Pular para o conteúdo principal

Praça do Lanche (Food Park)

Atualização: 27/01/2021

Com a falta de tempo causados por uma rotina cada vez mais corrida, muitas vezes as pessoas não possuem tempo sequer para almoçar com tranquilidade. Com isso acabam comendo qualquer alimento vendido nas ruas e assim resolvem rapidamente este problema. Por isso é bem comum encontrarmos carrinhos de lanche espalhados pela cidade, que oferecem uma refeição de qualidade proporcional ao preço cobrado. Normalmente ficam próximos de escolas, faculdades, hospitais, alguns shoppings e avenidas em geral.

Towner adaptada para vender cachorro-quente.
Eram muito usadas na década de 90.
Via: Google Imagens

Claro que eles não funcionam apenas durante o dia. Muitos são exclusivamente noturnos, servindo de opção para aqueles que gostam de sair a noite e comer algo diferente. A variedade de opções é grande como cachorro quente, lanches na chapa, pizza, churros, temakes, hambúrguer gourmet entre outras. Em alguns casos, a rua ou avenida onde eles se instalam ficam bastante conhecidas e viram ponto de referência para este tipo de refeição:

Saiba mais: A história dos trailers de lanches em Lavras contada pelo seu criador 

Os tais carrinhos de lanche sempre existiram, mas de 2012 para cá, uma nova moda surgiu. O que podemos chamar de "a gourmetização dos trailers para lanches" ou simplesmente, os Food Trucks.

De carrinhos de lanche aos Food Trucks

Existem registros que o primeiro caminhãozinho de comida teria surgido em 1872 em Providence, no estado de Rhode Island, Estados Unidos. Tratava-se de uma carroça onde eram vendidas tortas e sanduíches para os trabalhadores de jornais. Ou seja, food truck, no começo, era sinônimo de comida barata e com nenhuma preocupação com qualidade. Hoje os food trucks oferecem comida com maior qualidade e variedades para todos os tipos de clientes.

Um dos primeiros "Food Trucks" da história
Foto via: Mobile Cuisine
Saiba mais: Food truck: saiba como surgiu essa moda

Food Truck em Londres
Foto via: Dri Everywhere

Vários Food Trucks estacionados em uma avenida nos EUA.
Via: Opinião e Notícia

Em Ribeirão Preto os "carrinhos de lanche gourmet" estão se consolidando e conquistando novos clientes a cada dia, gerando até eventos específicos em alguns shoppings da cidade para aumentar a divulgação deste tipo de serviço. O mercado se tornou tão aquecido que até mesmo foi criado um guia online indicando os principais tipos de food trucks existentes em Ribeirão Preto, o Food Truck Ribeirão.

Entretanto também aconteceram fatos como a criação de uma CEE (Comissão Especial de Estudos) por parte da câmara dos vereadores sobre a situação dos veículos que vendem comidas na cidade, sugerindo regulamentações específicas para o setor. 

Food Parks privados

Meses depois de lançada esta proposta no blog, Ribeirão Preto ganhou dois espaços para a permanência de Food Trucks que funcionam a maior parte da semana servindo os mais diversos tipos de refeições. Tratam-se do Food Park Cidade e do Botânico Food Park, ambos presentes na região sul da cidade. Infelizmente o mercado de food trucks no país acabou passando por turbulências nos últimos anos. Sendo assim, os dois food parks acabaram encerrando suas atividades em 2017


Evento de Food Trucks em um shopping no Rio de Janeiro.
Via: Veja Rio

Nota RT: Do ponto de vista pessoal, sempre quando tenho oportunidade, consumo os lanches oferecidos pelos trailers de lanches convencionais. Uma boa alternativa para um lanche rápido sem complicações e acredito que muitos leitores façam o mesmo. Já as opções de alimentos mais "gourmetizados" costumo deixar apenas para os finais de semana ou ocasiões especiais. 

É possível encontrar trailers fixos em bairros como João Rossi e Ribeirão Verde, como uma alternativa a falta de comércios nos arredores. As avenidas Treze de Maio, Presidente Vargas e Dom Pedro I são algumas onde é possível encontrar os trailers no horário noturno. No caso da Treze de Maio, a variedade de carrinhos é grande, tendo como opções de refeição lanches, pizzas e até porções de yakisoba. São trailers, picapes adaptadas, kombis e até ônibus adaptados.

Dog do Fá transformou um ônibus em uma lanchonete.
Foto via: G1.com
Mas tudo isso pode mudar em breve. Segundo a prefeitura, as vagas serão removidas para a implantação de uma terceira faixa de rolamento e futuramente para parte do corredor estrutural Leste/Oeste 2 de transporte coletivo. Alguns comerciantes já estão se preparando para ocuparem ruas perpendiculares à avenida, como alternativa. E a proposta de hoje fala exatamente sobre isto.

Atualização: até o momento, apenas a avenida Presidente Vargas teve uma remoção parcial de vagas de estacionamento. Os trailers da Treze de Maio ainda continuam operando normalmente.


