Muitas publicações do blog citaram a importância das avenidas e vias expressas para a mobilidade urbana de uma cidade. Em Ribeirão Preto isso não foi diferente; quando temos vias corretamente ligadas ao sistema viário, garantimos um fluxo de veículos de forma ágil e rápida entre todas as regiões da cidade.
Na proposta desta semana iremos focar uma via rápida importante mas que por muitos anos vem sendo esquecida e negligenciada. Se você leu o titulo da postagem sabe que falaremos da avenida Eduardo Andréia Matarazzo, ou mais conhecida entre os ribeirãopretanos como Via Expressa Norte, a Via Norte.
A avenida começou a ser construída em meados dos anos 70 pelo prefeito na época Antônio Duarte Nogueira e continuada nos governos João Gilberto Sampaio e Antônio Palocci, e foi finalizada na rotatória Amim Calil.
Avenida Eduardo Andréia Matarazzo (Via Norte) próxima da avenida Thomaz Alberto Whately, zona norte. |
Via Norte em construção sob a avenida Capitão Salomão na década de 80. Considerado o primeiro viaduto construído em Ribeirão Preto. Via: Grupo Lembranças Ribeirãopretanas |
Via Norte década de 80. Via: Grupo Lembranças Ribeirãopretanas |
Atualmente a Via Norte cruza grande parte da zona norte da cidade e faz ligação com o anel viário norte (rodovia Alexandre Balbo) passando pelos bairros Vila Tibério, Ipiranga, Campos Elíseos, Vila Albertina, Vila Mariana, Jardim Jandaia, Marincek e Simioni. A via possui duas pistas que margeiam o córrego ribeirão Preto com 3 (três) faixas de rolamento em cada lado, calçadas, vasta vegetação e uma ciclovia ligando o bairro Simioni até o retorno nas proximidades da rua Rio Grande do Norte no Sumarezinho.
Via Norte e ciclovia Via: Folha de SP |
Trata-se uma via que vem ganhando importância nos últimos anos por sua capacidade de atrair novos futuros empreendimentos imobiliários, sejam eles residencias ou comerciais. A facilidade de cruzar a região é considerado um dos principais atrativos para o surgimento de novos negócios e sua fácil ligação com as avenidas Francisco Junqueira e Antônio e Helena Zerrener.
Porem infelizmente a via vem sofrendo um longo processo de descaso por parte do poder público em se tratando de manutenção preventiva. Entre os mais graves problemas podemos listar:
- Problemas no pavimento: buracos, remendos mal executados e constantes desníveis no asfalto tornam o simples ato de trafegar pela via uma atividade de alto risco eminente de danos aos veículos ou mesmo acidentes.
- Sinalização deficiente: placas de orientação e destino são raras de serem encontradas ao longo da via, quando muitas vezes as existentes encontram-se danificadas ou desatualizadas. Em uma via rápida onde o motorista deve estar atento para qual direção irá seguir, sinalização é fundamental;
- Mato alto constante: não existe um programa definido que cuida do paisagismo no canteiro da via. Muitas vezes o simples trabalho de corte de mato somente é realizado após moradores passarem seus depoimentos para a imprensa. Ou seja, apenas através da mídia local que a prefeitura ficaria sabendo que determinada região precisa de atenção;
- Ciclovia abandonada: considerada uma das maiores de Ribeirão (aproximadamente 5 km de extensão), a ciclovia da Via Norte deveria ser uma obra em conjunto com o parque linear da Via Norte. Porem o local não possui segurança para ciclistas, que precisam passar por trechos sem quaisquer tipo de proteção junto ao córrego ou mesmo com altas chances de serem assaltados por bandidos;
- Ocupações irregulares: por conta do descaso, com o tempo algumas regiões no entorno da Via Norte acabaram sendo invadidas e assim se transformaram em grandes favelas fortemente adensadas;
- Falta de segurança: não apenas ciclistas e pedestres sofrem com a ação de bandidos. Motoristas também tem sido vítimas de assaltantes, principalmente no período noturno e nas proximidades de cruzamentos.
Todos estes fatores são responsáveis em transformar a Via Expressa Norte em um ambiente inóspito, inseguro e apenas como uma última alternativa de passagem para motoristas que se preocupam com sua segurança. E por isso esta proposta foi elaborada.
Ideia utópica de hoje
A avenida Eduardo Andréia Matarazzo precisa de um processo de requalificação urbana urgente. Segundo o site Projeto Batente, a definição de requalificação urbana seria:
"Propor ações para a proteção de áreas degradas e voltadas para o enquadramento contemporâneo, trazendo, assim, uma nova centralidade para a região. Com essas características, a requalificação pode ser conhecida, também, com uma política de centralização urbana."
