Atualização: 24/01/2017
Alguns bairros antigos como Ipiranga e Campos Elíseos possuem sérios problemas de mobilidade urbana. Ruas estreitas e com pavimento antigo dificultam bastante a circulação de veículos e ônibus do transporte público. Alem disso, são bairros bastante populosos, fazendo com os poucos pontos de acessos para os bairros vizinhos se transformem em um verdadeiro caos.
Alguns bairros antigos como Ipiranga e Campos Elíseos possuem sérios problemas de mobilidade urbana. Ruas estreitas e com pavimento antigo dificultam bastante a circulação de veículos e ônibus do transporte público. Alem disso, são bairros bastante populosos, fazendo com os poucos pontos de acessos para os bairros vizinhos se transformem em um verdadeiro caos.
Um exemplo disso é a avenida Dom Pedro I, um dos principais acessos para os bairros Ipiranga, Sumarezinho, Planalto Verde, José Sampaio entre outros. Quem utiliza a avenida com frequencia, sabe que ela fica praticamente intransitável nos horários de pico, onde carros, motos, bicicletas, ônibus, caminhões e pedestres precisam dividir um espaço tão pequeno e reduzido.
Av. Dom Pedro I em horário comercial Foto via: Folha.com.br |
Enquanto isso algumas ruas muito próximas são praticamente desertas. São ruas onde apenas os moradores as utilizam (tráfego local) e muitas vezes estão em bom estado de conservação. Mas seria possível usar algumas destas ruas como alternativa para as que já estão saturadas de carros? Eu acredito que sim.
Continuação da rua Goias
A rua Goias a partir da avenida Silveira Martins (sentido Ipiranga) é uma destas ruas que passam a maior parte do tempo com um baixo fluxo de veículos. Ela continua até terminar na antiga fábrica Leite Nilza e a partir dali passa a se chamar rua Cap. Lino Engrácia de Oliveira, que segue até a rua Capitão Salomão.
Final da rua Goias Foto via Google Street View |
Se observarmos pelo Google Maps, reparem que a rua André Rebouças (que começa próximo a antiga estação Barracão) segue a mesma linha da rua Goias. Então fiquei pensando: será que seria viável interligar as duas ruas através de um viaduto?
Ideia utópica de hoje
A proposta seria exatamente esta: abrir as ruas Goias e André Rebouças e construir um viaduto interligando-as. Vamos imaginar que uma pessoa que desça a Goias precise ir até um comércio no Ipiranga. Ele faria um trajeto mais ou menos assim:
Mas se o viaduto fosse implantado, o trajeto passaria a ser assim:
Vantagens:
- Desafogaria a rua Capitão Salomão;
- Reduziria o tempo de deslocamento entre os bairros;
- Acesso seguro e facilitado para pedestres e ciclistas;
- Revitalização da região;
Desvantagens:
- O viaduto seria apenas sentido único (Campos Elíseos - Ipiranga) o que poderia deixa-lo ocioso em alguns períodos da manhã;
- Algumas residencias precisariam ser desapropriadas, o que envolveria uma boa negociação perante a prefeitura;
- Resistência de moradores mais antigos que poderiam ver a abertura das ruas como uma "ameaça ao sossego".
Projeção bem abstrata de como ficaria o viaduto cruzando a Via Norte Foto da ponte original: Portal do Servidor - GO |
Com isso a Goias cruzaria totalmente as avenidas Costa e Silva e Silveira Martins, o que tornaria desnecessária a proposta anterior de Prolongamento da rua Goias, que já apresentei aqui no blog.
Pode parecer desnecessário um viaduto tão próximo a ponte que interliga a Dom Pedro com a Capitão. Mas lembre-se que estamos falando de uma das regiões mais populosas da cidade, com um fluxo intenso de veículos durante todo o dia. Dando mais esta alternativa para os motoristas, a avenida Dom Pedro I ficaria com o transito mais aliviado e trazendo até mais segurança, reduzindo o numero de acidentes.
Início da rua André Rebouças Foto via: Google Street View |
Esta proposta está alinhada com outra proposta já postada aqui no blog, a conversão da avenida Dom Pedro I em via de mão única.
Se você tiver dúvidas, sugestões, elogios e/ou críticas, comente aqui nos Comentários ou lá na página do Ribeirãotopia no Facebook! Independente da ideia ser boa ou ruim, o importante é que possamos discutir propostas ou ideias para melhorarmos o trânsito de Ribeirão e cobra-las das autoridades competentes.
Até a próxima postagem!
Interessante, mas, se nem o uso de alternativas simples e baratas a Transerp não quer implementar, como a Nélio Guimarães pra quem desce a Fiúza, onde bastaria tirarem as valetas profundas e otimizarem o semáforo no cruzamento com a Independência, uma ótima ideia como esta, infelizmente, deve passar longe dos planos deles. =/
ResponderExcluirPra contornar o sentido mão única, talvez seria interessante um viaduto entre as ruas Acre e Amazonas.
É temerosa a falta de interligações sobre a via norte.
Realmente são alternativas simples que poderiam ajudar muita gente, mas por conta de profissionais sem visão (ou sem vontade) acabem passando despercebidas. Gostei da sua ideia de ligação da Acre e Amazonas. Provavelmente a colocarei em uma postagem próxima, com os devidos créditos é claro rs.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirTalvez seria interessante até ligar as ruas Amazonas e Goias a Avenida Rio Pardo.
ResponderExcluirAcredito que você quis dizer ligar à Via Norte, pois a Rio Pardo é praticamente paralela as ruas Goias e Amazonas. Pela Via Norte ser uma "via expressa" quanto menos ligações diretas entre as ruas melhor. Seriam menos cruzamentos, menos semáforos e uma travessia bem mais rápida. Mas vou tentar criar algum tipo de ligação da Via Norte com a Rio Pardo em uma projeção sugerida.
ExcluirNetto, foi isso mesmo que quis dizer. No caso seria invertido o sentido de uma das ruas. Mas o que seria mais interessante e talvez até mais correto, seria a duplicação da Av Capitão Salomão entre as Ruas Dr Roberto Mange e Silveira Martins, ligando-a a Avenida Rio Pardo. Acredito que seria uma importante ligação entre a zonas Norte e Leste.
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