Ideia utópica de hoje

Mesmo com a existência dos Food Parks que citei acima, ainda acho importante um espaço público para a acomodação de outros trailers de comida rápida na cidade. Gostaria de agradecer ao amigo André, participante do fórum Skyscraper City, que me ajudou na criação da ideia e proposta. Segundo ele, próximo ao parque Vitória Régia em Bauru - SP, existe uma praça onde todos os trailers ficam instalados. Então a proposta da semana é esta: a criação da Praça do Lanche (ou um Food Park como passou a ser conhecido). Clique nas imagens para ampliar:

Proposta para readequação da praça Reinaldo de Souza Consoni
"Praça do Lanche" - Softwares usados: Google SketchUp e Photoshop
Objetos e veículos via Armazém 3D
A ideia seria adaptar a praça Acadêmico Reinaldo de Souza Consoni (parque dos Bandeirantes) para receber os trailers de lanches espalhados ao longo da avenida. A praça em questão possui uma fraca infraestrutura e se não fossem pelas arvores presentes, seria mais um terreno abandonado pela prefeitura. A praça do Lanche concentraria diversos tipos de pratos e comidas diferentes, trazendo vida nova a praça, e movimentação para aquela região.

Praça Acad. Reinaldo de Souza Consoni atualmente.
Via: Google Street View (imagem atualizada em julho/2015)
Abaixo segue legenda com as propostas sugeridas:


  1. Baias para paradas de trailers, vans e pequenos caminhões;
  2. Espaço para mesas e clientes;
  3. Caixa de força;
  4. Readequação do pavimento interno;
  5. Iluminação diferenciada;
  6. Plantio e readequação de arvores;
  7. Renovação no mobiliário urbano da praça.
1 - Baias para paradas de trailers, vans e caminhões de lanche

Na situação atual, os trailers ficam estacionados na avenida. As baias são uma alternativa para evitar que eles fiquem parados ao longo da calçada e evitar a concentração de pessoas em um pequeno espaço disponível. Suas dimensões seriam de aproximadamente 14 metros x 4 metros, o que permitiria a parada da grande maioria dos carrinhos de lanche. O espaço seria pavimentado com paralelepípedos, que ajudariam na drenagem de águas pluviais e contaria com guia rebaixada.

Espaço adaptado para qualquer porte de veículo
que venda comida
Pavimento mais baixo para a parada dos trailers
2 - Espaço para mesas e clientes

Todas as baias teriam ao lado um espaço para a colocação de mesas e cadeiras, separados da calçada, não atrapalhando a passagem de pessoas. O espaço teria aproximadamente 14 metros x 5 metros e contaria com piso diferenciado do pavimento padrão da praça.

Espaço para cadeiras e mesas do comerciante
O espaço evitaria cadeiras ao longo da calçada
3 - Caixa de força

Alguns comerciantes costumam trabalhar com geradores portáteis ou fazem ligações direto na rede elétrica. A ideia seria instalar pequenas centrais com tomadas e evitar fios soltos em volta do veículo que esteja vendendo lanches, alem de dar mais segurança para os clientes.


4 - Readequação do pavimento interno

O piso interno da praça se encontra desgastado, com bastante desníveis, rachaduras e buracos. Alem da troca do piso, novos caminhos seriam criados no terreno para facilitar o deslocamento das pessoas pela praça, podendo ir de um trailer para o outro sem a necessidade de cortar caminho pela grama. Qualquer tipo de degrau seria removido para facilitar o acesso de cadeirantes e idosos.


5 - Iluminação diferenciada

Alem da iluminação já existente da praça, seriam colocados novos postes próximos aos trailers, controlados pelos comerciantes, justamente para evitar que os postes fiquem ligados sem necessidade nos dias de semana. Para baratear os custos da prefeitura com energia, os postes poderiam ser do tipo autônomos. Esta ideia já foi apresentada nas propostas de faixas iluminadas para pedestres e readequação do parque Maurilio Biagi.

Os postes exclusivos para a área dos trailers poderiam
ser do tipo autônomos
6 - Plantio e readequação de arvores

Ribeirão é uma cidade quente e possui um número de áreas verdes bastante baixo. Por isso, cortar as arvores da praça para a implantação das baias seria uma total burrice. Algumas podem ser removidas e replantadas na própria praça, em locais mais espaçosos, alem do plantio de novas arvores de grande porte. Até mesmo as calçadas podem receber arvores adequadas para passeios, como as quaresmeiras. Com certeza a temperatura da praça seria bem mais agradável.



7 - Renovação no mobiliário urbano da praça

Tudo o que a praça tem atualmente são bancos, e alguns já bastante danificados. Para atrair o público, o mobiliário da praça deveria ser totalmente renovado. Bancos, lixeiras, paraciclos, bebedouros e mesas deixariam o local mais amistoso para os moradores próximos e clientes que procurarem os trailers de lanches.