Avenidas como Maurílio Biagi e Bandeirantes possuem suas definições claramente definidas. Portanto é isso que precisamos também para a Via Norte. Desde 2015 o blog tem sugerido ideias e propostas voltadas para esta importante via. Não é atoa que ela é cidade em quase 1/4 das publicações. Algumas delas com citação indireta:
- Ligação entre as ruas Dom Pedro II e São Francisco (ponte na Via Norte);
- Viaduto entre as ruas Goias e André Rebouças;
- Viaduto da Av. Zerrener com Via Norte (Centro-Bairro);
- Readequação viária - mini rotatória e duplicação de avenida (Avenida Thomaz Alberto Whately, rua Ambrósio Chaguri e avenida Lafayete Costa Couto);
- Novo Terminal Rodoviário de Ribeirão Preto #01
- Duplicação da Av. Rio Pardo (novo acesso a Via Norte / reurbanização de favela / corredor BRT)
Contudo nesta publicação serão citadas ideias que envolvam diretamente a requalificação completa da via, citanto também publicações já existentes no blog. As principais iniciativas seguem em ordem de mais urgentes (curto prazo) até as que envolvam um planejamento para longo prazo:
- Recuperação completa do pavimento;
- Iluminação em LED;
- Renovação da sinalização viária;
- Vias marginais;
- Revitalização da ciclovia e parque linear;
- Incentivo para novos empreendimentos (vetor de crescimento urbano);
- Desocupações de áreas invadidas;
- Programa Via Norte Segura;
- Eliminação de passagens em nível;
- Reestruturação viária na entrada do bairro Simioni;
- Implantação de alça de acesso Thomaz Alberto com a Via Norte sentido bairro.
1- Recuperação completa do pavimento
No momento seria a intervenção mais urgente a ser realizada. Muitos trechos da via ainda permanecem com seu pavimento original colocado ainda na década de 90. O processo de recape eliminará todas as imperfeições causas por remendos ou reparos mal feitos. Porem em situações mais graves, como os desníveis, seria preciso um processo mais complexo a fim de retificar todo o pavimento e assim mante-lo regular em toda sua extensão.
Uma avenida que podemos citar de exemplo seria a Maurílio Biagi, região sul da cidade. A via passou pelo processo de recapeamento e sua sinalização horizontal foi renovada. A Via Norte possui estrutura semelhante para receber este tipo de reparo.
Avenida Maurílio Biagi, zona sul de Ribeirão Preto. Via: Site prefeitura de Ribeirão Preto |
2- Iluminação em LED
Sua principal função é dar mais segurança para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Por ser um material que emite uma luz mais branca, seu raio de alcance também é maior, o que ajuda a iluminar melhor tanto a via quanto suas calçadas. Outro fator positivo seria a economia de energia e baixo custo de manutenção.
Avenida com iluminação LED em Manaus-AM Via: site prefeitura de Manaus |
No caso da Via Norte ainda temos a ciclovia que durante o período noturno torna-se impossível de ser utilizada. Uma alternativa para os trechos que seguem próximos a via são de postes com braços adaptados. Já nos locais onde a ciclovia segue mais próximo ao córrego, iluminação em LED com fiação subterrânea poderia ser uma boa alternativa. Por isso para o melhor aproveitamento e distribuição do faixo de luz, os postes que iluminam a via deveriam ser reposicionados do lado esquerdo no canteiro junto ao córrego.
Postes com dois braços de iluminação, sendo um para a via principal e outro para a ciclovia na avenida Nações Unidas Norte em Bauru-SP Via: Google Street View |
Nota RT: Sobre fiação subterrânea: infelizmente devido ao péssimo histórico de furtos e roubos de cabos de energia em outras regiões da cidade, no momento o ideal seria o mantimento da fiação aérea tradicional, adicionando apenas o sistema de LED nos postes.
3- Renovação da sinalização viária
Placas de origem e destino, painéis de mensagem variada (PMV) e sinalização horizontal (pinturas de solo) e vertical (placas) renovadas permitiriam aos motoristas conduzirem de forma mais dinâmica e atenta, evitando erros ao adentrarem ou saírem da via.
Pórtico com placa de Orientação e Destino em Criciúma-SC Via: Rádio Eldourado |
4- Vias marginais
Citadas em agosto de 2016, a publicação sugere a implantação total de vias marginais em toda a extensão da Via Norte. O objetivo seria incentivar que novos empreendimentos possam usar as marginais e assim manter a via rápida livre para o tráfego de passagem.
Conheça a proposta completa aqui.
Via marginal incompleta na Via Norte, sentido Centro. Via: Google Street View |
5- Revitalização da ciclovia e parque linear
Citada em maio de 2016, a publicação traz uma série de ideias e medidas que ajudariam a deixar a ciclovia da Via Norte mais segura e atrativa para ciclistas e praticantes de caminhada. Barreiras do tipo New Jersey, iluminação, pontos de apoio e segurança por meio de GCMs foram algumas das ideias sugeridas.
