terça-feira, 15 de setembro de 2015

Faixas exclusivas para ônibus

Atualização: 23/01/2017

Dica rápida: sempre veja os link para pesquisa. Você pode encontrar informações mais detalhadas sobre o assunto da postagem.

O sistema de transporte público formado por ônibus é o mais básico que uma cidade costuma oferecer e utilizar. Alguns carros, planejamento de linhas, calculo de oferta e demanda, pontos para embarque e desembarque e um terminal e pronto; temos um sistema funcional para atender uma quantidade x de usuários.

Ônibus urbanos na cidade de São Sebastião do Paraíso-MG
Via: Horário do ônibus


Ao longo dos anos, vários gestores foram inserindo melhorias para o modal ônibus seja mais vantajoso e ao mesmo tempo não gere custos excessivos. Uma destas melhorias é a proposta apresentada hoje: faixas exclusivas para ônibus.

Faixa exclusiva para ônibus em SP
Foto via: Carro Lindo
Saiba mais: Faixas exclusivas deixam os ônibus mais rápidos em São Paulo

Em suma, trata-se de uma faixa com pintura de solo e sinalização vertical (placas) indicando que ali, apenas ônibus poderão utiliza-la. Se uma avenida possui três faixas de rolamento por exemplo, uma seria usada pelos ônibus e as outras duas para o transporte individual. Mas sabemos que o motorista brasileiro não tem um costume de "respeitar o espaço do próximo", por isso radares e agentes de trânsito são importantes para punir e orientar motoristas que invadam as faixas exclusivas.

Novas faixas em São Paulo

Desde o começo na nova gestão do prefeito Fernando Haddad, a prefeitura de São Paulo tem criado novos quilômetros de vias exclusivas para ônibus. Muitas delas possuem horários de funcionamento (geralmente nas horas de pico da manhã e final de tarde) e outras funcionam em tempo integral.

Faixa exclusiva em São Paulo
Foto via: Blog Mobilidade Urbana
As vantagens apresentadas nos primeiros meses foram:
  • Diminuição no tempo de viagem;
  • Aumento da velocidade operacional;
  • Novos passageiros são atraídos para o transporte público, reduzindo a quantidade de carros em ruas e avenidas.

A implantação de faixas para ônibus divide opiniões. Muitos acreditam que as mesmas deixam o transporte mais rápido e atrativo para os usuários, Já outros acreditam que apenas "pintar a palavra ônibus" na rua ou avenida não ajuda a deixa o transporte mais ágil.

Muitas faixas possuem dias específicos e horários de funcionamento
Foto via: Blog do Ponto de Ônibus

Na minha opinião, as faixas são uma solução para curto prazo bastante eficientes. Se forem bem definidas, elas ajudam a deixar o transporte público por ônibus mais eficiente e tiram aquela imagem que "ir ao trabalho de ônibus é algo demorado". Muitos optam por utilizar o carro ou mesmo motocicleta por conta do péssimo transporte coletivo e que tivessem outras alternativas, prefeririam deixar o carro em casa. Mas no médio e longo prazo, o sistema precisa ser atualizado e até mesmo novos modais precisam ser pesquisados e implantados (ciclovias, redes de metrô, VLTs etc)

Novas faixas em Ribeirão Preto

Se em muitas cidades do Brasil isto já é uma realidade, em Ribeirão Preto as tais faixas até então eram comentadas apenas nos projetos dos editais do transporte realizado em 2012 e somente agora em 2015 a cidade ganhou suas primeiras faixas... preferenciais para ônibus.

Ônibus passando pela rua Cerqueira Cesar, Centro de Ribeirão
Detalhe para o carro e moto estacionados de forma irregular
Foto via: G1.globo.com

A partir de 14 de setembro, as faixas preferenciais passam a funcionar oficialmente em Ribeirão, com pintura de solo (bastante questionada pela má qualidade) e sinalização vertical (placas informando a preferencial do ônibus), fixadas no lado direito da via. Elas terão larguras de 7, 8 e 9 metros. Nas faixas preferenciais, carros podem utiliza-la, mas a preferencia é do ônibus. Do mesmo modo que os ônibus podem usar a faixa ao lado (para realizar ultrapassagens por exemplo).

Para efeito de comparação, as faixas exclusivas tem como principal diferença física a linha contínua dividindo as vias, o que segundo o Código de Transito Brasileiro, indica que ali é proibido mudar de via. As faixas preferenciais possuem linhas seccionadas, indicando que ali a mudança de faixas é permitida.

Informações do blog De Mala Pronta. As ruas que receberam as faixas preferenciais são:
  • Com largura de 7 metros
    • Rua Florêncio de Abreu - 700 m
    • Rua Cerqueira Cesar - 500 m
    • Rua Américo Brasiliense - 600 m
    • Rua Visconde de Inhaúma - 200 m
    • Rua José Bonifácio - 200 m
  • Com largura de 8 metros
    • Rua Saldanha Marinho - 600 m
    • Rua Duque de Caxias - 850 m
  • Com largura de 9 metros
    • Avenida Jerônimo Gonçalves - 1250 m
Faixa exclusiva para ônibus na Américo Brasiliense.
Via: arquivo pessoal

Em 2018 a rua Américo Brasiliense teve sua primeira faixa exclusiva para ônibus entre as ruas José Bonifácio e  Visconde de Inhaúma. A implantação foi decidida tendo como base a grande quantidade de linhas que utilizam a via, alem de promover um acesso mais ágil as plataformas da Estação Praça da Bandeira. Na época foram publicadas na page do blog as primeiras impressões da nova sinalização.