Algumas considerações:
  • O uso das baias seriam em sua grande maioria para os comerciantes removidos da avenida Treze de Maio;
  • A ocupação das baias aconteceria apenas no período noturno. Durante o dia, a praça funcionaria normalmente;
  • Trailers fixos seriam totalmente proibidos. A proposta é utilizar o local e ao final do expediente o comerciante leva-lo embora.
  • Cavaletes, cones e placas de orientação evitariam que veículos particulares ocupassem as vagas, claro que a fiscalização precisaria ser intensificada.
  • Caso os comerciantes prefiram, podem organizar uma espécie de associação para resolverem pequenos problemas como a manutenção do parque ou definição de baias.
  • Faixas de pedestres seriam implantadas em frente a praça. Reparem que existem as rampas para cadeirantes, mas como eles atravessariam a avenida?




Trata-se de uma estrutura totalmente diferente. Muitas prefeituras tratam estes tipos de comerciantes de forma irrelevante e sem importância. Um espaço deste tipo poderia servir de exemplo para outras cidades e resolver um problema antigo que é a ocupação irregular de trailers, que permanecem parados na via.

Gostou da proposta? Ajude a divulga-la. E seja rápido! Lembre-se que a partir de janeiro não será mais permitido este tipo de comercio ao longo da avenida Treze de Maio. Se você é cliente de algum destes carros de lanche, conhece algum amigo que possui um ou é parente de algum comerciante, ajude a discutir a proposta!

Fico por aqui e até a próxima postagem!

Links para pesquisa:

Comentários

  1. Cara tem como vc me manda esse projeto não? Ficaria muito grato q na realidade eu qro mais o menos assim só q quero fazer algumas mudanças.

    Isfrankle@hotmail.com
    Esse é meu email pfv da essa moral ai.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vias marginais paralelas à Via Norte

Atualização: 31/01/2017 Dica sugerida por André Targa (via fórum Skyscrapercity) ------------------------------------- Dica rápida: Alguns links que levam a sites de prefeituras podem estar fora do ar por conta da Legislação Eleitoral . Mas caso encontre outros links que estejam quebrados, por favor comunique pelo e-mail ribeiraotopia@gmail.com Planejamento é algo muito importante no desenvolvimento e crescimento de uma cidade. Através de instrumentos como o Plano Diretor do Município , o chefe do executivo e profissionais ligados a infraestrutura poderão traçar como a cidade será nos próximos anos. O planejamento viário é uma destas importantes peças. Com ele serão definidas as principais vias de acesso, avenidas comerciais e industriais, estrutura para transporte público, espaço para pedestres e ciclistas, dentre outros pontos. Segundo o Código de Transito Brasileiro, as vias urbanas se subdividem em quatro principais tipos: Via de trânsito rápido : são aquelas que nã

Novo Terminal Rodoviário de Ribeirão Preto - Antiga Cianê

Atualização: 27/02/2021 Em algum momento da vida, qualquer pessoa pode sentir necessidade de se deslocar até alguma cidade vizinha, seja para trabalho, para estudos, para turismo ou qualquer outro motivo. Mesmo que a pessoa não possua um veículo próprio, ela tem a disposição diversos modais para realizar este deslocamento. Entre os existentes temos o modal ferroviário (trens), aeroviário (aviões), hidroviário (navios e balças) e o rodoviário (ônibus). No Brasil o transporte rodoviário é o mais utilizado, seja para o transporte de cargas, quanto para passageiros. E quando um indivíduo precisa ir de uma cidade a outra, uma das opções com melhor custo benefício disponível são por meio de ônibus rodoviários. Ônibus rodoviário com destino a Juiz de Fora - RJ Foto via: Notícias Fora do Ar Como todo modal, era necessário um local onde estes veículos pudessem parar para pegar seus passageiros com agilidade e segurança. Na década de 50, foi implantada uma forte "cultura ro

Travessia elevada para pedestres (lombofaixa)

As faixas de pedestres são áreas demarcadas nas vias públicas, geralmente com listras brancas pintadas no asfalto, que indicam o local onde os pedestres têm prioridade para atravessar a rua. Elas são um elemento essencial de segurança no trânsito, fazendo parte do sistema de sinalização viária. Entre as principais funções das faixas de pedestres podemos citar: Segurança : As faixas indicam um local seguro para a travessia de pedestres, reduzindo o risco de acidentes ao alertar motoristas para diminuírem a velocidade ou pararem. Prioridade : Elas garantem que os pedestres tenham prioridade sobre os veículos, especialmente em áreas sem semáforos, onde a responsabilidade de parar e permitir a travessia é dos motoristas Organização do trânsito : As faixas ajudam a organizar o fluxo tanto de pedestres quanto de veículos, evitando conflitos e reduzindo a desordem no tráfego urbano. Acessibilidade : Faixas de pedestres muitas vezes vêm acompanhadas de outros recursos, como rampas e sinais so