Conheça a proposta completa aqui.
Projeção de ponto de apoio para ciclistas. Via: proposta original |
6- Incentivo para novos empreendimentos (vetor de crescimento urbano)
Uma vez com as vias marginais devidamente implantadas, a possibilidade de atrairmos novos negócios na região passa a ser mais viável. Alguns edifícios residenciais e redes de atacados já se instalaram na via e em contrapartida construíram vias marginais que dão acesso para seus empreendimentos. Novos estabelecimentos comerciais podem fortalecer o comércio local e gerar empregos para os moradores da região.
Empreendimentos sendo construídos na marginal da avenida Maurílio Biagi Via: Google Street View |
7- Desocupação de áreas invadidas
Como se tratam de locais sem quaisquer tipo de infraestrutura (sistema de água, luz e esgoto), seria bastante inviável apenas a regularização destes imóveis construídos nestas áreas. Existe um projeto no site da prefeitura de Ribeirão Preto intitulado Projeto para urbanização da Favela Via Norte anunciado em 2016 que consistia na construção do zero de um bairro planejado para as famílias que atualmente ocupam a área de forma irregular.
O projeto prevê uma via marginal separando a comunidade da via expressa, o que poderia tornar a proposta ainda mais viável de ser realizada. Não temos informações no momento se o projeto continua em andamento ou por algum motivo foi descontinuado. Outra alternativa seria a criação de novas áreas vazias destinadas a Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) e assim seguir com um projeto para construção de Habitações de Interesse Social (HIS).
Urbanismo - Área 1 Assentamento Precário Via Norte Via: site prefeitura de Ribeirão Preto |
8- Programa Via Norte Segura
Citada em agosto de 2017, a publicação sugere um program semelhante ao implantado na capital paulista chamado Marginal Segura. Tratam-se de um conjunto de ações com o objetivo de trazer segurança para os motoristas que transitam pela via.
Conheça a proposta completa aqui.
Apoio de agentes da CET em acidente na marginal Tietê Via: G1 |
9- Eliminação de passagens em nível
De todas as ideias, esta se enquadra na categoria de obras para longo prazo. A definição de via expressa seria "acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível". Infelizmente a Via Norte apesar de ser chamada de "via expressa", sabemos que na prática ela não possui as principais características para ter este título.
Intervenções como o rebaixamento da via em trechos onde atualmente existem pontes permitiriam que o fluxo de veículos seguisse sem interrupções causadas por semáforos ou mesmo por lombadas. A eliminação de cruzamentos em nível também traria maior segurança para motoristas que estejam saindo de vias locais e "do nada" acabassem entrando em uma via expressa.
Marginal Pinheiros em São Paulo. Via: Mobilidade Sampa |
10- Reestruturação viária na entrada do bairro Simioni;
Com o crescimento da região norte, aos poucos a rotatória que liga os bairros Simioni e Valentina Figueiredo começou a demostrar saturação de tráfego em vários períodos do dia. Por isso uma readequação nesta região poderia reduzir ou mesmo eliminar os pontos de congestionamento pontuais.
A ideia seria readequar a Via Norte com a avenida general Euclydes de Figueiredo e José de Laurentis, alem dos cruzamentos da General Euclides com José Monteiro e Egydio Petean, seja com a utilização de conjuntos semafóricos (curto prazo) ou mesmo com uma ponte ligando os dois bairros (longo prazo).
11- Implantação de alça de acesso na Thomaz Alberto Whately com a Via Norte, sentido bairro.
Um dos motivos que levam ao trânsito intensivo dentro dos bairros Parque Industrial Tanquinho e Vila Abertina é a falta de acessos diretos com a Via Norte. Por isso a construção de uma nova alça que ligasse a Thomaz Alberto com a via expressa (sentido Simioni), poderia evitar o deslocamento desnecessário de veículos dentro da Vila Albertina.
Nova alça de acesso poderia eliminar parte do tráfego gerado dentro dos bairros. |
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Todas as ideias citadas nesta publicação ajudariam na requalificação da Via Norte, transformando-a em uma nova via expressa e comercial importante, ajudando no deslocamento de milhares de pessoas de forma rápida e segura.
Vale lembrar que existem outras que merecem suas próprias propostas como a canalização do córrego Retiro Saudoso ou mesmo a duplicação do trecho restante da Thomaz Alberto, porem nesta publicação decidimos focar nos problemas mais graves e suas possíveis soluções.
Se você gostou da proposta, ajude a divulga-la. Comente em sua associação de bairros, cobre do poder público e de seu vereador eleito. Somente assim ideias de longo prazo poderão ter enfim uma data para saírem em definitivo do papel.
Obrigado a todos pela audiência e até a próxima proposta.
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