Muitas pessoas questionaram negativamente a prefeitura com a seguinte pergunta: Por que faixas preferenciais em vez de faixas exclusivas? Eu também fiz este questionamento. A resposta a seguir veio diretamente do Facebook oficial da prefeitura:

Pessoal, bom dia! Esse questionamento é totalmente conivente e tentaremos repassar a ideia inicial das faixas preferenciais.

Ribeirão Preto é uma cidade que realmente precisa de readequação no trânsito, e a Transerp está trabalhando, de todas as maneiras possíveis, para que essa readequação aconteça. As faixas são preferenciais? Sim, mas isso não significa que não exista estudos para a transformação das mesmas em exclusivas. É uma questão de adaptação!

A empresa optou pela instalação das faixas preferenciais, inicialmente, por trabalhar com um trânsito que não está inserido neste tipo de situação. Hoje, ônibus, carros, caminhões, motos, todo tipo de veículo pode transitar entre as faixas. Os ônibus circulam à direita, mas podem utilizar a esquerda tranquilamente. Se o esquema de faixas exclusivas fosse adotado de prima, sem uma adaptação por parte dos motoristas, não seria agradável também. A Transerp procurou uma maneira de despertar a sensatez do motorista na área central sem ele sofrer penitências graves.

Neste primeiro momento, os agentes de fiscalização de trânsito contarão com a sensibilidade e educação dos motoristas, de carro e ônibus, para chegar ao ponto metalizado. Também serão realizadas ações no centro para incentivar a preferência das faixas. Motoristas serão abordados, haverá trabalhos sonoros, distribuição de informativos; tudo para contribuir com essa "novidade".

O estacionamento nas faixas é extremamente proibido e haverá punição aos que não respeitarem a sinalização.

Qualquer questionamento, estamos à disposição!


Se querem deixar o transporte público mais rápido e eficiente, para quê continuar com testes e mais testes? O motorista e motoqueiro ribeirãopretano tem um péssimo histórico de não respeitar regras e sinalizações. Uma vez não existindo autuação, muitos simplesmente ignorarão as faixas! Isso vale também para as ruas como a Cerqueira Cesar, que tiveram suas vagas removidas e ainda é possível encontrar carros estacionados o dia todo, muitos inclusive pertencendo à comerciantes do Centro.


Caminhonete circulando livremente pela faixa preferencial.
Afinal, ninguém será punido por transitar nela
Foto via: G1.globo.com
Ideia utópica de hoje

Enquanto isso, os chamados corredores preferenciais ainda estão apenas no papel e sem previsão para implantação (apesar das datas estarem todas especificadas nos editais e todas já vencidas). No mapa Obras de Mobilidade, estão marcados todos os futuros corredores que passarão pelas principais avenidas de Ribeirão Preto. Abaixo uma breve descrição:

Corredor Norte/Sul 1: O trajeto será avenida Mugnatto Marincek, avenida Thomaz Alberto Whately, aeroporto, avenida Brasil, avenida Saudade, Centro, rodoviária, avenida Independência, avenida Presidente Vargas, RibeirãoShopping e Unip.

Corredor Norte/Sul 2: O trajeto será avenida Brasil, avenida Mogiana, avenida Paschoal Inecchi, avenida Meira Júnior, avenida Independência, Unip e RibeirãoShopping.

Corredor Leste/Oeste 1: Sairá da região do bairro José Sampaio, na rotatória da avenida Luiz Galvão César com Otávio Golfeto, avenida D. Pedro, Amim Calil, avenida Jerônimo Gonçalves, rodoviária, praça das Bandeiras, Visconde de Inhaúma, avenida Nove de Julho, avenida Costábile Romano, Novo Shopping, avenida Presidente Kennedy, rotatória Wiston Churchil. 

Corredor Leste/Oeste 2: Sairá do Novo Shopping, avenida Castelo Branco, rua Henrique Dumont, avenida Treze de Maio, avenida Capitão Salomão, avenida Saudade, rodoviária, avenida Café, rotatória da USP e Hospital das Clínicas. 

Futura rede de corredores estruturais de Ribeirão Preto
Foto extraída do documento online presente no site da
Prefeitura de Ribeirão Preto

Infelizmente novas irregularidades foram encontradas, por isso o edital para a construção dos corredores e demais obras do PAC foram novamente suspensas. A cidade precisa urgente destas obras, desde que seus projetos apresentem transparência em todos os detalhes.

Esta proposta foi adiantada aqui no blog justamente para aproveitar a "novidade" que são as faixas preferenciais na cidade, e espero que as pessoas continuem comentando. Mas de forma concreta e realista, ao contrário de muitas pessoas que veem apenas o lado negativo da situação. E se você leitor do blog for dirigir por ruas que possuem as faixas, faça o favor de respeita-las!

Então é isso pessoal. Até a próxima postagem!


2 comentários:

  1. Eu achei razoável a explicação dada por eles para estas faixas, fui um dos que contestou as preferenciais, mas dessa vez passa, ainda mais porque, pelo menos, eles responderam.

    Só quero ver quanto tempo estes testes vão durar e gostaria de saber o custo disso tudo.

    Eu queria que eles tivessem adequado o asfalto para o tráfego constante de veículos pesados antes de pintarem as faixas.

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    1. Pode até ser razoável, mas vejo que a Transerp tem muito medo de inovar, muitos servidores do órgão ainda tem a mesma cabeça na época que ela era responsável pelos trólebus. Sendo faixas preferenciais, o motorista terá liberdade de rodar por elas sem levar multa e basta uma passada pelo Centro que veremos que os motoristas não tem as respeitado. Até mesmo a prefeitura comete infração ao deixar duas caçambas na faixa da Jerônimo Gonçalves entre o Mercadão e o CPC. Vamos precisar de um tempo pra saber a real eficiência destas faixas preferenciais.

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