-se de um trecho de 700 metros até a Celso Charuli, portanto seria preciso estudar o caso para saber se o mais viável seria uma via elevada cruzando a avenida ou que o segmento de rodovias passassem a ser a nível do solo e assim construir um cruzamento em nível na região. Por questões de custos a segunda opção seria interessante, porem se quiséssemos um projeto completo e mais funcional a primeira opção seria a mais indicada.



Outra sugestão válida seria a ligação da avenida Antônio Machado Sant'Anna (sim avenida mesmo, que cruza o bairro City Ribeirão) até a nova via expressa. Isso permitiria um novo acesso dos moradores a este bairro e incentivaria a ocupação desta área de 242 mil m² para futuros empreendimentos. Porem os moradores da City poderiam não achar a ligação necessária alegando que o fluxo de veículos no bairro poderia aumentar. São ideias que podem e devem ser discutidas.

4) Readequação das avenidas José Ferreira e José Canavaci

Infelizmente na época que estes bairros foram construídos as avenidas acabaram sendo construídas ao redor das torres de alta tensão da CPFL. O resultado são vias com trechos mão dupla e mão única, ruas mortas e um acesso pela Anhanguera totalmente inadequado. Com a extensão das vias expressas toda esta região precisaria ser readequada. Ambas avenidas passariam a ter sentido único de circulação, assim como as duas vias locais que cruzam o canteiro.



Atualmente existem dois galpões próximos da rotatória de acesso a rodovia Anhanguera e via marginal. Para concluir a duplicação da avenida José Canavaci seria preciso um processo de desapropriação de parte do imóvel. Isso inclusive permitira que a avenida Profa. Edul Rangel Rabello pudesse ser integrada ao sistema viário.

Nota do blog: a avenida Edul Rangel Rabello é o principal acesso dos bairros até a rodovia Duarte Nogueira e possui alguns trechos de duplicação inacabados por conta de grandes terrenos que fazem margem com a via marginal oeste. São exemplos claros do que a falta de planejamento de novos bairros podem causar no futuro e crescimento da cidade.

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Como foi sugerido na proposta, a readequação do acesso viário entre as rodovias poderia trazer ainda mais benefícios nas regiões adjacentes, permitindo assim a recuperação viária destes bairros e distribuindo melhor o fluxo de veículos na região.

Ribeirão Preto tem obtido crescimento tanto populacional quando em representatividade na economia brasileira. Temos um grande ponto a nosso favor que seria planejar a expansão da massa urbana de forma consciente e assim evitarmos inúmeros problemas futuros relacionados a mobilidade urbana. Todos os moradores precisam cobrar por este crescimento planejado.

Se você gostou da proposta, comente e ajude a compartilha-la entre seus amigos e vizinhos. Ajude a "lembrar" seu vereador que Ribeirão Preto vai alem dos limites da Câmara de Vereadores (ou mesmo de seu bairro onde obteve mais votos) e cobre por melhorias constantes para a cidade. Assim poderemos pensar em atingir a marca de 1 milhão de habitantes com total confiança e respeito.

Obrigado a todos pela audiência e até a próxima proposta.

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